Atenção à conexão da internet

Atenção à conexão da internet

Saiba a diferença entre a velocidade de download e a de upload

No geral, as propagandas das operadoras de internet de banda larga fixa vendem seus serviços divulgando a velocidade da conexão da internet, medida por megabit (Mega) – 100 Megas, 200 Megas e por aí afora. Quanto mais megas, mais rápida ela é. O que o consumidor muitas vezes não sabe é que essas ofertas dizem respeito apenas à velocidade de download (recebimento de dados); a de upload (envio de arquivos) não costuma ser mencionada.

No entanto, uma velocidade de upload pode ser tão importante quanto a de download, dependendo do caso. A primeira é fundamental em situações como envio de vídeo para o TikTok, backup de arquivos na internet via armazenamento em nuvem, lives e ligações por vídeo. “Como as redes sociais estão cada vez mais voltadas para vídeos, a velocidade do upload vai começar a ser mais percebida daqui para frente”, afirma Thiago Porto, especialista PROTESTE. Saiba mais sobre conexão da internet.

Como saber se o upload é suficiente?

O indicado é que, antes da contratação, o consumidor se informe sobre a velocidade do upload do plano de internet.  Basta ler o contrato, geralmente disponibilizado on-line na página da operadora. “Caso não seja possível achar, o cliente pode telefonar e perguntar a velocidade antes de assinar o contrato”, orienta Thiago.

Outro detalhe que o consumidor deve ficar atento é que proporcionalmente a velocidade de download deve ser menor que a de upload. “Mas não adianta ter um download rápido com um upload muito lento, se o objetivo é enviar muitos vídeos para YouTube, TikTok ou similares, fazer muitas videochamadas, lives etc.”, alerta o especialista. “O ideal é que o upload seja, no mínimo, metade do download. Assim, se o plano é de 400 Megas, por exemplo, o mínimo aceitável é um upload de 200 Megas”, finaliza ele.

Na edição de agosto da PROTESTE testamos a oferta da velocidade da internet nas principais operadoras do país. Se você ainda não é associado PROTESTE, associe-se, e confira os resultados.