TV por assinatura ou streaming: qual serviço escolher?

TV por assinatura ou streaming: qual serviço escolher?

Além do preço, é preciso observar a variedade de conteúdo em cada plataforma

Mais de 96% dos domicílios brasileiros têm pelo menos um aparelho de televisão, segundo dados do IBGE. Porém, o avanço da tecnologia vem modificando as formas de consumo do audiovisual. TV por assinatura e streaming, por exemplo, são opções que oferecem muito mais conteúdo, em comparação à programação dos canais abertos.

O artigo de hoje compara esses dois tipos de serviço. Você vai entender quais são as diferenças entre TV a cabo e plataformas on demand, além de conhecer vantagens e desvantagens de cada uma delas.

A PROTESTE também avaliou os preços praticados pelas principais empresas do setor. Assim, você pode escolher o serviço que melhor atenda às suas necessidades, dentro de um orçamento que caiba no seu bolso. Confira!

TV por assinatura

A TV por assinatura, às vezes chamada genericamente de TV a cabo, começou a crescer no Brasil em meados da década de 1990. A proposta era oferecer programas diferenciados, com canais específicos de esportes, filmes e notícias, entre outros. Ou seja: ela disponibiliza uma variedade de conteúdo, indo muito além das opções da TV aberta.

No entanto, tamanha diversidade vem com um preço. E as mensalidades caras são um provável motivo para a queda de popularidade do serviço.

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o número de assinaturas de TV paga caiu para 13,86 milhões em junho de 2021. Trata-se de um patamar baixo, considerando que, desde 2012, os índices ficaram acima dos 15 milhões. Ainda assim, operadoras como ClaroNet, Sky e Oi mantêm adeptos fiéis.

Dica: Golpe no WhatsApp: como se proteger

Vantagens da TV por assinatura

Variedade – Entre as vantagens da TV por assinatura, está a variedade de canais. O cliente tem acesso a uma programação diversificada, com séries, documentários, partidas esportivas, shows e muito mais. Vale lembrar que vários desses programas não estão disponíveis em outras plataformas, como é o caso de alguns campeonatos internacionais de futebol.

Flexibilidade – O serviço também se adaptou às demandas do público. Em alguns pacotes, é possível gravar conteúdo televisivo para assistir a hora que quiser. Em paralelo, as empresas ainda oferecem aplicativos para tablet e smartphone, permitindo acompanhar a programação dos canais por assinatura em outros dispositivos eletrônicos.

Combos – Além disso, o consumidor consegue contratar combos. Existem operadoras que disponibilizam pacotes com TV, internet e telefonia por um preço único (e reduzido). Essa alternativa acaba saindo vantajosa do ponto de vista financeiro. Se cada serviço fosse contratado individualmente, a soma das mensalidades sairia mais cara.

Desvantagens da TV por assinatura

Preço – Apesar das comodidades, a TV a cabo continua sendo cara. Só tem acesso a todos os canais quem contrata o pacote completo. Para piorar, funções como gravação de conteúdo e pausa da programação ao vivo geralmente só estão disponíveis nessas assinaturas “VIP”.

Serviços em excesso – O problema dos pacotes completos, fora o preço, são os penduricalhos desnecessários. Falta customização ao serviço. Há casos em que o cliente é obrigado a contratar um combo com internet e telefonia fixa, quando na verdade não precisa do telefone de linha, pois usa apenas o celular.

Só que migrar para um plano básico nem sempre é a solução. Essa versão da TV por assinatura tem uma gama de canais mais restrita, incluindo redes de televisão abertas e até canais de áudio, com playlists musicais.

Pacotes fechados – Os seriados, filmes, espetáculos e outros conteúdos mais interessantes ficam disponíveis somente para quem pagar mais. E, infelizmente, não dá para selecionar, um a um, os canais que serão contratados. Eles pertencem a uma lista fixa, de modo que ou o consumidor leva todos de uma vez, ou fica sem nenhum.

Diferenças entre cabo e satélite

Embora o termo “TV a cabo” seja usado como sinônimo de TV por assinatura, essa nem sempre é a terminologia mais correta. O cabo é uma das tecnologias possíveis para a transmissão do sinal, mas não a única. Em muitas localidades brasileiras, a TV paga chega via satélite. Veja as diferenças:

TV a cabo

Nesse tipo de serviço, as operadoras enviam o sinal por cabo coaxial ou fibra ótica. Desse modo, é necessário que a região tenha cabeamento disponível, algo mais comum em capitais e zonas metropolitanas. O resultado é uma transmissão estável e de ótima qualidade.

Dica: Dados vazados: o que fazer para se proteger?

TV por satélite

No interior e nas zonas rurais, onde o cabo não chega, é preciso recorrer à TV por satélite. Ela usa uma antena externa para captar o sinal. Apesar da qualidade em dias de tempo bom, a transmissão pode sofrer interferência caso haja chuva ou ventos fortes. Nessas ocasiões de intempéries, assistir à televisão se torna bem complicado.

