O que você precisa saber sobre as permissões de aplicativos?

O que você precisa saber sobre as permissões de aplicativos?

Saiba tudo sobre as permissões de aplicativos e como você pode administrá-las para ter mais segurança no seu smartphone.

Hoje em dia, os aplicativos de celular são verdadeiros facilitadores do nosso dia a dia. Usamos os apps para pedir uma refeição ou uma bebida, editar fotos, usar as redes sociais para interagir com os amigos, fazer movimentações bancárias ou até mesmo manter a saúde em dia. Mas você sabia que as permissões de aplicativos são decisivas na segurança dos seus dados? Confira tudo sobre o assunto e saiba como lidar com as configurações do dispositivo.

Banner canal Reclame

O que são permissões de aplicativos?

As permissões de aplicativos são uma configuração solicitada no momento da instalação ou execução de um app, que depende de sua aprovação para acessar dados necessários para o funcionamento dele. As permissões variam conforme o objetivo de cada aplicativo: acesso ao microfone e câmera, localização, entre outros. 

As permissões de aplicativos sempre são, como o próprio nome sugere, solicitadas, ou seja, somente o usuário do celular pode autorizar ou desautorizar o uso de dados e funções do próprio dispositivo.

Por que as permissões de aplicativos são importantes? 

As permissões de aplicativos existem para que você possua controle sobre o que deseja compartilhar. Conhecê-las, portanto, é fundamental para garantir sua segurança e dos seus dados pessoais. Um aplicativo confiável só solicitará permissão de funções e dados estritamente necessários para que ele funcione de forma correta e atenda às suas demandas com rapidez e eficiência. 

Porém, alguns aplicativos podem solicitar mais permissões do que realmente precisam e isso pode invadir a sua privacidade, causando vazamentos de dados para grandes empresas e até mesmo para pessoas e organizações criminosas.

Dica: Carregador portátil: calcule a eficiência do seu power bank

Quais permissões de aplicativos merecem sua atenção? 

As permissões podem ser solicitadas para qualquer função do seu celular, mas algumas possibilitam acesso a dados importantes e devem ser permitidas com muito cuidado. Confira: 

Fotos da galeria

Muitos apps pedem acesso às fotos da sua galeria para fins diversos, como aplicativos de edição ou de scanner, por exemplo. Entretanto, esses dados podem ser sensíveis, além de visualizar onde você estava e em que momento, a maioria dos celulares capta não só o horário das fotografias, mas também a data e a localização

Localização

O GPS dos smartphones facilita muito a vida dos usuários e muitos aplicativos solicitam essa informação para otimizar o serviço, como apps de delivery ou de mobilidade, por exemplo. Ele fornece dois tipos de localização: a contínua, que monitora o seu trajeto e se movimenta junto com você, e a precisa, que indica literalmente onde você está naquele momento. 

A permissão de acesso a esses dados para aplicativos duvidosos, no entanto, merece sua atenção. O acesso à sua localização pode expor sua casa ou lugares que você costuma frequentar a pessoas mal-intencionadas e que podem facilitar golpes como o “falso sequestro” – no qual criminosos entram em contato com familiares informando o local de moradia ou trabalho do dono do celular, mesmo que não esteja com ele.

Dica: Pinterest: conheça a rede social e saiba como funciona

Contatos

O acesso à sua lista de contatos é solicitado por alguns aplicativos para encontrar a sua rede de amigos em algumas redes sociais, como o Instagram e Twitter. Porém, os contatos também são uma informação sensível. Acessar os dados da agenda pode facilitar o envio de mensagens com intuitos golpistas, por exemplo. 

SMS

O acesso ao SMS geralmente é solicitado em aplicativos que precisam de uma verificação de segurança e, quando utilizado por aplicativos confiáveis, pode ser uma proteção extra para os dados do próprio usuário. Porém, no caso de apps suspeitos, pode facilitar golpes e fraudes, simulando promoções “imperdíveis” e falsas mensagens de bancos ou instituições financeiras. 

Atividades nos apps

As atividades nos apps estão entre as permissões de aplicativos mais frequentes e podem ser úteis de diversas formas, mas também demandam que o usuário permaneça atento. Os dados em diversos apps podem ser sensíveis e expor a privacidade do usuário.

Microfone

Aplicativos que usam comandos de voz ou áudio podem solicitar a permissão do microfone do seu celular. Entretanto, quando os apps não são confiáveis, esse acesso pode impactar na sua privacidade, ouvindo interações de voz e conversas próximas ao seu smartphone, além de ligações e áudios privados. É bom ficar atento!

Guia do consumidor

Como gerenciar as permissões de aplicativos?

Felizmente, as permissões de aplicativos são de total controle do usuário e podem ser facilmente acessadas nas configurações do celular. Se houver uma aba de busca no menu, é só pesquisar por “permissões” e essa função aparecerá. Nela, você poderá ver todas as permissões concedidas em cada app, podendo ser alteradas a qualquer momento. 

É importante não bloquear as permissões dos aplicativos sem critério algum, restringindo todos eles. Lembre-se: algumas delas são essenciais para que os apps funcionem e você consiga usá-los de forma correta e otimizada. O ideal é administrá-las com responsabilidade, verificando o que realmente é necessário permitir. 

Além disso, para aumentar a segurança, é fundamental fazer download apenas de aplicativos disponíveis nas lojas oficiais do sistema operacional de seu smartphone: Play Store para celulares Android e App Store para iPhones. Aplicativos baixados de outros sites podem ser suspeitos e não garantem a segurança do usuário. 

Como revogar permissões já concedidas?

Se você acredita que algum aplicativo possui permissões desnecessárias já concedidas, saiba que é possível revogá-las a qualquer momento. Vá até as configurações de seu smartphone e pesquise por “permissões”. Se não aparecer nada, busque por “ver todos os apps”. Clique no aplicativo escolhido, clique em “permissões” e veja o que você já concedeu. Para revogar, basta clicar na permissão escolhida e selecionar “não permitir”. A revogação é instantânea.

Dica: Compras online: direitos do consumidor e dicas de segurança

Conheça o curso Tecnologia na Palma da Mão 60+  

Você acha que lidar com permissões de aplicativos e outras funções no seu celular é muito complicado? Então, o curso Tecnologia na Palma da Mão 60+ é tudo o que você precisa! Entre os conteúdos abordados estão: como usar as principais redes sociais, baixar e usar aplicativos, como não cair em fake news e muito mais. O material é 100% gratuito e ainda conta com certificado de conclusão. Vale a pena conferir! 

Tecnologia e muito mais: seja sócio da PROTESTE

Há quase duas décadas no Brasil, a PROTESTE é uma associação sem fins lucrativos que procura ajudar os brasileiros em suas escolhas de compra e busca por seus direitos. 

Você pode contar com o nosso canal do Telegram e o App da PROTESTE para ficar bem informado sobre tecnologia, saúde, bem-estar, direitos do consumidor e finanças de forma rápida e fácil. 

A PROTESTE também conta com testes comparativos, para te ajudar a comprar com consciência, o canal Reclame, para problemas de consumo com fornecedores de produtos ou serviços, intermediação extrajudicial, auxílio de especialistas em defesa do consumidor e muito mais, através da associação. Ficou interessado? Então clique aqui e se associe à PROTESTE agora mesmo!