Principais extensões do Google Chrome

Principais extensões do Google Chrome

Conheça as diversas ferramentas disponíveis no Google Chrome que auxiliam nas atividades realizadas pelos usuários

Com a evolução da tecnologia e a ascensão da internet, os navegadores web, como o Google Chrome, são ferramentas primordiais para os usuários de computadores e outros dispositivos eletrônicos, pois facilitam o dia a dia nas pesquisas online e em outras ações que essas plataformas oferecem. 

O navegador web é responsável por levar o usuário a qualquer lugar na internet, obtendo informações de outras partes da web e as exibindo em seu canal digital, seja um computador ou dispositivo móvel. Ou seja, ele transforma as linguagens da internet, como os sites são escritos, para os layouts das páginas.

banner-reclame

O Google Chrome é um desses muitos navegadores de internet, com grande destaque pelas suas características, eficiência e funcionalidades, principalmente no que diz respeito ao uso de extensões. 

Continue a leitura e entenda mais sobre o Google Chrome, suas principais extensões e como fazer todo o processo de gerenciamento dessas ferramentas. Confira!

Você conhece o Google Chrome?

Considerado o navegador mais utilizado no mundo, o Google Chrome faz parte de uma das maiores empresas de tecnologia atualmente. Mas o que garante ele estar no topo do ranking são as suas funcionalidades e, principalmente, as extensões que o browser suporta. 

As extensões vão desde ferramentas para auxiliar a produtividade até elementos que aumentam a segurança de sua navegação. 

Disponível para qualquer interface digital, desde computadores até celulares e tablets, é difícil encontrar um usuário hoje que não use o navegador. 

Conheça algumas de suas principais vantagens informadas pela plataforma:

  • Design minimalista e acessível;
  • Integração com os recursos do Google e outros serviços;
  • Atualizações automáticas;
  • Acesso rápido;
  • Segurança garantida pela desenvolvedora.

O que são extensões?

São bits de código que modificam a funcionalidade do navegador, ou seja, usam uma tecnologia, normalmente de padrão JavaScript, HTML e CSS, que servem para auxiliar o usuário em suas pesquisas na web. 

Dica: Notebook: qual é o melhor modelo para o seu bolso?

Principais extensões do Google Chrome 

As extensões para Google Chrome melhoram a produtividade e a organização, otimizando tempo e esforços. Por isso, conheça 14 extensões bem úteis para sua rotina!

Todoist

É um gerenciador de tarefas simples e eficaz, que permite a organização de suas atividades com base na metodologia de Getting Things Done (GTD), ou seja, “deixando as coisas prontas”, a partir da criação de listas de tarefas divididas e subdivididas de acordo com seus graus de importância, prioridade e ordem de execução.

StayFocusd

Sua principal característica é a definição de tempo de uso para sites específicos, ajudando a manter a concentração em tarefas importantes. 

O StayFocusd oferece uma solução para se manter concentrado, de forma fácil e prática, bastando especificar quais são as suas ações, sejam em blogs específicos ou redes sociais, por exemplo. O objetivo da extensão é auxiliar contra a falta de foco no estudo ou no trabalho. 

Forest

É outra extensão que ajuda na concentração, com os objetivos simples de auxiliar os usuários no gerenciamento do seu tempo e tornar as pessoas menos dependente de seu dispositivo móvel. 

A ferramenta funciona da seguinte forma: durante o tempo que passa longe de seu celular, o usuário cultiva árvores virtuais e ganha moedas, que podem ser usadas para ajudar a plantar árvores reais em cinco países da África – Camarões, Quênia, Senegal, Uganda e Tanzânia.

Clockify Time Tracker

É um monitorador de tempo básico que tabela os períodos que você trabalha, sendo essencial para equipes monitorarem as horas realizadas em um projeto, por exemplo. 

O uso é gratuito, independentemente do número de usuários ou projetos.

Evernote Web Clipper 

É ideal para usuários que necessitam de organização, pois serve para adição de anotações e anexação de imagens e arquivos para sua conta. 

Banner

Google Keep

Uma das mais populares extensões, sua característica é a produtividade, pois permite a criação de anotações de tarefas online e o seu compartilhamento com contatos ou pessoas convidadas de qualquer dispositivo conectado à Internet.

Save to Pocket 

A ferramenta serve para salvar notícias, artigos e vídeos. Todos os conteúdos salvos em seus dispositivos são armazenados, permitindo também que você possa fazer a leitura desses textos no modo offline, sem conexão com a internet.

LastPass

Recomendada para segurança e armazenamento de senhas, essa extensão salva e criptografa suas senhas no servidor. Para utilizar a ferramenta basta acessar o navegador, procurar pelos sites, já com as credenciais preenchidas, e apenas fazer o login.

HTTPS Everywhere

O maior objetivo da extensão é manter toda sua informação online de forma privada e segura. A ferramenta faz parte da colaboração entre o Projeto Tor e a Electronic Frontier Foundation.

