Chip internacional para celular: qual a vantagem e quanto custa?

Chip internacional para celular: qual a vantagem e quanto custa?

Dentro do planejamento de uma viagem para o exterior o chip internacional para celular é uma ótima opção para garantir a conexão. Seja o chip físico ou o e-Sim, que é a opção virtual, saiba aqui nesta reportagem quais são as vantagens, quanto custa, o que levar em consideração no momento da compra e como habilitá-lo

Você vai viajar para o exterior e quer continuar conectado em seu celular? O chip internacional pode ser uma boa opção para você. Porém, adquirir um chip para viagem não é a única opção disponível no mercado da telefonia móvel. Você também pode ativar o roaming internacional de sua operadora de celular ou, ainda, usar apenas o wi-fi gratuito de alguns estabelecimentos no exterior.

Em um mundo globalizado e com a presença cada vez maior da internet em nossas vidas, ter a possibilidade de manter o seu celular funcionando normalmente em qualquer lugar do mundo pode ser importante para algumas pessoas. Por isso, o chip de celular para viagem internacional e os planos de operadoras de celular para o exterior são ótimas opções para o turista e viajante.

Neste artigo, você vai saber qual é a função do chip internacional, como adquirir um chip para ficar conectado à internet, o que levar em consideração no momento da escolha e compra do plano, e ainda vai conhecer as demais opções de conexão.

Por que comprar um chip para viagem internacional?

Ao preparar uma viagem internacional nos dias de hoje, o turista ou viajante a trabalho deve colocar em sua lista de tarefas para preparar o roteiro o modo como ficará conectado em seu celular. Acessar as redes sociais para postar momentos do passeio, se comunicar com os amigos e parentes e, até com o seu chefe, é algo que faz parte do nosso dia a dia em uma aventura no exterior e pode ser prioridade para muita gente. Por isso, comprar um chip para viagem internacional é uma opção.

Ao realizar essa compra, você tem a vantagem de ter acesso à internet no seu celular o tempo todo e sem depender do wi-fi de estabelecimentos no exterior. Você também poderá ter acesso ilimitado aos Apps de tradução para ter uma comunicação mais fluida caso não domine o idioma do destino e ainda acessar apps de mapas, que podem te salvar dos perrengues durante passeios ou para voltar ao hotel.

Outro ponto é que o chip de viagem internacional pode ser financeiramente mais em conta do que usar o plano de sua operadora no Brasil. E isto porque em muitas operadoras do mercado brasileiro, o pacote internacional não está disponível no plano recorrente e pode custar muito caro, já que algumas operadoras cobram uma taxa por dia de uso no exterior – este preço pode ter variações de acordo com o país de destino. Por isso, alguns chips internacionais podem custar mais barato do que o plano de sua própria operadora e ser mais vantajoso. Então, vale sempre colocar na ponta do lápis qual será o gasto para se manter conectado e escolher a melhor opção para o seu bolso.

Chip de viagem internacional: como funciona na prática?

Ao comprar um chip de viagem internacional, você deve trocar o chip do seu próprio celular ao chegar no país de destino e ao fazer isso já consegue se conectar à internet e fazer ligações. No passado, você precisava chegar no exterior e procurar uma operadora local para comprar um chip de celular. Porém, hoje em dia, várias empresas fornecem este serviço ainda no Brasil e estão disponíveis para entrega do chip antes de sua viagem internacional.

Em uma simples busca no Google, você já será impactado por diversas empresas que fornecem a venda de chip de celular para viagem internacional. Logo, o que você precisa fazer é apenas pesquisar planos que se adequem ao objetivo da sua viagem e buscar os melhores preços. O importante é escolher uma empresa que seja idônea, confiável e forneça um serviço de qualidade, como conexão de alta velocidade à internet e boa cobertura no país de destino.

Pontos a serem levados em consideração no momento de pesquisa para encontrar o melhor plano para o seu objetivo são: Você quer apenas acesso à internet? Quer internet e ligações? Você quer uma internet com velocidade rápida? Ou quer apenas usar em emergências? Ao escolher o que é melhor para você, é só fazer o pedido na empresa de sua preferência e receber o chip em sua casa para já chegar ao destino com o celular funcionando.

