Principais funcionalidades do Google Drive

Principais funcionalidades do Google Drive

Saiba como aproveitar os diversos benefícios do Google Drive para o usuário que busca praticidade, conectividade e agilidade

O desenvolvimento de tecnologias digitais tem contribuído para diversas atividades do dia a dia das pessoas, como pagar contas com o internet banking, fazer aulas online, trabalhar em home office e fazer compras online. O Google Drive é uma dessas tecnologias digitais. O serviço é bastante usado pela população e possui diversas funcionalidades interessantes.

Sendo um armazenamento em nuvem gratuito e uma plataforma com diversas utilidades online, o Google Drive chama atenção por ser um aplicativo com multifunção e que já faz parte do dia a dia de muitas pessoas.

banner-reclame

Considerando todas as funcionalidades deste serviço oferecido pelo Google, a PROTESTE preparou um conteúdo completo para você conhecer os principais benefícios do Google Drive. Acompanhe!

O que é Google Drive?

O Google Drive é um serviço de armazenamento em nuvem oferecido pelo Google onde cada usuário conta com 15 GB de espaço gratuito para armazenar diversos tipos de arquivos, como vídeos, imagens, áudios, documentos, entre outros. Ele permite que o usuário faça upload e download de seus arquivos em diferentes dispositivos, desde que tenha acesso à internet.

Essa plataforma pode ser acessada a partir de um navegador no PC e também pelo aplicativo nos dispositivos móveis como smartphones e tablets. Além disso, esse serviço do Google é integrado a diversos apps e outros produtos da empresa, sendo muitas vezes necessário para liberar espaço nos aparelhos e auxiliar no funcionamento de outras ferramentas. 

Google Drive e outras ferramentas do Google

Embora esse seja um serviço de armazenamento em nuvem, o Google Drive é integrado a outras ferramentas do Google que são muito utilizadas no dia a dia de muitas pessoas. Veja a seguir quais são:

Google Planilhas

O Google Planilhas é uma ferramenta onde você pode criar, editar e colaborar com planilhas desenvolvidas por outros usuários. É um serviço que pode ser acessado em um navegador ou por aplicativo, sendo online e compartilhável. Há ainda o recurso que possibilita acessá-lo de forma offline. E o armazenamento dos arquivos criados nessa ferramenta é feito no Google Drive.

Entre as principais usabilidades do serviço podemos citar a criação de planilhas de controle financeiro, apresentação de dados e cálculos complexos com diversos elementos.

Dica: Google Tradutor: tire todas as suas dúvidas

Google Documentos 

Outra ferramenta do Google integrada ao Drive e bastante útil é o Google Documentos, também chamado de Google Docs. Esse serviço possibilita criar, editar e também colaborar com a edição de documentos de texto criados por outros usuários. 

O armazenamento dos arquivos criados também é integrado ao serviço de nuvem do Drive e a ferramenta funciona em diferentes dispositivos, podendo ser usada online e offline. 

O Google Docs pode ser útil para criar qualquer documento de texto, sendo muito usado para fazer currículos, criar materiais publicitários e fazer relatórios.

Google Apresentações

Por último, outra ferramenta do Google integrada ao Drive e também com armazenamento de arquivos direto no serviço de nuvem é o Google Apresentações. Esse serviço é um recurso de apresentações em slides, onde o usuário pode criar, editar e colaborar com a produção de slides para uma apresentação. Também pode ser acessado em diferentes dispositivos de forma online e offline.

Essa ferramenta do Google é muito útil para diversas situações, podendo ser usada para criar apresentações para uma palestra, trabalhos acadêmicos e até para uma reunião corporativa. 

Banner

Principais funcionalidades do Google Drive

Agora que você já conhece as ferramentas que são integradas ao Google Drive, saiba que esse armazenamento em nuvem tem muitas funcionalidades úteis. Veja quais são a seguir:

Criar pastas

Além de armazenar seus arquivos no Google Drive, é possível organizá-los em diferentes pastas. Essa é inclusive uma das funcionalidades do serviço, a possibilidade de criar pastas e organizar os arquivos de acordo com a preferência do usuário. 

Por exemplo, em vez de ter diversas fotos armazenadas no Drive de forma aleatória, o usuário pode personalizar a interface da plataforma criando pastas para organizar suas lembranças. Também pode separar arquivos de texto, arquivos de vídeo e assim por diante. 

Criar documentos

Outra funcionalidade do Google Drive é a possibilidade de criar documentos diretamente na plataforma. É necessário acessar a ferramenta de documentos, que é integrada ao serviço de nuvem, e criar o que você quiser, como textos, currículo, apresentações em slides, planilhas, relatórios, calendário, anotações e muito mais.

Upload de arquivos

O Drive também permite fazer upload de arquivos que estão em seu dispositivo móvel ou no PC com poucos cliques. É uma funcionalidade que ajuda a liberar espaço interno no dispositivo e acessar todos esses arquivos de qualquer lugar, já que o armazenamento é online. Há ainda a opção de programar backups automáticos para que você não tenha que subir os dados de forma manual e não se esqueça de salvar os conteúdos na nuvem.

