Consumidor gamer: o que esperar do mercado?

Consumidor gamer: o que esperar do mercado?

A indústria de jogos eletrônicos precisa ser dinâmica e inovadora para atender às demandas e preferências dos jogadores. Conheça as características do consumidor gamer.

Os jogos eletrônicos são uma forma de entretenimento cada vez mais popular e diversificada no Brasil e no mundo. O mercado gamer está em plena expansão, movimentando bilhões de reais e atraindo milhões de consumidores. 

Mas quem são esses consumidores? O que eles buscam e esperam dos jogos e das empresas? Quais são as tendências e inovações que podem transformar o cenário dos games nos próximos anos? 

Sem solução para o seu problema com uma empresa? Nós podemos ajudar. Faça a sua reclamação agora!

Em um cenário de expansão, surgem muitas dúvidas importantes sobre o futuro dos jogos e sobre o perfil do consumidor gamer. Por isso, neste artigo vamos explorar essas questões e mostrar como você pode fazer as melhores escolhas como consumidor gamer.

O crescimento do mercado gamer

O Brasil é o maior mercado de games da América Latina e é o 12º do mundo, segundo a consultoria Newzoo. Em 2021, o segmento de games movimentou cerca de US$2,3 bilhões (R$11,8 bilhões) no país. 

A pandemia da Covid-19 também impulsionou o consumo de jogos, já que muitas pessoas buscaram formas de se divertir e se conectar em casa. Segundo a Pesquisa Game Brasil 2022, 74,5% da população brasileira jogou games em 2022, um aumento de 2,5% em relação ao ano anterior.

A indústria de jogos eletrônicos é dinâmica e inovadora, lançando constantemente novos produtos e serviços para atender às demandas e preferências dos consumidores. Além dos consoles tradicionais, como PlayStation, Xbox e Nintendo Switch, os smartphones se consolidaram como a plataforma favorita dos gamers brasileiros, com 51,7% da preferência do público. 

Outras tendências que estão ganhando força são os jogos via streaming na nuvem, que permitem acessar os games sem precisar baixá-los ou instalá-los; a realidade virtual e aumentada, que proporcionam experiências imersivas e interativas; e os metaversos, que são ambientes virtuais compartilhados onde os usuários podem criar, explorar e socializar.

Dica: PC Gamer: 4 dicas para montar o seu

O perfil do consumidor gamer

O consumidor gamer brasileiro é diverso e heterogêneo, abrangendo diferentes faixas etárias, gêneros, classes sociais e regiões. De acordo com a Pesquisa Game Brasil 2022, a média de idade dos gamers no país é de 31 anos, sendo que 46% têm entre 25 e 54 anos. 

As mulheres representam 51% dos gamers brasileiros, sendo também a maioria nos jogos mobile (60,4%). A maior parcela do público se identifica como preta ou parda (49,4%), seguida pelas pessoas brancas (46,6%). A classe social predominante é a média-alta, com 27,6%, mas há uma ascensão das pessoas de classes sociais baixas e médias, que representam quase metade dos consumidores de jogos no país (49,7%).

Já as motivações e o comportamento de consumo dos gamers brasileiros também variam conforme seus interesses, gostos e necessidades. Há aqueles que jogam por diversão, outros por aprendizado, desafio ou competição. Alguns preferem jogos casuais, outros hardcore e indie. Há quem gasta mais tempo e dinheiro com jogos, outros investem menos. E alguns buscam experiências solo, enquanto outros usuários buscam experiências coletivas.

Tenha acesso a descontos em mais de 5.000 lojas e comece a economizar já. Clique agora.

Quais são as necessidades do consumidor gamer?

O consumidor gamer é exigente e informado, buscando sempre os melhores produtos e serviços para satisfazer seus desejos e expectativas. Algumas das principais necessidades do consumidor gamer são:

Hardware e equipamentos

Para jogar com qualidade, desempenho e conforto, o consumidor gamer precisa de um hardware adequado, seja um console, um computador ou um smartphone. Além disso, ele também precisa de acessórios periféricos, como controles, teclados, mouses, fones de ouvido e outros. 

Você pode conferir os testes de TV da PROTESTE, que analisam as características técnicas e a performance das principais marcas e modelos de televisores do mercado brasileiro. Assim, você pode saber qual é a melhor TV para jogar seus games favoritos.

Para ter acesso aos resultados completos dos testes da PROTESTE, basta se tornar um associado.