Existem chips para todos os lugares do mundo. Na hora da compra, é preciso prestar atenção no pacote correto para o país que você está indo. Se vai para a França, precisa de um chip internacional para a Europa; se vai para os Estados Unidos, precisa comprar um chip para as Américas, e assim por diante. Por isso, na hora de realizar a compra, você precisa adquirir o modelo que é adequado para o seu país de destino e que tenha o pacote que melhor atenda às suas necessidades.

O chip para viagem também pode ser adquirido no país de destino. Lá, você terá opções de operadoras locais e pode encontrar as lojas revendedoras nos aeroportos ou no centro da cidade. A vantagem deste recurso é que pode ser mais barato do que o chip comprado no Brasil. E a desvantagem é que todo o serviço será feito no idioma local. Então, caso você não seja fluente no idioma do país de sua viagem, você pode ter limitações na hora de resolver problemas ou fazer a instalação do chip em seu aparelho.

E por falar nisso, fazer a ativação do chip de celular é muito simples. As empresas fornecem o passo a passo para ser executado e a ativação costuma ser rápida. Você pode escolher receber o chip em sua casa no Brasil antes da viagem ou retirar em um ponto específico no local de destino. Além disso, você escolhe previamente o seu plano com a cobertura desejada ou, ainda, valor pré-pago que terá no chip para ser usado nos dias de viagem. Ao adquirir o seu chip antes da viagem e ainda no Brasil, você tem a vantagem de ter atendimento em português para tirar suas dúvidas e resolver possíveis problemas que apareçam.

O que é o e-Sim para viagem internacional?

O chip internacional de viagem físico é o mais comum nos últimos tempos e pode ser adquirido no tamanho adequado para o seu aparelho celular. Mas, recentemente foi lançada a possibilidade de compra do e-SIM, que é o chip virtual, compatível principalmente com os aparelhos mais modernos. Nesta modalidade a maior diferença é que em vez de precisar substituir o seu chip do Brasil pelo internacional, você vai precisar apenas configurar o chip virtual no seu aparelho – sem nada físico.

Com a oferta cada vez maior de celulares que têm apenas a opção do e-Sim, mesmo que no uso rotineiro e não apenas em viagens, este tipo de serviço tem tomado espaço. Na prática, você pode comprar o pacote em uma empresa que vende o chip virtual, o e-Sim internacional, e ativá-lo em seu celular no dia de sua viagem com facilidade.

Quando devo comprar o chip de viagem?

Essa aquisição deve fazer parte do planejamento da viagem. Se você já comprou a sua passagem ao exterior e a reserva também está feita, esta é a hora de estudar as opções para ficar conectado.

Além disso, você precisa decidir se vai optar por tê-lo físico ou digital – e se for a primeira opção, ainda pode escolher se vai comprá-lo no Brasil e receber em sua casa ou vai adquirir o mesmo em uma loja no exterior. Caso deseje receber no Brasil, o planejamento com certa antecedência é fundamental, pois você precisa levar em consideração o tempo de entrega antes da viagem, para assim evitar perrengues.

Quanto custa comprar o chip ou e-Sim de viagem?

Seja no Brasil, por meio das diversas empresas que têm este serviço, ou no seu país de destino, nas lojas dos aeroportos, no desembarque, ou em lojas nos centros das cidades do país, os chips de viagem internacional têm diversos preços. O que os difere são os pacotes de dados que oferecem, o período de contratação e mais itens, como a inclusão de ligações locais, internacionais, etc. Mas, no geral, os valores começam em US$35 – cerca de R$170.

O número do telefone muda quando uso o chip internacional?

Ao colocar um chip internacional físico em seu celular, você terá que remover o seu chip nacional e isso fará com que o seu número mude automaticamente. Sem o chip de sua operadora, o seu número ficará desligado até ser conectado novamente. É importante destacar que você não perderá o seu número brasileiro. Ele apenas ficará desligado enquanto o chip estiver fora do celular. O chip de viagem possui um novo número, que poderá ter dados de ligação ou não, dependendo do plano contratado. Porém, não é tudo que vai mudar.

Por exemplo, você poderá manter o seu Whatsapp funcionando com o número de sua operadora brasileira. Isso é possível porque o Whatsapp questiona o usuário sobre o desejo ou não de realizar a troca do número em seu cadastro na hora em que um novo chip é instalado. Neste momento, o adequado é clicar na opção ‘Não mudar o número’. Deste modo, você vai manter o seu número da operadora brasileira funcionando no Whatsapp e manterá o seu histórico de grupos e conversas, e estará conectado à internet por meio do chip internacional.

