Chromecast vale a pena comprar?

Chromecast vale a pena comprar?

O Chromecast pode ser uma boa opção para tornar televisões tradicionais em smart TVs, mas é preciso saber escolher o modelo correto para a sua televisão.

Quem gosta de filmes, séries e serviços de streaming em geral já ouviu falar do Chromecast, um dispositivo que pode ser uma alternativa para quem deseja curtir conteúdos diversos de aplicativos na televisão de casa e que facilita, por exemplo, o compartilhamento de tela do smartphone para a TV.

Só que nem todo mundo sabe o que é exatamente esse recurso, como ele funciona, como escolher a melhor opção para sua casa e as diferenças entre o Chromecast e outros dispositivos fabricados por outras empresas que têm proposta semelhante.

A falta de informação pode causar escolhas erradas na hora da compra, já que as chances de escolher um produto que não atende às suas necessidades aumentam se você não conhece as funcionalidades de um Chromecast.

Para ficar por dentro do assunto e entender se esse item é vantajoso para a sua realidade, confira neste texto como avaliar se a aquisição de um Chromecast ou outro recurso similar é interessante para o que você quer e como aproveitar esse recurso para impulsionar o entretenimento na televisão da sua casa.

Banner canal Reclame

O que é Chromecast?

O Chromecast é um dongle de streaming fabricado pelo Google que tem o objetivo de transformar televisores convencionais em uma smart TV, a partir do espelhamento de tela. Isso significa que sua intenção é levar mais conectividade às TVs tradicionais que, em geral, não contam com funções de integração com internet, computadores, aplicativos e smartphones, por exemplo.

O Chromecast foi lançado em 2013 e, desde então, foram criadas diferentes versões, cada uma com mais recursos digitais do que a anterior. Confira a evolução:

  • Chromecast 1: é o dispositivo de 1ª geração, lançado em 2013, que foi descontinuado em 2015;
  • Chromecast 2:  aparelho de 2ª geração, lançado em 2015, com melhorias em relação ao anterior e descontinuado em 2018;
  • Chromecast  Audio: lançado em 2015, com dedicação exclusiva para aparelhos de som, que saiu do mercado em 2019;
  • Chromecast 3: lançado em 2018 com melhorias na comparação com os anteriores e disponível para compra hoje em dia;
  • Chromecast Ultra: lançado em 2016 com os melhores recursos de todas as gerações, disponível no mercado atualmente.

Para funcionar, o Chromecast deve ser conectado a uma entrada HDMI e, também, a uma rede Wi-Fi.

Cabo HDMI

O cabo HDMI é uma forma de conexão que transmite informações do Chromecast para uma televisão. Esse recurso também está presente em notebooks ou projetores e faz com que um dispositivo consiga reproduzir áudio e vídeo em outro aparelho. O cabo faz parte do Chromecast e basta encaixá-lo na entrada HDMI da televisão.

Conexão Wi-Fi

O Wi-Fi é uma tecnologia que permite a conexão de dispositivos à internet sem a necessidade de fios ou cabos. No caso do Chromecast, ela é necessária para que o aparelho se conecte à rede e consiga reproduzir conteúdos como streamings, que só podem ser acessados com internet.

Dica: TV por assinatura ou streaming: qual serviço escolher?

Você sabe o que é uma smart tv?

A smart TV é uma televisão inteligente que traz diversos avanços em relação aos modelos tradicionais. Enquanto as TVs convencionais apenas exibem imagens por meio de conexões a cabo ou antenas, as smart TVs contam com recursos como:

  • Resolução de imagem de alta qualidade;
  • Conectividade com internet e aplicativos;
  • Aplicativos próprios instalados ou que podem ser baixados na própria TV;
  • Serviços de streaming embutidos;
  • Sistemas operacionais próprios.

O objetivo do Chromecast é acrescentar alguns desses recursos nas televisões convencionais. Porém, quando comparado às smart TVs, o aparelho pode ter limitações, já que as funções nativas dos televisores inteligentes mais recentes permitem imagens em alta resolução e apps nativos próprios para a televisão, por exemplo.

Banner

Quais são os tipos de Chromecast?

Como citamos anteriormente, existem 2 tipos de Chromecast no mercado. Entenda as diferenças entre eles para escolher o que mais se adequa ao que você precisa.

Chromecast 3

O Chromecast 3 tem funções similares aos modelos anteriores, porém conta com melhorias relacionadas à conexão Wi-Fi, que é mais eficiente do que os dispositivos anteriores. Ele também reproduz conteúdos em vídeo com qualidade superior aos antecessores, mas não igual ao Chromecast com Google TV.

Além disso, ele só pode ser controlado por meio de outros dispositivos, como tablet, computador ou smartphone.

Chromecast com Google TV

O Chromecast com Google TV, também chamado de Chromecast 4 ou ultra, é o único modelo que pode transmitir vídeos em 4K, considerada uma das mais altas qualidades de resolução do mercado. 

Ele pode exigir mais internet para que o conteúdo não trave durante a transmissão. Para isso, ele conta com fonte de entrada de cabo de rede, que pode ser conectada ao modem para que a transmissão de dados seja mais eficiente.

