Pinterest: conheça a rede social e saiba como funciona

Pinterest: conheça a rede social e saiba como funciona

O Pinterest, rede social de compartilhamento e armazenamento de imagens, atrai mais de 450 milhões de usuários todos os meses. Saiba como usar e quais são as principais funcionalidades.

Onde você costuma buscar imagens de referência quando precisa de inspiração para alguma coisa? E onde você costuma salvar essas imagens? Se você fica navegando por aí em busca de inspirações e se perde em meio a tantas referências salvas na pasta de prints do seu celular, você precisa conhecer o Pinterest.

Essa rede social está revolucionando o conceito de plataforma visual e já conta com mais de 450 milhões de usuários acessando seus conteúdos mensalmente. Se você ainda não é um deles ou se, mesmo já sendo usuário, você não sabe explorar todas as funcionalidades do Pinterest, chegou a sua hora de aprender tudo o que essa rede social pode te oferecer.

Banner canal Reclame

Afinal, o que é Pinterest?

O Pinterest é uma rede social de compartilhamento e armazenamento de imagens, que funciona como um quadro de referências e inspirações. Os conteúdos publicados por lá são segmentados por categoria e a proposta é que o usuário vá montando suas pastas com imagens relacionadas aos assuntos que são de seu interesse.

E quando falamos de referências do Pinterest, estamos falando de referências visuais — essa é uma rede social 100% dedicada às imagens. E o conteúdo publicado por lá já é considerado uma das principais inspirações para projetos de arquitetura, decoração, moda, design e muito mais.

Para que serve o Pinterest?

De forma geral, o Pinterest serve para você buscar inspiração e compartilhar conteúdo que possa inspirar outras pessoas. Por mais que outras redes sociais, como o Instagram e o TikTok, também possam oferecer essas possibilidades aos usuários, as funcionalidades do Pinterest o colocam como a maior rede social de referências visuais.

Isso porque a plataforma permite que o usuário armazene imagens encontradas em outros canais e organize os conteúdos de acordo com as segmentações que ele escolher. A proposta da rede social está contida no conceito de seu próprio nome, inclusive.

Ao unir as palavras “Pin” (alfinete) e “interest” (interesse), os criadores do Pinterest deram ao usuário a possibilidade de criar um quadro digital onde ele pode adicionar suas imagens preferidas, organizando-as da forma que fizer mais sentido. 

Dica: O que é stalkear? Confira algumas dicas de segurança

Como funciona o Pinterest?

O Pinterest funciona como um grande quadro de inspirações e referências visuais. Para facilitar a usabilidade e entregar o valor prometido, a plataforma conta com uma série de funcionalidades para facilitar a busca, o salvamento e a consulta das imagens.

A primeira coisa que você precisa saber é que, ao entrar na página principal do Pinterest, você vai visualizar conteúdos gerais sobre temas de seu interesse — que foram selecionados no momento de criação da conta. Além disso, você também tem a possibilidade de fazer pesquisas específicas e visualizar o que está em destaque e os conteúdos mais populares da plataforma.

Mas, para além dessas funcionalidades gerais, existem algumas funções do Pinterest que tornam a plataforma ainda mais atrativa para os usuários.

Pins

Se fôssemos comparar o Pinterest a um quadro físico de referências visuais, os pins seriam os alfinetes com os quais você fixaria as imagens. Com eles, você consegue salvar imagens no seu perfil, para que fique fácil consultá-las em um outro momento. E você também consegue criar um pin, carregando uma imagem que você tenha criado ou salvado de outro canal e adicionando informações no seu quadro. 

Board

Falando em quadro, é exatamente isso a que se referem os boards. Eles atuam como as pastas, nas quais as imagens salvas por meio dos pins ficam guardadas. Você pode criar quantos boards quiser e segmentá-los da forma que fizer mais sentido para você. O mais comum é que as pastas sejam organizadas por temas — você pode criar uma pasta para referências de looks e outra para inspirações de decoração, por exemplo.

Banner

Re-pin

A funcionalidade de compartilhar já é comum nas redes sociais e é exatamente essa a função do re-pin do Pinterest. Você pode utilizá-la para postar no seu perfil ou compartilhar um pin de uma imagem publicada por outra pessoa.

Like

Mais comum do que o botão de compartilhar, provavelmente só a função do like. No Pinterest, ela funciona da mesma forma que em outras redes sociais: quando você gosta de uma imagem, basta dar o seu like para demonstrar isso. Na rede social das referências visuais, assim como no Instagram, o like é representado pelo ícone do coração.

Follow

O follow é a funcionalidade de seguir e você pode utilizá-la para seguir um perfil específico ou um board criado por qualquer usuário do Pinterest. Adotar o hábito de dar follow na rede social facilita a sua usabilidade na plataforma, já que vai ficar mais fácil visualizar as imagens publicadas por perfis ou em quadros que sejam do seu interesse.

Notas

Sabe quando você salva uma imagem e depois nem lembra porque salvou? Ou quando você tem ideia para algum projeto, mas não registra na hora e depois acaba esquecendo? No Pinterest, isso pode ser evitado graças a funcionalidade de notas. Ela permite que você faça anotações no seu perfil e associe-as às pastas criadas ou às imagens salvas.

