Algoritmos e redes sociais: entenda essa relação

Algoritmos e redes sociais: entenda essa relação

As redes sociais desenvolvem métodos de compartilhamento de conteúdo cada vez mais viciantes

Os algoritmos formam um componente essencial quando se fala no funcionamento das redes sociais, especialmente porque eles contribuem para que as pessoas acessem conteúdos relevantes para si e, ao mesmo tempo, permaneçam mais tempo conectadas.

O desenvolvimento dos algoritmos foi aprimorado ao longo das décadas conforme as diversas redes sociais começaram a trabalhar para que as publicações em seus canais não aparecessem para usuários apenas de forma cronológica, mas sim personalizada de acordo com os interesses de cada um.

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Os algoritmos, ao contrário do que se pode pensar, não foram criados pela tecnologia, mas esse recurso tem sido aprimorado de forma constante com o advento da internet e o surgimento de novas redes sociais e novos recursos digitais.

Saiba mais sobre os algoritmos, de que forma eles têm sido desenvolvidos de maneira constante e como eles funcionam nas principais redes sociais. Entenda também de que forma os algoritmos podem tornar as redes sociais mais viciantes e o que fazer para não se tornar dependente delas.

O que são algoritmos?

Um algoritmo é um sistema lógico que permite criar sequências de ações. A origem do termo remonta ao século IX, como explica a Revista Fapesp. O recurso entrou na área da computação apenas na metade do século XX com a criação de rotinas para os computadores funcionarem.

O objetivo de um algoritmo é fazer com que sistemas e máquinas, por meio de cálculos complexos, possam tomar decisões e executar funções de forma mais ágil e automatizada do que o ser humano.

No campo das redes sociais, os algoritmos são conjuntos de regras que fazem com que as plataformas, de forma automatizada, estabeleçam critérios para exibir conteúdos em destaque para usuários. 

A partir de determinadas regras e critérios, as redes sociais escolhem, por meio dos algoritmos, páginas e tipos de conteúdo que serão exibidos para quem navega nas redes.

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Algoritmos X cronologia nas redes sociais

Antes da popularização dos algoritmos, os conteúdos eram exibidos em ordem cronológica, ou seja, as publicações mais recentes eram aquelas que apareciam nas páginas principais das redes sociais.

Hoje em dia, o tempo é apenas um dos critérios utilizados pelos algoritmos para escolher o que será mostrado ou não aos seus usuários. Por isso, é comum visualizar publicações de dias ou semanas atrás em algumas redes sociais, por exemplo.

Entre os critérios que os algoritmos avaliam para exibir conteúdos além da cronologia, estão os interesses dos usuários e, principalmente, o engajamento de uma publicação.

O que significa engajamento?

O engajamento é o nível de interação que as pessoas têm com uma publicação e é representado por meio de reações, likes, comentários, compartilhamentos e cliques em eventuais links que a postagem apresenta.

Para os algoritmos, quanto maior for a interação de usuários com uma publicação, maior será o alcance desse conteúdo, pois os sistemas da rede social entenderão que essa postagem é interessante e relevante para o público.

Dessa maneira, um conteúdo com alto engajamento tende a aparecer para um número cada vez maior de pessoas, que aumenta conforme as interações com a publicação

Os famosos posts virais, publicações populares em redes sociais com um grande número de visualizações, são beneficiados pelo engajamento e se popularizam impulsionados pelo algoritmo, que pode fazer uma publicação alcançar ainda mais contas conforme a interação cresce.

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Como os algoritmos funcionam?

Um dos precursores no uso dos algoritmos para reter usuários e entregar conteúdos cada vez mais personalizados e interessantes ao público é o Facebook. 

Porém, a lógica dos algoritmos também se popularizou em outras redes sociais e, também, no Google, que usa o recurso para exibir resultados de busca relacionados com o perfil de cada usuário.

Entenda um pouco mais sobre o funcionamento dos algoritmos nas principais redes sociais.

Instagram 

O Instagram deixou de priorizar apenas a ordem cronológica das publicações dos seus perfis para exibir conteúdos e passou a usar o engajamento como critério para mostrar as postagens. Outro dado importante é o grau de relacionamento dos usuários com as páginas que publicam os conteúdos.

Logo, quanto mais recente for uma postagem, mais engajamento ela tiver e quanto mais próxima for a afinidade com quem publicou, mais uma determinada conta aparecerá na lista de publicações do Instagram.

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Facebook

No Facebook, o engajamento também é essencial para definir quais conteúdos aparecerão na tela dos usuários. Esse critério ganhou força principalmente após a criação das reações na rede social, que ampliaram as possibilidades de interação.

Além disso, o tipo de conteúdo pode influenciar em sua distribuição. Lives e vídeos tendem a ser destacados pela rede, especialmente se esse formato de conteúdo estiver disponível na ferramenta Facebook Watch.

Twitter

Além do critério cronológico, o Twitter considera o engajamento de uma determinada publicação. Outro recurso são os assuntos quentes discutidos na rede social, ou trending topics, que são priorizados na linha do tempo por serem considerados relevantes em nível nacional ou global. Nesse caso, mesmo publicações mais antigas podem ser exibidas.

