LinkedIn: saiba como criar sua conta e procurar emprego

LinkedIn: saiba como criar sua conta e procurar emprego

O avanço tecnológico também transformou a relação entre candidatos a empregos e empresas contratantes

Cada vez mais as relações de trabalho estão digitalizadas e foi-se o tempo em que era preciso imprimir currículos e encarar filas para se candidatar a vagas de trabalho. Uma das ferramentas que simbolizam a modernização de candidaturas é o LinkedIn.

Esse recurso tem sido utilizado por milhares de pessoas e empresas no Brasil e no mundo para anunciar oportunidades, entrar em contato com potenciais candidatos, enviar currículo ou mesmo servir de vitrine para mostrar habilidades profissionais ao mercado.

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Saiba mais sobre o LinkedIn, motivos para usar a rede social, como criar sua conta e, principalmente, como utilizar a ferramenta para encontrar e se candidatar para oportunidades de trabalho.

O que é o LinkedIn?

O LinkedIn (acesse aqui) é uma rede social com foco no mercado profissional utilizada para empresas anunciarem vagas ou publicarem atualizações sobre sua atuação. 

Além disso, o público pode utilizar o LinkedIn para buscar oportunidades de trabalho, seguir empresas e influenciadores ou para fazer networking com colegas de trabalho e outros contatos profissionais.

O LinkedIn possui versão gratuita, com recursos para se conectar a pessoas, seguir empresas e candidatura de vagas, e outra paga, que além dessas opções também traz ferramentas de análise profissional, além de dar acesso a uma plataforma de cursos chamada LinkedIn Learning.

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Por que utilizar o LinkedIn?

Razões não faltam para usar o LinkedIn agora mesmo, seja você uma pessoa em busca de trabalho ou não:

  • A rede social permite criar um perfil que funciona como seu currículo e cartão de visitas;
  • É possível se candidatar a vagas por meio da própria plataforma;
  • Além disso, muitas empresas usam o LinkedIn para anunciar processos seletivos;
  • Muitas pessoas também publicam oportunidades de trabalho na rede social, que já é um canal de contato além de telefones e e-mails;
  • É possível seguir jornais, revistas e influenciadores especializados em mercado de trabalho e capacitação profissional;
  • Diversos conteúdos, como artigos e outros tipos de publicação, são compartilhados todos os dias, além de um boletim diário do próprio LinkedIn;
  • É fácil criar uma conta e a ferramenta pode ser utilizada de maneira gratuita, com uma série de recursos que ajudam na capacitação e recolocação profissional.

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Como criar uma conta no LinkedIn?

É possível criar um perfil no LinkedIn tanto pelo computador quanto pelo celular. Siga o passo a passo abaixo para PC:

  1. No computador, acesse o site www.linkedin.com (acesse aqui) e preencha o formulário de cadastro. Em seguida, clique em “Cadastre-se agora”;
  2. Depois, escolha o país de origem, informe o CEP, se desejar, e clique em “Avançar”;
  3. Siga preenchendo os formulários sobre seu cargo mais recente e interesses;
  4. Logo após, confirme o endereço de e-mail e digite o código numérico enviado para seu e-mail. Clique em “Verificar”;
  5. Observe quais conexões você deseja adicionar ou clique em “Pular”;
  6. Envie do computador uma foto para seu perfil e clique em “Continuar”;
  7. Se quiser, escolha entre receber por SMS o link para baixar o aplicativo ou vá diretamente para a loja do seu celular a partir da tela final no computador.

Caso queira baixar o aplicativo, o passo a passo para criação de conta é:

  1. Acesse o app do LinkedIn na App Store ou Google Play Store;
  2. Depois, preencha as informações solicitadas e toque em “Cadastrar-se”;
  3. Informe seu celular com DDD e escolha a opção “Enviar código”. Insira a numeração recebida por SMS;
  4. Acrescente informações de cargo e localidade;
  5. Adicione a foto para o seu perfil e toque em “Adicionar foto”;
  6. Confirme o recebimento do link enviado por e-mail;
  7. Depois, se quiser, convide seus contatos para integrar o LinkedIn. Caso não queira, toque em “Avançar”;
  8. Observe as sugestões de amigos que o LinkedIn mostrará para você. Caso queira solicitar conexão, toque no ícone à direita para adicionar o contato. Se preferir fazer isso depois, toque em “Avançar”;
  9. Por fim, escolha os temas de seu interesse no LinkedIn.

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Como construir um perfil profissional no LinkedIn?

