PC Gamer: 4 dicas para montar o seu

PC Gamer: 4 dicas para montar o seu

O consumidor deve ficar atento às especificidades desejadas para escolher os componentes corretos

O mercado de games vem crescendo ano após ano e novas tecnologias têm surgido para trazer novidades ao setor. Esse é um dos motivos que impulsionou o interesse por computadores gamer, que são máquinas preparadas para acompanhar os jogos mais modernos. Hoje em dia, não há um jogador que não tenha ou não queira ter um PC Gamer para jogar seus jogos preferidos com mais precisão, controle e velocidade.

Mas você sabe o que torna o PC Gamer um computador tão bom para jogos? Se você quer descobrir quais são os componentes mais importantes desse equipamento, acompanhe esse artigo até o final e veja dicas de como montar o seu!

Banner canal Reclame

O que é um PC Gamer?

O PC Gamer é um computador ou notebook que pode ser fabricado por uma empresa ou montado peça a peça com a capacidade de melhorar a jogabilidade, oferecer mais velocidade de carregamento, suportar diversos jogos e processar todas essas informações prezando pela qualidade de áudio e, principalmente, de imagem.

Esse item de informática possui uma estrutura específica para jogadores, o que inclui todos os seus softwares, hardwares e periféricos. Utilizar um PC Gamer é o mesmo que ter uma experiência completa para jogar com mais conforto, recursos de imagem e áudio, velocidade e melhor jogabilidade. 

O seu funcionamento é muito semelhante a outro PC, mas é importante destacar que a diferença está em seus componentes, que auxiliam no processamento e carregamento do jogo.

Dica: Cadeira gamer: como escolher a sua?

Quais os componentes de um PC Gamer?

O que faz a diferença em um PC Gamer é justamente os seus componentes. São eles que aumentam a capacidade de processamento, velocidade de carregamento, entre outras vantagens que um computador desse tipo pode oferecer. Veja a seguir quais são os principais componentes de um PC Gamer e qual é a função de cada uma dessas peças.

Memória RAM

Memória RAM é a memória de acesso aleatório. Ela ajuda o processador ao executar tarefas. Quanto maior e mais rápida a memória, maior a rapidez em executar programas e processar informações.

Atualmente, o mínimo recomendado para um computador gamer é de 8GB de memória RAM. Mas se o jogador pretende utilizar plataformas de jogos, então o recomendado é optar por uma memória RAM de 16GB.

As memórias também possuem diversas velocidades, para um computador gamer, quanto maior, melhor, porém valores maiores que 3.000 MHz, principalmente se funcionando em dual channel (ou seja, duas memórias iguais rodando na mesma velocidade) é uma boa opção para jogos.

Processador

Outro componente muito importante para o funcionamento de um PC Gamer é o processador. Essa peça é determinante para a execução de tarefas com velocidade. Atualmente, existem processadores que rodam até 18 núcleos, como o Intel Core i9. O mínimo exigido para um PC Gamer é um processador quad-core com processamento acima de 3 GHz. Contudo, quanto mais moderno e rápido for o processador, maior será a velocidade para execução de tarefas.

Banner

Placa-mãe

A placa-mãe é o circuito central de um computador, pois ela conecta todos os outros componentes e a fonte de alimentação do PC. Portanto, essa é uma peça que precisa ter qualidade para que o PC Gamer funcione de forma robusta. Para dar conta da sua função, que é conectar todos os componentes, é importante que a placa-mãe seja adequada à capacidade das outras peças. 

Vale lembrar que pode haver incompatibilidade, por isso é recomendável analisar as especificações técnicas.

Placa de vídeo (GPU)

Outro componente essencial para um PC Gamer é a placa de vídeo. Sem ela, o computador não consegue rodar jogos com uma boa qualidade de imagem. Atualmente, as marcas mais conhecidas que contam com ótimas placas de vídeo são a AMD e Nvidia. Saiba que essa peça pode custar, pelo menos, 1/3 do valor de um PC Gamer, mas ela faz uma grande diferença no funcionamento desse equipamento.

Armazenamento

O armazenamento também é essencial para que um PC Gamer possa funcionar com agilidade. Ele tem a função de armazenar os dados para que eles possam ser acessados pelo usuário. Quanto maior é o tamanho do armazenamento, isso significa que mais dados podem ser guardados. Além disso, existem alguns tipos de armazenamento, sendo eles: Sata, NVMe e os antigos HDD.

O SSD possui uma grande velocidade de carregamento, mas tem um custo superior, principalmente o NVMe. Já o HDD é mais acessível, porém perde bastante no desempenho. Portanto, a melhor opção é o SSD, se possível, NVMe. 

Dica: Deixe seu computador mais rápido com 10 dicas da PROTESTE

Gabinete

O gabinete é a principal estrutura física do PC Gamer, sendo que a sua função é proteger todos os demais componentes, organizá-los e oferecer compatibilidade com os periféricos através de portas USB, HDMI, entre outras. Por isso, a escolha desse item deve considerar os tamanhos dos componentes que serão utilizados. 

O ideal é que o gabinete tenha no mínimo 6 portas USB de 3.0, uma porta HDMI e 3 DisplayPorts para que seja possível conectar acessórios como fones de ouvido, mouse, microfone, teclado, entre outros.

