Controle financeiro: conheça aplicativos para manter suas finanças em ordem

Controle financeiro: conheça aplicativos para manter suas finanças em ordem

Comece o ano de 2024 com as suas contas em ordem! Conheça aplicativos de celular para controlar sua vida financeira e saber quais são seus ganhos e gastos com clareza

O início do ano é uma ótima época para fazer o controle financeiro pessoal e tomar a decisão de deixar suas contas em dia. Isto porque este pode ser um jeito de realizar os sonhos que traçou no réveillon com o dinheiro disponível. Deste modo, aderir às planilhas dos aplicativos de finanças é uma alternativa para facilitar a sua vida financeira.

Nos Apps, você pode organizar de forma simples tudo o que você ganha e gasta, suas contas fixas e variáveis e também o que já poupou até aqui, além de traçar suas metas com clareza e objetividade. Hoje em dia, os aplicativos estão disponíveis para diferentes modelos de celulares, basta você escolher o que melhor atende às suas necessidades e conhecimentos.

Aqui, você vai conhecer mais sobre como organizar a sua vida financeira:

O que colocar no aplicativo de controle financeiro?

Ao tomar a decisão de usar um app de controle financeiro, você deve fornecer as informações sobre o dinheiro em sua vida. Coloque os seus gastos fixos, como as contas de água, luz, aluguel, prestações que já existem, mensalidade escolar, telefone e internet, impostos, transporte, etc. Também liste a média dos gastos variáveis, como cartão de crédito, mercado, farmácia, passeios, e o que mais fizer sentido na sua rotina.

Também coloque o seu salário, quanto tem guardado e sua meta financeira. Além disso, é possível registrar os pequenos gastos do dia a dia, como o cafézinho, a pizza do final de semana, a água no dia quente, e as gorjetas.

De acordo com o e-Book ’10 Passos Para Sair do Vermelho’, criado pela equipe de especialistas da PROTESTE e disponível no App para os associados, acompanhar os seus gastos mensais é o primeiro passo para sair das dívidas e entender como o seu dinheiro está sendo usado. Por isso, criar uma organização de todos os seus ganhos e gastos vai te ajudar a identificar sua vida financeira com clareza e ter controle. Para isso, os aplicativos e tabelas são ótimas ferramentas para entender o fluxo das receitas e despesas.

Apps de finanças pessoais gratuitos

Vamos colocar em prática? Aqui, listamos para você os apps de controle financeiro gratuitos que estão disponíveis para você escolher o que é melhor para seu objetivo:

-Minhas Economias: É totalmente gratuito e é possível fazer download em iOS, Android e Web. Tem o controle financeiro de fácil acesso, com gráficos, dicas de investimentos e área para planejamento financeiro para realizar sonhos.

-Mobilis: Está disponível para Android, iOS e Web. Tem dicas de educação financeira e planilha de controle com divisão por gastos, ganhos e outras categorias, o que permite que você possa visualizar com facilidade como anda sua vida financeira.

-Guiabolso: Este é um dos mais populares, tem a possibilidade de colocar categorias para seus ganhos e gastos e tem um sistema de pontuação para avaliar sua vida financeira.

-Money Lover: Aplicativo de controle com possibilidade de escolher as categorias que se encaixam melhor em seus gastos e ganhos. Também possui a opção de cadastrar dados em outras moedas para quando estiver viajando. Disponível para iOS e Android, e também tem a versão gratuita e o plano pago.

-Jimbo: Traz dicas de educação financeira, faz análise de suas despesas e ganhos e permite que você cadastre suas movimentações de conta.

-Orçamento Fácil: Possui recursos gráficos que permitem que você possa escolher as informações que mais combinam com seus objetivos financeiros e também permite que você coloque lembretes de transações que precisa fazer. Tem as funções gratuitas e uma parte que é paga no app.

-Organizze: Disponível para iOS, Android e Web. Tem funções gratuitas e também pagas. E permite que o usuário crie categorias e subcategorias para organizar sua vida financeira de forma clara e objetiva.

-Fortuno: Tem a versão com funcionalidades gratuitas e também é possível liberar alguns recursos com o plano pago. Está disponível para Android e permite a criação de relatórios e até a vinculação com contas bancárias.

Por que é importante cuidar das finanças pessoais?

Manter o nome limpo é bom para ter crédito e ser bem visto na hora de fazer negócios, como alugar uma casa, comprar um carro, abrir uma conta no banco ou fazer o crediário em uma loja. Para isso, você precisa ter suas contas em dia e organizar sua vida financeira para não passar perrengues.

Para isso, cuidar do dinheiro que você ganha com seu trabalho e também controlar os gastos são passos essenciais para ter uma vida financeira saudável. Assim, você terá verba em caixa para casos de emergências ou para realizar seus sonhos e desejos.
Outra vantagem de cuidar de suas finanças é não ficar preocupado com as dívidas. Isso porque você poderá manter suas prestações em dia e saber até onde pode comprometer o seu salário com novas parcelas.

Tudo isso só é possível quando você tem conhecimento profundo de sua vida financeira. É importante saber o quanto entra todo mês em sua conta, quanto sai, quanto você já poupou e o que precisa cortar para pagar suas dívidas.

Para isso, os aplicativos de finanças foram inventados e servem para te ajudar a visualizar o seu controle financeiro. Lá, você encontra modelos pré-definidos de planilhas com fácil acesso, passo a passo de como preencher cada campo e a possibilidade de estabelecer metas. Além disso, você consegue rever o seu orçamento mensal para conferir onde está gastando demais.

Como organizar a sua vida financeira

Para organizar o seu controle financeiro em um app, você precisa, acima de tudo, ser sincero e dedicado. Você deve tirar um tempo para visualizar todos os seus gastos mensais, fazer uma análise do que pode economizar no dia a dia e cortar os gastos fixos e variáveis de forma consciente.

Isso será possível a partir de mudanças de hábitos. Que tal pesquisar um pouco mais antes de fechar uma compra? Assim, você pode comparar os preços em diferentes estabelecimentos, negociar descontos e encontrar o valor que melhor se encaixa em seu bolso. Um aliado neste momento é o plugin Mais Barato PROTESTE, que facilita a pesquisa de preços e a encontrar cupons. Confira aqui.

Outra dica é mudar as marcas de alguns produtos de sua rotina. Procure alternativas que tenham a mesma qualidade, mas que tenham um valor menor, por exemplo. Inclusive, você pode pesquisar os itens nos testes da PROTESTE, que sempre indica um produto como ‘Escolha Certa’ para o consumidor. Você também pode cortar as refeições fora de casa, já que cozinhar e congelar as marmitas para levar ao trabalho pode ser mais barato do que ir a um restaurante.

Outra meta para ter em sua planilha é a coluna sobre economias. Você pode estabelecer um objetivo de quanto pode poupar mensalmente e reservar a quantia logo no início do mês para não gastar. Uma possibilidade também é listar suas dívidas e como você pode quitá-las, se é possível fazer negociações ou economizar para pagar à vista.

Se você já poupou no passado e esse dinheiro está guardado, é a hora de você estudar sobre investimentos. Hoje em dia, na internet, existe muito conteúdo de fácil compreensão para aprender sobre os tipos de investimentos, os riscos e orientações para fazer o seu dinheiro se multiplicar. Acompanhe a PROTESTE para conhecer mais sobre as opções de investimentos.