Deixe seu computador mais rápido com 10 dicas da PROTESTE

Deixe seu computador mais rápido com 10 dicas da PROTESTE

Algumas estratégias podem melhorar o desempenho de computadores desktop e notebook

É fundamental entender o que deixa um computador mais rápido hoje em dia, já que utilizamos o equipamento para uma série de atividades diárias. Seja para trabalhar, estudar ou se divertir, os computadores são fundamentais para tudo que fazemos, e perder tempo com lentidão atrapalha a rotina e pode, inclusive, causar estresse.

Existem diversos fatores que influenciam na performance do equipamento, como a velocidade da internet e as especificações de notebooks e desktops. Porém, muitas vezes, ele fica lento devido ao uso inadequado, que involuntariamente fazemos durante as tarefas. Afinal, ao realizar diversas atividades, corre-se o risco de sobrecarregar o computador que, para dar conta das operações, acaba ficando menos rápido.

Depois de entender que a lentidão em notebooks e desktops não é causada pela velocidade da sua internet, é hora de analisar e adotar boas práticas que contribuem para deixar qualquer computador mais rápido. 

Além disso, é importante entender o que torna um equipamento mais ou menos veloz, assim você poderá escolher aquele que é mais apropriado para as suas necessidades e não vai deixar você na mão. Algumas das dicas também valem para smartphones, que também funcionam de forma similar aos computadores, em alguns casos. Saiba mais!

Dica: Teste a velocidade da internet com nossa ferramenta

O que influencia na velocidade do computador?

A velocidade de uma máquina é resultado de uma série de fatores e da combinação de diferentes peças. Na parte de especificações técnicas, é possível entender cada função e como elas auxiliam no desempenho de desktops e notebooks. 

De forma geral, quanto maior a numeração em cada um dos itens e quanto mais nova for a tecnologia, melhor tende a ser a performance do equipamento. Ainda é possível adquirir, em lojas especializadas, versões mais potentes de cada item que influencia na velocidade do computador e, depois, procurar profissionais capacitados para instalarem cada ferramenta. 

Veja 3 itens que ajudam a determinar a velocidade e performance de um computador:

HDD

O HDD (Hard Drive Disk ou disco rígido, em tradução livre para o português) é o componente que ajuda a manter os arquivos gravados na máquina. Quanto mais memória HDD, mais informações ele consegue guardar. 

A alta performance em leitura e escrita de dados ajudam na velocidade, o que diminui os momentos de lentidão de notebooks e computadores de mesa. Também é possível usar a memória de armazenamento SSD que têm um método de gravação mais rápido do que o HDD, por não trabalhar com uma gravação mecânica de dados.

É possível adquirir de fábrica um HDD ou SSD que tenha boa quantidade de armazenamento, mas também pode-se incluir esse recurso depois, por meio de trabalho de assistências técnicas especializadas.

Processador

O processador é outro item que deixa o computador mais rápido ou atrapalha a velocidade do equipamento, pois permite a realização de operações simultâneas. O item processa os dados e gerencia os recursos do sistema. 

Na hora de escolher um equipamento, observe se o processador tem múltiplos núcleos, pois eles atuam como se fossem processadores diferentes, e isso aumenta a performance.

Em geral, notebooks e desktops utilizados para jogos eletrônicos ou edição de imagens e vídeos contam com bons processadores, pois os recursos usados exigem boa capacidade de realização de tarefas diferentes ao mesmo tempo.

Memória

Outro item que influencia na velocidade de um notebook ou desktop é a memória RAM (Random Access Memory ou Memória de Acesso Aleatório, em português). Ela armazena dados de forma temporária enquanto os recursos estão em uso. 

Enquanto o HDD guarda informações de maneira permanente, com programas em uso ou não, a memória RAM se encarrega dos dados de recursos que estão sendo utilizados naquele momento. Quanto maior e mais rápida a memória RAM, mais atividades podem ser realizadas, porque maior será sua capacidade de armazenar dados.

