Google Classroom: saiba como usar a ferramenta

Google Classroom: saiba como usar a ferramenta

Saiba tudo sobre o Google Classroom, como a ferramenta funciona e quais são os recursos disponíveis.

O Google Classroom é uma sala de aula online criada pelo Google. Ela oferece diversas ferramentas e possui muitas funcionalidades. Trata-se de um espaço no qual alunos e professores podem realizar aulas a distância e encontros virtuais.

Gratuita e com fácil acesso de qualquer dispositivo, a sala de aula virtual foi muito importante para momentos como a quarentena da covid-19, com a suspensão das atividades presenciais em escolas públicas e privadas. 

Banner canal Reclame

Com a ajuda do Google Classroom, dificuldades como essa puderam ser superadas e o ensino foi mantido aos alunos. Mas não é só em momentos como em pandemias que a ferramenta é útil. 

A sala de aula ajuda em várias situações, como em cursos a distância, palestras online, entre outras modalidades de encontros que podem ser feitos pela ferramenta do Google.

A seguir, explicaremos tudo que você precisa saber sobre o Google Classroom. Acompanhe!

Sobre o Google Classroom

Mais do que uma sala de aula, o Google Classroom é um local virtual onde professores e alunos podem se reunir para compartilhar conhecimento e aprender coisas novas. É uma das ferramentas mais modernas que educadores do mundo todo podem usar para compartilhar seus conhecimentos e gerenciar o ensino e a aprendizagem de seus alunos.

O Google Classroom conta com alguns recursos muito interessantes, como a possibilidade de agendar tarefas, testes e atividades, de criar documentos personalizados para tarefas e distribuir entre os alunos, de fazer videochamadas, entre outros. 

A ferramenta está disponível para dispositivos com sistema operacional Android e iOS, além disso pode ser acessada pelo computador através do navegador de internet.

Dica: Roteador Wi-Fi com melhor custo-benefício: qual escolher

Para que serve o Google Classroom?

A principal finalidade do Google Classroom é oferecer um ambiente virtual onde educadores podem ensinar seus alunos e gerenciar a aprendizagem. Por isso, essa ferramenta serve para ampliar o acesso à educação, podendo alcançar diversas regiões do mundo, com o objetivo de facilitar a comunicação entre docentes e discentes. 

Ela também pode ser útil para avaliar atividades ou testes e para atribuir notas ou feedbacks, de acordo com o acompanhamento da aprendizagem de cada aluno. 

Vantagens de usar o Google Classroom

A plataforma online usada por educadores e alunos do mundo todo é útil para a educação a distância. Sendo que as suas principais vantagens são:

  • acessível a partir de qualquer dispositivo com internet;
  • recursos intuitivos e fáceis de usar;
  • melhora da comunicação e do compartilhamento de informações entre professores e alunos;
  • facilidade no envio de atividades online;
  • redução do consumo de papel, por isso também é benéfica para a natureza;
  • correção de tarefas, atividades e testes de forma simplificada;
  • interface amigável para que todos tenham facilidade de usar;
  • possibilidade de discutir temas interessantes e fazer comentários;
  • gerenciamento da aprendizagem e do desenvolvimento de cada turma.

Para que todos esses benefícios possam ser usufruídos da melhor forma, é importante escolher um bom serviço de internet para garantir a estabilidade da aula online. Por isso, a PROTESTE disponibiliza uma ferramenta muito útil, o Buscador de Banda Larga desenvolvido pela associação em parceria com a Melhor Plano.

Se você ainda não conhece esse buscador, saiba que essa é uma ferramenta que possibilita encontrar o melhor plano de internet banda larga de acordo com o seu endereço. A busca é muito simples: você só precisa informar o CEP e o número da residência para encontrar as opções disponíveis na sua localidade.

Desvantagens do Google Classroom

Como mencionamos, é importante ter uma boa internet para aproveitar os benefícios da ferramenta. Mas, na prática, nem todos conseguem ter uma rede satisfatória. Isso acontece porque nem todas as regiões possuem uma boa conexão. O aluno também precisa ter à disposição um aparelho eletrônico com acesso à ferramenta. O que pode custar caro. 

Ele ainda precisa ter bastante disciplina para não acabar se distraindo com as notificações do aparelho.

Banner

Quais ferramentas estão disponíveis no Google Classroom?

Agora vamos conhecer um pouco sobre as ferramentas disponíveis no Google Classroom e como elas podem ser úteis para a aprendizagem:

Gmail

O Gmail é o serviço de e-mail do Google que é integrado a diversas plataformas, como o Google Classroom. Ele possibilita o envio de tarefas e atividades por e-mail, além de ser necessário para fazer o login no Google Classroom.

Grupos

Os grupos do Google são ferramentas muito úteis para criar atividades gerais e reunir os alunos. Com isso, os integrantes podem compartilhar informações entre eles, estudar juntos e fazer os trabalhos em equipe.

Além disso, educadores também podem criar grupos dentro do Google Classroom para compartilhar informações como o planejamento de aulas e outros comunicados importantes.

Meet

Outra ferramenta muito interessante e que é integrada ao Google Classroom é o Meet, uma das plataformas mais conhecidas na internet para videochamadas. Através da plataforma, é possível iniciar uma videochamada com até 100 participantes. No contexto da aprendizagem, os alunos podem assistir a aula ao vivo e tirar dúvidas com os professores.

