Saiba como baixar vídeo do TikTok, YouTube, Instagram e Facebook?

Saiba como baixar vídeo do TikTok, YouTube, Instagram e Facebook?

A popularidade dos vídeos nas redes sociais aumentou a procura dos usuários por métodos para baixar conteúdos dessas plataformas

O uso das redes sociais é cada vez mais comum, e o formato de conteúdo em vídeo é o mais consumido pelos internautas. É por isso que muitas pessoas procuram por dicas de como baixar vídeo do TikTok, YouTube, Instagram e Facebook.

Atualmente, as redes sociais oferecem conteúdos de todos os tipos, desde entretenimento a educação, saúde, lazer, cultura e muitas outras áreas. Dessa forma, o Brasil alcançou o terceiro lugar entre os países que mais utilizam as redes sociais no mundo

Banner canal Reclame

Portanto, saber como utilizar os recursos das redes sociais é sempre válido. A PROTESTE elaborou esse conteúdo com tudo que você precisa saber para baixar vídeos das principais redes sociais. Acompanhe!

Popularidade das redes sociais

As redes sociais são estruturas compostas por pessoas ou organizações. As principais redes utilizadas atualmente são: Facebook, Instagram, TikTok e YouTube. Cada uma dessas plataformas possui suas características, formatos de conteúdos e tipos de interação. Acompanhe um breve resumo sobre cada uma delas:

Facebook: com mais de 2,7 bilhões de contas ativas em todo o mundo, a rede social possibilita conversar com amigos e compartilhar fotografias, vídeos, links e mensagens.

Instagram: é voltada principalmente para compartilhamento de imagens, no qual é possível postar fotos, vídeos e aplicar efeitos visuais diferentes. Há pelo menos 1,22 bilhões de usuários ativos na rede social.

TikTok: com mais de 1,9 bilhão de instalações em dispositivos móveis, o TikTok é uma rede social recente que oferece interação através dos conteúdos em vídeo.

YouTube: a rede social que pertence ao Google possibilita interagir com comentários, curtidas e compartilhamento de vídeos, que vão de poucos minutos até horas. A plataforma conta com mais de 122 milhões de usuários ativos por dia.

Tipos de conteúdos compartilhados nas redes sociais

Além das diversas opções de redes sociais disponíveis, é importante lembrar que os conteúdos compartilhados nessas plataformas também são bastante variados. Veja a seguir os principais tipos de vídeos produzidos no TikTok, YouTube, Instagram e Facebook.

Tutoriais

Os tutoriais geralmente oferecem algum aprendizado e possuem um passo a passo que possibilita tirar dúvidas e aprender a fazer algo. Um exemplo disso é o tutorial de como baixar e instalar um aplicativo no smartphone.

Música

Os vídeos de música, presentes principalmente no YouTube, possibilitam ouvir as músicas do seu artista ou banda favorita. Geralmente, os músicos divulgam seu trabalho através das redes sociais.

Dica: Notebook: qual é o melhor modelo para o seu bolso?

Vlogs

Os vlogs são vídeos que oferecem entretenimento. Eles podem ser encontrados principalmente no YouTube e mostram o dia a dia de uma pessoa. É um formato bem semelhante ao blog, mas com a diferença de ser gravado em vídeo.

Dicas

Os conteúdos de dicas são encontrados em quase todas as redes sociais no formato de vídeo, foto ou texto. Elas são uma alternativa para aprender algo novo e facilitam o dia a dia.

Desafios

Outro formato muito comum nas redes sociais é o de desafios, no qual os usuários podem interagir uns com outras pessoas propondo desafios como “50 fatos sobre você”, entre outros.

Dança

Por fim, um formato muito procurado atualmente é o de dança, que ganhou popularidade com o TikTok, mas pode ser encontrado nas outras redes sociais também. Ele consiste em elaborar uma coreografia com base em determinada música. É muito comum que os usuários tentem reproduzir a mesma dança e interajam dessa forma.

Como baixar vídeos do TikTok?

