O que é memória RAM? Saiba para que serve

O que é memória RAM? Saiba para que serve

Saiba o que é memória RAM, qual é a sua funcionalidade e quais são os principais tipos disponíveis no mercado.

É comum que nem todo mundo esteja familiarizado com termos da área de tecnologia, como o caso da memória RAM.

Porém, é essencial compreender do que se trata esse recurso, já que ele pode fazer a diferença na escolha do smartphone ou notebook, por exemplo. 

Ao entender o que é a memória RAM, os tipos existentes no mercado, como ela funciona e o que avaliar nesse recurso, a decisão de compra de um dispositivo que tenha essa modalidade de memória será mais eficiente.

Banner canal Reclame

Afinal, a depender do uso que será feito do computador ou celular, a memória RAM deve ser maior ou menor. Por isso, escolhas erradas podem impactar a experiência de uso de aparelhos e tornar-se um problema.

Para evitar erros, compreenda os tipos de memória mais adequados para cada uso e, também, o que influencia na utilização desse recurso.

Afinal, o que é a memória RAM?

A memória RAM (sigla para random-access memory, ou memória de acesso aleatório em tradução livre para o português), é a capacidade que um computador ou celular tem de dar suporte para rodar softwares, ou seja, de exibir programas e fazê-los funcionar.

Esse recurso está relacionado à agilidade de aparelhos e o desempenho de smartphones e computadores em responder às ações que o usuário executa.

É importante não confundir a memória RAM com a memória de armazenamento de um computador ou celular.

Aqui, estamos falando da memória que o dispositivo utiliza para a execução de programas e ações, e não do armazenamento de fotos, vídeos ou arquivos baixados em um smartphone ou notebook.

Tipos de memória RAM

É importante entender as diferenças entre os diferentes modelos, para escolher aquele com tecnologia adequada às suas necessidades. Saiba quais são eles:

DRAM

A memória DRAM (Dynamic Random Access Memory) é o tipo mais barato e, em geral, mais lento que os demais. Com ele, o sistema passa por atualizações para manter dados ativos durante o uso.

Dica: Roteador Wi-Fi com melhor custo-benefício: qual escolher

SRAM

A SRAM (Static Random Access Memory) é um tipo mais rápido de memória e não precisa de atualização de dados, já que tem circuitos mais robustos que a DRAM e que permitem usar programas que demandam mais performance e velocidade.

SDRAM

A memória SDRAM (Synchronous DRAM) tornou o funcionamento da memória de maneira síncrona ao funcionamento do processador, responsável pelo desempenho de dispositivos. Em outros modelos, o funcionamento é assíncrono. Isso torna a execução de tarefas mais ágil.

VRAM

A VRAM é a memória de placas de vídeo e tem função similar à da memória RAM, ou seja, é responsável por processar informações durante a execução de programas. No caso da VRAM, é usado para processar gráficos da placa de vídeo.

Como funciona a memória RAM?

A memória RAM guarda de maneira temporária informações que computadores e celulares precisam durante o uso de programas.

Isso quer dizer que o componente ajuda a abrir aplicativos, programas, sites, arquivos e muito mais. Essas informações são apagadas assim que o aparelho é desligado.

Após usada, a memória RAM transfere as informações para o armazenamento em cartão de memória ou disco rígido.

Dessa maneira, enquanto a memória RAM permite editar um documento em Word, é o armazenamento que manterá o arquivo disponível para acesso após o computador ser desligado, por exemplo.

Velocidade da memória RAM

A velocidade está relacionada ao controle de quantidade de dados por segundo que um dispositivo é capaz de operar.

Medida em megahertz (MHz), quanto maior o índice, mais rápido os dados serão processados pela memória e melhor será o desempenho do equipamento durante o uso de aplicativos e programas. 

Banner

O que deve ser levado em consideração ao escolher a memória RAM?

Saiba o que observar na hora de adquirir dispositivos como celular, notebook e computador no que se refere à memória RAM.

Capacidade da memória

A capacidade da memória RAM é medida em GB (gigabytes) e mostra quantos arquivos o recurso consegue armazenar de maneira simultânea. Quanto maior o número, maior a capacidade de processar diferentes informações ao mesmo tempo.

DDR

A DDR (double data rate, ou dupla taxa de transferência) é responsável por dobrar a quantidade de informações processadas durante o clock de memória. Se estiver presente na memória RAM, significa que o recurso funciona mais rápido. 

A double data rate possui algumas versões, como DDR3 e DDR4. A última versão consegue fazer mais transferências que sua antecessora, no mesmo intervalo de tempo. A DDR5 ainda é uma promessa do mercado e pretende oferecer performance ainda mais potente.

Clock de frequência

O clock de frequência é a velocidade em que a memória RAM consegue processar dados, ou seja, está relacionado ao tempo de trabalho do recurso em arquivos temporários.

Dica: Principais extensões do Google Chrome

Qual a memória RAM mais adequada para o que você precisa?

Existem diferentes tipos de memória RAM disponíveis no mercado. Entenda as diferenças entre cada um para escolher a melhor opção.