Escolha uma boa foto para o perfil

É fundamental que a foto de perfil seja de boa qualidade, para identificar você em qualquer interação ou candidatura de vaga na rede social.

Coloque suas experiências profissionais e acadêmicas

Informe suas experiências profissionais, conquistas, cursos e também informações acadêmicas, pois isso ajuda a mostrar a qualificação do seu perfil. Diferentemente do currículo, é possível inserir informações mais completas, além de recursos multimídia.

Coloque sua localização

A localização é importante para que, na busca por vagas, a plataforma sugira opções próximas à sua cidade. Além disso, contatos profissionais da mesma localidade também podem ser sugeridos para você enviar convites de conexão.

Preencha com suas habilidades

Informe no perfil cursos, conhecimentos em idiomas, habilidades técnicas e socioemocionais, certificados e outras informações que ajudam a mostrar suas habilidades profissionais para recrutadores e empresas.

Solicite conexões com pessoas da sua área de interesse

Conectar-se com pessoas que já atuam em sua área de interesse pode facilitar o ingresso em empresas. Por isso, observe os perfis que estão nas companhias que você quer entrar ou no ramo de atuação desejado.

Guia do consumidor

Como procurar emprego pelo LinkedIn?

Sinalize que você está a procura de emprego

Existem filtros para a foto de perfil que mostram quem está aberto a empregos. Além disso, informe seus contatos que você está em busca de oportunidades profissionais.

Compartilhe seu interesse com os recrutadores

É possível configurar seu perfil para que ele mostre a recrutadores que você está em busca de emprego, basta fazer o login no LinkedIn, entrar no seu perfil e procurar pela opção “Buscando emprego” ou similar próxima às suas informações pessoais.

Defina seus interesses de carreira

Os interesses de carreira auxiliam a plataforma a mostrar publicações e vagas relevantes para as suas demandas profissionais. É possível fazer isso tanto no cadastro no LinkedIn quanto na área de configurações.

Crie alertas de vagas para as empresas e cargos

No menu de vagas, é possível criar alertas que geram notificações tanto no site quanto no aplicativo e por e-mail para informar o surgimento de oportunidades dentro das áreas em que você tem interesse.

Use palavras-chave

No mecanismo de pesquisa do LinkedIn, você pode fazer buscas por cargos, funções ou empresas. Tente sempre colocar o nome do cargo na área de vagas ou palavras-chave combinadas no campo de busca (vaga + assistente administrativo, por exemplo).

Explore o mercado

O LinkedIn permite acompanhar diferentes empresas e profissionais de diversos setores e regiões. Por isso, procure se conectar ou seguir diversos perfis, para ficar por dentro de novidades e ter acesso a novas vagas o mais rápido possível.

Busque recomendações

O LinkedIn conta com uma ferramenta para recomendar perfis. Logo, procure se conectar a colegas, ex-colegas ou pessoas de cargo superior que trabalharam com você, para que elas possam escrever comentários com recomendações sobre seu perfil.

Dica: Recolocação profissional: saiba onde você pode estar falhando 

Informe-se com a PROTESTE

O LinkedIn é uma rede social voltada para o trabalho que ajuda quem está em busca de recolocação profissional por meio de candidatura de vagas, indicações e networking. 

Entender como a ferramenta funciona e seus principais recursos aumenta as chances de sucesso na obtenção de um emprego, tanto para quem está sem trabalho quanto para quem quer uma oportunidade melhor.

A PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, também está presente no ambiente digital produzindo diversos artigos e conteúdos nos portais ConectaJá, de tecnologia, Minha Saúde, de saúde e bem-estar, e Seu Direito, de direitos do consumidor, que abordam temas relevantes com informações que contribuem para a tomada de decisão das pessoas. Baixe nosso APP.

Além disso, a associação conta com a plataforma Reclame para que qualquer pessoa possa registrar reclamações contra empresas quando houver problemas na relação de consumo.

No canal, é possível fazer queixas, receber retornos de fornecedores de produtos e serviços e ainda contar com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor da PROTESTE, no caso dos associados. Se preferir, ligue para 4020-7747 para utilizar a Reclame.

Conheça os testes comparativos da PROTESTE. Nossos especialistas avaliam os principais produtos do mercado de diferentes categorias, de eletrônicos a produtos alimentícios, em laboratórios credenciados por órgãos fiscalizadores, a fim de ajudar você na escolha dos itens para levar para casa. Assim, é possível fazer a melhor escolha com base no custo-benefício.