AdBlock Plus

Um dos queridinhos, pois evita que as páginas que você visita sejam enxurradas de anúncios de sites. A sua função é bloquear pop-ups, vídeos e outras formas agressivas de propaganda.

No entanto, a ferramenta pode impedir que você abra alguns links, mas ao mesmo tempo oferece mais segurança contra vírus.

Dica: Saiba como baixar vídeo do TikTok, YouTube, Instagram e Facebook?

Save to Google Drive

A extensão permite que você salve fotos, PDFs e outros arquivos diretamente no seu Google Drive, além de salvar páginas inteiras, seja em formato de texto ou em HTML.

Torna-se muito útil para o trabalho por agilizar o processo, otimizar tempo e ainda proporcionar mais produtividade.

Boomerang for Gmail

A extensão traz uma série de recursos úteis para o seu Gmail, como programar o envio de um e-mail de acordo com uma data e horário estipulados, além da confirmação de leitura para o destinatário. 

Outra função é por meio dos marcadores, a ferramenta possibilita que determinados e-mails recebidos fiquem retornando ao topo da sua caixa de entrada, de forma prioritária, facilitando sua visualização.

Google Tradutor

É o famoso tradutor do Google, que também tem uma extensão para agilizar as traduções. Com a ferramenta, você traduz palavras e frases, descobre significados e até mesmo traduz uma página inteira escrita em outra língua.

Mais Barato PROTESTE

A função dessa extensão, desenvolvida pela PROTESTE, é comparar preços de produtos e serviços nas maiores lojas da internet e ainda testar cupons para ajudar na economia do seu dinheiro.

É bem fácil, basta abrir o produto na loja que deseja e acompanhar as variações de preço apresentadas pelo plugin Mais Barato PROTESTE.

banner-guia-do-direito-do-consumidor

Como instalar uma extensão no Google Chrome?

A instalação de uma extensão no Google Chrome é bem simples, já que o próprio navegador oferece uma variedade de plugins. Confira o passo a passo de como fazer a instalação:

  1. Acesse a loja de extensões do navegador (Chrome Web Stores) e escolha o plugin que você deseja;
  2. Clique em ‘adicionar ao Chrome’ no canto superior direito;
  3. Atualize os dados e permissões solicitados;
  4. Em seguida, a extensão será baixada e incluída. Para acessá-la, basta ir no canto superior direito do seu navegador, clicar no ícone de extensões e fixar a ferramenta que você precisa na barra de tarefas. 

É importante ressaltar que, caso esteja usando um computador da empresa ou escola, pode ocorrer da extensão escolhida ser bloqueada pelo administrador. Entenda bem qual é a opção mais indicada e consulte a sua utilização e segurança

Como desinstalar uma extensão no Google Chrome?

Da mesma forma que a instalação, o processo de desinstalação de uma extensão é bem simples. 

Basta ir à direita da barra de endereço, localizar o ícone da extensão, clicar com o botão direito do mouse e selecionar ‘Remover do Chrome’.

Use internet com mais segurança com a PROTESTE 

Conheça o curso da Escola do Consumo Tecnologia na Palma da Mão – 60 +, desenvolvido por nossa equipe para ajudar você com o uso das tecnologias digitais. Nossos especialistas desenvolveram uma série de aulas com o objetivo de desmistificar o ambiente virtual e de auxiliar no melhor aproveitamento dessas plataformas.

Ficou curioso? Acesse a página da Escola do Consumo e veja tudo que compartilhamos com você, é gratuito. 

Dica: Whatsapp Web: como aproveitar as funcionalidades

Saiba como a PROTESTE cuida de você

Cada vez mais novidades surgem para facilitar o nosso dia a dia. Logo, entender o funcionamento dessas ferramentas, como as extensões do Google Chrome, pode melhorar o modo como usamos o computador e os dispositivos móveis para diferentes finalidades.

Gostou do conteúdo? Nós esperamos que as dicas ajudem você a fazer o melhor uso dos navegadores web e com segurança

A PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, compartilha uma série de conteúdos informativos sobre diversos assuntos importantes para o consumidor. Acesse os blogs ConectaJá, MinhaSaúde e SeuDireito para acompanhar as novidades sobre tecnologia, saúde e direitos do consumidor, respectivamente. 

Conheça a plataforma Reclame, desenvolvida para ajudar você na solução do seu problema com um fornecedor de produto ou serviço. Envie sua reclamação no site que nós encaminhamos a mensagem diretamente para a empresa, em busca de uma solução para o seu problema. Nossos associados ainda contam com o auxílio dos especialistas em defesa do consumidor da PROTESTE. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.

Está em busca de algum produto para sua casa ou algum serviço? Antes de fechar qualquer contrato, conheça nossos testes comparativos com a análise de diversos produtos disponíveis no mercado. Nossos especialistas testaram diferentes categorias de produtos de diversas marcas e classificaram as melhores opções para você, de acordo com o custo-benefício. Acompanhe os resultados e faça a escolha certa.