O aparelho também possui controle próprio, por isso não é necessário a integração com outros dispositivos, como smartphone, computador ou tablet. Ele tem Google Assistente, um serviço da empresa que funciona por meio de comandos de voz com funções como buscas no Google ou agenda.

Dica: Wi-Fi Booster: como bombar o sinal da internet na sua casa

Como configurar um Chromecast?

Para instalar e configurar o Chromecast na sua televisão, siga as instruções do manual que vem com o aparelho, mas geralmente as etapas são as seguintes:

  1. Conecte o aparelho à TV por meio do cabo HDMI;
  2. Conecte a fonte de energia do Chromecast a uma tomada ou a uma entrada USB da televisão;
  3. Baixe o aplicativo Google Home no smartphone, tablet ou outro dispositivo;
  4. Conecte esse dispositivo à rede Wi-Fi que será usada;
  5. Entre no app Google Home e localize a opção Chromecast;
  6. Faça a confirmação da conta Google que será usada para o aparelho;
  7. Confirme o código para identificar a televisão no aplicativo e aguarde a confirmação de conexão.

Como instalar o Chromecast

Depois de conectado, o Chromecast já estará habilitado para transmitir o conteúdo. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Abra um aplicativo (de streaming, por exemplo) e procure a opção “Transmitir”, que geralmente é um retângulo com o ícone de Wi-Fi próximo a ele;
  2. Toque no botão e, em seguida, escolha o Chromecast em que deseja reproduzir o conteúdo;
  3. A tela do conteúdo que estava no dispositivo aparecerá na televisão. Ao encerrar, basta tocar novamente no botão de transmissão e, depois, em “Desconectar”.

Fire TV Stick e Roku

Além do Chromecast, existem outras opções de dongles de streaming com função similar para transmitir conteúdo de smartphones, tablets e computadores em televisões que não são smart TVs.

O Fire TV Stick é um recurso criado pela Amazon que também visa transformar TVs comuns em smart TVs, com serviços de streaming, controle remoto e integração com a assistente de voz Alexa. A versão lite é a opção de entrada do dispositivo. Já a versão 4K permite transmitir conteúdos em Full HD.

Outro dongle de streaming é o Roku Express, da empresa Roku, que conta com recursos de streaming e controle remoto. 

Em ambos os dispositivos, a conexão na televisão ocorre por entrada HDMI e eles também devem estar conectados ao Wi-Fi para funcionar.

banner-guia-do-direito-do-consumidor

Chromecast vale a pena?

O Chromecast permite tornar uma televisão comum mais inteligente por meio de conexões de aplicativos e internet, além da possibilidade de integração com assistentes de voz e consumo de conteúdo em alta resolução, a depender do modelo. Porém, é essencial avaliar os aspectos abaixo antes de adquirir esse tipo de dispositivo.

Avalie sua necessidade

É importante entender se você realmente utiliza a televisão e, principalmente, aplicativos e serviços de streaming antes de comprar um Chromecast. Se a resposta for negativa, o produto pode não ser usado de maneira constante. Caso você só use a TV para assistir canais abertos ou TV a cabo, o Chromecast poderá não agregar opções de entretenimento para a sua casa.

Considere a disponibilidade de outros aparelhos

Alguns aparelhos só funcionam por meio de conexão com smartphones, tablets ou computadores, por isso é importante conferir se esses outros dispositivos conseguem transmitir conteúdo via dongle de streaming. É válido verificar sua disponibilidade, já que eles são essenciais para a funcionalidade do aparelho.

Avalie as características da sua TV

Algumas televisões não têm entrada HDMI, USB ou tecnologia suficiente para reproduzir vídeos em alta resolução. Logo, é importante entender se a sua TV é compatível com a tecnologia oferecida pelo Chromecast, para não correr o risco de adquirir um dispositivo que tenha recursos além da capacidade de reprodução.

Dica: Saiba escolher o fone de ouvido bluetooth ideal

Saiba mais sobre a PROTESTE

O Chromecast pode ser uma boa opção para tornar televisões tradicionais em smart TVs por meio da integração com aplicativos, serviços de streaming, conexão com Wi-Fi e dispositivos como celulares e computadores.

Para aproveitar essas funções, é importante saber como as especificações técnicas do aparelho podem ser melhor aproveitadas e como funciona sua conectividade, assim você escolhe a opção que mais combina com suas necessidades.

A PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, traz diversas informações sobre eletrônicos nos testes comparativos, que avaliam produtos, como TVs e celulares, e serviços, como TV por assinatura e internet, para você escolher as opções que mais atendem ao que você deseja.

Envie sua reclamação contra um fornecedor de produto ou serviço para o canal Reclame, desenvolvido pela associação para ajudar você na solução dos seus problemas de consumo. A sua mensagem é enviada diretamente para a empresa e a resposta chega na própria plataforma. Nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.

Continue no ConectaJá para mais novidades sobre tecnologia. Visite os blogs MinhaSaúde e SeuDireito para conferir os artigos sobre saúde e direito do consumidor, respectivamente.