Projetor: o que é, como funciona e para que serve?

Projetor: o que é, como funciona e para que serve?

Quer comprar um projetor e está em dúvida do que levar em conta na hora de escolher um modelo? Veja nossas dicas!

Muita gente curte a ideia de ter uma tela de cinema em casa ou busca um recurso útil para apresentações corporativas e, para isso, pensa em investir em um projetor. Se esse é o seu caso, você, provavelmente, está em busca de informações sobre esse equipamento e pode se sentir perdido em meio a tantas opções disponíveis no mercado — com diferentes características, funcionalidades e preços.

Banner canal Reclame

No artigo abaixo, vamos explicar o que é, como funciona e para que serve um projetor e te ajudar a entender as principais características do equipamento e o que levar em conta na hora de investir em um. E mais: vamos trazer uma reflexão importante sobre a comparação entre o projetor e a TV e contribuir para que você decida o que vale mais a pena para o seu objetivo.

Vamos acompanhar?

O que é um projetor multimídia?

Projetor multimídia é um equipamento eletrônico que projeta imagens como fotos, vídeos, apresentações, planilhas ou qualquer outro recurso visual. As imagens podem ser projetadas pelo equipamento em uma parede, um telão, uma lona ou qualquer outra superfície que favoreça o contraste de cor com a imagem projetada.

Apesar do projetor ter sido desenvolvido apenas para projetar imagem, no qual é processada a partir de arquivos em outros equipamentos ou dispositivos, como celular, computador, pendrive, monitor, cd, dvd e até a própria televisão — é daí, inclusive, que vem o fator “multimídia” do equipamento. Alguns modelos de projetor já possuem sistema operacional próprio, ou seja, não é preciso de um segundo equipamento auxiliar.

E a projeção do som? Bom, apesar de ser um equipamento feito para projetar imagens, modelos mais modernos já possuem a funcionalidade de reproduzir som, eliminando a necessidade de utilizar uma caixa de som como suporte — mesmo que ela seja modelo bluetooth, pode ser melhor não ter que carregar um aparelho a mais.

Dica: Google Classroom: saiba como usar a ferramenta

Para que serve um projetor multimídia?

De forma resumida, um projetor multimídia serve para reproduzir imagens em tamanho ampliado. É útil para quem quer ter a sensação de tela de cinema em casa ou mesmo para quem quer ter um recurso interessante para realizar apresentações de todo o tipo — corporativas, por exemplo.

Uma das vantagens desse tipo de equipamento é que ele é portátil e você pode levá-lo facilmente com você sempre que tiver a intenção de projetar imagens em tamanho ampliado.

Quais as diferenças entre projetor e datashow?

Uma dúvida que costuma surgir quando se fala neste tipo de equipamento é qual a diferença entre ele e o chamado datashow. E, desde já, precisamos esclarecer que, na verdade, não existe diferença. Projetor e datashow são só jeitos diferentes de chamar o mesmo aparelho. Ou seja, não existe nenhuma diferença entre eles, além do nome.

A diferença dos nomes se dá por um contexto histórico: o primeiro equipamento criado desta natureza foi o retroprojetor, que projetava imagens presentes em lâminas físicas. Com a evolução do aparelho, ele passou a ser chamado de datashow (data = dados e show = mostrar, o que significa apresentar dados) ou simplesmente de projetor.

Banner

Principais características técnicas do projetor multimídia

Se você pensa em adquirir um projetor multimídia, precisa conhecer as principais características técnicas do aparelho e entender se elas são suficientes para o uso que você pretende dar para o equipamento. Não se preocupe: nós vamos te ajudar com isso!

Lâmpada

A lâmpada é o que garante que o equipamento consiga projetar a imagem e, por isso, ela é um fator que precisa ser observado. A principal característica da lâmpada é o tempo de duração delas: enquanto os aparelhos mais antigos continham lâmpadas com duração aproximada de 500 horas de utilização, os equipamentos mais modernos já trazem lâmpadas com duração de até três mil horas — a média, no entanto, é de 1.500 a 2.000.

Além do tempo de duração, outra característica que você precisa observar na lâmpada é a possibilidade e facilidade de substituí-la. Opte por marcas que possuem assistência técnica para realizar esse tipo de serviço. Alguns modelos têm lâmpada de LED e isso também precisa ser observado na hora de comprar um equipamento como esse.

Tamanho da imagem

O tamanho da imagem que um projetor consegue projetar é mais uma característica que precisa ser observada. E não pense que quanto maior, melhor: na verdade, o ideal é que o equipamento escolhido tenha capacidade de projetar uma imagem de boa qualidade no tamanho adequado ao espaço onde você pretende utilizá-lo.

Resolução

Tão ou mais importante do que o tamanho da imagem é a qualidade dela. Por isso, você também precisa ficar de olho na resolução entregue pelo projetor que pretende adquirir. No geral, para projeções de apresentações em powerpoint ou vídeos, uma resolução de 1024 x 768 costuma ser suficiente. Se as imagens a serem projetadas possuem informações muito detalhadas, no entanto, — como é o caso de mapas e gráficos — a resolução mais recomendada é a 1920 x 1080.

Luminosidade

O que faz a imagem ser projetada em uma superfície é a luminosidade, ou seja, o brilho. Para que as imagens projetadas tenham uma boa visibilidade no ambiente escolhido, ela precisa ser adequada ao seu objetivo. Vale ressaltar que essa característica é padronizada pela American National Standards Institute (ANSI) e medida pelo indicador “ANSI lumens”. Os equipamentos disponíveis no mercado possuem luminosidade que varia, geralmente, entre 1.000 e 1.500 ANSI lumens.

