Como formatar o celular? Passo a passo

Como formatar o celular? Passo a passo

Alguns dispositivos podem apresentar diversos problemas por causa do uso, mas eles podem ser solucionados com a formatação

Muitas vezes, quem usa smartphone percebe que o aparelho começa a ficar mais lento e demora mais para responder aos comandos. Isso pode acontecer por diversos motivos, e uma das alternativas para solucionar esse problema é formatar o celular.

Existem alguns sinais que indicam que pode ser a hora de formatar o aparelho para que ele volte a ter uma performance melhor. Afinal, ninguém deseja usar um celular que não está funcionando corretamente, ainda mais considerando como ele é um importante recurso hoje em dia.

Porém, antes de começar a formatação, é importante tomar diversas precauções que evitam a perda de dados. Formatar o smartphone sem esses cuidados pode trazer várias dores de cabeça depois, quando você for usar seu celular.

Por isso, é importante realizar a formatação e, ao mesmo tempo, agir para que nada se perca. Assim, será possível usar o aparelho como se ele tivesse acabado de sair da caixa, mas sem perder nenhuma informação importante ou recurso que você já utiliza em sua rotina.

Dica: Como escolher o smartphone ideal para você?

Formatar o celular: o que é?

A formatação de um smartphone é um processo no qual todas as configurações do aparelho são restauradas para o seu padrão de fábrica. Quando compramos um novo celular, ele está sem informações pessoais e sem aplicativos instalados por usuários, apenas aqueles pré-instalados pela fabricante e pelo sistema operacional.

Além disso, não há arquivos pessoais, como fotos, vídeos e outros documentos. Também não foi configurada nenhuma conta de usuário. Os navegadores de internet não apresentam nenhum dado ou histórico de pesquisa.

Quando se formata o celular, ele retorna a esse estágio e todos os arquivos, aplicativos instalados pelo usuário e informações pessoais são apagados. Com isso, ele fica do mesmo jeito que estava ao sair da caixa.

A formatação de smartphone segue a mesma lógica daquela realizada em computadores ou notebooks, quando todos os arquivos e dados são apagados e o equipamento volta a ter todas as configurações de fábrica.

Dica: Descubra como evitar o superaquecimento do notebook

Como formatar o celular?

O processo para formatar o celular é bem fácil, independentemente do sistema operacional utilizado. Só é preciso observar os diferentes caminhos para fazer isso entre os sistemas iOS, para quem usa iPhone, e Android, do Google.

Iphone

Antes da formatação, pode ser necessário desemparelhar dispositivos conectados ao iPhone e finalizar sessões no iCloud, App Store e iTunes. Depois, o processo pode seguir o passo a passo abaixo:

  1. Abra o aplicativo “Ajustes”;
  2. Role a tela e toque na opção “Geral”;
  3. Deslize a tela para cima e acesse “Redefinir”;
  4. Depois, toque na opção “Apagar Conteúdo e Ajustes”;
  5. Veja se o backup do iCloud está atualizado. Se não estiver, selecione “Fazer Backup e Apagar”. Caso já tenha feito isso, toque em “Apagar Agora”;
  6. Informe o seu código de desbloqueio e toque em “Apagar iPhone”;
  7. Digite a senha do iCloud para desativar a busca do aparelho e, na sequência, a formatação será iniciada.

Android

Para formatar o seu aparelho Android, siga as etapas abaixo:

  1. Entre nas configurações do sistema, pelo ícone de engrenagem localizado no aparelho ou ao arrastar a tela de cima para baixo;
  2. Acesse a opção “Sistema” ou “Gerenciamento Geral”, a depender do modelo do aparelho;
  3. Acesse “Opções de Restauração” ou, se o modelo já oferecer a opção “Restaurar”, clique nela;
  4. Depois, escolha “Restaurar padrão de fábrica” ou “Apagar todos os dados”. Veja que, nessa opção, todas as informações do aparelho serão apagadas;
  5. Em seguida, confirme a senha que libera o aparelho para uso e, depois, clique novamente em “Limpar todos os dados”.

Motivos para formatar o celular

Existem alguns sinais que indicam a necessidade de formatar o smartphone, especialmente depois de um grande tempo de uso. Isso porque, ao longo de meses ou de um ano, diversos arquivos e aplicativos são baixados em um celular. Isso pode começar a sobrecarregá-lo, o que torna a formatação uma maneira de diminuir a sobrecarga do aparelho.

Ao mesmo tempo, formatar o celular é uma alternativa para  vender seu smartphone usado ou dar o aparelho para alguém. Já que depois da formatação, todos os acessos e ferramentas usadas pelo antigo usuário serão apagados. Assim, fica mais difícil que dados pessoais sejam vazados.

