O que é processador para PC e como escolher?

O que é processador para PC e como escolher?

Saiba o que é processador para PC e veja as dicas da PROTESTE de como escolher o componente ideal para seu computador.

O processador é um dos componentes mais importantes de um computador, pois ele é o responsável por seu desempenho. Trata-se da unidade central de processamento de uma CPU, que em outras palavras é o mesmo que o cérebro da máquina. 

Por isso, no momento da compra de um computador é essencial saber escolher o processador mais adequado para cada finalidade. Quem não está satisfeito com o componente do seu PC, pode ainda optar pela troca. Nesse caso, também é preciso encontrar a opção que mais se encaixa nas necessidades e configurações desejadas

Banner canal Reclame

Pensando nisso, a PROTESTE preparou esse conteúdo com todas as dicas de como escolher o processador, além de informações importantes sobre o funcionamento desse componente. Acompanhe!

Qual é a função do processador?

Sendo o cérebro do computador, o processador possui diversas funções fundamentais para o funcionamento do PC. Essa central de processamento é responsável por fazer as conexões entre os programas instalados. 

O processador também tem a função de interpretar as informações enviadas pelos programas e de realizar as diversas operações a partir de cada comando. Uma delas é a interface gerada no momento em que interagimos com um computador. 

De forma simples, o processador permite que vários programas sejam abertos e executados ao mesmo tempo, assim como outras atividades do computador que ocorrem sem que o usuário perceba. É ele que gerencia todas essas tarefas, conecta softwares e faz o PC funcionar, juntamente com os demais componentes. 

Como o processador funciona?

O processador é um pequeno componente colocado na placa-mãe por meio de soquetes. Composto por bilhões de transistores, ele funciona a partir do padrão binário, no qual todos os dados recebidos são compostos por 0 e 1. 

Portanto, o seu funcionamento acontece a partir de cálculos matemáticos, que processam esse alto volume de dados com o auxílio de instruções armazenadas na memória interna. 

Para entender melhor como funciona um processador, veja a seguir o significado de alguns termos:

Núcleo

O núcleo é um dos termos mais utilizados sobre o funcionamento de um processador, pois ele é o que permite trabalhar com vários dados recebidos simultaneamente. 

Antigamente, os processadores tinham apenas um núcleo. Já os modelos mais modernos podem ter até 32 núcleos, o que garante uma alta performance de processamento.

Ainda sobre núcleos, há algumas nomenclaturas bem conhecidas como o Dual-Core, que significa dois núcleos, e o Quad-Core, que são quatro núcleos. Em resumo, quanto mais núcleos, melhor é o processamento.

Portanto, a função do núcleo do processador é auxiliar na execução de várias tarefas simultaneamente. É ele que possibilita usar um programa de texto enquanto escuta música e navega na internet, por exemplo.

Dica: Notebook: qual é o melhor modelo para o seu bolso?

Clock

Outro termo comum é o clock ou velocidade do clock do processador. Ele é um dos fatores relacionados à velocidade de processamento das informações e é medido em GigaHertz (GHz). 

Uma velocidade de 3,2 GHz é capaz de executar até 3,2 bilhões de ciclos de operações por segundo. Quanto maior é o indicador de processamento, mais rápido as informações são interpretadas por esse componente.

Memória cache

Não tem como falar em processador sem citar a memória cache, que é uma grande aliada no processamento. Essa parte importante é responsável por guardar algumas das informações essenciais para o funcionamento do componente.

Trata-se de um espaço de armazenamento de dados, que na maioria das vezes não passa de 8 MB, mas que permite armazenar dados acessados com muita frequência. Dessa forma, o processador otimiza seus processos e não precisa acessar a memória RAM para ter essas informações. 

Assim como os outros termos mencionados até aqui, quanto maior é a memória cache, mais rápido é o processamento. Nesse caso, também é preciso considerar que esse indicador tem até três níveis: L1, L2 e L3

Algo interessante é que cada núcleo de processamento tem uma memória cache de nível L1 e L2. Já a de nível L3 é compartilhada entre todos os núcleos. 

Banner

Processador para jogo e para software gráfico

Você sabia que há diferenças na escolha do processador para jogo e para software gráfico? A principal mudança está na quantidade de núcleos e threads, que é a ordem de execução das tarefas e as instruções de funcionamento do componente. 

Um processador para jogos, por exemplo, deve ter um grande número de núcleos e threads, pois isso pode garantir maior desempenho, mais agilidade na execução de comandos e melhor processamento de cálculos. Para essa finalidade, é recomendado ter um processador com 6 núcleos no mínimo

Já no caso dos softwares gráficos, embora um grande número de núcleos seja interessante para um maior desempenho nas atividades desse computador, você precisa saber que alguns programas utilizam um número limitado de threads. Por exemplo, se o processador possui 12 threads, mas o software utiliza somente três, isso significa que haverá uma sobra, o que não compensa o investimento.