Streaming

Agora chegou a hora de você saber mais sobre o serviço de TV por streaming, ou on demand. Essas plataformas funcionam como um grande catálogo on-line, no qual a pessoa pode selecionar filmes e séries para ver a hora que quiser, sem intervalos. Em outras palavras, o espectador não fica mais preso aos horários da grade de programação dos canais, desde que tenha internet banda larga.

O mercado de streaming é relativamente novo. Ele surgiu no Brasil na década de 2010, com a Netflix. Essa, inclusive, ainda é a empresa com maior marketshare – 31% do segmento, conforme levantamento da KPMG.

Logo depois, vieram concorrentes de peso, como Amazon Prime, Disney+, Globoplay e HBO Max. Todas as opções se destacam por misturar conteúdo de parceiros com produções originais. A Netflix tem séries como Stranger Things e Round 6. O Globoplay oferta um vasto acervo de novelas e seriados brasileiros. Já HBO Max traz Família Soprano, Game of Thrones e outros sucessos.

banner-guia-do-direito-do-consumidor

Vantagens do streaming

Escolha – O primeiro diferencial do streaming é a possibilidade de escolher quando e como assistir ao conteúdo. O usuário pode ver séries e filmes na hora que achar mais conveniente, sem depender de uma grade de programação fixa.

Dá para pausar a cena e continuar dias depois, repetir um trecho ou mesmo “maratonar” todos os episódios de um seriado em sequência. E o melhor: sem intervalos e publicidade.

Personalização – As plataformas de streaming também permitem criar diferentes perfis na mesma conta. Com isso, a experiência fica individualizada. À medida que alguém assiste a filmes e programas de seu interesse, o sistema vai entendendo os gostos da pessoa e sugere novas opções de conteúdo similar.

Flexibilidade – Em acréscimo, o streaming funciona em diversos dispositivos eletrônicos: tablet, smartphone, computador e smart TV. Basta ter um aparelho compatível com o aplicativo e conexão à internet. Em algumas assinaturas, também é permitido baixar o conteúdo para consumir off-line.

Desvantagens do streaming

Conexão – As plataformas de streaming demandam internet de boa qualidade. Se a rede não for rápida e estável o suficiente, a imagem com certeza vai travar. Para uma reprodução em HD, por exemplo, é necessário ter uma conexão de 5MB ou mais. Para conteúdo em Ultra HD, o limite mínimo sobe para 25MB.

Sumiço de títulos – Todos os meses, os serviços on demand disponibilizam novos programas e filmes para consumo. Por outro lado, alguns deles também são excluídos do catálogo, geralmente devido a questões contratuais com as distribuidoras. Desse jeito, o cliente corre o risco de acompanhar os primeiros episódios de uma série sem ter a chance de chegar à conclusão da história. Frustrante, né?

Restrições – O conteúdo original de uma empresa de streaming é exclusivo dessa plataforma. Portanto, quem deseja assistir a programas variados acaba tendo que assinar mais de um plano ao mesmo tempo. Ainda que existam parcerias, como o combo de Globoplay com Disney+, essa não costuma ser a regra.

Dica: Conheça os tipos de cabos USB e conexões para celular

TV por assinatura ou streaming? PROTESTE comparou os preços

Tanto TV por assinatura quanto streaming são boas opções de entretenimento, desde que atendam às necessidades do consumidor. Um fã de esportes pode preferir a conveniência dos canais a cabo, que transmitem campeonatos internacionais e rodas de debate segmentadas para esse público. Já uma pessoa que curte apenas ver uma série na hora do almoço pode preferir a flexibilidade do on demand.

Independentemente do perfil dos usuários, uma questão que pesa bastante na escolha é o preço. Por isso, a PROTESTE conduziu uma pesquisa para comparar os valores dos principais serviços de conteúdo audiovisual pago disponíveis no Brasil.

O relatório lista as grandes operadoras de TV por assinatura (Sky, ClaroNet e Oi, entre outras), além de diversas plataformas de streaming (Netflix, Amazon Prime, Apple TV, Globoplay, HBO Max, Disney+ etc.). Nossa equipe levantou preços de vários pacotes, do básico ao premium, nas modalidades de pagamento mensal e anual.

Ainda, fizemos simulações para a contratação simultânea de streaming e TV por assinatura, com o intuito de verificar o custo anual desses serviços. Os resultados apontam grande disparidade de valores, o que pode confundir consumidores desatentos.

Quer acertar na contratação da TV paga? Então cadastre-se para receber o relatório completo TV por assinatura X Streaming. Lá você encontra as informações detalhadas para avaliar o melhor custo-benefício.

A PROTESTE é a maior associação de consumidores da América Latina. Aqui no site, sempre trazemos novidades sobre tecnologia e direitos do consumidor para você fazer a escolha certa na hora das compras.

Aproveite e conheça outros testes comparativos! Avaliamos diversos produtos e serviços do dia a dia, incluindo celulares e pacotes de banda larga.