Novamente, equipamentos dedicados para jogos online e edição de fotos e vídeos costumam apresentar maior memória RAM. Isso porque o uso profissional exige um computador mais rápido que não trave quando for realizar atividades simultâneas.

Desktop x notebook

Notebooks e desktops possuem diferenças em relação aos seus componentes, o que pode influenciar na capacidade de processar informações e gravar dados. 

Os computadores desktops possuem fontes com alto processamento de energia e com fichas técnicas mais robustas, por isso o consumo energético dos notebooks não se compara à versão de mesa. Além disso, os modelos compactos não têm espaço para gerir a temperatura interna com mais eficiência. Enquanto nos desktops existem diversos sistemas de coolers que ajudam a dissipar o calor.

Em compensação, os desktops oferecem pouca mobilidade em relação aos notebooks, que podem ser usados de qualquer lugar. Logo, avalie qual é a sua necessidade e o valor disponível para investir.

Como deixar o computador mais rápido?

Muitas práticas podem ser adotadas para melhorar a velocidade do computador e evitar travamentos que atrapalham o home office, momentos de lazer (principalmente em jogos que demandam desempenho dos notebooks e desktops) ou estudos online. Veja as dicas da PROTESTE para você deixar o seu computador mais rápido.

Evite o superaquecimento

O superaquecimento pode ser um motivo que causa lentidão em equipamentos. O aumento da temperatura de notebooks e desktops pode ter origem na obstrução de canais de ventilação, nas laterais ou parte traseira das máquinas, em falhas em ventoinhas, responsáveis pelo resfriamento, ou mesmo por excesso de poeira, que dificulta baixar a temperatura.

Por isso, é importante verificar se o computador não fica quente demais durante seu uso. Se isso acontecer, é recomendável procurar a assistência técnica. Ao mesmo tempo, evite utilizar equipamentos próximos às fontes de calor.

Dica: Descubra como evitar o superaquecimento do notebook

Vale lembrar que um equipamento superaquecido consome mais energia e, pior do que isso, compromete a vida útil da máquina. Por isso, se você perceber que o notebook ou o computador convencional está quente demais, ou que a ventoinha está fazendo muito barulho para tentar resfriar a temperatura, atue para exigir menos da máquina.

Remova os arquivos desnecessários

Documentos pesados, apresentações, vídeos, fotos e outros arquivos armazenados no computador também podem deixá-lo mais lento, pois consomem parte do HDD ou SSD, deixando-os sobrecarregados.

Por isso, remova os arquivos que não utiliza mais. Olhe a pasta de downloads e a lixeira, por exemplo, porque muitas vezes encontramos itens lá que consomem espaço do HDD ou SDD e não são mais necessários.

É importante fazer isso de maneira periódica, pois no dia-a-dia acumulamos diversos arquivos ao fazer downloads de apresentações, trabalhos de faculdade, atividades de cursos, e-books ou mesmo conteúdos em áudio e vídeo.

Logo, de tempos em tempos, separe um momento para se debruçar sobre as pastas com arquivos e comece a remover ou apagar aqueles que não são mais necessários na sua rotina. Existem programas gratuitos que ajudam na limpeza, como o CCleaner.

Ainda em relação aos arquivos, outra forma de fazer a limpeza é eliminar itens temporários, cache e outras informações que consomem espaço do computador

Esses dados são gerados para o uso de determinados programas ou mesmo para navegação em sites, mas podem ser apagados sempre que estiverem consumindo muita memória da máquina.

Agora, se você possuir muitas fotos, vídeos e outros arquivos importantes que não podem ser apagados de jeito nenhum, um recurso é utilizar um HDD externo, ou outro recurso para salvar tudo sem utilizar o HDD ou SSD do computador. Além disso, os serviços de armazenamento na nuvem também são uma forma de guardar arquivos.

