Smartwatch: como funciona e qual é o melhor modelo para você

Smartwatch: como funciona e qual é o melhor modelo para você

Os relógios inteligentes estão disponíveis em modelos diferentes de acordo com a utilidade desejada pelo consumidor

O avanço tecnológico permitiu o surgimento de uma série de produtos que visam facilitar a vida das pessoas e aumentar a conectividade. Um desses itens é o smartwatch, que tem sido cada vez mais comercializado e se tornado popular.

Esse recurso é um bom exemplo da aplicação do conceito de Internet das Coisas (IoT), que se tornou frequente no noticiário de tecnologia e diz respeito a itens diversos (ou gadgets, no jargão tecnológico) que podem estar conectados à rede mundial de computadores. Essa conectividade pode estar em uma série de produtos, de equipamentos industriais a eletrodomésticos como Smart TVs, passando também pelos relógios.

Banner canal Reclame

Porém, é fundamental entender como funciona um smartwatch, o que ele pode fazer, vantagens de uso e o que observar antes de comprar, para evitar a aquisição de um produto que não atende às expectativas de consumo. Saiba mais!

O que é um smartwatch?

O smartwatch é um dispositivo também conhecido como relógio inteligente e, assim como o modelo tradicional, é utilizado no pulso. Entretanto, esse gadget conta com diversas funcionalidades que vão além de mostrar as horas, graças à sua conexão com o aparelho celular.

Um smartwatch funciona, geralmente, conectado via bluetooth a um smartphone e, dessa forma, permite ser controlado pelo celular, sem contar que ele também permite acessar funções do smartphone e também possui funcionalidades próprias que podem ser personalizadas de acordo com o perfil de usuário.

Dica: Smart TV: tudo o que você precisa saber antes de comprar uma

Quais as funções de um smartwatch?

Entre as principais funções de um relógio inteligente, estão:

Tirar fotos

Com o gadget, você consegue ativar a câmera do celular à distância, a partir do smartwatch, o que ajuda na hora de fazer registros com o aparelho longe de você.

Fazer e receber ligações

Por estar conectado ao smartphone, é possível fazer e atender chamadas por meio do smartwatch, com um simples toque, mesmo que o aparelho esteja dentro da mochila ou no bolso.

Ler mensagens

A depender do modelo de relógio inteligente, é possível ler notificações e mensagens recebidas no celular sem acessar o aparelho, apenas por meio da tela do smartwatch que já está no seu pulso.

Criar alarmes

O relógio inteligente também pode ser usado como complemento a regras e alarmes criados no celular. Você pode criar lembretes para beber água, por exemplo.

GPS

Existem modelos de relógio inteligente que permitem acompanhar mapas, rotas, verificar a própria localização e outros recursos de GPS, que também são úteis durante o uso de outros aplicativos.

Banner

Quais as vantagens de usar um smartwatch?

Existem diversos benefícios que um relógio inteligente pode trazer. Descubra os principais.

Monitoramento de exercícios físicos

Um relógio inteligente contribui para monitorar atividades físicas e ajuda a criar lembretes relacionados a esportes, por exemplo. Com o smartwatch, é possível acompanhar distâncias percorridas, monitorar dados sobre exercícios e desempenho esportivo.

Acompanhamento de dados de saúde

Também é possível usar o smartwatch para acompanhar informações como frequência cardíaca, temperatura corporal e outros dados essenciais para manter a saúde em dia e ter mais condições de se antecipar a eventuais problemas. 

Comando de voz para envio de mensagens

Muitos modelos de smartwatch contam com microfone para receber comandos de voz. Dessa maneira, apenas ao falar você consegue enviar e responder mensagens sem precisar tocar no aparelho celular.

Instalar aplicativos no próprio smartwatch

A depender da marca do relógio inteligente, é possível acessar lojas que oferecem aplicativos nativos, exclusivos para o smartwatch. Isso ajuda a não sobrecarregar o celular com excesso de apps que consomem memória.

Possibilidade de personalizar notificações e alertas

Além de poder visualizar notificações de aplicativos instalados no celular, ainda dá para personalizar alertas no smartwatch, o que ajuda na organização. Também é possível desabilitar notificações, caso não queira que o relógio inteligente vibre sempre que o celular receber uma nova mensagem.

Dica: Golpe no WhatsApp: como se proteger

Diferenças entre smartwatch e smartband

É possível confundir os relógios inteligentes com as smartbands. Apesar desses gadgets serem utilizados no pulso, existem diferenças importantes e conhecê-las ajuda a não se enganar na hora de comprar um ou outro.

O smartwatch é um aparelho com mais funções, aplicativos próprios e diversas possibilidades para controlar ferramentas de forma avançada. Por isso, costumam ter preço elevado em relação às smartbands.

Esses dispositivos, por sua vez, podem até mostrar as horas. Porém, contam com menos recursos e são voltados, principalmente, para atividades físicas, como medição de batimentos, cálculo de passos, contagem de distâncias, entre outras funções mais simples quando comparadas ao relógio inteligente.