Dica: O que é memória RAM? Saiba para que serve

Tecnologias LCD, DLP, LCOS

O tipo de tecnologia também é uma característica que varia entre os projetores disponíveis no mercado. As mais populares são LCD, DLP e LCOS.

Os projetores do tipo LCD, que são os mais comuns no mercado, por exemplo, têm uso recomendado para projeções em ambientes nos quais a iluminação pode ser reduzida, visto que uma alta exposição de luz pode impactar na qualidade da imagem projetada.

Os equipamentos DLP, por sua vez, têm maior luminosidade, mas podem ter a qualidade da imagem comprometida — é por isso, inclusive, que esse costuma ser o tipo mais barato do mercado.

Os aparelhos com tecnologia LCOS costumam ser os mais caros do mercado, exatamente porque trazem as principais características das tecnologias LCD e DLP. Esse tipo de equipamento é capaz de projetar imagens de qualquer tamanho, sem comprometer a qualidade.

Como funciona um projetor?

Muita gente se pergunta como funciona um projetor multimídia e como um equipamento tão pequeno consegue projetar imagens grandes, de alta resolução, em superfícies de tamanhos diversos. O primeiro passo é entender que o aparelho é composto, basicamente, por lentes esféricas, uma fonte de luz intensa e um espelho côncavo.

O funcionamento do equipamento se dá a partir do processamento de um sinal de vídeo e a projeção da imagem correspondente em uma superfície, por meio do sistema de lentes. A luminosidade é o que garante a projeção adequada e ela varia conforme as características do equipamento em questão e da distância entre ele e a superfície onde a imagem está sendo projetada. 

Guia do consumidor

O que levar em consideração antes de escolher um projetor multimídia?

Se você já se convenceu que o projetor é um equipamento interessante e realmente pensa em adquirir um, aqui vão algumas dicas sobre o que você precisa considerar para acertar na escolha.

Tipo de uso

O primeiro passo é entender para que você quer um projetor. O equipamento vai ser usado para substituir uma TV, para montar uma sala de cinema em casa ou para realizar apresentações corporativas? A finalidade é fundamental para escolher a opção adequada — modelos mais simples, por exemplo, funcionam bem para apresentações, mas podem comprometer a exibição de filmes.

Sistema de som

O equipamento conta com um sistema de som próprio ou você vai precisar de uma caixa de som como suporte? Não se esqueça de levar isso em consideração na hora de adquirir o aparelho, para não ser pego de surpresa na hora que for utilizá-lo.

Espaço disponível

Qual o tamanho do espaço que você tem disponível para a projeção das imagens? É importante verificar as recomendações de distâncias mínimas e máximas fornecidas pelos fabricantes de cada modelo. Geralmente, elas variam entre 1,5 e 4 metros e você precisa ter certeza que terá espaço suficiente para garantir o espaçamento indicado.

Interface

Qual dispositivo você pretende utilizar para exibir imagens por meio de um projetor? Se for um Chromecast, por exemplo, vale a pena escolher um modelo que tenha algumas opções de conexão, para que você não enfrente dificuldades na hora de utilizar seu equipamento.

Características de imagem

As características da imagem são definidas pela tecnologia do modelo, sobre a qual falamos mais acima. É fundamental levá-las em conta para definir o aparelho com o melhor custo-benefício para você.

Especificações de luz

A mesma recomendação sobre as características de imagem vale para as especificações de luz. Esses são aspectos determinados pela tecnologia do modelo e é preciso ficar atento para garantir que a proposta de funcionamento do equipamento escolhido esteja em conformidade com o ambiente onde você pretende utilizar o projetor.

Sistema operacional

O equipamento no qual você tem interesse possui um sistema operacional próprio ou conta com recursos incorporados para se integrar a outros dispositivos? Lembre-se de levar isso em conta para ter certeza de quais outros equipamentos de suporte você vai precisar para colocar o seu projetor para funcionar.

Dica: O que é processador para PC e como escolher?

É melhor investir em um projetor do que em uma TV?

Como vimos ao longo do artigo, o projetor multimídia é uma opção interessante para quem deseja projetar imagens de tamanho maior. Mas, uma coisa é fato: nada supera a qualidade da imagem de uma TV. Por isso, avalie com cuidado se vale mesmo a pena investir em um projetor — que não é um equipamento barato — ou se a TV cumpre as suas necessidades, mantendo a qualidade da imagem o mais alta possível e sem ter exigências em relação a alguns fatores, como o tamanho do espaço, por exemplo.

Se você considera a possibilidade de adquirir uma TV, recomendamos que você acesse o teste realizado pela PROTESTE com diferentes modelos de televisão disponíveis no mercado. 

Por meio dele, você pode comparar preço e características entre equipamentos de diferentes marcas e escolher, com assertividade, a melhor opção para você. Para ter acesso ao teste, basta tornar-se um associado da PROTESTE e aproveitar os inúmeros benefícios oferecidos pela instituição.

Saiba como a PROTESTE pode ajudar você

Conheça nossos testes comparativos e veja as avaliações dos principais produtos disponíveis no mercado. As análises são realizadas por nossos especialistas e levam em consideração características importantes para o consumidor. Nós analisamos de eletrônicos a itens de alimentação e, ao final, indicamos qual é a melhor opção de acordo com o custo-benefício

Continue no ConectaJá para acompanhar as novidades sobre tecnologia. Visite os blogs MinhaSaúde e SeuDireito para saber tudo sobre saúde e bem-estar e direitos do consumidor, respectivamente.

A PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, possui um espaço exclusivo para enviar reclamações contra fornecedores de produtos e serviços, o canal Reclame. Envie sua mensagem e obtenha uma resposta na própria plataforma. Nós encaminhamos a sua mensagem para a empresa, em busca de uma solução para o seu problema. Nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.