Mas, vale lembrar: caso você opte pelo e-Sim, a troca do chip físico não é necessária. Apenas com a configuração nos ajustes do seu celular o número internacional já será habilitado, e assim você pode manter o seu número brasileiro funcionando também.

Dá para usar o plano da operadora brasileira de celular no exterior?

Apesar de uma opção completa, o chip internacional não é a única possibilidade no mercado. Você pode pesquisar os valores com a sua operadora brasileira, já que algumas destas empresas já oferecem o serviço de planos para o exterior para alguns países, incluindo destinos nas Américas, Europa e Ásia.

Nesta opção, o turista vai utilizar o seu próprio chip de celular e ativar o serviço de roaming internacional. Algumas operadoras já disponibilizam este serviço em planos pós-pago de celular como uma das vantagens do planos. Outras têm a opção de contratar pacotes mensais com um custo fixo de acordo com o destino da viagem e o número de dias da viagem. Além disso, algumas operadoras ainda têm planos de diárias avulsas no exterior. Nesse caso, o turista pode ativar o roaming apenas nos dias que deseja utilizá-lo e controlar os gastos ao longo da viagem.

Na prática, o roaming internacional de dados acontece quando você está com o seu celular fora da sua área original de cobertura e o aparelho se conecta com uma rede parceira, que pertence a outra operadora, para dar o seu acesso à internet e telefonia. O roaming acontece em viagens dentro do Brasil, quando você se desloca de um estado para outro, ou de um país para outro.

Fora do país, este serviço pode custar caro de acordo com o seu plano da operadora de celular. Isso porque pode ser cobrado por ano, mês ou diária, dependendo de sua operadora e o acordo que ela possui com as operadoras no exterior.

Para ter acesso ao roaming internacional de dados, você precisa ir nas configurações e ativá-lo para ter acesso à internet e ligações no seu celular durante uma viagem internacional.

Cada operadora tem os valores definidos para os diferentes planos e pacotes de seus serviços. Então, vale checar com a sua operadora quais são os serviços disponíveis para o seu destino de viagem e veja qual é o mais vantajoso para você.

É melhor usar o chip internacional ou dados da operadora?

Essa é uma decisão que você precisa tomar durante o planejamento da sua viagem e a melhor dica que podemos dar é: coloque na ponta do lápis e faça as contas. Tanto o chip quanto o roaming internacional têm custos, mas ambos têm opções que cabem em diferentes bolsos.

Na hora do planejamento vale se questionar qual é a importância de ficar conectado a todo momento na internet durante sua viagem. Ou seja, você quer apenas usar a internet para se distrair no hotel ou quer utilizar durante toda a viagem para acessar mapas e tradutores? E, ainda, você quer apenas internet ou quer também dados para ligações? Com essas metas em mente, você conseguirá fazer uma escolha consciente.

Wi-fi gratuito

Por último, outra possibilidade para quem está fazendo uma viagem mais econômica e que também não faz tanta questão de estar o tempo todo conectado, o uso apenas do Wi-fi gratuito em estabelecimentos no exterior é uma opção. Neste caso, você não precisaria trocar o chip do seu celular ou ativar um plano de roaming internacional da sua operadora. Você apenas terá que perguntar se o hotel em que está hospedado ou o restaurante onde vai, tem o serviço de Wi-fi gratuito e solicitar a senha.

A partir disso, você precisa ter em mente que não terá acesso à internet ou ligações para emergências no dia a dia. Além disso, você sempre terá que verificar se o estabelecimento tem um serviço de Wi-fi disponível para os clientes, se é seguro e se a velocidade da conexão vai ser o suficiente para o que deseja fazer.

Hoje em dia, os hotéis costumam disponibilizar o Wi-fi no quarto para os clientes e com uma boa conexão, mas é sempre importante conferir antes de realizar a reserva para não ter problemas em sua viagem.

Basicamente, opções não faltam para manter-se conectado em outro país. O que pode te ajudar a determinar a melhor escolha para você são justamente seus objetivos – tanto financeiros, quanto em relação às suas necessidades de manter-se conectado.

E se você está planejando a sua viagem internacional neste momento, não se esqueça de fazer o seguro viagem. Aqui, na Proteste, você pode conferir todas as dicas para contratar o seu seguro viagem com segurança e conhecer os seus direitos na hora de usar o serviço contratado. Clique aqui e confira tudo sobre o seguro viagem.