Tipos de smartwatch

Depois de entender que relógio inteligente e smartband não são a mesma coisa, é hora de diferenciar os tipos de smartwatch para escolher o que é mais adequado para o seu dia a dia. No mercado, estão disponíveis 3 modelos diferentes:

Básico

Também chamado de essencial, o smartwatch básico procura apresentar o melhor custo-benefício ao equilibrar funcionalidades, preço e design. Alguns também contam com funções específicas para exercícios.

Por outro lado, esse relógio inteligente possui menos integrações e recursos do que os modelos superiores, sem contar que o material pode ter qualidade diferente das versões fitness ou avançada.

Fitness

O relógio inteligente fitness é voltado para a prática de atividade física, porém com mais funções do que a smartband. Além de acompanhamento de passos e atividade física, esse tipo de smartwatch conta com sensores melhores e aplicativos mais completos, o que permite monitorar e analisar informações com mais eficiência.

Outra característica é que a integração com o smartphone é maior do que em relação às smartbands. Por fim, o material desse tipo de relógio é diferente e propício para exercícios, como no caso do silicone.

Avançado

O smartwatch avançado conta com melhores especificações técnicas e características como design moderno, sensores e recursos inteligentes

Além disso, a integração desses aparelhos com o smartphone costuma ser maior, o que significa que mais funções do celular podem ser utilizadas pelo relógio inteligente.

Em contrapartida, o valor desse tipo de gadget é maior quando comparado com os modelos básico e fitness. 

Guia do consumidor

O que levar em consideração antes de comprar um smartwatch

Saiba quanto está disposto a gastar

É essencial que, antes de comprar o seu relógio inteligente, seja feita uma boa pesquisa de preços e, também, seja estabelecido um limite dentro do seu orçamento.

Logo, defina qual é o valor máximo de smartwatch que você deseja pagar e procure opções dentro de uma determinada faixa de preço.

Fazer isso ajuda a evitar dívidas e a inadimplência. Afinal, a depender do modelo escolhido e da renda, a compra do relógio pode pesar no orçamento.

Verifique a compatibilidade com o smartphone

A maioria dos modelos de relógio inteligente necessita estar conectada ao smartphone para funcionar. Por isso, é fundamental verificar se o smartwatch que você quer comprar é compatível com o seu celular.

Em alguns casos, é necessário adquirir modelos da mesma fabricante ou com o sistema operacional igual. Além disso, mesmo que um smartwatch seja compatível com o aparelho celular de outra fabricante, algumas funções podem não ser disponibilizadas no relógio inteligente devido à diferença entre os sistemas.

Portanto, sempre observe nas especificações técnicas qual é a compatibilidade do relógio com outros aparelhos.

Dica: Sites falsos: como identificar e se proteger

Fique atento às especificações e funcionalidades do smartwatch

Por falar em especificações, é importante ler com atenção todas as funcionalidades e características de um relógio inteligente. Entre os pontos a serem avaliados, estão:

  • Ecrã ou display, deve apresentar a maior resolução possível, como no caso do AMOLED;
  • Processador, deve apresentar o maior número de núcleos e frequência de processamento para funcionar sem travar;
  • Memória RAM e armazenamento, também devem ter números altos para que o aparelho não trave;
  • Conectividade e sensores, como bluetooth, GPS e pagamento por aproximação;
  • Bateria, para entender em quanto tempo será necessário recarregar o relógio;
  • Certificação IP, usada em relógios para mensurar a resistência a poeira e água;
  • Material, pode ser alumínio, plástico e aço, por exemplo.

Escolha o design da sua preferência

Por fim, o design é outro fator importante para a escolha do smartwatch ideal. Observe o tamanho, cor, formato e outros aspectos visuais de sua preferência. Procure olhar para o relógio inteligente e imaginá-lo no seu pulso para entender se você gosta do aparelho ou não.

Mantenha-se informado com a PROTESTE

Comprar um smartwatch requer planejamento e, principalmente, muita pesquisa para encontrar o modelo que atende às suas necessidades. Por contar com diferentes preços e especificações, é fundamental analisar as descrições técnicas desse tipo de aparelho antes de comprá-lo.

É para ajudar consumidores a tomarem melhores decisões de compra e a resolverem qualquer problema durante esse processo que existe a PROTESTE, a maior associação de consumidores da América Latina.

Um dos recursos oferecidos pela associação é a plataforma Reclame, que funciona como um canal para recebimento de queixas contra fornecedores de produtos e serviços. 

Nela, você pode deixar sua reclamação e receber respostas das empresas. Os associados PROTESTE contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor que ajudam a solucionar o problema. Se preferir, fale com o Reclame pelo telefone 4020-7747.

A PROTESTE também realiza diversos testes comparativos para oferecer informações fundamentais sobre diversos produtos e serviços, o que ajuda clientes a tomarem melhores decisões de compra e a escolherem aquilo que realmente querem consumir.

Por falar em informação, a associação também produz diversos conteúdos sobre saúde, direito do consumidor e tecnologia nos portais MinhaSaúde, SeuDireito e ConectaJá, respectivamente. 

No campo tecnológico, um item fundamental para a vida de qualquer pessoa é o smartphone. Mas você sabe o que deve observar para escolher o melhor modelo para as suas necessidades? Entenda o que avaliar na hora de comprar um smartphone.