Use serviços em nuvem

O armazenamento na nuvem é um bom recurso para remover arquivos do computador que estão consumindo espaço. Hoje em dia, é possível contar com serviços gratuitos com quantidade limitada de armazenamento, como o Google Drive e o Onedrive, que só exigem pagamento a partir de uma determinada quantidade de dados.

Além disso, serviços em nuvem permitem acessar os arquivos de qualquer equipamento com acesso à internet e compatível ao sistema, o que não apenas libera espaço e diminui a sobrecarga dos computadores, como também elimina a necessidade de estar com a máquina para abrir um determinado arquivo.

Da mesma forma que ajuda a não sobrecarregar o funcionamento de computadores, o armazenamento na nuvem ainda contribui na questão da segurança de dados. Isso porque os principais e mais conhecidos serviços são seguros e funcionam como backup, ou seja, como um recurso reserva para guardar arquivos que estão em notebooks e desktops.

Isso previne, por exemplo, a perda ou exclusão involuntária de um arquivo importante. Caso isso aconteça, basta acessar o serviço de armazenamento na nuvem e baixar o documento novamente. Esse recurso é muito utilizado para vídeos e fotos, por exemplo.

Guia-do-consumidor

Utilize ferramentas online

Usar ferramentas online também ajuda a deixar o computador mais rápido. Programas baixados podem consumir bastante HDD ou SSD, memória RAM e capacidade de processamento. Ao usar recursos que não precisam ser baixados, tudo acontece online e sem o armazenamento interno.

Ferramentas de edição de imagem e vídeo, aplicativos de mensagem ou mesmo plataformas de acesso ao banco podem ser usados de forma online, o que evita travamentos e lentidão

O mesmo vale para programas de trabalho ou aplicativos de videoconferência: sempre que puder, utilize a versão online desses recursos, assim não será necessário baixar e nem manter nenhum programa pesado no seu computador.

Exclua programas em desuso

Assim como os arquivos que não são mais usados, remova programas e aplicativos baixados que não fazem parte da sua rotina. Eles consomem espaço do HDD ou SSD, memória e processamento, apenas por estarem instalados no computador.

A partir do menu “iniciar” do computador, via painel de controle ou pela configuração de programas, é possível desinstalar todos os itens que não são usados. Isso também pode ser feito pela opção “Desinstalar ou alterar um programa”, a depender do modelo de computador.

Por outro lado, atualize sempre os programas que utiliza. Cada atualização traz melhorias de performance, corrige problemas e, por consequência, torna o desempenho mais eficiente. Isso diminui as chances dele causar travamentos na máquina. 

De tempos em tempos, também faça a atualização da fabricante ou do sistema operacional, que geralmente pedem para que o equipamento seja reiniciado.

Evite abrir muitas abas

Cada aba aberta no navegador consome memória e processamento do computador. Muitas vezes, abrimos diversas abas e não utilizamos todas ao mesmo tempo. Isso tende a fazer o equipamento ficar travado, lento ou mesmo superaquecido, pois são muitas funções simultâneas que podem sobrecarregá-lo.

Logo, procure manter abertas apenas as abas que estiver utilizando, fechando-as assim que terminar. Com isso, não apenas o navegador terá menos chances de travar, como também o próprio computador manterá sua velocidade.

Encerre os programas em segundo plano

Existem programas que funcionam em segundo plano, ou seja, mesmo fechados ou sem estar em uso eles continuam operando e consumindo memória da máquina. Para evitar isso, verifique se, ao fechar um programa, ele está ou não rodando em segundo plano.

Uma forma de fazer isso é usar o Gerenciador de Tarefas, que mostra os aplicativos e processos que estão funcionando, mesmo que a janela deles tenha sido fechada. Se na lista estiver alguma tarefa que use um programa que pode ser fechado, clique nele e escolha a opção “Finalizar tarefa” para fechá-lo.

