Como gerenciar os dados do celular, usar a nuvem e transferir conteúdo para outros dispositivos

Como gerenciar os dados do celular, usar a nuvem e transferir conteúdo para outros dispositivos

Descubra como armazenar arquivos de forma mais funcional e quais são os principais métodos de compartilhamento de dados

Ao longo dos anos, os aparelhos celulares ganharam novos designs e funcionalidades, que revolucionaram a forma como os usuários se comunicam e consomem informações. Atualmente, é possível acessar a conta bancária, compartilhar fotos, escrever trabalhos e gravar vídeos, além de outras funções, tudo isso utilizando um smartphone. Essas utilidades aumentaram a quantidade de dados do celular.

O avanço dos aplicativos também mudou a forma como a população utiliza esses aparelhos. As redes sociais mudaram a dinâmica de interação entre os usuários, que compartilham conteúdos e consomem informações nessas plataformas. Em paralelo ao desenvolvimento desses aparelhos móveis, um outro questionamento surgiu: Como gerenciar, armazenar e compartilhar os dados do celular?

banner-reclame

Com o passar do tempo, algumas soluções foram surgindo, como os cabos, armazenamento na nuvem, bluetooth e outras tecnologias que também transformaram a forma como lidamos com os arquivos produzidos pelos celulares. Saiba mais sobre as ferramentas disponíveis e como organizar os arquivos no seu smartphone.

Popularização dos smartphones

Eles realmente ganharam o gosto dos consumidores, tanto pelas suas funcionalidades quanto pela necessidade de integração a uma sociedade cada vez mais tecnológica e conectada. Apesar disso, alguns consumidores não sabem o que significa ter um desses aparelhos. 

O termo smartphone, agora tão popular em todo mundo, vem do inglês e significa “celular inteligente”. Ele é composto internamente por um processador, chipset, GPU, CPU, sensores, duas memórias e um sistema operacional. Vamos saber mais sobre esses componentes?

O chipset é conhecido como o cérebro do celular, sendo responsável pela velocidade do aparelho e eficácia de algumas funcionalidades. Existem algumas opções no mercado com até oito núcleos. 

Já as memórias são divididas em duas: RAM e interna. A primeira trabalha junto com o processador e também é responsável pela velocidade da performance do aparellho. A segunda memória é conhecida como armazenamento interno por ser responsável pelo arquivamento de fotos, vídeos, músicas, aplicativos e outros dados do celular. 

Por último, os sistemas operacionais mais populares são iOS (Apple) e Android (Samsung, Motorola, LG e outros fabricantes). Vale destacar o sistema operacional da Huawei, HarmonyOS, que está em amplo crescimento na China. Eles são responsáveis pela usabilidade das ferramentas disponíveis para smartphones.

Além desses componentes, os celulares inteligentes também oferecem alguns recursos, como câmeras, GPS e tela touchscreen.

Dica: Quiz de planos de telefonia móvel da PROTESTE auxilia na escolha do pacote

Armazenamento de dados do celular: como funciona?

Para muitos usuários, administrar a quantidade de arquivos no celular pode ser um grande desafio. É necessário avaliar a capacidade de armazenamento antes de escolher um aparelho. Acompanhe a explicação sobre esses termos.

O armazenamento interno é responsável pelo espaço ocupado por apps, fotos, vídeos e outros arquivos legíveis em smartphones. Com o desenvolvimento de novas ferramentas e recursos para esses aparelhos, o espaço tornou-se insuficiente. Por isso, alguns fabricantes desenvolveram uma entrada exclusiva para memória externa, conhecida como cartão de memória.

É importante destacar que a descrição técnica dos aparelhos sobre o armazenamento interno não corresponde ao total de espaço disponível para o usuário. Já que o sistema operacional e apps pré-instalados consomem parte do recurso. O sistema operacional Android não possibilita armazenar apps em memórias externas, por isso a recomendação é salvar fotos, músicas, documentos ou qualquer outro arquivo no cartão externo. 

