Tablet: descubra qual é o modelo ideal para você

Tablet: descubra qual é o modelo ideal para você

Conheça as funcionalidades de um tablet, como ele pode ser utilizado no dia a dia e os critérios que você precisa avaliar para escolher o modelo ideal.

Os tablets ganharam o gosto dos consumidores brasileiros por sua praticidade, funcionalidade e tamanho. Eles são maiores que os celulares e mais versáteis que os computadores, principalmente os desktops.

O eletrônico é muito utilizado por pais, que aproveitam a tela para distrair seus filhos enquanto realizam atividades do dia a dia. Além disso, o tablet é destaque também no ambiente de trabalho, como ferramenta para apresentação de projetos e reuniões. 

Banner canal Reclame

Segundo a GFK, empresa alemã especializada em estudo de mercado, no Brasil, em média, foram vendidos 203 mil tablets por mês, entre junho de 2019 e 2020. Os picos de venda foram registrados em outubro e dezembro, período correspondente ao Dia das Crianças e Natal. Os números refletem as tendências de consumo no país.

A PROTESTE testou os principais modelos de tablet do mercado, veja mais detalhes sobre o teste neste artigo. Confira também se vale a pena comprar um tablet, para que serve esse aparelho e o que você precisa considerar ao escolher o seu!

Para que serve o tablet?

O tablet é um dispositivo parecido com um celular, mas com funções avançadas que se assemelham a um computador. Ele permite realizar diversas funcionalidades, como ler jornais, revistas e livros, assistir vídeos, ouvir músicas, acessar a internet, e até fazer ligações como em um celular, caso ele possua chip.

Em outras palavras, o tablet é praticamente um computador de mão, sendo mais compacto que um desktop ou notebook, mas com uma tela maior, mais robusto e funcional que um smartphone

Considerando todas as funcionalidades de um tablet, ele pode ser usado para trabalhar ou para entretenimento. O mais interessante do eletrônico é que ele é bastante versátil e atrai diversos perfis de usuários.

Dica: TV por assinatura ou streaming: qual serviço escolher?

Vale a pena comprar um tablet?

Por ser parecido com um smartphone, mas com funções similares a um computador, muitas pessoas perguntam se vale a pena comprar um tablet ou não. A verdade é que depende muito da forma como esse dispositivo será utilizado. 

As principais vantagens de comprar um tablet são:

  • Normalmente, é mais barato que um notebook ou PC;
  • É portátil e você pode usar onde quiser;
  • Normalmente, possui uma tela maior do que o smartphone;
  • Modelos intermediários oferecem um sistema bastante ágil e funcional;
  • Acessórios como caneta touch, mouse bluetooth e teclado são diferenciais.

Portanto, se você procura por um dispositivo que seja mais acessível e que desempenhe funções mais básicas, como reproduzir vídeos e músicas, editar planilhas, documentos e fotos, filmar, fazer videochamadas, escrever, ler e até fazer ligações, o tablet é uma excelente opção!

Qual a diferença entre tablet e notebook?

Embora o tablet seja similar a um notebook, há diferenças e particularidades que precisam ser mencionadas. A primeira grande diferença é o formato desses dois dispositivos. O tablet é composto por uma tela em touch screen, apesar que também pode ter teclado e caneta, enquanto que o notebook possui tela, teclado e mouse. 

Outra diferença importante é que os tablets possuem sistemas operacionais como os smartphones, sendo Android para telas grandes e iPadOS. Já os notebooks possuem sistemas operacionais mais robustos, como o Windows, Linux e macOS.

Por fim, também precisamos lembrar que as configurações de hardware e software desses aparelhos são diferentes. Porém, os tablets estão cada vez mais equipados, com hardware parecido com de alguns notebooks. Os sistemas operacionais desses eletrônicos agora estão sendo desenvolvidos para este tipo de tela, melhorando a usabilidade e aproximando do notebook.

Banner

Quem pode se beneficiar com o uso do tablet?

Todos podem se beneficiar com o uso do tablet, seja para entretenimento ou para alguma finalidade específica, como trabalhar ou estudar. No entanto, para algumas pessoas esse dispositivo pode ser ainda mais funcional.

Um exemplo disso é quem trabalha com portfólio em imagens, visita clientes, leva projetos e precisa de um dispositivo mais moderno e com tela maior para apresentar ao cliente. Isso também se aplica a quem faz videochamadas com frequência, quem trabalha com planilhas e agendas o tempo todo e todos aqueles que precisam de uma ferramenta mobile para tarefas mais simples no dia a dia.

Outras pessoas que também podem se beneficiar muito com o tablet são os estudantes, que podem fazer anotações, ler e estudar em qualquer lugar. O eletrônico também é muito usado por aqueles que buscam um fim recreativo, como assistir vídeos, acessar as redes sociais e jogar. 

O uso do tablet por crianças é bastante comum também, mas nesse caso, é importante ter cuidado para que o dispositivo não seja usado em excesso e comprometa a qualidade de vida dos pequenos. 

Além disso, é necessário prestar atenção em relação ao conteúdo consumido por esses usuários. Existem diversos aplicativos e até configurações que limitam o acesso de criação a conteúdos inapropriados para essa faixa etária. 

O que deve ser considerado ao comprar um tablet?

