Nuvem ou pen drive? Veja melhor opção para guardar dados

Nuvem ou pen drive? Veja melhor opção para guardar dados

Veja as vantagens e desvantagens de cada uma dessas alternativas para armazenar arquivos digitais pessoais

Seja porque trabalhamos a partir de mais de um computador e precisamos ter arquivos sempre à mão, ou porque queremos guardar as fotos das férias, o armazenamento digital se torna cada mais relevante. No entanto, na hora de guardar as informações, surge a dúvida: é melhor salvar num pen drive ou colocar os dados no armazenamento na nuvem?

É importante ter em mente que cada método tem seus próprios pontos positivos e negativos. Além disso, a definição de qual é o armazenamento mais recomendado vai depender da finalidade daquele arquivo.

Armazenamento na nuvem

Nesta modalidade, os arquivos são guardados em servidores on-line. Um dos principais benefícios é poder acessar os dados de qualquer lugar — sem precisar procurar onde guardou o pen drive.

Este modelo também facilita o acesso de múltiplos usuários ao mesmo tempo. Outra vantagem é a segurança em caso de desastre: você não precisa temer caso uma enchente molhe seu pen drive.

No entanto, a segurança destes dados representa uma questão sensível. Afinal, fora de seus computadores ou dispositivos próprios, os proprietários têm menos controle sobre quem pode acessar as informações. Portanto, se os dados forem confidenciais, o uso da nuvem não é recomendado.

O pesquisador da PROTESTE Thiago Leite Porto alerta que guardar arquivos na nuvem expõe o usuário a leis de outros países. “Os servidores, normalmente, ficam em outros países e são regidos pelas leis deles”, resume.

Outro ponto negativo é que o acesso a esses arquivos exige uma conexão com a internet — algo dispensável no caso do dispositivo USB. “Isso é bastante ruim para arquivos grandes. Além disso, pode ser difícil acessar os arquivos por equipamentos como a Smart TV”, explica o pesquisador da PROTESTE.

Guardando arquivos em pen drive

Se a nuvem exige acesso à internet para que as informações possam ser lidas, o pen drive demanda uma entrada USB no dispositivo. Portanto, se o usuário só tiver um celular ou tablet à mão, ele precisará de um cabo adaptador para conseguir conectar o drive USB ao celular e, então, ver os arquivos.

nuvem de armazenamento ou pen drivePelo lado positivo, só quem tem acesso físico ao pen drive pode ler os arquivos guardados nele. Além disso, seu uso não depende de senha, o que pode ser bom para os esquecidos.

Outro ponto negativo, contudo, é que “ele também pode quebrar ou ter algum mal funcionamento e corromper todos os dados internos”, alerta Thiago.

Nesses casos, há tecnologias que permitem restaurar arquivos corrompidos, explica o especialista, embora ressalve que não há garantias. “A melhor opção é sempre deixar o equipamento em um lugar seguro, livre de umidade e não deixar ele cair de nenhuma forma”, observa. E recomenda “sempre conhecer bem o dispositivo em que vai conectá-lo, pois é importante que ele esteja livre de malware e instabilidade elétrica”.

Resultado do embate

“Normalmente, a melhor opção é o armazenamento em nuvem, por ser mais seguro, porém depende do objetivo. Para pessoas que querem ver um vídeo na TV, a melhor opção é o pen drive, principalmente se a conexão for lenta. Agora, para ter arquivos que não podem ser perdidos de jeito nenhum, a opção mais segura e estável é o armazenamento em nuvem”, conclui Thiago.

Quer descobrir se um site ou fornecedor é confiável? A PROTESTE pode te ajudar! PESQUISE NO RECLAME arrow_right_alt