Smart TV: tudo o que você precisa saber antes de comprar uma

Smart TV: tudo o que você precisa saber antes de comprar uma

O mercado oferece diversas opções de televisão com várias tecnologias diferentes, funcionalidades e tamanhos

Uma Smart TV é um eletroeletrônico que pode transformar a experiência de quem assiste filmes, séries, programas de TV ou consome conteúdos audiovisuais da internet. Isso porque esse tipo de aparelho conta com diversos recursos tecnológicos que trazem muitas melhorias quando comparado com os televisores comuns.

Não é à toa que a procura por Smart TVs é maior e, por causa disso, cada vez mais ofertas desse tipo de produto estão disponíveis em lojas e e-commerces. Mas como escolher o produto ideal para as suas necessidades? 

banner-reclame

Afinal, existem diferenças em relação a modelos, tamanho de polegadas, tipos de tela, recursos embutidos no aparelho e outros detalhes técnicos que qualquer pessoa deve observar antes de fechar a compra de uma Smart TV.

Além de pesquisar bastante para encontrar os melhores preços e de tomar todos os cuidados de segurança possíveis durante a compra (principalmente se ela for online), é essencial entender o que considerar ao adquirir uma Smart TV

Televisor padrão x Smart TV: entenda as diferenças

Os televisores padrões são aqueles em que os recursos do aparelho são mais restritos à exibição de imagens, com poucas opções tecnológicas e digitais. Esses eletrônicos, basicamente, permitem a apresentação de imagens ao se conectarem com antenas ou cabos de serviços de TV por assinatura.

Porém, com as novas tecnologias de TV, é cada vez mais frequente a comercialização de televisores chamados de Smart TVs, ou televisão inteligente em tradução livre para o português. 

Esses produtos não apenas exibem imagens de filmes e programas de TV, mas contam com recursos como resolução de imagem de alta qualidade, conectividade e integração com aplicativos e serviços de streaming e sistemas operacionais próprios. Tudo isso torna a Smart TV interessante, já que traz mais comodidade e possibilidades de consumo de conteúdo em casa. 

Dica: TV por assinatura ou streaming: qual serviço escolher?

Critérios para escolher o modelo ideal para você

Alguns aspectos técnicos podem fazer a diferença para a sua experiência durante o uso da Smart TV. Por isso, saiba mais sobre os principais critérios que devem ser observados antes de adquirir seu aparelho para entender quando uma oferta atenderá ao que você precisa.

Resolução da imagem

A resolução da imagem é um dos primeiros itens que devem ser analisados antes de comprar uma Smart TV. Em via de regra, quanto maior a numeração, maior a resolução e menos distorções vão aparecer. Os números representam os pixels que a tela mostra. Entre os tipos de resolução de imagem, estão:

  • HD (1280×720 pixels): tecnologia frequente em modelos simples e televisores menores de até 32 polegadas em geral;
  • Full HD (1920x720p): resolução com qualidade maior de imagem que a opção anterior e ideal para TVs com até 40 polegadas;
  • 4K (3840x2160p): com qualidade melhor de resolução e indicada para aparelhos maiores do que 40 polegadas;
  • 8K (7680x4320p): tecnologia que traz ainda mais imagens limpas e de alta qualidade de resolução, mas que tende a encarecer o preço do aparelho de TV.

banner

Tamanho da tela

O tamanho da tela é medido em polegadas, que têm símbolo de ” (aspas). Quanto maior o número, maior será a tela. O ideal é pensar no tamanho dos ambientes e na distância entre quem assiste e o aparelho. De forma geral, o recomendado é seguir a seguinte escala:

  • TVs de 32” polegadas podem ser boas opções para ambientes pequenos, com distância máxima de 1,5 metro entre o sofá e a televisão, por exemplo;
  • TVs de 40” e 43” devem estar distantes até 2 metros e são alternativas para salas de tamanho mediano;
  • TVs de 50” e 55” podem estar entre 2 e 2,5 metros de distância, aplicável para ambientes relativamente amplos;
  • TVs a partir de 65” são indicadas para locais amplos que permitam uma distância de 3 metros entre quem assiste e o aparelho.

Tipos de display (tela)

O tipo de tela da Smart TV também é importante e pode variar entre:

  • LCD, que é uma das tecnologias mais antigas no universo das Smart TVs e que é mais barata, mas pode não representar as cores de forma vívida ou fiel;
  • LED, tem o consumo menor de energia e mais barato do que outros displays mais modernos;
  • QLED, avanço do LCD que permite mostrar na tela grande variedade de cores;
  • OLED, também apresenta cores, brilho e contraste mais intensos e, por isso, é também mais caro do que outros tipos de display.

Algumas telas, como a curva e 3D, ainda podem ser encontradas em alguns aparelhos de TV, porém esses recursos têm sido cada vez menos usados na indústria, por isso é importante considerar outras opções.

Dica: 6 maneiras de recuperar o sinal da internet

Conectividade 

A conectividade diz respeito às formas com que é possível conectar cabos à Smart TV. O cabo HDMI é um dos mais frequentes e transmite informações de notebooks à TV, por exemplo. 

As entradas para cabo USB também são comuns e permitem a conexão de pen drives e HDs. Por fim, uma entrada de cabos de internet também ajuda a manter o aparelho conectado à rede.

Quanto mais entradas de tipos diferentes, mais possibilidades de conectar diferentes aparelhos à sua Smart TV. Caso ela tenha opções de Bluetooth, melhor ainda, pois é possível fazer conexões sem fio com outros itens que possuem a mesma tecnologia.