Muitas pessoas querem baixar vídeos do TikTok para assistir de forma offline. Essa função é bastante útil para tutoriais ou para quando você quer lembrar de algo que viu na rede social sem precisar acessar a internet. Portanto, se você também quer saber como baixar vídeos do TikTok, acompanhe a seguir três formas diferentes de download.

Baixar vídeo pelo TikTok

É possível baixar vídeos diretamente pelo TikTok através das funções do próprio aplicativo. Tudo que você precisa fazer é tocar na tela e segurar por alguns segundos até aparecer a opção “Salvar vídeo”. Também é possível baixar o conteúdo na opção de compartilhamento. Nesse caso, clique no ícone do WhatsApp e depois em “Salvar vídeo”. 

Banner

Baixar vídeo pelo celular

Para baixar vídeo do TikTok pelo celular sem marca d’água é necessário utilizar o aplicativo SnapTik. Ele é gratuito e pode ser instalado no sistema iOS e Android. Nesse caso, siga o passo a passo:

  1. Baixe e instale o SnapTik no celular;
  2. Abra o vídeo que você deseja baixar no TikTok e clique na ferramenta de compartilhamento;
  3. Toque em “Copiar link”;
  4. Abra o SnapTik e aguarde enquanto o app identifica o vídeo selecionado;
  5. Após o carregamento, toque em “Download vídeo (no watermark)”.

Baixar vídeo pelo computador

E para baixar um vídeo do TikTok pelo computador, siga esse passo a passo:

  1. Abra o TikTok pelo computador e clique em “Copiar link” no vídeo que você deseja baixar;
  2. Agora use um site para o download, como o SnapTik (https://snaptik.app/pt);
  3. Cole o link do vídeo e clique em “Download” para baixar o conteúdo.

Como baixar vídeos do YouTube?

O download de vídeos do YouTube também possibilita assistir determinado conteúdo de forma offline, postar em outras redes sociais e guardar na galeria do celular ou computador. Essa função é muito útil especialmente para ouvir músicas sem usar a internet. É por isso que as pessoas procuram por dicas de como baixar vídeos do YouTube. Confira algumas a seguir:

Baixar vídeos pelo celular

Você pode baixar vídeos do YouTube no seu celular utilizando o Snaptube. Veja o passo a passo:

  1. Baixe e instale o Snaptube no seu celular;
  2. Copie o link do vídeo do YouTube;
  3. Cole o link no local indicado pelo aplicativo Snaptube e clique em “download”.

Baixar vídeos pelo computador

Pelo computador, é possível baixar vídeo sem a necessidade de programas e sites de download. Veja esse passo a passo bem simples:

  1. Abra o YouTube e coloque o vídeo que deseja baixar;
  2. Clique na URL do vídeo e coloque “ss” entre “www.” e “youtube.com”;
  3. Pressione “Enter” e escolha a opção que preferir para baixar.

Dica: PC Gamer: 4 dicas para montar o seu

Como baixar vídeos do Facebook?

No Facebook, há diversos vídeos interessantes que chamam a atenção dos internautas. Para assistir aos conteúdos da rede social de forma offline, o usuário precisa fazer o download. Por isso, trouxemos duas formas práticas de baixar vídeos do Facebook.

Baixar vídeos pelo celular

O download de vídeos do Facebook pelo celular precisa ser feito com a ajuda de um aplicativo como o FastVid: Fast Video Downloader (Android) ou o Mymedia (iOS). Os dois aplicativos são bem simples de usar, basta copiar o link do vídeo que você deseja baixar e colar no navegador do app. Em seguida, é só escolher o formato do arquivo e baixar o vídeo em sua galeria.

Baixar vídeos pelo computador

Pelo computador é ainda mais simples, veja esse passo a passo utilizando o site FBDOWN.net:

  1. Copie o link do vídeo no Facebook;
  2. Abra o FBDOWN.net (https://fdown.net/pt/);
  3. Cole o link e clique na opção “Download”;
  4. Selecione o formato e a qualidade e baixe o vídeo.

Como baixar vídeos do Instagram?

