ChatGPT: saiba tudo sobre a nova tecnologia de Inteligência Artificial

ChatGPT: saiba tudo sobre a nova tecnologia de Inteligência Artificial

Programa desenvolvido pela empresa OpenIA e lançado em novembro de 2022 se tornou febre global ao possibilitar interações variadas com usuários através de diálogos

A evolução da tecnologia tem sido uma das mais importantes conquistas da humanidade, mudando profundamente nossas vidas e transformando a sociedade e interações humanas ao redor do mundo. 

Desde a invenção da computação até a revolução da inteligência artificial, a tecnologia tem se expandido em novos horizontes, oferecendo soluções inovadoras e eficientes para problemas antes insuperáveis.

Um dos destaques dentro desta evolução é o modelo de linguagem de grande escala conhecido como ChatGPT, treinado pela OpenAI e lançado oficialmente em novembro de 2022. A evolução da tecnologia tem sido uma das mais importantes conquistas da humanidade, mudando profundamente nossas vidas e transformando nossas sociedades ao redor do mundo. Desde a invenção da computação até a revolução da inteligência artificial, a tecnologia tem se expandido em novos horizontes, oferecendo soluções inovadoras e eficientes para problemas antes insuperáveis.

Um dos destaques dentro desta evolução é o modelo de linguagem de grande escala conhecido como ChatGPT, treinado pela OpenAI. ChatGPT permite aos usuários interagir com ele através de mensagens de texto para responder perguntas e realizar tarefas. Ele foi treinado com milhões de conversas e textos na internet, o que lhe permite compreender e gerar uma ampla variedade de conteúdo.

Alguns dos concorrentes de ChatGPT incluem o Google’s Meena, o Facebook’s Blender, o Alibaba’s ERNIE e o Microsoft’s Turing. Estes modelos também são modelos de linguagem de grande escala, treinados com dados da web e projetados para responder a perguntas e realizar tarefas em vários idiomas.

No entanto, cada modelo tem suas próprias especificidades e fortalezas, como Meena tendo sido treinado com mais de 2 bilhões de conversas, tornando-o altamente conversacional, enquanto Blender é especialmente bom em realizar tarefas relacionadas a recomendações.

Em geral, a concorrência entre esses modelos de linguagem de grande escala está cada vez mais intensa, com empresas de tecnologia competindo para oferecer os melhores modelos para os usuários finais. 

Isso tem implicações importantes para a tecnologia de inteligência artificial e sua aplicação em diferentes setores, incluindo atendimento ao cliente, tradução automática e análise de sentimentos.

Sabe estes parágrafos iniciais do texto que você acabou de ler? Então, acredite se quiser, eles foram produzidos pelo próprio ChatGPT. Pedimos para ele fazer uma matéria explicando sobre ele e seus próprios concorrentes e esse foi o resultado. Incrível né? 

Saiba que a partir daqui, será um humano escrevendo sobre o conteúdo! 

Como usar o ChatGPT

Como você pode ver, por mais incrível que pareça, o ChatGPT consegue fazer comandos complexos como redigir uma redação com um tema específico e, além disso, ajustar uma delimitação de quantidade de linhas e conteúdo. 

Se você tem interesse em testar o programa, ele pode ser acessado em https://chat.openai.com/chat. Ao iniciar, o próprio programa mostra exemplos de interações:

 

Ao entrar na plataforma, o usuário recebe exemplos de como interagir e perguntar para a IA e o que esperar das respostas.

Logo de cara, a plataforma já estabelece algumas informações para com o usuário e deixa claro até onde pode ir e que tipo de respostas pode gerar. 

Capacidades do ChatGPT

  • Lembrar do que o usuário disse anteriormente na conversa
  • Permite que o usuário apresente correções sobre as respostas
  • Treinado para recusar respostas a questionamentos inapropriados 

Limitações do ChatGPT

  • Pode ocasionalmente gerar informações incorretas
  • Pode ocasionalmente produzir instruções prejudiciais ou conteúdo tendencioso
  • Possui conhecimento limitado do mundo e dos eventos ocorridos depois de 2021

 

O usuário deve saber que as limitações do programa são logo informadas na tela, no primeiro momento. Como a base de dados do seu conhecimento global só abrange eventos até 2021, ele pode gerar informações erradas para eventos depois desta data. 

Essas informações já começaram a ser reportadas, como no caso do primeiro telescópio a fotografar um planeta fora do sistema solar.

Esses tipos de erros também foram vistos no Google Bard, principal concorrente do ChatGPT atualmente, no dia da apresentação ele cometeu um erro. O mercado financeiro não aceitou bem esse erro e as ações dela caíram 8%, ou seja, uma perda de US$100 bilhões para a Alphabet, controladora do Google. 

Vale lembrar que lá no início do texto, quando o próprio ChatGPT escrevia seu artigo, ele não mencionou o Google Bard como concorrente, isso aconteceu justamente porque o programa é recente e o ChatGPT só tem informações de 2021 para trás.

Mesmo inicialmente cometendo erros, essas ferramentas são um diferencial e podem até mesmo assustar novos usuários pelo grau de inovação. O ChatGPT consegue, por exemplo, criar até mesmo um roteiro para um comercial em vídeo, as possibilidades são inúmeras. 

Abaixo temos um exemplo do seu funcionamento:

Como podemos ver, ele conseguiu criar bem uma mensagem de desculpas com todos os conteúdos solicitados pelo usuário, porém, como ele não sabia o nome do mesmo, ele não conseguiu informar. 

