Vai viajar? Saiba como usar o GPS

Vai viajar? Saiba como usar o GPS

O hardware é bastante utilizado por turistas que querem aproveitar o destino sem imprevistos e da melhor forma possível

Quem está em viagens de turismo ou mesmo a trabalho fica perdido muitas vezes, afinal, pode ser a primeira vez que o viajante está em determinada região. Por isso, uma ferramenta fundamental para viajantes é o GPS, que conta com diversos recursos que ajudam na localização e, principalmente, no deslocamento em uma cidade.

A tecnologia GPS (Sistema de Posicionamento Global, ou Global Positioning System, em inglês) é utilizada há décadas para as mais diversas finalidades, e já faz parte do cotidiano de muitas pessoas, como motoristas de aplicativos, entregadores e também por quem se desloca em áreas urbanas e rurais.

banner_reclame

O GPS está em aplicativos diversos, como redes sociais, serviços de delivery e apps de atividade física, que usam a localização fornecida pelo hardware para oferecer melhores experiências aos usuários. Os aparelhos também usam informações do GPS para mostrar a previsão do tempo, por exemplo, e, além disso, a tecnologia ainda é útil na hora de rastrear um celular que foi perdido.

Saiba mais sobre como funciona o GPS, como utilizar essa tecnologia, onde encontrá-la e as principais funções e dicas para usar o recurso da melhor forma possível.

Como funciona um GPS? 

O GPS é um sistema de navegação por satélite que fornece a um aparelho receptor a sua posição. O hardware, criado a partir da segunda metade do século XX para fins militares e disponibilizado para uso civil e gratuito na virada para o século XXI, funciona a partir da transmissão de coordenadas e informações geográficas de diferentes dispositivos.

Eles mandam e recebem dados para satélites que orbitam próximos à Terra em áreas diversas. Os satélites enviam sinais para os aparelhos GPS e, com isso, esse aparelho consegue informar ao usuário sua localização no globo terrestre. 

Existem aparelhos GPS físicos, de tamanho aproximado de um celular, que podem ser adquiridos em sites de produtos eletrônicos. Além disso, também é possível usar o recurso de posicionamento que vem instalado nos smartphones e, mais recentemente, nos carros por meio de sistemas de navegação. Por fim, pode-se utilizar o GPS por meio de aplicativos próprios encontrados nas lojas dos sistemas iOS e Android.

Dica: Como escolher o smartphone ideal para você?

Como usar o GPS?

O GPS pode ser usado tanto com conexão à internet quanto sem. Porém, é importante saber as limitações de cada uso, principalmente para acessar mapas de forma offline.

Online

O modo online do GPS permite acessar informações em tempo real e é a forma principal de uso de aplicativos como o Waze e o Apple Maps. Para funcionar, é necessário ter conexão à internet por meio de wi-fi ou pela rede 3G, 4G ou 5G. 

Logo, pode ser um problema usar o GPS em regiões como estradas ou áreas remotas nas quais não há internet e o sinal 3G, 4G ou 5G pode ser fraco ou inexistente. Para resolver isso, uma alternativa é usar o modo offline do GPS.

Offline

Use um aplicativo para baixar mapas offline para que o GPS possa te posicionar no espaço baixado, sem necessidade de conexão à rede móvel ou internet. Para isso, é fundamental fazer o download quando ainda houver conexão wi-fi, ou seja, antes de pegar a estrada.

Como contrapartida, os mapas baixados podem ocupar um espaço considerável na memória de celulares ou aparelhos que mantêm o app baixado. É possível acessar mapas de maneira offline com aplicativos como:

reclame

Onde encontrar o GPS

O sistema GPS pode ser acessado por diferentes dispositivos:

Celular

Os aparelhos celulares, geralmente, já vêm de fábrica com GPS alocado, já que ele é um hardware. O sistema é necessário para o desempenho de funções e uso de aplicativos de localização. O GPS ajuda, por exemplo, na definição de horários e na apresentação da previsão do tempo.

Carro

Carros mais novos também contam com GPS integrado. Apresentado por meio do painel do veículo, o sistema dispensa o uso do celular ou de equipamentos específicos para geolocalização, pois o GPS está no próprio carro.

Moto

Modelos de motocicletas também podem contar com GPS, porém o mais comum é que celulares ou aparelhos GPS sejam usados. Isso pode ser feito com suportes que permitem encaixar o celular ou GPS no guidão da moto, para o piloto visualizar mapas e trajetos.

Dica: 10 dicas para melhorar o sinal da sua rede Wi-Fi dentro de casa

Bicicleta

De forma similar à moto, é possível usar GPS em bicicletas, o que é útil para locomoção nas cidades ou para quem percorre longas distâncias durante atividades esportivas. Existem no mercado aparelhos específicos para geolocalização para bicicletas.

Quais as principais funções do GPS e dos aplicativos de navegação?

