Como evitar superaquecimento e preservar o desempenho do seu celular
Os eletrônicos são projetados para operar até 35ºC, e o aumento de temperatura afeta negativamente a duração da bateria
Em dias ensolarados no parque ou na praia, é comum que os celulares superaqueçam, causando falhas em seu funcionamento. Isso ocorre devido ao calor gerado pelos processadores internos dos dispositivos, que tentam evitar o superaquecimento, resultando em desempenho mais lento. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
Os eletrônicos são projetados para operar até 35ºC, e o aumento de temperatura afeta negativamente a duração da bateria, levando a um consumo mais rápido de energia.
Além disso, a exposição direta ao sol e o aumento do brilho da tela contribuem para o problema. Protetores de tela também retêm calor, prejudicando os dispositivos em condições quentes.
Evitar carregar o telefone em temperaturas elevadas, escolher locais à sombra e desligar funções desnecessárias são medidas recomendadas. Desligar o telefone por alguns minutos para permitir o resfriamento pode ser uma solução simples em casos de superaquecimento, mas colocar o dispositivo na geladeira não é aconselhável, pois mudanças rápidas de temperatura podem prejudicá-lo.
Apesar do calor extremo, os telefones têm mecanismos de proteção contra superaquecimento.