Sendo um pouco mais ousado no pedido, dá para saber até onde se pode  chegar:

Quais são as aplicações práticas do ChatGPT?

Podemos notar, como no exemplo anterior, que a ferramenta conseguiu entender facilmente o que era a “outra mensagem” citada antes e compreendeu também as informações sobre o dia e o motivo da carta. 

Pode parecer algo simples, mas hoje em dia ainda temos assistentes pessoais que não são capazes de lembrar, caso você adicione informações ao pedido que fez anteriormente. 

Além disso, vale destacar que mesmo colocando o nome do Ozzy e do Homer errado, ele ajustou corretamente sozinho.

A ferramenta, embora ainda muito inicial, é realmente assustadora, se destacando principalmente por conseguir fazer tarefas complexas de forma rápida, humanoide e, desde o princípio, em língua portuguesa.

Para quem achou isso um pouco espantoso, a inovação não para por aí. 

Atualmente, nós já temos, de forma experimental, uma ferramenta de geração de imagens por Inteligência Artificial chamada MidJourney. Isso mesmo, “geração”, pois ela cria do zero imagens utilizando o vasto banco de imagens da internet. 

Quem trabalha com imagens sabe como é difícil ter uma imagem sem direitos autorais para poder ser utilizada, não é mesmo?

Como funciona a geração de imagens por IA? 

Para utilizar essa ferramenta é preciso usar o Discord, um aplicativo de mensagens de voz e texto muito usado para quem costuma jogar online. 

Nele, como se fosse em uma conversa com várias pessoas, o MidJourney recebe os pedidos e mostra suas soluções para todos que estão na sala. 

O site onde você encontra as informações da plataforma pode ser acessado aqui: Midjourney

Para ter ideia do que ele é capaz, colocamos alguns exemplos aqui:

No exemplo acima, um usuário  pediu para a ferramenta criar um logo para um jogo chamado Cyrex e ele mostra 4 versões da imagem para o usuário escolher a melhor opção. 

Logo abaixo das imagens geradas, é possível ver botões de U e V para cada imagem. O “U” serve para que o usuário escolha uma das 4 imagens e tenha uma diversificação entre elas, ou seja, essa imagem vai gerar mais 4 imagens parecidas com ela. 

Já o “V” serve para mostrar a imagem em alta resolução para que o usuário faça o download e salve onde preferir.

Neste outro exemplo acima, é possível perceber que a ferramenta consegue ser bastante complexa. Dessa vez, algum outro usuário pediu “uma mesa grande em uma floresta, com adultos pretos, mulheres indígenas e crianças sentadas em volta, comendo, brindando, felizes e celebrando.’’ Ele ainda acrescenta que a mesa “está cheia de frutas comestíveis e jarros de cerâmica, à noite, de forma ultrarrealista.” 

É possível ver que, embora o pedido tenha sido bastante específico e altamente descritivo, a ferramenta conseguiu ir bastante longe.

Neste outro exemplo, o usuário  requisitou um “dinossauro criança com um óculos preto e camisa azul, com uma mochila e um telefone na mão.”

Nesse caso,a imagem acima foi a versão escolhida pelo usuário, já podendo ser baixada em alta resolução. 

No entanto, aqui é possível identificar um problema, o dinossauro é azul e a camisa dele aparenta ser um cinto no pescoço e, em vez da camisa ser azul, ele todo é azul. Outro ponto é o pé com 4 dedos e uma divisão no meio.

Já nesta outra imagem acima, o usuário escolheu após pedir “um pokémon, Squirtle, em HD, 4K, ultrarrealista.” A ferramenta conseguiu, de fato, fazer um Squirtle, um pokémon com visual de tartaruga da primeira geração do desenho, de forma bastante realista, preservando sua essência. Ou seja, quem está familiarizado com Pokémon consegue facilmente reconhecê-lo. 

Porém,  nestas situações  podemos perceber os erros que a ferramenta ainda possui. O Squirtle possui 4 patas e na imagem o MidJourney o colocou com 6. Além disso, ele colocou 5 dedos nas patas do meio e 4 dedos nas patas de trás e 3 dedos na pata da frente. 

Assim como no exemplo anterior, esse erro mostra que uma das maiores dificuldades encontradas no uso do Midjourney é a reprodução realista de membros e dedos. Usualmente é possível achar pessoas com 6 ou 4 dedos sendo desenhados pela ferramenta.

Embora essas ferramentas estejam em evolução e ainda apresentando erros, elas nos mostram o que temos para o futuro e, vendo isso , conseguimos imaginar o quão longe poderemos ir com essas e outras ferramentas que estão por vir.

Saiba como a PROTESTE pode ajudar você

Atuando há mais de 18 anos no Brasil, somos uma associação sem fins lucrativos e apartidária que visa ajudar a população nos seus problemas de consumo e na defesa dos direitos do consumidor através da informação.

No MinhaSaúde, você fica por dentro das principais novidades sobre vida saudável e bem-estar. No SeuDireito, você encontra informação de qualidade sobre finanças, economia doméstica e direitos do consumidor. Já com o ConectaJá, é possível acompanhar tudo sobre tecnologia e atualidades de um jeito simples e claro!

Além disso, teve algum problema com um fornecedor de produto ou serviço? Envie sua reclamação pelo canal Reclame. A sua mensagem é encaminhada para a empresa, em busca de uma solução para o seu problema. Nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020 – 7753.

Saiba tudo sobre a nova lei de Proteção de Dados e saia na frente! INSCREVA-SE AGORA arrow_right_alt