Carregador portátil: calcule a eficiência do seu power bank

Carregador portátil: calcule a eficiência do seu power bank

Descubra como funciona o carregador portátil power bank, como calcular a sua eficiência com nosso simulador e quais critérios avaliar ao escolher um modelo para o que você precisa.

O carregador portátil é um item indispensável para muitas pessoas que utilizam o celular constantemente. Trata-se de um pequeno objeto capaz de carregar a bateria de um smartphone, garantindo assim uma maior utilização do dispositivo em locais onde não é possível carregá-lo na tomada.

Banner canal Reclame

Com toda essa utilidade, muitas pessoas procuram por carregadores portáteis, mas não sabem exatamente qual modelo escolher. Pensando nisso, a PROTESTE preparou esse conteúdo com todas as informações que você precisa para escolher o modelo ideal. Além disso, desenvolvemos um simulador para você testar a eficiência de um power bank.

Acompanhe!

O que é um carregador portátil power bank?

Carregador portátil ou banco de energia são alguns dos nomes usados para esse dispositivo que armazena energia e permite o carregamento de outros aparelhos, como smartphones e tablets. 

Ele é pequeno e pode ser levado até no bolso. O carregador portátil é bastante útil em lugares sem tomada, para carregar os dispositivos da forma tradicional, ou na ausência do carregador comum. 

Podemos resumir que o carregador portátil é um tipo de bateria externa que tem como finalidade oferecer uma carga extra para um dispositivo. Como é bem compacto, o carregador portátil é uma ótima solução para levar em todos os lugares e ter sempre uma carga extra disponível. 

Atualmente, existem muitos modelos diferentes de carregadores portáteis: opções que funcionam como uma capa de celular, com carregamento via indução, carregadores do tipo veicular, que podem carregar o dispositivo via indução ou por cabo, entre outros. 

Já o modelo mais conhecido é o carregador portátil power bank, que consiste em um aparelho pequeno conectado ao dispositivo via cabo, geralmente.

Dica: AirTag ou SmartTag: conheça as tags de localização

Como funciona um carregador portátil power bank?

Vamos entender como funcionam os carregadores portáteis power bank, os modelos mais conhecidos no mercado. Esses carregadores funcionam como a bateria de um celular com a função de receber e emitir a carga

Esse tipo de carregador portátil pode ser fabricado em baterias de íons ou polímero de lítio, como muitos celulares e outros dispositivos móveis. No caso do lítio, por exemplo, é um metal alcalino com grande capacidade de reter energia, assim como o sódio e o potássio. É isso que faz o carregador portátil manter a carga por bastante tempo.

Embora os dois materiais sejam excelentes nessa questão, o lítio retém mais energia em um tamanho menor. Portanto, oferece uma carga maior em um carregador bem compacto. 

Já o uso desses equipamentos no dia a dia é bastante simples. Primeiro ele deve ser carregado via cabo em uma tomada para armazenar a energia. Feito isso, basta conectar um dispositivo ao power bank via cabo para usar a energia armazenada.

Banner

Por que comprar um carregador portátil power bank?

Um carregador portátil power bank pode ser muito útil, especialmente para quem usa muito seus dispositivos móveis e quase sempre fica sem bateria por não ter onde carregar. Mas essa não é a única razão para ter um power bank. Esse carregador também pode ser muito útil em certas situações, como quando você precisa chamar um carro por aplicativo, mas a bateria do celular está no fim ou já acabou, por exemplo.

São muitas as situações em que é indicado ter um carregador portátil, assim como existem muitas vantagens em comprar esse aparelho. Veja a seguir um resumo dos benefícios:

É muito útil para situações de emergência

Se a carga do celular acabar em uma situação delicada, você ainda pode contar com o carregador portátil para carregar o dispositivo e falar com alguém de forma rápida para pedir ajuda. 

Você pode jogar à vontade

Outra situação em que esse carregador é recomendado é quando o usuário gosta de jogar em aparelhos móveis. Isso porque não é necessário ficar preocupado com a bateria do celular ou tablet, já que conta com uma carga extra à disposição.

Permite tirar mais fotos e fazer mais vídeos

Uma função que também consome muita bateria dos dispositivos móveis é a câmera, para tirar fotos e fazer vídeos. Nesse caso, com um carregador portátil você pode fotografar e filmar sem a preocupação de ficar sem bateria.

Aliás, isso também vale para quem passa horas no celular vendo vídeos em aplicativos como YouTube, Tik Tok e Instagram

É útil para viagens longas

O carregador portátil também é muito útil em viagens longas. Geralmente, durante o percurso, é comum que a bateria do celular acabe e você não tenha onde carregá-lo. Com um power bank à disposição não há mais esse problema, pois é possível dar uma carga extra e usá-lo de acordo com a necessidade. 

Dica: Saiba como funciona a tecnologia por trás da TV 4K

Como escolher um carregador portátil power bank?

Se você está convencido de que ter um carregador portátil power bank é uma ótima opção para o seu dia a dia, veja a seguir as nossas dicas de como escolher o modelo ideal para você:

Capacidade de carga 

O primeiro item que você precisa ficar de olho na hora de escolher um carregador portátil é a capacidade de carga. Ela pode ir de 2 mil mAh até mais 20 mil mAh, quanto maior é a amperagem, mais carga o power bank oferece para um dispositivo. 

