Aplicativos podem ser aliados no orçamento familiar

Aplicativos podem ser aliados no orçamento familiar

Saiba como a tecnologia pode te ajudar a não se endividar e até mesmo a começar a fazer um pé de meia

Os pequenos gastos do dia a dia, quando acumulados, causam impactos bem maiores do que a maioria das pessoas imaginam no orçamento familiar. Fazer esse controle é uma boa forma de se evitar o endividamento e até mesmo de começar a juntar algum dinheiro para investir. E a tecnologia pode ser uma grande aliada em busca desse objetivo, com aplicativos para smartphones que oferecem ferramentas práticas e úteis para a quem busca a organização financeira.

Vilões do orçamento

A professora de Finanças Myrian Lund, da Fundação Getulio Vargas (FGV), afirma categoricamente que os pequenos gastos são os maiores vilões do orçamento. Segundo ela, a falta de organização no orçamento, sem o controle desses gastos, acaba impedindo que o consumidor realize objetivos maiores.

“A mente só guarda os grandes valores. Então, muitas vezes é um cafezinho ou um parcelamento que acaba fazendo a pessoa se enrolar. Os aplicativos ajudam a identificar quais gastos podem ser eliminados ou reduzidos”, disse a professora, em entrevista ao jornal Extra, do Rio de Janeiro.

 

As contas apertaram? Se precisar, confira as condições do parceiro da PROTESTE para empréstimo pessoal, com o melhor custo-benefício!

 

Estímulo à educação financeira

Um desses aplicativos é o Organizze, que, assim como outros, surgiu da necessidade de estimular a educação financeira entre os brasileiros.

“O hábito de registrar tudo ajuda a ter uma visão clara do que está gastando. O aplicativo também permite criar uma meta de gastos e avisa quando a pessoa está se aproximando do limite”, explicou Ludmila Daro, Analista de Marketing do Organizze.

Conexão com dados bancários

O Guiabolso é conectado aos dados bancários do usuário, o que faz com que os gastos diários sejam computados automaticamente, facilitando o controle. De acordo com Julio Duram, Diretor de Tecnologia e Produtos do aplicativo, a opção é segura, uma vez que os dados são criptografados. Além disso, a pessoa fornece apenas a senha de leitura. Ou seja, o app visualiza as informações bancárias, mas não tem a autorização de fazer transações.

“Por meio desses dados conseguimos identificar o perfil do usuário e oferecer por exemplo cupons de desconto nos segmentos que ele mais utiliza. Também estamos começando a fazer isso com investimentos: conseguimos saber qual potencial a pessoa tem para aplicar”, afirmou Duram ao Extra.

+Leia também:
– Os 3 melhores aplicativos de finanças na opinião dos usuários
– App usa inteligência artificial para ajudar usuário a economizar
– Tesouro Direto: saiba como aplicar seu dinheiro pelo celular

Mudança de hábitos

De acordo com a professora da FGV, no entanto, mais do que um aplicativo, o principal é que o consumidor esteja disposto a mudar de comportamento. E, para isso, é preciso identificar os maus hábitos financeiros.

“O ideal é ter qualidade de vida fazendo tudo o que gosta e quer, mas com limites. É preciso aprender a privilegiar os objetivos” disse Myrian Lund.

A armadilha dos apps de entrega

A reportagem do Extra aponta também um exemplo em que a tecnologia pode ser perigosa para os pequenos gastos do dia a dia. Ao usar aplicativos de organização financeira, o consultor empresarial Patrick Kerr Nogueira Mendes concluiu que estava gastando excessivamente com um aplicativo de entregas.

“Usava para tudo: fazia compras de supermercado, pedia comida. Uma vez cheguei a comprar uma panela por esse aplicativo. Foi um gasto que identifiquei que poderia ser reduzido”, disse Patrick, ao Extra.

O diretor do Guiabolso corrobora da opinião de Patrick. Segundo Julio Duram, a popularização de apps de transporte e de entregas favorecem a desorganização financeira dos brasileiros.

“Quando você pede comida por um aplicativo, ou usa a ferramenta para pegar um transporte, não percebe o quanto gasta porque muitas vezes não chega a passar o cartão. De vinte em vinte reais, não é difícil chegar ao fim do mês com uma dívida de dois mil. Aí, a pessoa se enrola e começa a pagar juros do rotativo”, alertou Duram.

Poupar para investir

Controlar os gastos pequenos do dia a dia também é uma boa iniciativa para o começo de um pé de meia. Pensando nisso, a PROTESTE se uniu à Órama para oferecer uma plataforma de investimentos ideal para você atingir esses objetivos, 100% online e segura

Com investimento inicial a partir de R$ 100 você cria uma conta, sem precisar pagar taxa de abertura, nem de manutenção. E melhor, ainda tem acesso a simuladores, ferramentas que auxiliam na hora de investir, material educativo para entender tudo sobre investimentos; sem contar acompanhamento online ou especializado. 

Já para quem precisa de um empréstimo pessoal, a PROTESTE tem uma outra parceria, com a Lendico, que faz o processo de forma online. Você faz o pedido e descobre sua taxa e limite após a análise de crédito.

Conheça os aplicativos indicados pelo Extra:

aplicativo finanças
8 aplicativos para organização financeira

Guiabolso

  • Coleta automaticamente os dados da conta bancária e cartões de crédito
  • Separa gastos por categoria e mostra históricos
  • Oferece consulta do CPF no banco de dados do SPC

Organizze

  • Usuário coloca seus gastos manualmente
  • Alerta sobre contas a pagar
  • Separa gastos por categoria e faz relatórios

Drivvo

  • Gerencia gastos com o carro e separa por categorias (abastecimentos, impostos, seguro, etc.)
  • Permite programar lembretes de revisões, manutenções e pagamentos
  • Oferece relatórios para acompanhar o desempenho do carro

Mobills

  • Mostra onde o usuário está gastando mais que o ideal e ajuda a estipular metas
  • Organiza as despesas por categoria
  • Preenchimento manual

Jimbo

  • Simulador de sonhos que ajuda a se planejar para alcançar os objetivos
  • Lançamento de gastos manual
  • Organiza as despesas por categoria

XE Travel

  • Converte as despesas de viagem com as taxas de câmbio em tempo real
  • Permite estipular um orçamento para a viagem e acompanhar os gastos
  • Divide as despesas com familiares e amigos

Wallet

  • Permite estipular um limite de gastos para diferentes categorias
  • Compartilha planilhas de gastos com a família ou cônjuges
  • Permite criar objetivos, como viagens, e ajuda a se planejar

Fortuno

  • Exporta dados do aplicativo para planilhas
  • Produz relatórios com as despesas dia a dia, receitas e despesas por categoria
  • Ajuda no controle de gastos com cartão de crédito
  • Lembrete de pendências
Tá apertado pra fechar as contas? PROTESTE recomenda uma solução inteligente de crédito para quem quer fugir das dívidas. FAÇA UMA SIMULAÇÃO arrow_right_alt