Descubra como evitar o superaquecimento do notebook

Descubra como evitar o superaquecimento do notebook

Com o home office, muitos consumidores estão usando seus notebooks por períodos prolongados, o que pode causar aumento de temperatura e comprometer o equipamento.

O superaquecimento do notebook é um sinal de alerta para os usuários. Afinal, além de aumentar o consumo de energia, a temperatura elevada pode comprometer a vida útil do equipamento. 

Existem várias razões para o aquecimento, desde o acúmulo de poeira, que obstrui o sistema de resfriamento da máquina, até o excesso de uso (ou utilização em locais inadequados, como no colo). Por isso, quem está trabalhando em home office e utilizando o notebook por períodos prolongados precisa adotar alguns cuidados. 

“É importante que o computador esteja limpo, e que o consumidor o leve de tempos em tempos para que um técnico faça a limpeza, abrindo o equipamento e tirando poeira dos coolers”, afirmou Thiago Porto, pesquisador da PROTESTE. Confira a seguir as dicas do especialista para evitar o problema!

+Leia também:
– Vai comprar um MacBook usado? Siga essas dicas
– Como organizar o home office em tempos de quarentena

1. Use o equipamento em local adequado

Normalmente os computadores superaquecem quando estão em situações de “muito esforço”, ou seja, ao abrir um jogo ou usar programas que exijam muito do processamento. Então, nesses momentos é de suma importância que o aparelho fique em alguma superfície que não absorva calor, como uma mesa de compensado ou de madeira. 

“Como esses materiais não absorvem o calor, não irão deixar computador mais quente do que já estava. Em nenhum momento o computador pode ficar alocado na cama ou no travesseiro”, alertou Thiago. Além disso, em uma superfície plana, não há risco de obstruir a ventilação.

Vale lembrar também que os computadores não podem ser usados em demasia sob o sol, pois isso também colabora para o aquecimento.

2. Mantenha o notebook limpo

Poeira, pelos de animais de estimação, migalhas, entre outros, podem bloquear o sistema de resfriamento do computador, fazendo com que ele aqueça mais facilmente. Por isso, é fundamental manter a máquina limpa e, se necessário, recorrer ao técnico para uma limpeza interna. 

3. Desligue antes de guardar

“Quando o computador estiver em estado de hibernação, ou seja, com a tampa fechada e sem estar devidamente desligado, não deve ser colocado em ambientes fechados, como uma mochila ou mala”, orientou Thiago.

4. Identifique problemas antes que ocorra o superaquecimento do notebook

Existem alguns indícios de problemas que podem ser corrigidos antes que o aumento de temperatura danifique a máquina. Confira:

  • ventoinha (ou cooler) funcionando com maior velocidade (o que significa que o computador está tentando dissipar o calor e reduzir o aquecimento);
  • lentidão do sistema ou travamento, que podem acontecer porque o processador está funcionando de forma mais lenta, para reduzir a temperatura;
  • desligamentos repentinos (nesse caso, o melhor é esperar um pouco até ligar novamente, para que a temperatura baixe).
Sua internet está muito lenta? TESTE SUA VELOCIDADE arrow_right_alt