Discord: o que é e como funciona

Discord: o que é e como funciona

Entenda qual é a proposta do Discord, suas funcionalidades e como utilizar todos os recursos para facilitar a comunicação.

Seja no ambiente corporativo em tempos de home office, em games online ou mesmo no relacionamento com amigos, as ferramentas para conversas via mensagens, vídeo e voz têm sido cada vez mais populares e ajudam em atividades, como jogos e interações diversas via computador ou smartphone. Uma das ferramentas disponíveis é o Discord.

O recurso é popular entre gamers, mas é possível encontrar a plataforma em uso nas empresas ou para a gestão de comunidades digitais, por exemplo. Tudo porque ela tem funcionalidades que podem ser úteis para trabalho, estudo, lazer ou qualquer outro objetivo que envolva conversas com outras pessoas.

Por isso, é essencial entender qual é a proposta do Discord, quais são suas funcionalidades e como utilizar todos os recursos para facilitar a comunicação à distância, desde conversas entre duas pessoas até grupos com centenas de integrantes. Continue a leitura para descobrir como o Discord funciona!

Banner canal Reclame

Discord: o que é?

O Discord é uma plataforma que oferece soluções de comunicação que permitem conversas entre pessoas e com grupos por meio de mensagens de texto e voz, áudio, vídeochamadas e compartilhamento de tela e de arquivos.

A ferramenta é gratuita e popular entre gamers, já que tem diversas funções úteis para comunidades de jogos online.

Além do uso pela comunidade gamer, é possível utilizar o Discord no ambiente corporativo e pessoal, para gestão de equipes, acompanhamento de projetos e organização de comunidades online.

Como funciona?

O Discord pode ser usado tanto via aplicativo em celulares quanto em programas específicos para computador. Também é possível usar a ferramenta pelo navegador. Dessa forma, existem diferentes maneiras de aproveitar os benefícios da plataforma gratuitamente.

A ferramenta permite criar comunidades privadas ou públicas, gerenciar as funções de diferentes pessoas, controlar formas de interação e estimular a participação dos usuários. Ao contrário de outras plataformas, não existem algoritmos que selecionam o que deve aparecer para usuários nem feed de publicações.

Na plataforma, apenas as mensagens de seus usuários são exibidas, seja de maneira pública, com comunidades abertas, ou privada, em grupos particulares que só podem ser acessados via convite enviado por meio de um link.

Dica: PC Gamer: 4 dicas para montar o seu

Como criar uma conta no Discord?

Para criar uma conta no Discord, é muito fácil:

  1. Acesse o site da plataforma Discord ou baixe o app para Android e iOS;
  2. Clique em “Abra Discord” no seu navegador ou na opção de criar conta no app;
  3. Insira o nome de usuário que vai usar na plataforma;
  4. Informe a data de nascimento;
  5. Vincule um e-mail à sua conta e, também, crie uma senha;
  6. Abra o e-mail e clique na mensagem para verificar o acesso;
  7. Pronto! Basta criar um servidor ou acessar servidores e grupos, caso tenha recebido um link de acesso.

Como criar um servidor no Discord?

Uma das principais atividades sugeridas pelo Discord é a criação de um servidor. Para fazer isso, siga as etapas abaixo:

  1. Abra o Discord e clique no ícone “+” do lado esquerdo da página;
  2. Escolha a opção “Criar um Servidor” e selecione se quer criar um em branco, a partir de um modelo estabelecido ou se tem um convite para acessar um servidor existente;
  3. Clique em “criar o meu” e escolha se deseja que ele seja privado ou para uma comunidade;
  4. Personalize o servidor, inserindo nome, imagem de perfil e outras informações;
  5. Acesse as opções de personalização do servidor ao lado esquerdo da página, também é possível criar um canal de texto ou de voz, por exemplo.

Banner

Funcionalidades do Discord

Entenda as principais funcionalidades do Discord e como elas podem ajudar em conversas e interações diversas.

Servidores 

Os servidores são as comunidades criadas no Discord, que podem ser formadas por pessoas interessadas em um determinado assunto ou por usuários de uma mesma área de uma empresa. Esses servidores podem ser divididos em pastas, chamadas de canais, que podem ser subdivididos entre canais de texto e vídeo.