O ideal é ter pelo menos 5 mil mAh à disposição para usar no dia a dia. No entanto, os usuários que precisam de bastante carga devem apostar em modelos com no mínimo 10 mil mAh

Quer saber quanto um carregador portátil power bank é eficiente para o seu dispositivo móvel? Faça uma simulação:

Simule aqui a eficiência dos power banks de maneira simples

mAh
mAh

O resultado indica a quantidade de vezes que o seu aparelho eletrônico pode ser carregado com o power bank informado. O número após a vírgula representa a porcentagem da última carga. Por exemplo: o resultado 3,81 equivale a três cargas completas e uma carga até 81%. 

Veja uma lista com a amperagem (mAh) de alguns modelos de celular:

  • Apple iPhone 13 (3240 mAh)
  • Apple iPhone 11 (3110 mAh)
  • Motorola Moto G8 Plus (4000. mAh)
  • Motorola Moto E32 (5.000 mAh)
  • Motorola Moto G52 (5.000 mAh)
  • Samsung Galaxy A03 Core (5.000 mAh)
  • Samsung Galaxy A03 Core (5.000 mAh)
  • Xiaomi Redmi Note 11 (5.000 mAh)
  • Xiaomi Redmi 10C (5.000 mAh)
  • Xiaomi Redmi 9i Sport (5.000 mAh)
  • Xiaomi Redmi A1 (5.000 mAh)

Caso o seu celular não esteja nesta lista, você pode consultar a amperagem na caixa do aparelho ou pesquisando na internet.

Potência da bateria

É importante saber quantas cargas o carregador power bank consegue realizar no aparelho. 

Você também deve conferir a potência da bateria para saber em quanto tempo o smartphone consegue ser carregado. Quanto maior é o número em Watts, mais rápido ocorre a carga completa. 

Compatibilidade

A compatibilidade do carregador portátil é outra informação que você precisa saber antes de comprar o seu aparelho. Afinal de contas, ele precisa ser compatível com os dispositivos que você deseja carregar. 

Nesse caso, avalie as portas de entrada e de saída para descobrir se elas são compatíveis com o seu celular ou tablet. Dê preferência para carregadores com mais de uma porta USB, pois assim você poderá carregar mais dispositivos ao mesmo tempo.

Design

O design também faz a diferença ao escolher esse aparelho. Geralmente os carregadores portáteis com menor capacidade de mAh são pequenos, leves e retangulares. Mas os modelos com mais de 20 mil mAh são maiores. Por isso, é importante ficar atento a esse aspecto para garantir que o acessório possa ser transportado facilmente

Essa dica vale principalmente para aqueles que gostam de levar o power bank no bolso da calça, por exemplo, ou em uma bolsa pequena. Ter um equipamento compacto e leve também é um requisito importante.

Certificação de segurança

Para finalizar, é essencial conferir se o carregador portátil possui certificação de segurança. Aqui no Brasil, os dispositivos recebem o selo de qualidade da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que garante o bom funcionamento e a eficiência do power bank.

Guia do consumidor

Como aumentar a vida útil do seu carregador portátil power bank?

Após comprar o seu carregador portátil, é muito importante saber como usá-lo corretamente para aumentar sua vida útil. A quantidade de cargas que um power bank pode oferecer ao longo de toda a sua vida pode variar de acordo com o modelo, mas há opções no mercado que variam de 300 a 500 cargas, enquanto outros atingem mais de 1.000 cargas. 

Em todo caso, é essencial cuidar muito bem desse equipamento para que sua vida útil seja maior. Veja a seguir algumas dicas de como aumentar a durabilidade do seu power bank:

  • Não deixe o carregador portátil exposto ao sol;
  • Evite o contato com água e outros líquidos;
  • Não embarace o fio do carregador;
  • Evite quedas, transportando o dispositivo com cuidado;
  • Escolha um carregador com capacidade adequada para o celular;
  • Não estique o fio durante o processo de recarga.

É importante lembrar que após dois anos de uso, é comum que a capacidade de carga do dispositivo reduza, assim como a vida útil do aparelho. Mas com esses cuidados, é possível fazer com que seu power bank tenha uma duração ainda maior!

Dica: Tablet: descubra qual é o modelo ideal para você

Veja como a PROTESTE pode ajudar você!

A PROTESTE ajuda você a ficar bem informado sobre tecnologia, saúde e bem-estar e direitos do consumidor, por meio de conteúdos aqui no ConectaJá e nos blogs MinhaSaúde e SeuDireito, respectivamente. 

A maior associação de consumidores da América Latina também oferece informações com os testes comparativos. Eles são realizados pela nossa equipe formada por especialistas de diversas áreas e visam identificar os melhores produtos e serviços de cada categoria disponíveis no mercado.  

Você ainda pode contar com o Reclame, o canal criado pela PROTESTE para auxiliar os consumidores que estão com algum problema de consumo. Por meio da plataforma, você pode enviar seu problema com um fornecedor de produto ou serviço. A sua mensagem é encaminhada para a empresa reclamada e a resposta chega na própria plataforma. Nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.