Roteador Wi-Fi com melhor custo-benefício: qual escolher

Roteador Wi-Fi com melhor custo-benefício: qual escolher

Saiba qual é a função do roteador Wi-Fi e o que avaliar antes de escolher o modelo de aparelho para a sua casa.

Entender qual é o melhor roteador Wi-Fi faz a diferença na hora de escolher o modelo mais apropriado para as suas necessidades.

Para que a compra seja acertada, deve-se compreender a função do roteador, os tipos que existem no mercado, diferenças para outros aparelhos e quais aspectos técnicos avaliar antes de adquirir esse produto.

Afinal, o roteador é necessário para a vida moderna e faz a diferença em momentos como trabalho em casa, estudos ou lazer.

Banner canal Reclame

O mercado está cheio de opções de roteadores, com valores diversos e características variadas, o que pode dificultar a escolha do modelo ideal para cada tipo de usuário.

Por isso, entenda tudo sobre a função do roteador Wi-Fi, os tipos disponíveis no mercado, diferenças para outros aparelhos relacionados à conexão com internet e como comprar um bom produto, além de dicas para melhorar o sinal

Qual a função do roteador Wi-Fi?

O roteador Wi-Fi é um aparelho que permite transmitir internet banda larga para toda a casa, sem a necessidade de fios ou cabos.

Ele envia e recebe dados em redes de internet e ajuda dispositivos como smartphones, computadores, notebooks, tablets, Smart TVs e outros aparelhos que possuem acesso à internet.

Tipos de roteador

Existem diferentes tipos de roteador sem fio que podem ajudar quem deseja se conectar à internet. Confira as principais opções no mercado:

Roteador de desktop

O roteador Wi-Fi de desktop é uma pequena caixa, com antenas, que transmite sinal de internet pelo ambiente.

É preciso estar dentro do raio do sinal do roteador, então dispositivos mais afastados podem ter problemas de conexão. Em alguns casos, é possível também se conectar ao aparelho por meio de cabos.

Hotspot móvel

O hotspot móvel é a função presente em smartphones e que transforma o aparelho em um ponto de internet.

Isso significa que o celular torna-se um transmissor de sinal de Wi-Fi e pode compartilhar sua conexão para outros dispositivos acessarem a internet.

Hotspot portátil

Por fim, o hotspot portátil é um dispositivo próprio que transmite sinal de internet móvel 3G ou 4G, sendo compatível com operadoras de celular.

Esse aparelho é usado para transmitir Wi-Fi para outros dispositivos, assim como o hotspot móvel, porém a ferramenta existe unicamente para compartilhar internet.

Dica: Internet security: qual serviço escolher?

Qual a diferença entre roteador e modem?

Apesar de relacionados à conexão de internet, o roteador e o modem possuem funções diferentes.

Enquanto o modem é o aparelho responsável por levar internet a um determinado local, o roteador distribui a conexão aos dispositivos por meio do sinal Wi-Fi.

No mercado, é possível encontrar tanto modems quanto roteadores, mas é comum que empresas também ofereçam aparelhos que realizam as duas funções em um único equipamento.

E a diferença entre roteador e repetidor?

Também pode acontecer confusão entre os conceitos de roteador e repetidor de sinal de internet, afinal ambos também podem ser usados em conjunto em casa ou no escritório.

Enquanto o roteador é o responsável por transmitir internet via Wi-Fi ou cabo e criar uma rede local, o repetidor replica o sinal de internet que já existe e que é gerado pelo roteador, com o objetivo de ampliar a conexão para mais locais.

Com o repetidor, é possível ampliar o alcance do roteador original. Porém, para funcionar, ele deve estar conectado a um roteador que possua internet.

Características do roteador Wi-Fi

Entre as principais características técnicas e físicas de um roteador, estão:

  • Conectividade com dispositivos como notebooks, computadores, smartphones e tablets permitindo a conexão desses equipamentos com a internet;
  • Conectividade entre produtos que estão na rede local;
  • Antenas que enviam e recebem dados sem fio;
  • Conexão a modem de internet;
  • Entradas e saídas de cabo, para conexão com aparelhos;
  • Equipamentos normalmente retangulares, que podem ser horizontais ou verticais.