Como criar uma conta no Pinterest?

Agora que você já sabe o que é, como funciona e as principais funcionalidades do Pinterest, provavelmente deve estar se coçando para criar uma conta na rede social. Não se preocupe. Nós vamos te ensinar o passo a passo para isso — e já adiantamos que o processo é bem simples.

  1. Acesse o Pinterest pelo computador ou pelo celular — o aplicativo da plataforma está disponível para usuários dos sistemas operacionais Android e iOs. Depois do acesso, basta clicar em “Inscreva-se”;
  2. Informe um endereço de e-mail válido e clique em “avançar”;
  3. Crie uma senha (cuidado com a proteção de dados: lembre-se de usar uma senha forte) e clique em “avançar” novamente;
  4. Informe sua idade e avance mais uma vez;
  5. Informe o gênero com o qual você se identifica e prossiga no seu cadastro;
  6. Escolha o seu país ou região e continue;
  7. Selecione, entre as opções apresentadas pela plataforma, as categorias que são do seu interesse — você precisará escolher pelo menos cinco;
  8. Clique em “avançar” mais uma vez e pronto: seu cadastro está concluído.

Se você está se perguntando por que o Pinterest pede informações tão pessoais, como idade e gênero, saiba que esses são dados utilizados pela plataforma para segmentar os conteúdos e entregar sugestões que estejam alinhadas ao perfil do usuário.

Dica: Qual Alexa escolher? Saiba quais características avaliar

Como usar o Pinterest?

Cadastro feito, é hora de começar a explorar o mundo de possibilidades oferecidas pelo Pinterest. Um bom jeito de dar início a essa aventura é navegar nas imagens apresentadas na página inicial da plataforma, que são apresentadas de acordo com as categorias que você selecionou no momento da criação da conta — isso funciona sob a mesma lógica dos algoritmos das demais redes sociais.

Para facilitar a sua navegação, você já pode começar a criar os seus boards e a “pinar” as imagens que deseja salvar em cada um deles.

Criando boards no Pinterest

Para criar seus quadros personalizados no Pinterest, basta você clicar na sua foto que fica na parte superior (versão desktop) ou inferior (versão mobile) da tela e, em seguida, clicar na opção “pastas”. Depois, clique no símbolo “+” e escolha o nome da pasta que você quer criar. Atenção: se estiver criando o board pelo aplicativo, o ícone “+” vai aparecer assim que você clicar na sua foto — e, depois que clicar nele, você escolhe se quer criar um pin ou uma pasta.

Criando pins no Pinterest

Além de “pinar” as imagens criadas e compartilhadas por outras pessoas na plataforma, você também tem a possibilidade de armazenar no Pinterest imagens encontradas em outros canais. Para isso, basta você criar um pin, fazendo o download da imagem desejada e inserindo-a, em seguida, no board que desejar.

Salvando fotos externas no Pinterest

Além de criar seus próprios pins, outra forma de salvar no Pinterest imagens encontradas em outros canais é usando a extensão da rede social no Google Chrome. Ao inserir o botão salvar do Pinterest no seu navegador e deixá-lo ativo, todas as imagens que você visualizar na internet vão conter a opção e basta você clicar em cima dela para salvar, automaticamente, a imagem no seu perfil.

Guia do consumidor

Como otimizar o conteúdo no Pinterest?

Se você quer que seu conteúdo se destaque no Pinterest, precisa utilizar algumas estratégias de otimização recomendadas para a plataforma. A primeira delas diz respeito à qualidade da imagem. O ideal é que a imagem esteja na vertical e em alta resolução, com proporção 2:3 (1000 x 1500 px, por exemplo).

A descrição da imagem também é fundamental para que seu conteúdo chame a atenção dos usuários. Adicione um título chamativo (que contenha a palavra-chave principal) e faça uma descrição estratégica, que contenha informações relevantes e que despertem o interesse dos usuários.

Você também pode organizar os conteúdos publicados por você em pastas, adicionando descrições e títulos atrativos para os boards. Colocar a palavra-chave no título delas também é importante, pois isso facilita que o seu conteúdo seja encontrado por outras pessoas.

Dica: Google Classroom: saiba como usar a ferramenta

Saiba como a PROTESTE pode ajudar você

E então, gostou de saber mais sobre o Pinterest? Se você é amante da tecnologia e adepto das redes sociais, vai gostar de conhecer outros conteúdos do ConectaJá, para ficar por dentro das novidades do mundo da tecnologia.

Visite os blogs MinhaSaúde e SeuDireito para saber tudo sobre saúde e bem-estar e direitos do consumidor, respectivamente.

A PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, possui um espaço exclusivo para enviar reclamações contra fornecedores de produtos e serviços, o canal Reclame. Envie sua mensagem e obtenha uma resposta na própria plataforma. Nós encaminhamos a sua mensagem para a empresa, em busca de uma solução para o seu problema. Nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.

Conheça nossos testes comparativos e veja as avaliações dos principais produtos e serviços disponíveis no mercado. As análises são realizadas por nossos especialistas e levam em consideração características importantes para o consumidor. Nós analisamos de eletrônicos a itens de alimentação e, ao final, indicamos qual é a melhor opção de acordo com o custo-benefício.