Entenda a relação entre histórico de navegação e dados

Entenda a relação entre histórico de navegação e dados

Saiba como apagar o seu histórico de navegação em diferentes dispositivos e a importância do cuidado com os dados compartilhados na internet.

Um cuidado muito importante ao navegar na internet é com os dados e o histórico do usuário que ficam registrados nos dispositivos. Você sabia que todos os sites visitados e as informações compartilhadas podem ficar no navegador? 

Além de ser um incômodo para a sua privacidade, ter certos dados armazenados no histórico de navegação pode abrir brechas de segurança

Banner canal Reclame

Pensando nisso e em todos os motivos que podem levar a apagar o histórico de navegação, trouxemos tudo que você precisa saber sobre o assunto. Acompanhe!

Como apagar o histórico de navegação no PC?

Ao navegar na internet a partir de um computador, todo o seu histórico de navegação no Google fica registrado em “minha atividade”, uma ferramenta que dá acesso a todos esses dados. 

Essa ferramenta é a forma mais simples de apagar o seu histórico de navegação, pois funciona com qualquer navegador. Veja a seguir o passo a passo para apagar os dados:

  1. Abra seu navegador de internet e acesse: myactivity.google.com/myactivity;
  2. Faça login com sua conta Google, caso seja solicitado;
  3. No menu superior esquerdo, clique em “Excluir atividade por”;
  4. Selecione uma das opções de período para começar a excluir o histórico;
  5. Dependendo da opção que você escolher, é preciso selecionar quais históricos você deseja excluir;
  6. Por fim, é só clicar em “Excluir” ou “Confirmar” e aguardar até que toda sua atividade no Google seja eliminada.

Outra forma simples de apagar o histórico de navegação no PC é a partir dos atalhos no teclado. Esse é um método que funciona para navegadores como o Google Chrome, Mozilla Firefox e Internet Explorer. Veja a seguir o passo a passo:

  1. Pressione as teclas CTRL + SHIFT + DEL ou COMMAND + SHIFT + DEL no Mac;
  2. Ao abrir a janela com seu histórico, selecione a opção que preferir para apagar;
  3. Marque o que deseja excluir e o período que preferir;
  4. Confirme a exclusão dos dados e aguarde até que o processo termine.

Dica: Como formatar o celular? Passo a passo

Como apagar o histórico no Android?

Se você utiliza um celular com sistema operacional Android, veja a seguir o passo a passo para excluir o seu histórico no Google:

  1. Abra o aplicativo de pesquisa do Google;
  2. Clique no ícone de três pontinhos para abrir mais opções;
  3. Vá em “Histórico de pesquisa” no topo da tela;
  4. Clique na opção “Excluir” e selecione o período que você deseja apagar o seu histórico de navegação;
  5. Confirme a exclusão e aguarde o processo.

Como apagar o histórico do iPhone?

Se você tem um iPhone, também é possível excluir o histórico de navegação do seu celular, mas o caminho para isso é um pouco diferente. Veja a seguir o passo a passo:

  1. Abra o aplicativo de pesquisa do Google;
  2. No canto superior direito, clique em “Configurações”;
  3. Em seguida, clique em “Privacidade”;
  4. Acesse o “Histórico”;
  5. Para finalizar, toque em “Limpar histórico no dispositivo”.

Como apagar o histórico do Safari

Muitos usuários de iPhone utilizam o buscador Safari. Saiba como apagar as informações registradas:

  1. Acesse “Ajustes” e clique em Safari;
  2. Em seguida, basta clicar em “Limpar Histórico e Dados dos Sites”.

Vale destacar que a limpeza não altera o preenchimento automático.

Torne-se um associado PROTESTE

É possível desativar o histórico de navegação no PC e no celular?

Caso você não queira fazer esse processo de excluir o histórico de navegação para garantir a sua privacidade e segurança de dados, é possível desativar o registro de atividades no Google, tanto nos dispositivos móveis quanto no PC. 

Veja o passo a passo a seguir para desativar o histórico de navegação do Google no PC:

  1. Acesse a sua conta do Google em myaccount.google.com;
  2. No painel à esquerda, vá em “Dados e privacidade”;
  3. Em “Configurações do histórico”, clique nos registros de atividades que você deseja desativar;
  4. Clique em “Desativar”, leia as informações que aparecem na tela e clique em “Pausar”;
  5. Repita o processo com todos os registros que você deseja interromper.

Para desativar o registro de atividades no celular com Android o processo é bem parecido. Veja a seguir o passo a passo:

  1. Vá em configurações, clique em “Google” e depois em “Gerenciar sua Conta do Google”;
  2. Em “Privacidade e personalização”, clique na opção “Gerenciar seus dados e sua privacidade”;
  3. Desça até “Configurações do histórico” e clique em cada um dos registros para desativar o histórico de atividades.