Dica: Saiba como baixar vídeo do TikTok, YouTube, Instagram e Facebook?

Exportar arquivos

Você também pode exportar arquivos com o Google Drive. Essa é uma funcionalidade muito útil caso você já utilize um serviço de armazenamento em nuvem e queira usar o Google Drive, por exemplo. O usuário que busca copiar uma versão documento para o dispositivo móvel ou PC também vai gostar dessa opção.

Também é utilizada para transferir arquivos de uma conta Google para outra, apenas alterando a propriedade do arquivo que será exportado. Os benefícios dessa prática incluem a praticidade e integração, onde o usuário pode utilizar esse recurso de uma forma mais simples.

Compartilhamento

Outra funcionalidade no Google Drive que merece destaque é o compartilhamento de arquivos. Essa possibilidade permite compartilhar um mesmo conteúdo com diversas pessoas, podendo adicionar usuários do Google para visualizar ou colaborar com a edição e também compartilhar através de links que dão permissão para ler, sugerir ou editar. É uma funcionalidade que possibilita trabalhar em equipe e compartilhar arquivos com outros usuários de forma simples.

Gerenciamento de arquivos

Pelo Google Drive também é possível gerenciar os conteúdos armazenados. Por isso, outra funcionalidade desse armazenamento em nuvem é a possibilidade de administrar os arquivos em um só lugar. 

A ferramenta permite que você acesse seus conteúdos em qualquer dispositivo, organize cada item por pasta, saiba o espaço de armazenamento utilizado com seus arquivos e compartilhe o que quiser com outros usuários.

banner-guia-do-direito-do-consumidor

Benefícios do Google Drive

Depois de conhecer todas as principais funcionalidades do Google Drive, vamos aos benefícios de utilizar essa ferramenta:

Layout

O primeiro benefício é o layout simples e intuitivo que facilita o uso do serviço. Todo o layout foi pensado para que o usuário não perca tempo ao usar a ferramenta, pois pode encontrar tudo que precisa de forma muito fácil. 

Compatibilidade

Outro benefício do Google Drive é a compatibilidade com diversos dispositivos e sistemas operacionais. Você pode acessar esse armazenamento em nuvem a partir do PC com Windows ou Mac e também por meio de dispositivos móveis com Android e iOS.

Praticidade

O Google Drive também conta com o benefício da praticidade, pois integra todos os arquivos em um só lugar, pode ser acessado em diversos dispositivos utilizando apenas o login e senha e conta com várias funcionalidades para que o usuário crie, gerencie e compartilhe como preferir. 

Segurança

Por fim, outro benefício do Drive é a segurança que ele oferece aos usuários. Dentre seus sistemas de segurança está a identificação em duas etapas para acessar os arquivos e as opções de compartilhamento. Essa característica torna muito mais difícil que os seus dados armazenados em nuvem sejam acessados por pessoas não autorizadas.

Dica: Whatsapp Web: como aproveitar as funcionalidades

Google Drive e Google Workspace

Enquanto o Google Drive é uma ferramenta focada em armazenamento em nuvem, o Google Workspace é uma plataforma do Google que integra diversos serviços muito úteis para organizações empresariais. Nos dois casos, as ferramentas oferecidas pela empresa de tecnologia possibilitam potencializar o dia a dia de trabalho, aumentar a produtividade e manter o foco dos profissionais nas empresas e no home office. 

O Google Workspace permite que o usuário tenha acesso a diversas ferramentas do Google, como e-mail personalizado, agenda, armazenamento em nuvem, edição de documentos, planilhas, apresentações e formulários, chat, chamadas de vídeo, entre outras. 

Lembrando que ambos os serviços também são muito usados por profissionais autônomos, freelancers e usuários comuns. Afinal, todas as funcionalidades citadas podem ser usadas no dia a dia de qualquer pessoa para a organização e gerenciamento de arquivos, compartilhamento de documentos, criação de conteúdos e muito mais.

Faça a escolha certa com a PROTESTE

Agora que você já sabe o que é Google Drive, quais suas principais funcionalidades e como essa ferramenta pode ajudar em sua rotina, principalmente no trabalho ou nos estudos, convidamos você para continuar se informando aqui na PROTESTE.

Conheça nossos testes comparativos com eletrônicos, eletrodomésticos, alimentos e outros produtos para fazer a melhor escolha em relação ao custo-benefício. Nossos especialistas testam e avaliam os principais produtos de diferentes categorias para ajudar você na escolha certa

Continue no ConectaJá para mais explicações sobre tecnologia. Visite os blogs MinhaSaúde e SeuDireito para conhecer as novidades sobre saúde e bem-estar e direito do consumidor, respectivamente. 

A PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, acredita que a informação é um dos pilares para melhorar as relações de mercado, por isso produz artigos informativos para auxiliar os cidadãos.

Acesse a plataforma Reclame para enviar sua reclamação contra um fornecedor de produto ou serviço. Sua mensagem é enviada para a empresa e a sua resposta chega na própria plataforma. Nós queremos ajudar você a solucionar qualquer problema de consumo. Nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.