O roteador Wi-Fi também conta com a numeração 802.11, padronizada para todos os aparelhos, e uma letra que mostra qual o protocolo usado para compartilhar o sinal de internet.

As primeiras gerações usavam o padrão B (identificado pela sequência 802.11b), seguidas pelos padrões G, N e, recentemente, AC. Quanto mais moderno o protocolo usado pelo roteador, melhor ele é.

Um roteador 802.11ac, por exemplo, é capaz de oferecer velocidades muito maiores de acesso à internet, manter a conexão estável em mais dispositivos ao mesmo tempo (celular, notebook e Smart TV, por exemplo) e alcançar áreas maiores também.

Não podemos deixar de citar a geração mais recente de roteador o 802.11ax WiFi. Conhecido como Wi-Fi 6, é um aprimoramento da versão 802.11ac, e conta com mais rapidez, eficiência e melhor transferência de dados.

É importante verificar se os dispositivos que estarão conectados ao roteador são compatíveis com o protocolo usado pelo aparelho.

Banner

Como escolher a melhor opção de roteador?

Saiba o que levar em consideração ao escolher um roteador.

Quantidade de antenas

Uma das principais funções das antenas é acessar com menos perda de velocidade uma maior quantidade de dispositivos.

A quantidade de antenas também ajuda o roteador Wi-Fi a ultrapassar obstáculos físicos como paredes e móveis. Por isso, quanto mais antenas externas ou internas, melhor tende a ser a conexão à internet.

Frequência

A frequência é outro aspecto importante para avaliar antes de comprar um roteador. 

Aparelhos em frequências de 2,4GHz são indicados para distâncias maiores, porém são mais suscetíveis a interferências no sinal e não conseguem acessar grande velocidade de envio e recebimento de dados.

Os roteadores com frequência de 5GHz têm maior velocidade de transmissão de dados e mais estabilidade no sinal de internet. Porém, o alcance é menor e os aparelhos devem estar mais próximos do roteador em comparação com a frequência 2,4GHz.

Dica: Cursos online gratuitos: como escolher

Protocolo de comunicação

Como falamos, o protocolo de comunicação é importante e indica o padrão da rede do roteador. Quanto mais recente, melhor é a conexão e a velocidade de internet.

Velocidade de transmissão

A velocidade de transmissão de internet também é importante para escolher bem o roteador. 

Enquanto modelos de frequência 2,4GHz possuem velocidade entre 150 Mbps (megabit por segundo) e 600 Mbps, os roteadores de 5GHz têm velocidade entre 800 Mbps, sendo que alguns superam 1300 Mbps.

Em alguns casos, é possível que o roteador funcione em ambas as frequências e velocidades.

Recursos extras

Em alguns modelos de roteador, é possível contar com recursos que ajudam a aumentar a segurança da rede de conexão, como o protocolo IPv6.

Alguns modelos também possuem o recurso QoS (Quality of Service), para priorizar determinados dispositivos na melhora do desempenho de conexão.

Entradas adicionais

Roteadores com entradas adicionais, como portas Gigabit Ethernet, podem conectar computadores ou notebooks via cabo LAN (Local Area Network), o que aumenta a estabilidade e a velocidade da internet.

Posicionamento do roteador

A posição do roteador também ajuda o sinal de internet sem fio a chegar mais longe e trazer mais estabilidade de conexão. Aparelhos que podem ser instalados na parede e versões compactas, por exemplo, são mais versáteis e podem ser posicionados em locais favoráveis para espalhar Wi-Fi por um determinado local.

No vídeo abaixo, a PROTESTE explica como escolher o melhor roteador:

A PROTESTE também fez um teste comparativo com os principais roteadores do mercado, com informações técnicas sobre seu funcionamento e com a indicação de qual é a melhor opção disponível. Para acessar o material, basta se tornar um associado PROTESTE.

banner-guia-do-direito-do-consumidor

Como melhorar a conexão sem fio?

