Google bloqueia mais de 2 milhões de apps maliciosos em 2023; entenda
Essas medidas foram tomadas para proteger os usuários
O Google tomou medidas de proteção em 2023, bloqueando mais de dois milhões de aplicativos maliciosos na Play Store, e banindo 333.000 desenvolvedores por violações repetidas das diretrizes da loja e atividades maliciosas. Isso foi possível graças ao SAFE, que identificou aplicativos, autores e redes fraudulentas.
A plataforma Android, por ser mais acessível e aberta, tende a ser mais suscetível a vulnerabilidades de malware através de aplicativos.
Entre os 2,28 milhões de aplicativos bloqueados, 200 mil solicitaram permissões confidenciais, como acesso a SMS e localização em segundo plano.
Desenvolvedores mal-intencionados frequentemente inserem malwares em seus aplicativos, simulando serem aplicativos legítimos, como bancos, vídeos ou jogos, visando usuários menos experientes, facilitando assim golpes fraudulentos.
Apesar dos rigorosos sistemas de verificação de segurança da Play Store, os criminosos persistem em buscar brechas para que seus aplicativos maliciosos sejam publicados, às vezes com sucesso, mesmo diante das barreiras de segurança. As informações são do TudoCelular.