Drive

O Drive é outra ferramenta que pode ser acessada pelo Google Classroom. Trata-se de um espaço de armazenamento em nuvem para salvar arquivos de todos os tipos e organizá-los em pastas. Os alunos e professores podem acessar seus materiais salvos e compartilhar na sala de aula online. 

Dica: O que é stalkear? Confira algumas dicas de segurança

Agenda

Outra ferramenta muito útil é a Agenda, que permite organizar as aulas e as atividades de acordo com um calendário. O acesso à Agenda do Google pela sala de aula virtual torna mais fácil a organização e o planejamento das atividades. Em alguns casos, a ferramenta pode ser compartilhada entre os alunos para que todos tenham acesso ao calendário de aprendizagem.

Documentos e apresentações

O Google Classroom também conta com a integração aos Documentos e Apresentações do Google. Isso significa que pela sala de aula é possível abrir um arquivo de texto em branco para editar, por exemplo, assim como exibir uma apresentação de slides. 

Formulários

O Google Formulários também é muito útil para aqueles que utilizam a sala de aula virtual, por isso, essa ferramenta está disponível no Google Classroom. Os professores podem editar as perguntas e enviar aos alunos com o intuito de avaliar a aprendizagem, fazer pesquisas, entre outras aplicações.

Site

Por fim, saiba que o Google Classroom também possibilita fazer a integração a um site, proporcionando com que o acesso seja ainda mais simples para os alunos. Com isso, é possível realizar diversas atividades a partir dessa integração.

banner-guia-do-direito-do-consumidor

Recursos na plataforma do Google Classroom

E não para por aí, o Google Classroom ainda oferece recursos muito interessantes e que fazem a diferença em uma sala de aula virtual. Acompanhe a seguir:

Mural

O mural é o espaço onde o professor pode publicar avisos, fazer anúncios para a turma, gerenciar tarefas e responder as postagens dos alunos. Ele é muito útil para a organização e planejamento da aula, além disso, pode ser personalizado com uma capa e uma tema.

Notas

O Google Classroom também possui o recurso de notas, que permite avaliar cada um dos alunos e atribuir uma pontuação de acordo com o nível de aprendizagem. Essa é uma funcionalidade essencial para avaliação de resultados e acompanhamento do progresso da turma.

Atividades

Esta é uma aba do Google Classroom que permite organizar todas as tarefas passadas para a turma. O recurso é especialmente útil para o gerenciamento das tarefas. Ele ainda possui integração com o Drive e a Agenda, para que todos sigam corretamente a data de entrega de cada exercício.

Participantes

No Google Classroom você também encontra o recurso participantes, que permite identificar as pessoas que estão na sala de aula virtual, incluindo os professores e os alunos. Ele ainda permite convidar novos integrantes e gerenciar níveis de acesso.

Como funciona o Google Classroom?

Sabendo dos principais recursos e das ferramentas presentes no Google Classroom, acompanhe a seguir como funciona a sala de aula virtual para professores e alunos:

Para professores

O Google Classroom é uma ferramenta muito útil para os professores, pois é possível acompanhar o progresso de cada aluno, o nível da turma, compartilhar informações, planejar aulas, organizar as tarefas, atribuir notas, entre outras funções.

O funcionamento da sala de aula virtual para os professores vai além de videochamadas usadas para aulas virtuais, sendo especialmente importante para gerenciar a aprendizagem da turma por completo, a partir de todos os recursos e ferramentas disponíveis.

Para alunos

Para os alunos, o Google Classroom serve para estudar, acompanhar as atividades passadas pelos professores, interagir com o grupo ou a turma de estudo, visualizar as entregas de tarefas de acordo com a agenda da classe e receber o feedback de forma simples.

Mas a principal funcionalidade que os alunos usufruem é a possibilidade de assistir às aulas de qualquer lugar, a partir de um dispositivo com acesso a internet. 

Dica: O que é processador para PC e como escolher?

Conheça o Curso Tecnologia na Palma da Mão 60+

Se você não tem proximidade com as novidades da tecnologia, como as gerações mais novas, mas quer ter acesso a esse mundo de facilidades, saiba que você pode aprender com o curso Tecnologia na Palma da Mão 60+.

O curso é voltado para aqueles que têm dificuldade em se inserir no mundo tecnológico, mas desejam aproveitar as vantagens da tecnologia no seu dia a dia, como o uso correto de dispositivos móveis, das redes sociais, noções de segurança na internet e muito mais.

O curso é oferecido pela Escola do Consumo, uma iniciativa da PROTESTE. As aulas foram desenvolvidas pelos nossos especialistas e ajudam a utilizar a internet com mais segurança e explicam como usar as principais ferramentas tecnológicas.

Continue se informando com a PROTESTE

O Google Classroom é uma ótima ferramenta para a educação e proporciona muitos benefícios para aulas online e offline. Continue no ConectaJá para conhecer as principais novidades sobre tecnologia.

Nos blogs MinhaSaúde e SeuDireito, você pode acompanhar artigos informativos sobre saúde e bem-estar e direitos do consumidor, respectivamente.

Conheça nossos testes comparativos realizados pelos especialistas da PROTESTE. Nós avaliamos as principais marcas dos principais produtos e serviços para auxiliar você na escolha da melhor opção, de acordo com o custo-benefício.

A PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, também possui um canal exclusivo para envio de problemas de consumo com fornecedores de produtos e serviços, o Reclame. Envie sua reclamação e aguarde a resposta na própria plataforma. A sua mensagem é encaminhada para a empresa em busca de uma solução para o seu problema. Nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor da PROTESTE. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.