Nova versão do Bard com IA Gemini supera ChatGPT em testes; veja como funciona

Nova versão do Bard com IA Gemini supera ChatGPT em testes; veja como funciona

O novo modelo de linguagem, Gemini, treinado para interagir com texto, áudio e imagens simultaneamente, promete resultados mais abrangentes

O Google lançou uma nova versão do Bard equipada com a inteligência artificial do Gemini, superando o ChatGPT em testes. A atualização, disponível em inglês em 170 países, incluindo o Brasil, promete melhorias gratuitas para os usuários, com planos de expansão para mais idiomas. Ao contrário da concorrente OpenAI, que prioriza melhorias para assinantes do plano ChatGPT Plus, o Google oferece avanços sem custos para os usuários da versão gratuita do Bard. As informações são do jornal Folha de S.Paulo. 

O novo modelo de linguagem, Gemini, treinado para interagir com texto, áudio e imagens simultaneamente, promete resultados mais abrangentes. O Bard apresenta três versões do Gemini: Ultra, Nano e Pro, com a última disponível na versão gratuita do ChatGPT, superando-a em desafios de raciocínio, linguagem, matemática, programação e conhecimentos gerais.

No entanto, o Bard tem limitações, como a impossibilidade de recuperar interações anteriores devido a ajustes de privacidade, afetando a compreensão de contextos. Por outro lado, o chatbot do Google fornece referências para seus textos, uma característica ausente no ChatGPT. A interação inicial com o Bard permanece restrita ao texto, mas o Google planeja expandir para áudio e imagens no futuro.

O modelo mais avançado, Gemini Ultra, será lançado no Bard Advanced em 2024, superando o GPT-4 da OpenAI em testes. O Google planeja abrir inscrições para testadores em breve, sem revelar se será um serviço pago, como o ChatGPT Plus. O Gemini Nano também foi lançado para usuários de Android, inicialmente disponível para o Pixel Pro 8.

Sundar Pichai, CEO do Google, revelou planos de integrar o Gemini em todos os produtos da empresa, destacando seu papel primordial na busca online. A experiência de busca generativa já lançada no Brasil utiliza a IA generativa para fornecer respostas automáticas aos usuários.