Existem diversas dicas que ajudam a melhorar a conexão Wi-Fi em casa. Confira como otimizar o uso do seu roteador:

Alterne o canal de conexão

O canal de conexão do Wi-Fi pode ser alterado em alguns casos, para que o canal original disponibilizado pelo provedor de internet não fique congestionado.

É interessante solicitar auxílio da operadora de internet para essa ação, já que exige conhecimento técnico sobre a rede.

Instale o roteador em local adequado

O local de instalação também faz diferença no sinal de internet sem fio. Por isso, o ideal é instalar o roteador em locais altos, próximos a cômodos em que haverá muitos dispositivos conectados.

Isso ajuda a espalhar o sinal de internet sem fio e manter os dispositivos conectados sempre que necessário e com melhor qualidade.

Sempre atualize seus aparelhos

Os dispositivos usados para se conectar à internet devem estar sempre atualizados, pois isso melhora a conexão desses aparelhos ao sinal Wi-Fi.

Por isso, sempre faça as atualizações de sistemas operacionais de smartphones e computadores.

Experimente usar um repetidor de sinal

O repetidor de sinal Wi-Fi ajuda a internet a chegar mais longe, em locais nos quais o sinal do roteador não chega com muita qualidade.

Verifique o padrão de segurança

O padrão de segurança é essencial para que a conexão à internet via roteador seja protegida.

Por isso, é importante conferir se o aparelho apresenta padrão WPA ou WPA 2. Essa informação fica na parte de trás do roteador, em geral.

Dica: Whatsapp Web: como aproveitar as funcionalidades

Conheça o Curso Tecnologia na palma da mão 60+

O curso gratuito Tecnologia na palma da mão 60+ da PROTESTE tem certificado e não é preciso nenhum conhecimento prévio para iniciar as aulas, que têm aproximadamente 2 horas de duração.

As aulas mostram, de maneira didática, o bê-a-bá do uso da tecnologia, ao abordar assuntos como:

  • O uso de perfis em redes sociais;
  • Pagamento de contas em bancos digitais;
  • Informações técnicas sobre configurações de internet e celular;
  • Como aproveitar chats, e-mails e videochamadas;
  • Dicas de segurança digital e compras online;
  • Como não perder informações e fazer transferências de dados.

Com o curso, o público aprende não apenas a como aproveitar todas as possibilidades que a tecnologia e a internet oferecem, mas também a fazer isso de maneira prática e segura.

Informação faz diferença na escolha do roteador Wi-Fi

Existem diversos aspectos que fazem a diferença na hora de escolher um bom roteador Wi-Fi para a sua casa ou escritório.

Entender as características do produto permite tomar melhores decisões de compra e adquirir o aparelho ideal para as suas necessidades.

A PROTESTE sabe como o conhecimento ajuda consumidores em suas escolhas por produtos ou serviços. Por isso, conta com vários recursos que auxiliam na hora da compra.

Aqui no ConectaJá, você encontra várias dicas sobre o universo da tecnologia e fica por dentro das novidades sobre o assunto.

Já no blog MinhaSaúde, são publicados conteúdos informativos sobre saúde, bem-estar e alimentação saudável.

A maior associação de consumidores da América Latina também produz artigos sobre direito do consumidor no SeuDireito, para você ter consciência sobre as regras nas relações de consumo.

Além dos blogs, a PROTESTE também realiza testes comparativos, que avaliam os principais produtos e serviços para informar ao consumidor sobre a qualidade dos itens comercializados. Nossos especialistas analisam as mercadorias e compartilham os resultados das análises para ajudar você a escolher a melhor opção, de acordo com o custo-benefício.

Diante de qualquer problema com fornecedores de produtos e serviços, envie sua reclamação para o canal Reclame. Encaminhamos a sua mensagem para a empresa em busca de uma solução para o seu caso. Nossos associados ainda contam com o auxílio dos especialistas em defesa do consumidor da PROTESTE. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.

Sua internet está muito lenta? TESTE SUA VELOCIDADE arrow_right_alt