Caixa de som portátil: veja qual é a melhor opção

Caixa de som portátil: veja qual é a melhor opção

O consumidor precisa avaliar algumas características antes de escolher o modelo de caixa de som portátil

A caixa de som portátil tem se popularizado cada vez mais por ser um ótimo recurso para diversos momentos, seja durante o lazer, atividade física, home office ou qualquer outra situação em que uma pessoa queira ouvir música ou podcasts, por exemplo.

O levantamento realizado pela empresa de pesquisa de mercado Grand View Research indica que, em 2020, esse mercado movimentou 1,44 bilhão de dólares, com expectativa de alcançar 2,63 bilhões de dólares em 2025.

Banner canal Reclame

Porém, assim como qualquer outro eletroeletrônico, é importante saber o que analisar na hora de adquirir uma caixa de som portátil para fazer a escolha ideal, de acordo com as suas necessidades e não ter problemas com o equipamento.

Existem muitos modelos disponíveis no mercado com várias características diferentes. São diversos tamanhos, tipos de conectividade, usabilidade, volume, duração de bateria, resistência, entre outras funcionalidades que fazem a diferença durante o uso.

Por isso, para evitar uma compra errada e transtornos com o equipamento, entenda como escolher a melhor opção de caixa de som portátil para você.

Como escolher a caixa de som portátil ideal?

Existe uma série de marcas e modelos de caixa de som portátil, cada um com suas especificações técnicas e possibilidades de uso. Entenda o que avaliar na hora de escolher o seu equipamento.

Conectividade 

A conectividade da caixa de som deve ser a maior possível, ou seja, o aparelho deve contar com diferentes opções de conexão com outros dispositivos, como smartphones.

Bluetooth, cabo USB, NFC (aproximação), cabo P2 e cartão de memória são alguns recursos de conectividade que ampliam as possibilidades de utilizar a caixa de som com diferentes dispositivos eletrônicos.

Funcionalidade

A funcionalidade diz respeito ao tamanho e praticidade de uso. Alças, ganchos e cordões, por exemplo, facilitam o manuseio e transporte da caixa de som.

Além disso, observe se é possível usar o eletrônico a distância, seja por wi-fi ou bluetooth. O app da fabricante ainda permite que a caixa de som possa ser personalizada.

Dica: Aprenda a salvar vídeos do Instagram e não perca mais nenhum conteúdo

Qualidade sonora e volume

A qualidade sonora é um item fundamental de uma caixa de som para que não haja ruídos ou distorções na reprodução de música e outros conteúdos em áudio. 

Para descobrir se um aparelho de som portátil tem qualidade, pesquise se há comentários ou avaliações de outras pessoas sobre a qualidade sonora da caixa nos sites de compra ou de reclamações, como o Reclame

A potência também é essencial para a escolha do aparelho de som portátil. As fabricantes informam a medida pela sigla RMS (do inglês root mean square, ou potência média quadrática, em tradução livre para o português).

A medida mostra qual é a potência média que a caixa pode atingir durante um determinado período sem distorções ou perda de qualidade do som. Quanto maior o RMS do aparelho, mais potente será o volume sem problemas de áudio.

Bateria

A bateria é um item importante para uma experiência positiva com o uso da caixa de som, afinal a duração da carga faz a diferença em ambientes nos quais não dá para conectar o aparelho à rede de energia. 

Observe qual é a duração média da bateria informada pelo fabricante. Geralmente, ela é descrita em horas.

Resistência

A resistência é outro fator que faz diferença na hora de escolher uma boa caixa de som portátil. As fabricantes utilizam as certificações IP67 e IP69. O número 6 é referente à proteção contra poeira e o segundo número corresponde à resistência contra água. 

O 7 (IP67) indica que o aparelho pode ser imerso em profundidade de até 1 metro, durante 30 segundos. Já o número 9 (IP69) garante que a caixa de som é resistente contra a imersão em água de até 3 metros de profundidade.

Também é importante procurar especificações técnicas sobre a resistência contra quedas e impactos em geral.

Garantia

Por fim, confira se existe garantia do produto e qual é o prazo oferecido pelo fabricante. Quanto maior o tempo de garantia, melhor para você, afinal será um período maior para fazer reclamações em caso de defeitos no produto.

Além da garantia legal de 3 meses, descrita pelo Código de Defesa do Consumidor, saiba quanto tempo a loja ou o fabricante concede de garantia contratual. Vale lembrar que o prazo pode variar bastante, por isso é importante pesquisar algumas opções.

Banner

Como aumentar a durabilidade da caixa de som?