Taxa de atualização

A taxa de atualização de uma Smart TV representa a velocidade em que a tela é atualizada. A medida de tempo é de atualizações por segundo e, quanto mais alto o valor, mais vezes a tela atualiza.

Isso faz a diferença para assistir filmes e usar a televisão para jogos, pois esses conteúdos podem ter muitas transições de cena e efeitos que demandam atualização rápida da tela para que as imagens não fiquem travando e as cenas mudem de forma fluída.

As taxas de atualização são apresentadas em Hertz e podem variar entre:

  • 30 Hz, índice comum no mercado, mas que pode se comportar de forma lenta ou desfocada em cenas com mais efeitos e ações;
  • 60 Hz, percepção e movimentação são melhores, por isso a imagem é mais suave para os olhos. 
  • 120 Hz, proporciona mais fluidez na transição de imagens em cenas movimentadas.

Áudio 

O áudio da TV também faz diferença para ouvir conteúdos com qualidade. Um dos sistemas mais comuns é o Dolby Atmos, recurso que transmite som de forma aprimorada para uma experiência mais intensa e imersiva.

Outro sistema é o DTS, que também permite conectar alto-falantes à TV e utiliza o conceito de áudio tridimensional, que amplifica o som para todo o ambiente. 

Integração 

Smart TVs permitem a integração com aplicativos, sistemas de jogos, streaming e outros serviços digitais. Por isso, observe com quais aparelhos e recursos a televisão pode conectar-se. A integração com celulares e assistentes de voz é útil para quem deseja conectar a TV a esses aparelhos.

Guia-do-consumidor

Sistema operacional

O sistema operacional é o recurso que permite acessar aplicativos, navegar na internet, abrir jogos e muito mais por meio da Smart TV. É importante entender se ele dialoga com o sistema operacional do seu celular, por exemplo, e se existem muitas reclamações sobre a facilidade ou não de usar esse recurso.

Controle remoto

Os controles remotos também são outro aspecto a ser considerado na hora de comprar sua Smart TV. Quanto mais simples de ser usado e mais compacto, melhor. Veja também se o modelo possui botões exclusivos para usar serviços de streaming, pois isso facilita a conexão.

Design 

Por último, é bom ficar de olho no design da sua Smart TV, afinal é um item de destaque na sala ou no quarto. Além do tamanho, observe a espessura do aparelho, se ele possui recursos para esconder cabos de conexão e se permite ser colocado na parede, por exemplo. 

Alguns modelos ainda têm tecnologia para integração com a cor ambiente. Lembre-se que, quanto mais recursos de design, mais alto é o preço da Smart TV.

Dica: Produto com defeito: saiba o que fazer

Qual é a melhor marca?

A melhor marca de Smart TV é aquela que oferece o produto que você como consumidor deseja ter em casa. Como as necessidades de cada pessoa ou família que deseja adquirir o eletroeletrônico são diferentes, é essencial pesquisar bem antes da compra desse item que, muitas vezes, tem valores que podem ser elevados conforme o orçamento disponível.

Para escolher a melhor marca, é fundamental considerar que uma Smart TV fará parte da rotina e, por isso, deve contar com características e recursos que estejam de acordo com as demandas de quem vai comprar o equipamento.

Ao mesmo tempo, deve-se pesquisar tudo sobre a loja que comercializa o produto e também sobre a fabricante, para evitar a compra de um eletrônico que possa apresentar problemas. Por mais que seja possível trocar o aparelho em diversas situações previstas pela legislação, o ideal é comprar um produto que tenha poucas chances de ter defeitos.

Para diminuir os riscos, é importante entender se a marca tem histórico de defeitos técnicos em suas mercadorias e se a assistência técnica da fabricante tem abrangência. Ao mesmo tempo, olhar as reclamações realizadas nas páginas oficiais, tanto da loja em que você deseja comprar o produto quanto da fabricante, ajuda na avaliação.

Outra maneira de escolher a melhor marca de Smart TV para a sua casa é conferir o teste comparativo da PROTESTE com as principais televisões do mercado. Confira as recomendações de produtos com base em critérios como conexões, qualidade de imagem e som e facilidade de uso. Torne-se um associado para ter acesso ao resultado.

Mantenha-se informado com a PROTESTE

Antes de comprar uma Smart TV, é importante entender que o tamanho da tela e a sua resolução podem fazer a diferença na hora de assistir, além de aspectos técnicos relacionados à qualidade do áudio, conectividade, sistema operacional e como esses recursos estão integrados com outros aparelhos, como celulares ou assistentes de voz, por exemplo.

Levar esse tipo de informação para consumidores tomarem melhores decisões de compra é um dos objetivos da PROTESTE, a maior associação de consumidores da América Latina. Por meio dos blogs ConectaJáMinha Saúde e Seu Direito, você acessa artigos informativos sobre tecnologia, saúde e bem-estar e direitos do consumidor.

E para defendê-los, você pode contar com a plataforma Reclame, criada para ser um canal dedicado a receber queixas de clientes contra empresas. 

Quem contratou um serviço ou comprou um produto e quer fazer uma reclamação sobre essa relação de consumo pode registrar na plataforma para receber respostas das empresas e ainda contar com o acompanhamento de especialistas em defesa do consumidor da PROTESTE. Ligue para 4020-7747.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre o que precisa saber antes de comprar uma Smart TV, saiba se vale a pena escolher um serviço de TV por assinatura ou optar pelo streaming!