Saiba qual é o melhor ventilador do mercado

Saiba qual é o melhor ventilador do mercado

Saiba tudo o que você precisa saber para acertar na escolha do seu ventilador!

O calor tem aumentado no Brasil nos últimos anos e todos nós temos sentido isso na pele. Para se ter uma ideia, São Paulo teve, em 2022, o julho mais quente dos últimos 40 anos. E em um cenário como esse, ter um ventilador em casa tem se tornado uma necessidade quase básica — principalmente, considerando que um ar-condicionado ainda é um aparelho inacessível para muita gente e consome, como todos sabem, muita energia elétrica.

Banner canal Reclame

Mas, você sabe qual é o melhor ventilador do mercado? Sabe quais são as características que devem ser observadas na hora de analisar a qualidade do aparelho? Sabe o que você deve levar em conta na hora de escolher qual modelo você vai levar para casa? Se você respondeu não para uma ou mais dessas perguntas, não se preocupe. O objetivo deste artigo é exatamente te ajudar na missão de escolher o melhor ventilador.

Siga a leitura e tenha a resposta das suas suas dúvidas! 

Quais as características técnicas mais importantes ao escolher um ventilador?

O primeiro passo para escolher o melhor ventilador do mercado é saber quais são as características técnicas mais importantes, que devem ser levadas em conta na hora de comparar os modelos disponíveis. Acredite: o tamanho e a velocidade são apenas alguns dos critérios técnicos que precisam ser observados.

Vazão de ar

A vazão do ar representa o volume de vento movimentado pelo ventilador. É essa característica que vai dizer o quanto o aparelho que você adquirir vai te ajudar a sentir menos calor no dia a dia. A vazão do ar é resultado da combinação, principalmente, entre quatro fatores: a potência do aparelho, do formato e velocidade das pás e o formato do espaçamento das grades frontais do produto. Esse indicador é medido por metros cúbicos de ar movimentado nas três velocidades disponíveis no aparelho e tais informações podem ser encontradas na etiqueta que vem no produto e no site do Inmetro.

Eficiência energética

Caso o consumidor esteja mesmo preocupado em pagar menos energia, o consumo então deve ser prioridade, pois identifica qual modelo vai gastar menos em comparação com os demais. Este índice também está descrito no site indicado acima e o consumidor pode comparar os modelos nas lojas físicas e on-line antes de adquirir seu produto. O índice que está relacionado com a eficiência energética é a relação entre a vazão de vento e o consumo de energia elétrica, definindo a qualidade do aparelho.

Nível de ruído

Especialmente se você é uma pessoa que se incomoda com barulho, o nível de ruído é uma característica fundamental a ser avaliada na comparação entre os aparelhos. Mesmo que o ventilador tenha ótimos índices de potência, vazão do ar e velocidade, possivelmente ele não vai te agradar se fizer barulho demais. O melhor caminho para não errar nesse sentido na hora da compra, é testar o modelo do seu interesse (caso compre na loja física) ou checar as avaliações dos usuários que já adquiriram o aparelho (caso compre na loja online).

Dica: Projetor: o que é, como funciona e para que serve?

Tensão

A tensão é o que determina se o aparelho é 127V ou 220V (ou bivolt) e deve ser escolhida conforme o padrão de energia do local onde o equipamento será utilizado. Essa é uma característica que deve ser levada em conta não só para comprar ventiladores, mas também para adquirir qualquer equipamento elétrico.

Peso

O peso é uma característica importante considerando que o ventilador é, dependendo do tipo escolhido, um equipamento portátil. Por isso, lembre-se de levar isso em consideração na hora de adquirir seu aparelho.

Versatilidade

Existem modelos analógicos, com controle remoto, com possibilidade de adicionar produtos que repelem mosquitos, que permitem pendurar na parede e que podem ser usados em pedestal. Por isso, o consumidor tem uma boa gama de opções na hora de comprar um ventilador.

Banner

Diferenças entre os tipos de ventiladores

Além das características técnicas mencionadas acima, também precisamos falar sobre os diferentes tipos de ventiladores.

Ventilador de teto

Uma ótima opção para quem busca por um modelo que espalhe o ar por todo o ambiente, o ventilador de teto é fixo, instalado no teto do cômodo escolhido. São produtos que espalham mais o vento produzido pelo tamanho das pás e pela função de exaustor. A desvantagem é que precisa de instalação especializada para que não prejudique o desempenho do produto e, como fica no alto, a limpeza das pás depende de escada e deve ser feita com muito cuidado.

Ventilador de mesa

O ventilador de mesa, também conhecido como ventilador de chão, é o tipo mais comum e quase todo mundo já teve ele em casa. O modelo é portátil e pode ser colocado onde for mais conveniente para você: no chão, sobre um banco, sobre uma mesa ou qualquer outro lugar. A vantagem é que, diferentemente do ventilador de teto, a versão de mesa consegue direcionar o vento para onde você quiser.