A rede social ainda exibe conteúdos com base no comportamento e interesses do usuário a partir das ações na plataforma. Se uma pessoa assistir um vídeo de um gatinho e dar like, a tendência é que o algoritmo mostre mais videos similares, por exemplo.

LinkedIn 

O LinkedIn é outra rede social que considera o engajamento das publicações como um fator para distribuir um determinado conteúdo para outras pessoas. Além disso, existem mecanismos usados para verificar se uma postagem é spam ou não, o que pode prejudicar a aparição desse conteúdo para usuários.

O LinkedIn prioriza conteúdos nativos da própria rede social, ou seja, que não remetem a links externos. Esse recurso visa manter as pessoas na própria rede social pelo maior tempo possível.

Youtube 

O YouTube também utiliza algoritmos para exibir sugestões de vídeos e destacar em sua página principal aqueles conteúdos que a plataforma acredita serem relevantes para os usuários. 

A rede social utiliza como critérios de engajamento a quantidade de visualizações, cliques, reações e comentários, com a finalidade de destacar a publicação. A plataforma também observa a data de publicação do vídeo e a atividade do canal.

Até o tempo de permanência na plataforma e a duração da visualização de vídeos são critérios avaliados pelos algoritmos para sugerir conteúdos e prender os usuários na rede social.

Guia do consumidor

Algoritmos e o vício em redes sociais

Os algoritmos tendem a exibir conteúdos relevantes para os usuários, porém essas publicações também têm como objetivo prender a atenção do público para que permaneçam o máximo de tempo possível em uma rede social.

Ao exibir conteúdos virais e personalizados de acordo com o comportamento do usuário, a rede social pode capturar a atenção de uma pessoa a ponto de se tornar um vício estimulado por algoritmos.

Como evitar o vício em redes sociais?

O vício em redes sociais é considerado um agravante em quadros de depressão e ansiedade, desenvolve características antissociais e prejudicam as relações pessoais e profissionais do usuário. Esses são apenas alguns dos problemas causados pelo excesso de horas em frente às telas de celulares, computadores ou qualquer outro dispositivo eletrônico.

Insônia, mau humor, falta de concentração e necessidade de exposição também são algumas características que indicam o vício em redes sociais, prejudicando a qualidade de vida do usuário. 

Saiba algumas técnicas que ajudam a utilizar essas plataformas de forma responsável.

Desligue as notificações

As notificações usam estímulos auditivos e visuais para chamar e prender a atenção do usuário. Por isso, desligá-las é uma medida importante para manter a concentração e evitar distrações vindas das redes sociais.

É possível programar o smartphone para, durante um determinado período (como no horário de trabalho, por exemplo), não tocar nem exibir notificações de qualquer aplicativo, principalmente das redes sociais.

Crie hábitos offline

Hábitos fora do ambiente digital também são essenciais para manter uma vida além das redes sociais. Ter um hobby, fazer atividades ao ar livre e ler são alguns exemplos simples. Também procure fazer as refeições e outras atividades do dia a dia sem a presença do celular.

Reduza o tempo nas redes sociais

Estabeleça horários para usar as redes sociais para evitar passar tempo demais deslizando a tela do smartphone. 

É possível também acessar as configurações do aparelho ou instalar aplicativos que mostram quantas horas você tem passado nas redes sociais, para definir regras de uso a partir da quantidade de horas visualizadas nessas ferramentas.

Faça atividade física

A atividade física é uma importante aliada de quem quer evitar o vício em redes sociais, pois faz com que o corpo e a mente estejam ocupados com exercícios e, portanto, longe do celular ou computador. Além disso, esse tipo de atividade traz outras vantagens relacionadas à produção de hormônios e substâncias que ajudam o organismo.

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Mantenha-se informado com a PROTESTE

Os algoritmos não são uma novidade das redes sociais, mas o uso do recurso tornou possível a viralização de publicações nesse ambiente e a visualização de conteúdos que tenham relevância para os usuários.

Ao mesmo tempo, os algoritmos também aumentam as chances de alguém se tornar viciado nas redes sociais, já que visam prender a atenção das pessoas por meio de diferentes recursos que podem causar dependência.

Por isso, é fundamental informar-se para entender os mecanismos por trás das redes sociais com o objetivo de extrair o melhor dessas plataformas. Informação de qualidade você encontra na PROTESTE, a maior associação de consumidores da América Latina.

A associação produz diversos conteúdos nos portais ConectaJá, MinhaSaúde e SeuDireito para discutir temas como tecnologia, saúde e bem-estar e direitos do consumidor, respectivamente.

A PROTESTE também realiza testes comparativos com as principais informações sobre os principais produtos e serviços do mercado. Os resultados dos testes auxiliam na tomada de decisão com base no custo-benefício

Conheça a plataforma Reclame, um canal desenvolvido para receber sua reclamação contra fornecedores de produtos ou serviços. A mensagem é encaminhada para as empresas em busca de uma solução para seu problema. Os associados PROTESTE têm o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Você também pode ligar para o Reclame pelo telefone 4020-7747.