Além de aspectos da própria fabricação da caixa de som portátil, é importante utilizar o aparelho de forma consciente para aumentar sua durabilidade, pois o mau uso pode reduzir a vida útil do aparelho. Conheça algumas dicas para evitar danos contra a caixa de som.

Evite situações climáticas adversas

Por mais resistente que a caixa de som possa ser, é importante evitar situações climáticas extremas. Submergir o aparelho por muito tempo ou deixá-lo exposto com frequência ao frio, ventania ou ao sol intenso pode diminuir sua durabilidade e causar defeitos.

Por isso, use a caixa conforme indica o manual de instruções e, sempre que possível, evite expor o eletrônico a eventos climáticos intensos de forma constante.

Respeite a voltagem do aparelho

A caixa de som portátil deve ser sempre conectada à voltagem indicada no aparelho, seja 110V, 220V ou bivolt. Utilizar uma voltagem diferente da recomendada pelo fabricante pode causar sobrecarga de eletricidade e danificar o equipamento.

Saiba qual é a voltagem na sua casa e adquira aparelhos compatíveis com a tensão elétrica doméstica.

Cuidado na hora de manusear o equipamento

O cuidado com o manuseio, evitando quedas, sujeira e outros danos que podem encurtar a vida útil do aparelho, também é outra medida que aumenta a durabilidade da caixa de som, mesmo que ela seja resistente à água ou poeira.

Também tenha cuidado ao transportar ou guardar o equipamento para evitar impactos e quedas, que podem gerar danos para a caixa.

Dica: O celular caiu na água? Siga esses 7 passos para salvá-lo

Como funciona a tecnologia bluetooth?

A tecnologia bluetooth permite que aparelhos possam se conectar sem a necessidade de fios, como um celular que, por meio do bluetooth, se conecta à caixa de som portátil para reproduzir músicas. Os eletrônicos com sistema operacional Android ou iOS possuem o recurso.

Como ligar o bluetooth no Android?

É muito simples ativar o bluetooth em aparelhos Android:

  1. Acesse a opção de configurações;
  2. Digite no campo de busca “bluetooth” ou clique em “Conexões” ou “Configurações de Rede”, a depender do seu aparelho;
  3. Depois, encontre a opção bluetooth e ligue-a.

Como ligar o bluetooth no iOS?

Em smartphones iOS, o procedimento para ligar o bluetooth também é simples:

  1. Acesse a opção de ajustes;
  2. Depois, ative a opção bluetooth que aparecer na tela.

Após esses passos, basta ativar o bluetooth na caixa de som, conforme explica o manual de instruções, localizar o aparelho na lista de dispositivos presente no celular e pronto, a conexão estará feita.

Guia do consumidor

Escolha a caixa de som bluetooth ideal com a PROTESTE

A PROTESTE realizou o teste comparativo de caixas de som portáteis para avaliar diversos aspectos das principais marcas disponíveis no mercado. 

Nossos especialistas analisaram itens técnicos, como qualidade sonora, bateria e durabilidade, aspectos relacionados à usabilidade, conectividade e preço, para estabelecer qual é a opção com melhor custo-benefício para os consumidores.

Para acessar o resultado do teste e conferir outras avaliações de produtos e serviços, torne-se um associado PROTESTE! Além dos testes, você também aproveita uma série de vantagens, como clube de benefícios com descontos, cartão de crédito pré-pago, cartão farmácia e muito mais.

Dica: Como formatar o celular? Passo a passo

Mantenha-se informado com a PROTESTE

É essencial entender as características relacionadas à conectividade, funcionalidades, bateria, potência sonora e resistência da caixa de som portátil antes de escolher um modelo, para que o equipamento esteja de acordo com as suas expectativas.

Além disso, é fundamental tomar medidas de precaução para que a vida útil do equipamento seja aumentada, como evitar o mau uso e ter cuidado durante o manuseio.

O conhecimento faz diferença na tomada de decisão de consumo, por isso a PROTESTE produz artigos informativos nos blogs ConectaJá, MinhaSaúde e SeuDireito sobre novidades tecnológicas, saúde e direitos do consumidor, respectivamente.

A maior associação de consumidores da América Latina também realiza testes comparativos, como o realizado com as principais marcas de caixas de som portátil do mercado. Os produtos e serviços são analisados de forma aprofundada para você escolher a melhor opção.

Também disponibilizamos a plataforma Reclame, desenvolvida para você enviar sua reclamação contra um fornecedor de produto ou serviço. Sua mensagem é enviada para a empresa em busca de uma solução para seu problema. Os associados PROTESTE também têm o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7747.