Os usuários do sistema iOS não contam com um espaço para anexar mais memória ao smartphone. O sistema operacional fornece o aluguel de memória em nuvem de 5 GB até 2 TB a partir do pagamento de uma mensalidade.

Como gerenciar os dados

Antes de explicar como gerenciar os dados do celular, é preciso entender o que é kilobyte, megabyte, gigabyte e terabyte. O termo bit vem do inglês Binary Digit e significa “dígito binário”. Um bit corresponde aos valores de 0 a 1. Já um byte corresponde a 8 bits. Confira a explicação a seguir:

  • Um Kilobyte é composto por 1024 bytes;
  • Um Megabyte é composto por 1024 Kilobytes;
  • Um Gigabyte é composto por 1024 Megabytes;
  • Um Terabyte é composto por 1024 Gigabytes.

banner

Agora que você já conhece os tamanhos dos arquivos, vamos à explicação. Muitos aparelhos já fornecem pastas para seleção e armazenamento de dados, algumas nomeadas com o tipo de conteúdo, como fotos, vídeos, documentos e áudios. Também é possível encontrar o termo download para arquivos baixados pela internet.

Apesar dessas divisões, algumas ferramentas possibilitam que o usuário crie novas páginas para organizar os arquivos da melhor maneira possível para sua utilização. Uma boa estratégia é dividir os dados de acordo com sua aplicação, como criar um espaço para trabalhos acadêmicos e documentos importantes. A mesma dica pode ser aplicada em fotos, vídeos e músicas. A melhor parte é que o usuário tem total autonomia para organizar o espaço da melhor maneira para o seu contexto.

Armazenamento na nuvem

Você já ouviu falar em armazenamento na nuvem? O recurso é bastante utilizado entre os usuários que recebem e enviam muitos arquivos pelo smartphone. O serviço armazena dados do celular por meio de um provedor de computação na nuvem. As informações são encaminhadas para a Cloud Computing a fim de liberar o espaço ocupado por determinado arquivo.

A tecnologia é utilizada por empresas, freelancers e usuários comuns que veem no serviço uma forma de adquirir mais espaço para armazenamento e melhorar a organização dos dados gerados. Confira a seguir algumas vantagens do armazenamento na nuvem:

  • Organização: os serviços oferecem a possibilidade do usuário criar pastas de acordo com suas necessidades. Além disso, algumas opções criam recordações com base na cronologia e separam os dados por categorias, como sugestão.
  • Compartilhamento: é possível compartilhar os dados com mais facilidade, desde o envio no formato original até por meio de link.
  • Acesso: o usuário consegue acessar a informação na nuvem em qualquer lugar com o login de acesso. Com isso, não é necessário enviar todos os arquivos para um novo aparelho.

Veja algumas desvantagens do serviço:

  • Preço: alguns serviços de armazenamento na nuvem são pagos. Geralmente, o usuário precisa pagar uma mensalidade para utilizar o espaço. 
  • Conexão: para utilizar o serviço, é necessário estar conectado à internet.
  • Segurança: pelo fato do serviço estar conectado à rede, o usuário pode sofrer ataque de hackers. Além disso, com as informações de login é possível acessar todos os dados armazenados na nuvem. 

Principais serviços de armazenamento na nuvem: Google Drive, iCloud, Dropbox, OneDrive e Amazon Cloud Drive.

Dica: Como formatar o celular? Passo a passo

Como usar o armazenamento na nuvem

O usuário precisa enviar os arquivos do smartphone para o serviço de armazenamento na nuvem. Os dados são separados de acordo com seu tipo, mas é possível criar pastas, separar favoritos, dividir por categorias, entre outras funções que podem melhorar a experiência de uso

Vale lembrar que, antes de contratar o serviço, é importante ler a descrição das funcionalidades. Algumas opções fornecem recursos que outras não contemplam, por isso é aconselhável que o usuário saiba sua real necessidade para fazer uma boa escolha. 

