Notebook: qual é o melhor modelo para o seu bolso?

Notebook: qual é o melhor modelo para o seu bolso?

A configuração do aparelho e a finalidade do uso são fatores que pesam na hora da compra

O notebook é o tipo de computador preferido do público brasileiro. Estudo de uma consultoria especializada apontou, ainda em 2013, que os modelos portáteis representavam 55,6% dos equipamentos em lares do país, contra 42,4% de desktops (computadores de mesa).

Claro que, desde então, tablets e smartphones ganharam força no mercado. Ainda assim, o também chamado laptop mantém seu lugar cativo. Afinal, ele pode ser levado a qualquer canto, mas apresenta a potência de um dispositivo de escritório.

Banner canal Reclame

Ou seja: ter um notebook significa aliar praticidade e desempenho. Porém, entre tantas opções disponíveis nas lojas, é importante escolher aquela que satisfaça as suas necessidades. Por isso, o artigo de hoje traz características que todo consumidor deve avaliar antes de fazer a compra.

Escolhendo o notebook? Observe estas especificações

A configuração do notebook impacta diretamente o orçamento: quanto mais potente for o aparelho, mais caro ele sairá. Mas não se trata apenas de valores. Ao adquirir um produto desses, você deve levar em conta o custo-benefício. Isso significa analisar se as características do modelo escolhido atendem à demanda.

A lista abaixo traz especificações que todo usuário precisa conhecer antes de comprar um computador. Veja quais são elas:

Processador

Esse é o “cérebro” da máquina, responsável por comandar as operações. Um processador robusto será capaz de executar mais tarefas ao mesmo tempo sem apresentar lentidão. Portanto, se a velocidade de processamento for alta, a performance tende a ser melhor. Esse indicador é medido em gigahertz (GHz).

Dica: Sites falsos: como identificar e se proteger

Memória RAM

A sigla RAM significa random-access memory, ou memória de acesso aleatório. Ela designa a capacidade de rodar softwares. Quanto mais complexo o programa for e quanto mais tipos de software estiverem abertos ou em segundo plano, mais uso será feito dela.

Recomenda-se que um notebook tenha, no mínimo, quatro gigabytes (GB) de memória RAM. Sendo menos que isso, os programas podem ter lentidão, como dificuldade de abertura de página na internet ou em abrir programas como Excel e Word.

Capacidade de armazenamento

O disco rígido (HDD) e a unidade de estado sólido (SSD) são os lugares onde se armazenam os arquivos do computador. Os laptops geralmente saem de fábrica com um mínimo de 250 GB de capacidade, o suficiente para guardar bastantes planilhas e documentos de texto. No entanto, se você acumula fotos e vídeos, vale a pena buscar mais espaço.

Convém lembrar que o HDD e, principalmente, o SDD encarecem o preço final do produto. Se a grana está curta, talvez seja mais barato pegar um armazenamento menor e optar por pagar por um serviço de armazenamento de dados na nuvem, como o Google Drive, One Drive ou Dropbox.

Placa de vídeo

A qualidade da placa gráfica interfere na experiência de uso do notebook tanto quanto o processador. Por exemplo, quem joga games ou utiliza softwares com gráficos pesados tem que investir numa placa dedicada, comprada à parte. Essa opção se mostra superpotente, desde que seja compatível com a placa-mãe.

Já quem utiliza a máquina para estudar ou redigir relatórios não precisa desse recurso extra. Dá para se satisfazer com a placa de vídeo que já vem incorporada ao equipamento.

Banner

Tamanho da tela

Se o seu objetivo é facilitar o transporte, procure notebooks com telas menores, entre 11 e 13 polegadas. Esses dispositivos são bem leves, podendo ser facilmente levados numa mochila.

Agora, caso a ideia seja jogar, editar vídeos ou assistir a filmes, melhor ter um laptop com tela grande. Ainda, verifique se o monitor é Full HD (com mais linhas de resolução, o que garante uma imagem incrivelmente nítida).

Entradas e interfaces

Observe o número de portas USB do notebook. Elas são úteis para conectar impressora, pendrive ou mouse, entre outros periféricos. Hoje em dia, ao menos uma deve ser USB 3.0, muito mais veloz que as tecnologias anteriores.

O computador portátil também deve oferecer alguma interface de vídeo, como HDMI. Essa é ideal para conectar o aparelho a uma smart TV e ver filmes na tela grande. Já as conexões sem fio mais modernas são Bluetooth 5.0 e Wi-Fi 6.

Bateria

Boa autonomia de bateria proporciona mobilidade por mais horas. Isso porque às vezes, quando estamos na rua, é difícil encontrar uma tomada para recarregar o notebook.

Os fabricantes indicam a duração aproximada de cada modelo. Só que o tempo varia conforme a intensidade do uso e a interação com outros componentes. A placa de vídeo, apenas para citar um exemplo, consome muita energia, então uma partida de jogo on-line pode fazer a bateria “morrer” rapidinho.

Teclado

Um detalhe interessante nas teclas do notebook é a retroiluminação com LED. Embora esse recurso torne o equipamento um pouco mais caro, ele facilita a digitação em ambientes escuros.