Utilize internet security

Um bom internet security também ajuda a manter o computador mais rápido, seguro e livre de malwares, que podem acabar usando o processamento da máquina. Além disso, evita perigos como roubo de dados e invasões. Isso porque o malware pode sobrecarregar o funcionamento da máquina, o que aumenta os momentos de lentidão.

Como o malware roda igual a um programa comum, eles também exigem memória, processamento e até mesmo HDD ou SSD. Além disso, eles podem ser executados em segundo plano, sem você perceber.

Por mais que possa parecer uma boa ideia, não é seguro usar mais de um antivírus ou internet security. Isso porque esses programas exigem um bom desempenho do computador, e ele pode ser sobrecarregado se tiver que operar duas ou mais ferramentas de segurança. 

Por isso, escolha apenas um serviço para utilizar no equipamento, e se a fabricante ou o sistema operacional tiver um antivírus pré-instalado que não é do seu interesse manter, desinstale-o, caso não seja o padrão.

Remova programas de iniciação

Alguns programas são iniciados assim que o computador é ligado. Alguns deles são o antivírus, programas de conexão à internet e softwares do próprio sistema operacional. Com exceção desses, todos os outros que inicializam de forma automática, ao ligar ou reiniciar o computador, podem ser removidos.

Os programas de inicialização fazem com que o computador sempre demore mais para ligar e desligar, pois o equipamento só encerra as atividades quando esses programas desligam. Além disso, é possível que alguns deles funcionem em segundo plano, o que também exige que o computador mantenha-os ativos e, com isso, se sobrecarregue.

Dica: Antivírus: aumento de ataques na pandemia reforça importância

Formate o computador

Em último caso, se o computador não apresentar nenhuma melhora de desempenho com as dicas acima, pode ser o caso de formatá-lo. Isso significa que será necessário salvar todos os arquivos e outros dados que estavam na máquina, caso contrário será preciso contratar um técnico especializado para tentar recuperar as informações. 

Logo, é importante formatar a máquina apenas quando necessário e, principalmente, depois de ter feito o backup ao salvar os documentos que estavam no computador. Em geral, a formatação apaga todos os arquivos, restaura os programas de fábrica e elimina diversos aplicativos que deixavam o equipamento mais lento.

A ajuda profissional nesse caso é essencial, porque a assistência técnica ou o profissional de informática poderá realizar o backup de forma correta e, também, formatar o computador sem perder nenhuma configuração essencial para o seu funcionamento.

Informe-se com a PROTESTE

Como maior associação de defesa do consumidor na América Latina, a PROTESTE trabalha para ajudar você nas relações de consumo, por meio da defesa de direitos e de outras atividades que podem auxiliar com mais informação e consciência na hora de contratar produtos e serviços.

A PROTESTE oferece a plataforma Reclame, criada especialmente para receber reclamações sobre empresas, fazer a ponte entre fornecedores e clientes e ajudar na solução de problemas ao contratar um serviço ou fazer uma compra. 

Além de registrar sua reclamação, você também conta com o auxílio da equipe especializada da PROTESTE para chegar à solução da sua demanda.

Ao se associar à PROTESTE, você tem acesso aos testes comparativos, que realizamos em produtos e serviços disponíveis no mercado. 

Com essas informações, você tem mais recursos para escolher as ofertas que são mais apropriadas aos seus interesses, o que empodera a tomada de decisão.

A PROTESTE ainda atua para conscientizar e informar sobre diversos aspectos que envolvem o consumo de mercadorias e a contratação de serviços: o Seu Direito é um blog especializado em direito do consumidor, o MinhaSaúde produz conteúdo focado em saúde e bem-estar e o ConectaJá traz novidades e explicações sobre tecnologia.

Agora que você já viu como deixar o seu computador mais rápido, que tal melhorar ainda mais a forma como você se conecta à internet? Veja como melhorar o sinal da rede Wi-Fi dentro de casa!