Aplicativos travando

A lentidão ou travamento durante o uso de aplicativos de mensagens, redes sociais, apps de bancos e outros diversos que são utilizados em um smartphone é um forte indicativo de que o aparelho está sobrecarregado. Com isso, a formatação pode ajudar você a se livrar dos recursos e aplicativos que não são mais usados.

Por isso, observe quais os apps que travam no celular. Caso a desinstalação deles não resolva e o aparelho continue travando com o uso de qualquer aplicativo, o problema pode estar no software. Nesse caso, a formatação ajuda a retirar os apps que ocasionam o travamento.

Guia-do-consumidor

Bateria quente

A bateria quente em um smartphone indica que o aparelho está realizando operações demais. Isso pode indicar que existem aplicativos em excesso instalados. Também pode ser um indício de que há algum problema técnico que faz com que o celular fique aquecido por tempo demais, e isso é prejudicial e pode diminuir a vida útil do aparelho.

Logo, se o celular fica com a bateria quente sempre que você usa o smartphone, formatá-lo é uma alternativa para que ele volte a funcionar sem superaquecer.

Pouca duração da bateria

Ainda em relação à bateria, caso a duração dela seja menor do que antes, é possível que existam aplicativos que estão funcionando em segundo plano ou que o celular está com uma desconfiguração que consome energia além do necessário.

Nesse caso, a formatação também pode ajudar a fazer o aparelho retomar as configurações de bateria de fábrica. 

Mensagens de erro

Mensagens de erro em aplicativos ou durante o acesso a recursos do celular também podem indicar que a formatação é necessária. É possível que algum aplicativo não esteja configurado corretamente no smartphone, ou que algum recurso de fábrica do celular tenha deixado de funcionar como deveria.

Se mensagens de erro forem frequentes ao utilizar aplicativos e ferramentas do seu aparelho, faça a formatação para que tudo volte a funcionar como antes.

Dica: Golpe no WhatsApp: como se proteger

Cuidados antes de formatar

Como a formatação retornará o aparelho ao estágio de fábrica, é imprescindível tomar precauções antes de iniciar o processo. Afinal, tudo o que precisamos costuma ser acessado pelo smartphone, então é importante tomar cuidado para não ter dor de cabeça depois que as configurações do aparelho forem restauradas.

Faça um backup

A formatação apaga arquivos, fotos, vídeos e documentos do aparelho. Por isso, faça o backup dessas informações, seja para um HD externo ou computador, ou um serviço de armazenamento na nuvem. O mais importante é salvar tudo o que você precisa manter no celular para não apagar nenhum documento.

Anote as senhas

As senhas utilizadas para acessar aplicativos e contas pelo celular também serão apagadas com a formatação. Logo, salve esses acessos de login e senha em um local fora do seu celular. Assim, ao formatar o aparelho e instalar aqueles apps que você utiliza, será possível entrar nas contas com as informações de acesso.

Anote as senhas em um papel ou agenda que será usado depois de reinstalar os aplicativos. Depois, descarte essas anotações, para evitar que alguém mal intencionado tente invadir seus perfis ou contas utilizando as anotações.

Por falar em acessos, depois da formatação será necessário reconfigurar suas senhas, biometria, reconhecimento facial ou outros recursos de identificação do seu aparelho.

Salve os contatos no e-mail

Os contatos telefônicos ou de e-mail salvos em um celular também serão apagados com a formatação. Logo, é importante salvar essas informações no backup ou mesmo em um e-mail pessoal, que pode ser acessado depois do processo ser finalizado. Muitos serviços permitem fazer o backup também dos seus contatos telefônicos e de e-mail.  

Informe-se com a PROTESTE

Ajudar consumidores a fazer boas escolhas e defender seus direitos estão entre as missões da PROTESTE, maior associação de defesa do consumidor da América Latina. Afinal, nas relações de consumo, as pessoas que contratam serviços ou adquirem produtos representam o lado mais vulnerável em comparação com as ações de fornecedores, que podem ser prejudiciais para clientes.

A atuação da PROTESTE envolve os testes comparativos, que trazem diversas informações cruciais sobre produtos e serviços para que todos possam escolher as ofertas que mais atendem às suas necessidades. 

Ao mesmo tempo, a PROTESTE conta com a plataforma Reclame, canal criado para receber queixas de consumidores em relação à contratação de serviços ou compra de mercadorias. Entre em contato pelo 4020-7747.

Além disso, a plataforma faz a ponte entre clientes e empresas, para que estas possam atender às demandas e responder às reclamações dos consumidores. Quem acessa o canal Reclame ainda conta com auxílio de especialistas da PROTESTE.

Outra forma da associação auxiliar consumidores são os conteúdos de qualidade sobre tecnologia, saúde e direito, que abordam temas relevantes que fazem a diferença na hora de lidar com fornecedores, produtos e serviços. 

Saiba o que fazer caso o seu aparelho molhe: Veja 7 passos para salvar um smartphone que caiu na água.