Por isso, é sempre importante avaliar a necessidade de cada computador para determinar o melhor processador.

Como escolher o processador ideal para PC?

Agora que você já conhece os principais termos em torno do funcionamento de um processador, saiba os fatores que devem ser avaliados ao escolher o componente ideal para o seu PC. 

Utilidade

O primeiro passo para escolher o processador ideal é definir qual a utilidade do computador. É muito importante escolher o componente de acordo com o objetivo desejado, pois dependendo da finalidade, é necessário adequar a máquina às recomendações orientadas pelos programas ou jogos. 

Nesse caso, o maior problema seria comprar um processador com desempenho inferior ao que foi solicitado para realizar as tarefas. Além disso, há também o prejuízo de pagar caro em um componente de alto desempenho sem ter essa necessidade. 

Também é importante ficar atento a outras recomendações. Por exemplo, um PC gamer pode precisar de um processador com suporte overclock e que funcione de forma paralela a uma placa gráfica. Já um computador para edições pode exigir um chip com vários núcleos para ter um bom desempenho.

Núcleo e velocidade

A questão do núcleo e velocidade é muito importante na hora de escolher o processador ideal. Cada software utilizado possui necessidades específicas quanto a velocidade de processamento e número de núcleos, como vimos no tópico anterior.

Um PC gamer precisa de mais velocidade, enquanto que um computador para softwares gráficos precisa de mais núcleos. Tudo depende da sua necessidade, mas identificar essas especificações é essencial para que esse componente alcance os objetivos pretendidos.

Dica: Cadeira gamer: como escolher a sua?

Compatibilidade

Outro critério na escolha do seu processador é saber se ele é compatível com a placa-mãe presente em seu computador. É muito importante que exista compatibilidade entre os dois componentes, já que o processador é um pequeno chip que pode ser encaixado na placa-mãe ou conectado por meio de um soquete.

Portanto, ambos os componentes devem ser compatíveis para que possam funcionar adequadamente. Quanto mais compatíveis são os componentes e sistemas utilizados em um computador, melhor é o desempenho do PC, pois tudo funcionará adequadamente.

Placa de vídeo

A placa de vídeo é outro critério que você deve avaliar ao escolher o processador. Muitas pessoas preferem ter gráficos integrados ao componente para prevenir gastos com uma GPU separada e ainda garantir uma melhora no setup. 

Hoje, existem vários processadores que suportam tecnologias como multitelas, resolução em 4K e outros serviços que são mais pesados. Portanto, quem trabalha com edição ou usa o computador para jogar, pode optar por ter um componente com placa de vídeo integrada.

Contudo, se há a necessidade de uma placa de vídeo dedicada para melhorar a performance do computador, então é desnecessário ter integração dos dois componentes.

Overclock

Overclock ou overclocking é uma operação que pode ser realizada a partir de conhecimento técnico para aumentar a velocidade de clock do processador. Ela é muito usada por quem utiliza o PC para jogar.

Por isso, é importante avaliar a possibilidade de fazer overclock se houver essa necessidade durante o uso do PC. Para que isso seja possível, é preciso que o processador seja compatível com essa operação

Guia do consumidor

Como aumentar a vida útil do processador?

O processador é um componente que pode durar 5, 10, 15 e até 20 anos, dependendo da forma como você o usa e do cuidado geral com o componente. Mas alguns cuidados podem aumentar sua vida útil.

O primeiro é garantir que o fluxo de energia fornecida seja de qualidade, sem variações. Isso fará com que o processador funcione com a energia necessária para ter um bom desempenho.

Outro fator que influencia a vida útil é a refrigeração. É muito importante que um computador seja bem refrigerado, para que todas as peças funcionem sem superaquecimento. Nesse caso, conte com um bom cooler para refrigerar todo o sistema e aumentar a durabilidade do seu processador.

Dica: Vai viajar? Saiba como usar o GPS

Conheça os serviços da PROTESTE

Depois de todas essas dicas de como escolher o processador ideal para seu PC, continue se informando sobre as novidades de tecnologia aqui no ConectaJá

Visite os blogs MinhaSaúde e SeuDireito para acompanhar os artigos sobre saúde e bem-estar e direitos do consumidor.

Nossos especialistas realizam testes comparativos com os principais produtos do mercado para ajudar você a escolher a melhor opção. Nossas análises são realizadas em laboratórios credenciados a partir dos critérios estabelecidos pela legislação brasileira.

A PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, disponibiliza o canal Reclame para envio de reclamações contra fornecedores de produtos e serviços. A sua mensagem é enviada para empresa em busca de uma solução para seu problema. A resposta chega na própria plataforma. Nossos associados contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.