Para quem lida frequentemente com cálculos e planilhas, a dica é escolher um computador com teclado numérico. Nem todos os laptops oferecem essa ferramenta.

Sistema operacional

A expressiva maioria dos computadores pessoais disponíveis no mercado opera com Windows. Contudo, fique de olho, pois certas marcas distribuem equipamentos mais baratos com sistema operacional Linux. Nesse caso, será necessário desembolsar uma quantia extra para obter uma licença do sistema da Microsoft.

Existe, também, a alternativa dos chromebooks. Eles rodam o Chrome OS, do Google. O preço é convidativo, mas apenas para quem usa recursos básicos de internet. Além disso, não é possível instalar programas do Pacote Office, como Word e Excel.

Dica: Nuvem ou pen drive? Veja melhor opção para guardar dados

Qual vai ser o uso principal do notebook?

Agora que você já conhece as principais especificações de um notebook, fica mais simples escolher a configuração certa. Basta identificar quais são as necessidades do usuário.

Estudos

Um computador para estudo pode ser bem básico. O equipamento deverá ser capaz de abrir arquivos em PDF, acessar a internet e realizar outras tarefas do dia a dia. Numa situação dessas, a necessidade de processamento acaba sendo mais baixa, o que também diminui o valor final do produto.

Trabalho

Num contexto de trabalho, as demandas mudam um pouco. Isso porque a pessoa provavelmente participará de videoconferências e acessará a rede privada da empresa quando estiver em home office. Para tanto, é preciso um processador mais potente, além de memória RAM e placa de vídeo que deem conta do recado.

Games

O patamar se eleva ainda mais no caso dos gamers. Os jogos modernos requerem processador e placa de vídeo de última geração, devido aos gráficos elaborados. Isso tudo também consome bastante energia da máquina, o que gera calor. Logo, um notebook gamer desse nível deve vir com sistema de refrigeração avançado.

Recursos gráficos

Situação similar à dos gamers acontece para demandas específicas. Designers, fotógrafos e profissionais que trabalham com edição de vídeo, por exemplo, precisam de uma placa gráfica excelente, bem como monitor Full HD (de altíssima definição) e ótima memória RAM. O mesmo vale para arquitetos, engenheiros e outras pessoas que elaboram modelagens em AutoCAD.

Guia do consumidor

Dicas extras para quem pensa em comprar um notebook

Para encerrar o artigo de hoje, aqui vão algumas recomendações finais. Elas auxiliarão você a encontrar o melhor custo-benefício na compra de um computador portátil. Aproveite!

Entenda as necessidades de uso

A seção anterior do texto falava dos perfis específicos de usuários: estudante, jogador etc. Porém, nada impede que você realize diversas atividades diferentes na mesma máquina. É possível usar um único notebook para trabalhar, estudar e assistir a filmes nas horas vagas.

A chave está em saber quais serão os reais usos do equipamento. A partir daí, é só listar as especificações técnicas para chegar à configuração certa.

Defina um orçamento

Tendo uma configuração mínima em mente, você pode entrar nos sites dos fabricantes para comparar os diversos modelos de laptops. Esse movimento serve, ainda, para fazer pesquisa de preço.

Talvez seu objeto de desejo esteja caro demais. Se for o caso, há duas saídas possíveis: ou você guarda dinheiro por mais tempo até ter a grana suficiente para a aquisição, ou leva para casa um computador mais básico, que fique dentro de seu teto de gastos.

De qualquer modo, perceba que se trata de um bem durável. O notebook ficará com você pelos próximos anos. Dessa forma, tenha certeza de que o produto escolhido será suficiente para suas necessidades.

Dica: Whatsapp Web: como aproveitar as funcionalidades

Verifique se há assistência técnica por perto

Por fim, lembre-se de que equipamentos eletrônicos falham. O desgaste natural, a exposição a situações extremas ou mesmo um defeito de fabricação podem causar os famigerados bugs.

Portanto, verifique as condições de garantia do produto e pesquise se há assistências técnicas credenciadas na região onde você mora. Afinal, se houver pane, é importante ter a quem recorrer para solucionar rapidamente o problema.

Informe-se com a PROTESTE!

Gostou do conteúdo de hoje? Então você precisa conhecer os outros artigos do ConecteJá, blog da PROTESTE sobre tecnologia e cultura digital. Aqui tem dicas para escolher cadeira gamer, planos de telefonia móvel e muito mais.

A PROTESTE, maior associação de consumidores da América, atua na defesa dos direitos do consumidor para melhorar as relações de mercado. A associação realiza testes comparativos para ajudar você a encontrar a melhor relação custo-benefício nas compras. As avaliações são feitas por especialistas em laboratórios credenciados por órgãos fiscalizadores. 

Também disponibilizamos a Plataforma Reclame, onde é possível registrar reclamações, interagir com empresas e resolver problemas relacionados a produtos e serviços. Usuários associados têm o acompanhamento da nossa equipe de especialistas em defesa do consumidor. Entre em contato pelo site ou pelo telefone 4020-7747.