Ventilador de parede

Modelo semelhante ao ventilador de mesa, o ventilador de parede vem pronto para ser fixado na parede. A vantagem é que você pode direcionar o vento a partir da parte superior do ambiente, mas, assim como o ventilador de teto, sua limpeza vai ser dificultada, pois neste caso, terá que desinstalar o aparelho toda vez que for limpá-lo.

Ventilador de coluna

O ventilador de coluna, por sua vez, é uma versão do ventilador de mesa, só que o aparelho fica apoiado em um pedestal, com altura regulável. Ele também pode ser transportado para onde você quiser e direcionado conforme a sua necessidade do momento. 

Ventilador de torre

O ventilador de torre é uma ótima opção para quem busca por um modelo mais moderno, com mais funções e que ocupa menos espaço do que os ventiladores de mesa ou de coluna, por exemplo. 

Dica: Smartphone usado: cuidados na hora da compra

Como escolher o melhor ventilador?

Agora que você já sabe quais são os tipos de ventilador disponíveis no mercado e as principais características técnicas desse eletrodoméstico, deve estar se perguntando como escolher o melhor ventilador com tantos critérios a serem avaliados, não é mesmo? Calma que a gente te ajuda a entender como avaliar as melhores opções.

Defina o ambiente

Sem dúvida, esse é um dos principais fatores que você precisa levar em conta. Se você quer usar o seu ventilador no quarto na hora de dormir, o modelo escolhido vai ser um. Se você quiser instalar o aparelho no salão de festa do seu prédio, certamente a escolha vai ser outra. Por isso, leve em conta o ambiente onde você pretende utilizar o ventilador a maior parte do tempo, antes de escolher sua opção.

Escolha entre o tipo fixo ou portátil

O ventilador de teto e o ventilador de parede são ótimas opções para quartos, por exemplo, mas se você quiser um ventilador portátil, esses tipos não vão te atender. Por isso, leve em conta o uso que você pretende dar para o aparelho, antes de fazer a sua escolha.

banner-guia-do-direito-do-consumidor

Avalie as especificações técnicas

Sabemos que são muitas informações, mas as especificações técnicas sobre as quais falamos acima precisam ser levadas em conta antes de você adquirir o aparelho. Vazão de ar e eficiência energética são aspectos importantes, que definem qual é o melhor modelo para você e para sua realidade.

Compare os modelos disponíveis

Essa dica não vale apenas para ventiladores, mas sim para qualquer produto que você pretende adquirir. Comparar os modelos disponíveis, levando em conta características técnicas, preço e outros fatores, é o melhor jeito de acertar na escolha.

Mas, é claro que ficar navegando em todos os sites ou visitando todas as lojas para testar os modelos é impossível, não é mesmo? Para facilitar a sua vida nesse sentido, a PROTESTE realizou um teste comparativo com os principais modelos de ventilador de mesa disponíveis no mercado.

Saiba qual é o melhor modelo de ventilador:

Teste dos ventiladores. Saiba qual é o melhor modelo de ventilador. Veja o resultado e economize.

Como fazer a limpeza do ventilador?

Uma coisa importante que você precisa ter em mente é que não adianta acertar na escolha do ventilador, se você não mantiver a limpeza do aparelho em dia. Além de preservar a qualidade do equipamento, uma limpeza adequada impede que o ventilador fique espalhando poeira pelo ambiente, evitando crises de rinite alérgica ou outros problemas de saúde.

Para limpar o ventilador, você vai precisar, basicamente, de pano (dois, um para tirar a poeira e outro para passar o produto de limpeza), água, detergente ou sabonete neutro e uma escova de dentes de cerdas macias (que vai te ajudar a limpar em lugares mais difíceis, como a grade do ventilador). Uma chave de fenda também pode ser útil caso seu aparelho seja fácil desmontar — em caso de aparelhos que não sejam o de teto, a limpeza das pás só será realmente possível com a retirada da grade.

Torne-se um associado PROTESTE tenha acesso à Revista PROTESTE com todas as nossas dicas sobre a higiene dos ventiladores. Na edição de dezembro, elaboramos um material completo para ajudar você com a higienização do eletrodoméstico.

Dica: Qual o verdadeiro custo dos produtos que compramos?

Saiba muito mais com a PROTESTE

Continue no ConectaJá para acompanhar outros artigos sobre tecnologia. Visite os blogs MinhaSaúde e SeuDireito para saber mais sobre saúde e bem-estar e direitos do consumidor, respectivamente. 

Conheça outros testes comparativos com os principais produtos e serviços disponíveis no mercado. As análises são realizadas por nossos especialistas e levam em consideração características importantes para o consumidor. Nós analisamos de eletrônicos a itens de alimentação e, ao final, indicamos qual é a melhor opção de acordo com o custo-benefício

A PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, possui um canal exclusivo para você enviar sua reclamação de consumo contra um fornecedor de produto ou serviço: o Reclame. Nós encaminhamos a sua mensagem para a empresa, em busca de uma solução para o seu problema. A resposta chega na própria plataforma. Nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.