Por fim, para desativar o registro de atividades no celular com iOS, você pode utilizar o mesmo processo realizado no PC. Ou seja, siga essas etapas:

  • Abra o aplicativo de pesquisa do Google no iPhone;
  • Vá em myaccount.google.com e faça login com sua conta do Google;
  • No painel à esquerda, clique em “Dados e privacidade”;
  • Em “Configurações do histórico”, selecione os registros que deseja interromper e clique em “Desativar”. 

Dica: Chromecast vale a pena comprar?

LGPD

A relação entre histórico de navegação e dados dos usuários é dada a partir do momento que entendemos a importância de ter o controle das informações compartilhadas ao utilizar um aplicativo ou navegar na internet. 

A partir deste conceito, surgiu a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), nº 13.709/2018. Ela tem como finalidade proteger o direito à liberdade e privacidade de cada usuário, permitindo que as pessoas possam escolher quais informações serão compartilhadas com empresas, aplicativos e sites, além de padronizar e regulamentar a forma como os dados são armazenados e tratados.

Algo muito interessante sobre a lei é que ela dá o direito de escolha a cada pessoa sobre compartilhar seus dados. Antes da regra, diversas informações eram coletadas por empresas, sites e outras organizações, sem que houvesse consentimento e o tratamento adequado.

Ao longo do tempo, foi observado que esse tipo de procedimento feria o direito de privacidade do cidadão, já que muitos dados eram coletados e compartilhados sem a autorização dos usuários. E isso abria uma grande brecha de segurança, possibilitando vazamentos de informações sensíveis e a ação de criminosos.

Portanto, a LGPD tem uma importância enorme para a proteção dos dados, do direito à liberdade e à privacidade. É a partir da regulamentação que surgiram todos os parâmetros necessários para o tratamento adequado de informações pessoais, com a finalidade de evitar vazamentos e riscos à integridade das pessoas.

Banner Guia do consumidor

Responsabilidade dos dados

Por outro lado, é importante entender de quem é a responsabilidade dos dados dos usuários. Segundo a LGPD,  as empresas e organizações são responsáveis pelo armazenamento e tratamento das informações coletadas.

Embora os usuários possam ter autorizado a coleta ao ler um documento com a política de privacidade e uso de dados, é importante que eles sejam armazenados e tratados com o máximo de segurança, pois em caso de vazamentos, as empresas são responsabilizadas. 

Vazamento de dados

O principal risco quanto à coleta de dados dos usuários é justamente o vazamento de informações pessoais, que podem refletir em diversos problemas. 

Com os dados pessoais vazados, que incluem números de documentos, nome completo, endereço, telefone, número de cartão de crédito e outros, criminosos podem comprar produtos ou contratar serviços em nome do usuário, abrir contas bancárias, entre outras atividades.

Outro risco em relação ao vazamento de dados é a ação do ransomware, que é um software usado para o sequestro de informações pessoais dos usuários. Os criminosos costumam entrar em contato com instituições para cobrar pelo resgate.

De acordo com a legislação, em caso de vazamento de dados é obrigação das empresas realizarem a reparação quanto aos danos causados ao consumidor.

Como usar a internet com mais segurança?

Não restam dúvidas do quanto é importante ter cuidado ao navegar na internet, principalmente em relação aos dados que são compartilhados, histórico de atividades e outras informações que violem a privacidade dos usuários. 

O uso da internet com mais segurança é um dos princípios que deu origem ao curso Tecnologia na Palma da Mão – 60+, oferecido pela Escola do Consumo, uma iniciativa da PROTESTE de cursos gratuitos

As aulas são voltadas, principalmente, para as pessoas que possuem maior dificuldade em se adaptar ao ambiente online. Os conteúdos abordados ajudam a desenvolver uma boa comunicação por meio da internet, a obter conhecimento e informações de fontes confiáveis e a ter mais segurança durante o uso da web.

Portanto, se você tem dificuldade em se adaptar às novas tecnologias e quer ter mais segurança ao navegar na internet, esse curso foi feito para você!

Veja nossas dicas para evitar golpes na internet:

Dica: Saiba como usar o iCloud

Conheça mais sobre a PROTESTE

Aqui no blog ConectaJá você também aprende muito sobre tecnologia com os conteúdos informativos da PROTESTE. A maior associação de consumidores da América Latina também oferece informações de qualidade através dos blogs MinhaSaúde (saúde e bem-estar) e SeuDireito (direitos do consumidor). 

Conheça os testes comparativos com as principais marcas dos produtos mais consumidos do mercado, desenvolvidos pelos nossos especialistas. As análises são divulgadas para ajudar você na escolha da melhor opção, de acordo com o custo-benefício.

A PROTESTE também disponibiliza um canal para envio de problemas com fornecedores de produtos e serviços, o Reclame. Envie sua reclamação que encaminhamos sua mensagem diretamente para empresa. Nossos associados contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.