Caso o processador seja muito rápido, é importante verificar a possibilidade de instalar um watercooler para poder resfriá-lo. Alguns gabinetes possuem facilitadores para a instalação do acessório.

Fonte de energia

Não tem como um PC Gamer funcionar sem eletricidade, por isso, outro componente importante desse equipamento é a fonte de energia. Sua função é muito simples: fornecer energia para que o computador funcione perfeitamente.

Nesse caso, é importante dar uma atenção especial para a qualidade dos conectores de pinos e garantir que o computador tenha a saída de potência adequada. 

Resfriamento

Um PC Gamer conta com muitos componentes que podem aquecer, por isso, é importante ter um sistema de resfriamento. Hoje em dia, é possível utilizar dois tipos de resfriamento, sendo eles: cooler de ar e cooler de água. Ambas as opções possibilitam resfriar o gabinete e manter o funcionamento adequado dos sistemas, mas é importante investir em um modelo de qualidade e com boa capacidade de manter a temperatura adequada.

Periféricos (Monitor, mouse, teclado)

Por fim, outros componentes muito importantes para o funcionamento de um PC Gamer são os periféricos, como monitor, teclado e mouse. Cada um possui suas próprias funções, mas em conjunto eles têm a finalidade de oferecer a experiência completa de utilizar um computador específico para jogos.

Guia do consumidor

Comprar um PC Gamer completo ou montar um novo do zero?

Uma dúvida muito comum de quem quer investir em um computador gamer é se vale mais a pena comprar um modelo completo ou montar o PC do zero. Ao escolher uma dessas opções, é importante considerar duas coisas muito importantes:

  1. comprar um PC Gamer na loja é muito mais prático, mas você pode pagar mais caro;
  2. montar um PC Gamer do zero é mais barato, porém, não é tão prático. Além disso, é necessário saber o que comprar e onde comprar.

Portanto, antes de decidir a opção mais interessante para você, é preciso avaliar se é mais vantajoso economizar ou ter praticidade em conseguir o seu PC Gamer. Também é importante lembrar que, ao montar o seu computador do zero, você tem a possibilidade de personalizá-lo como quiser ao escolher os componentes com base nas suas necessidades.

Dicas para se preparar para montar seu PC Gamer

Se você decidiu montar seu PC Gamer em vez de comprar um já pronto, veja nossas dicas que preparamos para você montar seu computador sem gastar muito e com tudo que você precisa.

Defina seu orçamento

O primeiro passo para montar um PC Gamer é definir um orçamento. Com tantos componentes, é muito fácil se perder nos valores e acabar gastando mais do que você pretendia. Por isso, tenha em mente quanto você está disposto a investir para ter um computador gamer. Nesse caso, vale a pena consultar valores de computadores prontos com as configurações que você deseja. Assim, você tem uma base para estimar os seus gastos. 

Saiba os jogos que você vai querer jogar

Montar um PC Gamer é algo bastante particular, pois também é importante considerar os jogos que irão rodar no computador. A preferência do jogador pode impactar diretamente na escolha dos componentes e no valor final do equipamento. Nesse caso, faça uma lista com os jogos que você pretende jogar e consulte os recursos mínimos exigidos para uma boa jogabilidade de cada um. 

Defina uma ordem de escolha dos componentes

Outra dica muito importante é definir uma ordem para a escolha dos componentes. Ou seja, você deve fazer uma lista de prioridades ao montar o seu PC. Comece colocando os componentes mais importantes para a sua jogabilidade com base nos jogos que você irá jogar. Assim será mais fácil distribuir o seu orçamento na escolha dos itens. 

Fique atento à compatibilidade das peças

Por fim, é essencial que você confira se os componentes escolhidos para o seu PC Gamer são compatíveis. Conferir a compatibilidade das peças evita muita dor de cabeça, por isso, fique atento para comprar peças que sejam compatíveis entre si.

Dica: Internet security: qual serviço escolher?

Como montar um PC Gamer?

Com todas as peças em mãos, é hora de montar o seu PC. Pode parecer complicado, mas montar o PC Gamer não é difícil. Porém, quem não quer ter esse trabalho pode levar as peças até um profissional de confiança para realizar a montagem. Além disso, algumas lojas online já oferecem o serviço de montagem do PC ao comprar as peças pelo site. 

Mantenha-se informado com a PROTESTE

Agora que você já sabe tudo sobre um PC Gamer e pode usar as dicas desse conteúdo para montar o seu, nós sugerimos que você continue se informando aqui na PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina.

Conheça os blogs MinhaSaúde, SeuDireito e ConectaJá para ficar por dentro das novidades sobre saúde, direitos do consumidor e tecnologia, respectivamente. Faça escolhas mais conscientes com os testes comparativos da PROTESTE. Nossos especialistas testam diferentes modelos dos principais produtos do mercado para oferecer informações de confiança para nossos leitores e associados.

A associação também disponibiliza o canal Reclame. O espaço foi desenvolvido para você enviar sua reclamação contra um fornecedor de produto ou serviço. A mensagem é encaminhada para a empresa em busca de uma solução para o seu problema. Os associados PROTESTE têm o acompanhamento de especialistas em defesa do consumidor. Se preferir, pode entrar em contato pelo telefone: 4020-7747.