Chat de texto

Os canais de texto são espaços disponíveis para escrever mensagens, compartilhar arquivos e imagens, de uma pessoa para outra ou em grupos. Para iniciar conversas individuais, basta usar o recurso DM (Direct Message). Já os grupos privados, que permitem incluir até 10 pessoas, podem ser acessados por meio do GDM (Group Direct Message).

Dica: Saiba tudo sobre o metaverso

Chamada de vídeo

Já os canais de chamada de vídeo permitem conexão tanto por videochamada quanto por chamadas de voz, além de compartilhamento de tela.

Cargos e permissões

Os cargos e permissões são outra funcionalidade interessante do Discord e ajudam a atribuir papéis para os usuários dos servidores. Cada cargo pode contar com permissões específicas e, com isso, é possível criar diferentes níveis de controle.

Com isso, quem cria o servidor estabelece o que cada pessoa pode fazer nos canais. Vale lembrar que os criadores acessam todas as funções do servidor de maneira automática.

Controle das notificações

As notificações das conversas também podem ser ajustadas, ativadas ou desativadas. Cada pessoa consegue personalizar os alertas de mensagens de texto, voz ou compartilhamento de arquivos. É possível, por exemplo, desligar as notificações de servidores específicos ou de apenas um único contato.

Bots

Os bots são ferramentas de automação que podem enviar mensagens, fazer gravações ou auxiliar na moderação do conteúdo compartilhado no Discord. Também existe a possibilidade de automatizar atribuições de cargos ou mesmo guias para iniciantes aprenderem a usar a plataforma.

Guia do consumidor

Como adicionar bots no Discord?

Os bots podem ser adicionados nos servidores de maneira simples por meio do site Discord Bot List, que conta com uma série de categorias e bots específicos. Para adicionar, siga o passo a passo:

  1. Acesse o site Discord Bot List;
  2. Procure pelo bot que deseja no campo de pesquisa, no topo da página;
  3. Clique em “Invite” para abrir a página de identificação;
  4. Clique em “Selecionar um servidor” e escolha o servidor que deseja adicionar o bot;
  5. Escolha as permissões desejadas para o bot e clique em “Autorizar”.

Discord Nitro: vale a pena?

O Discord Nitro é a versão paga da plataforma e tem diferenciais como:

  • Mais emojis;
  • Avatar animado para perfil;
  • Mais espaço de armazenamento de mensagens;
  • Qualidade superior de chamadas de áudio e vídeo;
  • Acesso a até 200 servidores.

Existem opções de pagamento de assinatura mensal ou anual. É importante considerar que a versão gratuita do Discord já conta com diversos recursos que podem atender demandas mais básicas. 

Porém, no caso de empresas com um grande número de funcionários ou que possuem grande demanda por troca de mensagens, arquivos e precisam de espaço de armazenamento, a versão paga pode ser vantajosa.

Dica: Bitcoin: o que é, regras e como comprar

Conheça os serviços da PROTESTE

O Discord é uma opção de plataforma para interações usada para várias finalidades por empresas, grupos ou comunidades com interesses em comum, como gamers.

Os recursos do Discord permitem não apenas conversar por mensagens escritas, mas também por áudio e vídeo. Ao mesmo tempo, as diferentes funções da plataforma ajudam a estabelecer papéis de moderação e personalizar os ambientes utilizados para as interações entre os usuários. Essas características chamam a atenção daqueles que buscam mais funcionalidades em chats de conversas.

Entender como as ferramentas digitais funcionam é essencial para aproveitar o melhor de cada uma delas. O conhecimento é transformador e, por isso, a PROTESTE escreve diversos conteúdos relacionados à tecnologia no ConectaJá.

Além disso, você também pode aprender mais sobre saúde e bem-estar no MinhaSaúde e, sempre para acompanhar as novidades sobre direitos do consumidor, acesse o  SeuDireito.

Nós acreditamos que a informação é um dos pilares para melhorar as relações de consumo e, por isso, desenvolvemos artigos informativos sobre temas que realmente podem melhorar a vida dos consumidores.

Conheça os testes comparativos da PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina. Nossos especialistas avaliam os principais produtos e serviços disponíveis no mercado para ajudar na escolha das melhores opções. Testamos desde eletrônicos até itens de alimentação.

Diante de qualquer problema com fornecedores de produtos ou serviços, envie sua reclamação para o nosso canal Reclame. A sua solicitação é enviada para a empresa em busca de uma resposta para o seu problema. Você pode acompanhar todo o processo na própria plataforma. Nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.