Também é importante avaliar o tamanho dos dados compartilhados, já que o espaço é limitado. Essas informações vão ajudar na melhor contratação com base no custo-benefício.

O usuário também deve ativar o backup automático para evitar perdas de arquivos. Os serviços geralmente oferecem opções de configuração para o recurso.

Transferência de conteúdo: como funciona?

Além do armazenamento de dados, os usuários de smartphones podem transferir arquivos para outros celulares, eletrônicos móveis ou computadores. As fabricantes oferecem algumas opções que podem ser utilizadas de acordo com o tamanho do arquivo, velocidade desejada e disponibilidade do recurso. Saiba quais são:

Bluetooth

O compartilhamento de dados por bluetooth funciona a partir de uma frequência de rádio, 2.4 GHz. Os dois dispositivos precisam estar próximos para que a comunicação aconteça, já que o recurso utiliza pouca energia e o alcance é curto. A rede de compartilhamento é chamada de piconet

Guia-do-consumidor

Cabo USB

O cabo USB é um dos métodos de compartilhamento mais tradicionais entre aparelhos eletrônicos e computadores. Ele também é utilizado em outros dispositivos, como as câmeras digitais compactas, bastante populares na primeira década dos anos 2000. 

O usuário precisa conectar o cabo no smartphone e no computador para efetuar a transmissão de dados. Alguns sistemas operacionais solicitam a autorização para completar o compartilhamento.

Sistema operacional

Os sistemas operacionais mais populares, iOS e Android, oferecem a opção de compartilhamento de dados. O usuário consegue transferir apps e configurações entre dispositivos a partir dessa funcionalidade.

Aplicativos 

Alguns aplicativos podem ser utilizados para compartilhar arquivos entre celulares, como o Google Drive, que possui uma versão gratuita para os usuários da Google. A ferramenta oferece algumas opções de compartilhamento e acesso, já que o proprietário do documento pode limitar a usabilidade da informação compartilhada, como leitor ou editor. 

Cuidado com o compartilhamento de dados

Ao depender do tipo de compartilhamento e armazenamento, o usuário pode estar mais suscetível a algum vazamento de informação. O armazenamento na nuvem pode ser bastante prático, mas exige cautela e controle de acesso aos dados. É importante verificar o destinatário dos arquivos antes de concluir o envio.

Vale lembrar que o ambiente virtual possui regras que precisam ser respeitadas. Em casos de infrações, o usuário pode ser penalizado pela plataforma ou responder judicialmente.

Dica: Golpe no WhatsApp: como se proteger

Saiba mais sobre armazenamento e compartilhamento de dados com a PROTESTE

O universo digital é amplo e cresce cada vez mais. Novas tecnologias são lançadas com frequência e transformam a maneira como lidamos com os dados do celular. É importante acompanhar essas mudanças, que muitas vezes surgem para facilitar a utilização dos aparelhos eletrônicos.

Para ajudar você a melhorar o uso de dispositivos tecnológicos, a PROTESTE lançou o curso gratuito Tecnologia na Palma da Mão. Nossos especialistas ensinam como utilizar as redes sociais e os recursos do seu celular de forma segura e simples. As aulas explicativas buscam integrar todos os públicos ao universo digital, inclusive os idosos e pessoas que têm dificuldade de integração às tecnologias.

A PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, também desenvolve testes comparativos a partir de avaliações em laboratórios credenciados. Nossos especialistas avaliam diversos produtos, de eletrônicos a itens alimentícios, para ajudar você na melhor escolha com base no custo-benefício.

Conheça também o canal Reclame, desenvolvido para o consumidor encaminhar seu problema com um fornecedor de serviço ou produto. A mensagem é enviada para a empresa em busca de uma solução para o problema. Os associados PROTESTE têm o acompanhamento de especialistas em defesa do consumidor durante o processo.

Continue no ConectaJá para mais explicações sobre tecnologia. Visite os blogs MinhaSaúde e SeuDireito para novidades sobre saúde e direito do consumidor, respectivamente.