Jogos e conteúdos

Outra necessidade do consumidor gamer é ter acesso a jogos e conteúdos variados e de qualidade. O usuário busca jogos que atendam aos seus gostos pessoais, que sejam divertidos, desafiadores e envolventes. Ele também valoriza os conteúdos relacionados aos jogos, como notícias, análises, dicas, tutoriais e curiosidades. Além disso, ele procura por experiências imersivas e inovadoras, que explorem novas formas de interação e narrativa.

Comunidade e interação

Por fim, uma necessidade do consumidor gamer é fazer parte de uma comunidade e interagir com outros jogadores. O usuário gosta de compartilhar suas experiências, opiniões e emoções com pessoas que têm os mesmos interesses e paixões. Ele também gosta de competir, cooperar e aprender com outros jogadores. Para isso, ele usa redes sociais e streamings dedicados aos jogos, como Facebook Gaming, Twitch e YouTube Gaming. Nessas plataformas, ele pode seguir seus streamers favoritos, assistir a partidas ao vivo e interagir com outros espectadores. Ele também pode usar aplicativos de comunicação, como Discord e WhatsApp, para conversar com seus amigos e colegas de equipe.

Dica: Cadeira gamer: como escolher a sua?

A perspectiva do consumidor gamer

O consumidor gamer tem uma visão crítica e proativa sobre o mercado de jogos eletrônicos. Ele não se contenta com o que já existe, mas busca sempre novidades e melhorias. Esse perfil também tem consciência dos seus direitos e deveres como consumidor, exigindo respeito e qualidade das empresas que fornecem produtos e serviços relacionados aos games. 

Algumas das perspectivas do consumidor gamer são:

Expectativas em relação às empresas

O consumidor gamer espera que as empresas atuantes no mercado de jogos eletrônicos sejam transparentes, éticas e responsáveis. Ele quer que elas ofereçam produtos e serviços de qualidade, que funcionem corretamente, sejam seguros e cumpram o que prometem. Também quer que elas prestem um bom suporte e atendimento ao cliente, que resolvam eventuais problemas e reclamações, respeitem a legislação vigente e protejam seus dados pessoais.

Tendências e inovações desejadas

O consumidor gamer também deseja que o mercado de jogos eletrônicos seja cada vez mais inovador e diversificado. Ele quer ter acesso a novas tecnologias e plataformas, como a realidade virtual e aumentada, que possam ampliar as possibilidades de interação e imersão nos jogos.

Esse consumidor quer ter mais opções de jogos mobile e streaming na nuvem, que possam facilitar o acesso em qualquer lugar e a qualquer hora. Além disso, ele quer que os jogos sejam cada vez mais criativos e originais, explorando novos gêneros, estilos e narrativas.

Guia do Direito do Consumidor. Conheça seus principais direitos. Leia aqui!

O papel da personalização e da inclusão

O consumidor gamer valoriza a personalização e a inclusão no universo dos games. Ele quer ter a liberdade de customizar seus personagens, seus ambientes e suas experiências de jogo, de acordo com suas preferências e identidade. Ele também quer ver mais representatividade e diversidade nos jogos, tanto nos protagonistas quanto nos coadjuvantes, refletindo a pluralidade da sociedade brasileira e mundial. Esse consumidor espera que os jogos sejam mais inclusivos e acessíveis para todos os públicos, respeitando as diferenças e promovendo a igualdade.

Dica: O que é processador para PC e como escolher?

Saiba como a PROTESTE pode te ajudar a escolher bem sendo um consumidor gamer

O mercado de jogos eletrônicos é complexo e dinâmico, oferecendo diversas oportunidades e desafios para o consumidor gamer. Para fazer as melhores escolhas como consumidor, é preciso estar bem informado sobre os produtos e serviços disponíveis no mercado, seus direitos e deveres como consumidor, as tendências e inovações do setor e as necessidades e expectativas dos outros gamers.

Por isso, a PROTESTE oferece diversos conteúdos informativos sobre tecnologia e mercado gamer. Você pode acompanhar nossos artigos pelo canal do Telegram ou pelo App da PROTESTE, onde você também encontra outros conteúdos sobre direito do consumidor, economia doméstica, saúde, bem-estar e muito mais. 

Ao se associar à PROTESTE, você tem acesso completo ao Reclame, um canal de envio de reclamações de consumo (a mensagem é enviada para a empresa reclamada). Você também pode contar com intervenção extrajudicial, auxílio de especialistas em defesa do consumidor e testes comparativos de produtos e serviços disponíveis no mercado, como celulares e outros itens que fazem parte do seu dia a dia.

Não deixe de se beneficiar com os serviços oferecidos pela PROTESTE. A maior associação de consumidores da América Latina é a sua aliada na hora de consumir com segurança, qualidade e economia. Clique aqui para se tornar um associado da PROTESTE agora.