Conheça os critérios técnicos para escolher um tablet e saiba o que você precisa considerar antes de comprar o seu:

Duração da bateria

O primeiro critério é a duração da bateria, já que esse é um dispositivo mobile. Quem tem como objetivo utilizar o tablet com frequência, precisa dar ainda mais atenção para essa característica. 

A autonomia da bateria é o que fará você não ficar refém do carregador o tempo todo. Os tablets mais baratos oferecem entre 3000 e 5000 mAh, que seria uma duração menor do que 12 horas. Já os modelos intermediários oferecem até 7000 mAh, com duração de aproximadamente 12 horas reproduzindo vídeos.

Sistema operacional

Outro critério importante é o sistema operacional, sendo os mais comuns o iPadOs e Android para tablets e celulares com telas dobráveis. Geralmente, quem possui aparelhos da Apple opta por dispositivos com a mesma configuração para ter uma maior conectividade. Além disso, é preciso considerar que cada um dos sistemas operacionais possui suas vantagens e desvantagens.

O ideal é optar por uma opção que você já esteja acostumado, principalmente se você não quer se adaptar e aprender a utilizar um novo sistema. Mas se deseja encarar esse desafio ou busca funcionalidades específicas de um sistema operacional, tenha isso em mente ao escolher o seu tablet.

Dica: 3 perguntas sobre o que é ser um consumidor consciente

Conectividade

A conectividade é outro critério importante para a escolha de um tablet. É aquilo que já mencionamos, ter dispositivos que são compatíveis entre si é uma ótima opção, pois isso pode facilitar na usabilidade dos seus aparelhos. 

Por isso, verifique se o tablet possui bluetooth para que você possa usar teclado, mouse e até conectar com outros aparelhos. Confira também se o eletrônico possui outras formas de conexão entre dispositivos, principalmente tendo como base a finalidade desse aparelho no seu dia a dia.

Processador

Também é preciso considerar o processador do tablet ao escolher um modelo. O componente interno, que geralmente passa despercebido no momento da compra, é determinante para o desempenho do aparelho. Os processadores com menos de três núcleos, como o Dual Core que possui apenas dois, podem ser mais lentos e travar com frequência.

Por isso, prefira modelos com pelo menos quatro núcleos, os chamados Quad-Core. E se puder, opte por um processador com desempenho mais avançado, como o Octa-Core, que possui 8 núcleos e é muito mais rápido.

Memória RAM

Para finalizar, avalie também a memória RAM do aparelho antes de realizar a compra. Ter um bom processador não é tudo, é preciso ter também uma boa memória para que o dispositivo tenha um processamento mais veloz

Modelos com pelo menos 3 GB de memória RAM atendem a diversas finalidades. Mas se você precisa de um dispositivo mais rápido e eficiente, opte por mais de 4 GB de memória RAM. 

Escolher o tablet ideal para a sua finalidade e decidir qual é a melhor opção entre tantas variedades disponíveis não são tarefas simples. Pensando nisso, a PROTESTE testou os principais modelos de tablet presentes no mercado.

O teste comparativo da PROTESTE com os principais modelos de tablet pode te ajudar a fazer essa escolha de forma mais simples. Para descobrir qual é o melhor tablet do mercado, nossa equipe de especialistas realizou diversos testes como duração da bateria, aspectos de durabilidade do aparelho, qualidade dos componentes, tecnologias e muito mais.

Portanto, se você está em dúvida sobre qual modelo escolher e quer saber quais são os melhores aparelhos do mercado, confira o resultado do teste da PROTESTE tornando-se um associado

Guia do consumidor

Conheça o curso Tecnologia na Palma da Mão: 60+

Convidamos você a conhecer o curso Tecnologia na Palma da Mão 60+, desenvolvido pela Escola do Consumo, uma iniciativa da PROTESTE para auxiliar os consumidores com cursos funcionais. 

As aulas podem te ajudar a entender mais sobre as principais tecnologias usadas no dia a dia, além de fornecer orientações sobre como acessar a internet e usar as redes sociais.

E você conta com vários benefícios ao realizar esse curso, como mais liberdade para usar a tecnologia no seu cotidiano, facilidade para usar serviços financeiros e mais proteção no uso da internet e de dispositivos para evitar golpes, fake news e outros problemas de segurança.

Lembrando que esse e os demais cursos oferecidos pela Escola do Consumo são gratuitos e 100% online. Tudo que você precisa fazer é se inscrever e assistir às aulas através de um computador ou dispositivo móvel.  

Dica: Caixas de som portáteis: saiba como escolher a melhor

Saiba mais sobre os serviços da PROTESTE!

A PROTESTE é a maior associação de consumidores da América Latina. Por isso, os serviços oferecidos pela associação visam levar informações com credibilidade, confiança e qualidade para todos.

Fazemos isso através dos nossos blogs, como o ConectaJá, SeuDireito e o MinhaSaúde, assim como pelos conteúdos exclusivos publicados na Revista PROTESTE e os testes comparativos desenvolvidos por nossa equipe.

Você também pode contar com a PROTESTE para resolver problemas de consumo. Nós temos um espaço exclusivo para enviar reclamações contra fornecedores de produtos e serviços, o canal Reclame. Envie sua mensagem e obtenha uma resposta na própria plataforma. Nós encaminhamos o seu caso para a empresa, em busca de uma solução para o seu problema. Nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.

A ferramenta Mais Barato PROTESTE mostra onde você pode comprar pelo menor preço. INSTALE AGORA arrow_right_alt