Memória RAM de 4GB

Considerada uma opção básica e mais econômica, essa memória permite usar dispositivos para operar programas leves e jogos que não exijam grandes volumes de dados. 

Por isso, aplicativos pesados ou páginas com muitos elementos gráficos podem travar o funcionamento dos dispositivos que usam a memória RAM de 4GB.

Memória RAM de 8GB

A memória RAM de 8GB é uma versão intermediária que pode ser usada para jogos com elementos gráficos ou programas de edição que exigem mais dados para funcionar. Essa opção é considerada ideal para uso comum de aparelhos, sem a necessidade de abrir aplicativos pesados.

Memória RAM de 16GB

A memória RAM de 16GB tem capacidade superior de processamento e é indicada para programas pesados, como por exemplo aqueles que usam recursos 3D. Jogos com diversos elementos gráficos também rodam melhor com essa modalidade de memória, sem travamentos.

Memória RAM de 64GB

Por fim, a memória RAM de 64GB está presente em modelos mais caros de computadores e é recomendada para quem faz uso profissional de equipamentos, principalmente para edição de vídeos, games ou execução de diversas tarefas simultaneamente.

O que influencia a performance da memória RAM?

A frequência de memória RAM, ou seja, a velocidade máxima para armazenar e transmitir dados temporários da memória para o processador, tem influência no desempenho da transmissão de dados. Quanto mais megahertz, mais programas podem ser executados.

Além disso, a placa-mãe, que é o principal componente de computadores, deve estar apta a suportar a frequência da memória RAM. Se a capacidade da placa-mãe em suportar megahertz for menor do que a frequência, o potencial da alta frequência não será aproveitado. 

Guia do consumidor

O que é dual channel e como fazer?

A memória RAM dual channel faz com que a memória do computador possa se comunicar com o processador por meio de duas vias de maneira simultânea. Isso traz o dobro de velocidade

Essa tecnologia envolve o uso de dois módulos de memória RAM com características iguais, o que dobra a velocidade de comunicação entre os recursos.

Para usar esse recurso, é preciso colocar dois pentes de memória RAM na placa-mãe, que deve ser capaz de suportar a tecnologia.

Como funciona a memória RAM do celular?

No caso de smartphones, a memória RAM é uma peça que liga o processador do aparelho com outros componentes e também tem a função de armazenar dados de maneira temporária.

Ela é responsável por abrir aplicativos diversos, assim como ocorre em computadores. Logo, ao iniciar uma nova ação, são enviadas e recebidas informações que estarão na memória RAM do aparelho.

Conheça o Curso Tecnologia na palma da mão 60+

O curso Tecnologia na palma da mão 60+ da PROTESTE é gratuito e tem certificado. Com ele, é possível aprender sobre diversos dispositivos eletrônicos, sem a necessidade de ter conhecimento prévio para começar as aulas, que têm aproximadamente 2 horas de duração.

As aulas mostram o bê-a-bá do uso de tecnologia móvel e abordam temas como:

  • Como usar perfis em redes sociais;
  • Como realizar o pagamento de contas em bancos digitais;
  • Dados técnicos para configurar internet e celular;
  • Maneiras para usar chats, e-mails e videochamadas;
  • Recursos para realizar compras online sem abrir mão da segurança digital;
  • O que fazer para transferir dados sem perder nenhuma informação.

Com o curso, o público aprende conceitos essenciais para o universo da tecnologia e pode, com isso, fazer melhor uso de dispositivos, aplicativos e ferramentas digitais.

Dica: Como saber meu número de celular de forma simples

Saiba como a PROTESTE ajuda consumidores

Como vimos, entender o que é a memória RAM faz a diferença para quem usa computadores e celulares, já que está relacionada ao desempenho de programas e outros recursos usados nos dispositivos.

Ao escolher um tipo de memória adequado às suas necessidades de utilização, você evita transtornos com o travamento de sistemas ou mesmo perda de informações.

Para não lidar com esses problemas, é essencial, na hora da compra, observar aspectos técnicos dos produtos como smartphones e computadores.

Aprender dicas que ajudam no momento de fazer compras ou contratar um serviço é essencial para os consumidores melhorarem a sua tomada de decisão. É para isso que a PROTESTE atua para levar até as pessoas conteúdos de qualidade que fazem a diferença na vida do consumidor.

No universo da tecnologia, o portal ConectaJá traz novidades e artigos informativos relacionados ao mudo digital e segurança online.

Já o portal MinhaSaúde conta com conteúdos importantes sobre alimentação, bem-estar, qualidade de vida e prevenção de doenças.

Quando o assunto são os direitos do consumidor, o portal SeuDireito explica a legislação e mostra, também, quais os deveres e direitos nas relações de consumo.

A PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, também realiza testes comparativos com os principais produtos e serviços presentes no mercado. As avaliações apresentam dados fundamentais para que consumidores possam escolher produtos e serviços de maneira consciente, de acordo com o custo-benefício.

Conheça o canal Reclame, você pode registrar reclamações contra fornecedores de produtos e serviços. A sua mensagem é encaminhada para a empresa, em busca de uma solução para o seu problema. A resposta chega na própria plataforma. Nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor da PROTESTE. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.