Definir rotas de deslocamento

O GPS ajuda a definir trajetos a partir de diferentes critérios. Com o hardware e apps de navegação, motoristas podem escolher incluir ou não em suas rotas atalhos por estradas, balsas ou adicionar paradas, por exemplo.

Novas possibilidades de transporte

Os serviços GPS também são boas opções para quem busca modalidades alternativas de transporte além do carro. No Google Maps, é possível escolher trajetos de carro, a pé, de moto, bicicleta ou transporte público. As análises internas do software da empresa vão demonstrar qual é o modal mais rápido.

banner-guia-do-direito-do-consumidor

Compartilhamento de localização

O compartilhamento de localização é outro recurso do GPS que traz mais segurança. Com essa ferramenta, uma pessoa pode compartilhar seu trajeto em tempo real com alguém de sua confiança por tempo indeterminado, assim outra pessoa pode acompanhar o deslocamento.

Escolher os melhores trajetos

Com o GPS, usuários conseguem escolher os melhores trajetos de acordo com critérios como presença ou ausência de trânsito e acidentes, distância, caminhos mais curtos, atalhos em estradas de terra ou outras vias etc.

Histórico de navegação

O GPS ainda oferece o histórico de navegação para usuários verificarem seus deslocamentos posteriormente, o que pode ser útil para avaliar distâncias ou o uso do automóvel, por exemplo.

Dicas para aproveitar ao máximo o recurso do GPS e dos aplicativos de navegação

Além de viajantes, qualquer outra pessoa pode usar o GPS no dia a dia, pois o recurso ajuda em diversos aspectos.

Definir a distância até o trabalho

Quem trabalha de forma presencial pode usar o GPS para definir a distância entre casa e trabalho para escolher o trajeto mais curto ou mais rápido. Isso contribui para evitar atrasos e, também, fugir de engarrafamentos.

Checar o trânsito antes de sair de casa

O trânsito pode ser imprevisível nas cidades e consome um tempo precioso da rotina. Logo, é bom conferir o trânsito antes de sair de casa e o GPS mostra as vias mais congestionadas, além dos caminhos que podem ser mais rápidos para motoristas.

Dica: Portabilidade numérica: tudo o que você precisa saber

Planejar rotas com antecedência

Em grandes viagens ou em trajetos que necessitam de diferentes paradas, o GPS é um aliado que permite definir rotas de maneira antecipada. Com isso, diminuem as chances do motorista se perder ou escolher um caminho errado.

Conhecer a fachada de um local antes de visitar

É possível visualizar a frente de um local antes de se deslocar até ele. Essa função é possível, por exemplo, no Google Maps, que é integrado ao Google Street View, ferramenta que apresenta imagens de prédios, casas e estabelecimentos de uma região. Assim, motoristas podem ver com antecedência a fachada do local para o qual estão indo.

Informe-se com a PROTESTE

Como vimos, o GPS é uma ótima ferramenta tanto para viajantes quanto para quem está se deslocando na própria cidade. O recurso ajuda turistas a conhecerem os pontos turísticos da região que estão visitando, mas também quem não quer perder tempo no trânsito na cidade em que mora, por exemplo.

Logo, quem vai viajar deve ter um bom aplicativo de GPS no celular ou mesmo comprar seu aparelho de geolocalização, principalmente se os passeios forem de carro. Fazer isso permite ganhar tempo entre os trajetos, evita pegar caminhos errados, traz mais segurança por meio de rotas reais e conhecidas, e traz mais comodidade na hora de passear. 

Porém, se você tiver qualquer problema na hora de comprar ou usar o GPS, seja em aparelho próprio ou em app instalado no smartphone, é possível solucionar o problema ao acionar a PROTESTE.

A maior associação de defesa do consumidor da América Latina oferece diversos recursos para que clientes possam ter suas demandas atendidas diante de qualquer problema com fornecedores de produtos e serviços, com base na legislação e no Código de Defesa do Consumidor. Além disso, a PROTESTE visa conscientizar cidadãos sobre seus direitos, para que tomem as melhores decisões de consumo.

Uma ferramenta que ajuda consumidores são os testes comparativos, que trazem informações sobre centenas de produtos e serviços que auxiliam a comparação entre diferentes mercadorias. Assim, você poderá escolher a melhor alternativa para as suas necessidades com base em informações oferecidas pela PROTESTE.

Ao mesmo tempo, se você tiver qualquer problema com uma empresa, pode usar a plataforma Reclame, criada pela associação para que consumidores possam ter suas demandas atendidas. Ela funciona da seguinte maneira:

  1. Você envia a sua reclamação por meio do canal Reclame;
  2. O registro será enviado para a empresa, que deve responder à sua demanda por meio da plataforma;
  3. Se a queixa não for solucionada, conte com a equipe de especialistas da PROTESTE para ajudar você a obter uma resposta satisfatória.

A PROTESTE também traz diversos conteúdos sobre Direitos, Saúde e Tecnologia para ajudar as pessoas por meio da informação. Para continuar falando sobre viagens, entenda por que é importante ficar de olho nas coberturas do seguro-viagem!