O Instagram possui diversos formatos de vídeos bem diferentes e que chamam a atenção dos internautas. Por isso, muitas pessoas também querem saber como fazer o download de conteúdos da rede social. Veja a seguir algumas formas de baixar os vídeos dessa rede social: 

Timeline

Para baixar um vídeo da timeline do Instagram, você precisa de um site como o DownloadGram. Acompanhe o passo a passo:

  1. Copie o link do vídeo no Instagram;
  2. Acesso o DownloadGram (https://downloadgram.org/);
  3. Cole o link e clique em “Download”;
  4. Clique em “Download Video” e escolha o local desejado para salvar.

Guia do consumidor

Stories

A forma mais fácil de baixar stories é através de um aplicativo no celular. O passo a passo é bem fácil, basta baixar um app como o Story Saver (Android) ou o Story Reposter (iOS), fazer login em sua conta do Instagram e selecionar o story que você deseja baixar.

Reels

No caso dos vídeos conhecidos como reels, é possível baixar da seguinte forma:

  1. Acesse o vídeo que deseja baixar e clique nos três pontos;
  2. Escolha a opção “Copiar link”;
  3. Cole o link em um app de download de reels como o InSaver For Instagram (iOS) ou Repost IG – InstaSave (Android);
  4. Escolha o formato desejado e baixe o vídeo.

Como baixar os próprios vídeos do Instagram

Caso os vídeos que você deseja baixar do Instagram sejam seus, você pode baixar de forma bem simples também. No reels ou nos stories, selecione a opção “Copiar link” e cole o URL do vídeo em um app ou site específico para download de vídeos do Instagram, como ensinamos nos tópicos anteriores.

Como produzir bons vídeos para as redes sociais

Se você é daqueles que adoram compartilhar vídeos nas redes sociais e quer se tornar um bom produtor de vídeos, saiba que é fundamental investir em conteúdo de qualidade. Veja a seguir as nossas dicas para criar bons vídeos para as redes sociais.

Acompanhe as tendências

Para criar bons vídeos, é importante acompanhar as tendências, pois isso ajuda na parte criativa. Portanto, fique de olho nos conteúdos divulgados por outros usuários em diferentes redes sociais.

Seja criativo

Algo muito importante para um criador é a criatividade. Por isso, ao produzir vídeos explore todas as possibilidades e ofereça algo inovador para os usuários. Isso certamente dará destaque para suas produções.

Produza com originalidade

Também é importante que os vídeos sejam originais. Se você quer se destacar entre tantas pessoas que produzem conteúdos para as redes sociais, é essencial ser original e mostrar algo diferente em suas produções.

Organize seu cenário

Outra dica bem interessante é sobre a organização do cenário. O local de gravação precisa ser organizado e adequado ao tema do vídeo. Manter essas características deixará o seu conteúdo muito mais atrativo.

Aproveite a iluminação natural

E se você não tiver uma iluminação artificial, as famosas ring lights, explore a luz natural para gravar os vídeos. Posicione a câmera em um local próximo à janela e aproveite as horas com melhor iluminação para gravar, como o início da manhã e fim de tarde. Pode apostar que a qualidade do seu material será ótima.

Dica: Como gerenciar os dados do celular, usar a nuvem e transferir conteúdo para outros dispositivos

Mantenha-se informado com a PROTESTE

Viu a quantidade de opções legais para baixar vídeos de diferentes redes sociais e produzir bons conteúdos? Você pode continuar se informando aqui na PROTESTE nos blogs ConectaJá, MinhaSaúde e SeuDireito, com mais conteúdos sobre tecnologia, saúde e direito do consumidor, respectivamente. 

O curso Tecnologia na palma da mão, desenvolvido pela PROTESTE, explora ainda mais as funcionalidades das principais redes sociais. Além disso, ensina algumas dicas de segurança e funcionalidades importantes  

A maior associação de consumidores da América Latina também desenvolve testes comparativos dos principais produtos disponíveis no mercado, de eletrônicos a itens de alimentação. Os testes são realizados em laboratórios credenciados e ajudam na melhor escolha pelo custo-benefício.

Conheça a plataforma Reclame, desenvolvida para você enviar sua reclamação contra um fornecedor de produto ou serviço. Sua mensagem é encaminhada para a empresa em busca de uma solução para o seu problema. Os associados PROTESTE têm o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o link ou ligue para 4020-7747.