Como tirar print no pc? Confira as dicas da PROTESTE

Como tirar print no pc? Confira as dicas da PROTESTE

O processo de tirar print no pc é simples, mas pode confundir algumas pessoas visto que ele pode ser feito de muitas formas. Aprenda todas elas e escolha a melhor opção.

Tem grandes chances de o print da tela ser uma das funcionalidades mais utilizadas nos computadores hoje em dia. E não por acaso todo mundo quer saber como tirar print no pc

Essa é uma ótima e fácil maneira de capturar a imagem da tela para compartilhar com alguém, para anexar em algum e-mail ou apresentação ou até mesmo para salvar e consultar mais tarde.

Banner canal Reclame

É importante saber que o jeito de tirar o print varia para cada sistema operacional. Mas, não se preocupe. No artigo de hoje, vamos mostrar o passo a passo de como tirar o print no pc com os principais sistemas operacionais. Acompanhe!

Como tirar print no Windows

O Windows (em todas as suas versões) é o sistema operacional mais usado no mundo. E tirar print no pc usando esse sistema é simples e pode ser feito de muitas formas — usando ferramentas que já vêm instaladas no computador ou até mesmo por atalhos no seu teclado. 

Queremos que você escolha a que for mais fácil para você e, por isso, trouxemos a explicação sobre todas elas.

Tecla Print Screen

Esse, possivelmente, foi o primeiro jeito que surgiu e é um dos mais comuns, apesar de não ser o mais simples. Para fazer o print do pc dessa forma, basta apertar a tecla “Print Screen” ou “PrtScn” do seu teclado e o computador vai capturar a imagem da tela inteira.

Essa imagem não é salva automaticamente e você precisará abrir uma ferramenta de edição para salvar a imagem copiada para a área de transferência. O mais simples é abrir o próprio Paint — que já vem instalado no Windows —, colar a imagem e salvar como você desejar.

Ferramenta de captura de tela

As versões mais novas do Windows já vêm com uma ferramenta de captura de tela instalada. Para fazer o print do pc usando essa ferramenta, basta abrir o menu Iniciar do seu computador e digitar “ferramenta de captura” na barra de pesquisa.

Depois disso, você abre o aplicativo, clica em “Novo” e marca a parte da tela que deseja capturar. A própria ferramenta já vai te dar a opção de fazer algumas edições mais simples — fazer marcação na imagem, por exemplo — e salvar a imagem no seu pc.

Vale destacar que a ferramenta não está disponível em todas as versões do Windows, apenas nas mais atuais. Por isso, é importante conhecer outras técnicas para tirar o print do seu computador.

Dica: Notebook: qual é o melhor modelo para o seu bolso?

Xbox Game Bar

Também é possível fazer captura de tela no Windows utilizando o Xbox Game Bar. Para isso, basta abrir o aplicativo no seu pc e clicar no ícone de captura localizado na parte superior da tela. Todas as imagens capturadas ficam salvas na pasta “Minhas capturas”, dentro do próprio aplicativo, e você pode acessá-las a qualquer momento.

Windows + Print Screen

A captura da tela também pode ser feita por um atalho no seu pc: Windows + Print Screen. Basta apertar as duas teclas juntas para fazer o print de toda a sua tela. A imagem será salva automaticamente na pasta “Imagens” do computador.

Windows + Shift + S

Mais um atalho para fazer o print por meio da ferramenta de captura. Basta apertar Windows + Shift + S para que você selecione a área da tela que deseja printar. Logo depois, abrirá o menu da ferramenta de captura para que você possa editar e/ou salvar a imagem.

Alt + Print Screen

Se você apertar Alt + Print Screen ao mesmo tempo, o pc fará um print da sua janela ativa (a que você está usando no momento). Depois, basta abrir o Paint ou outra ferramenta de edição para colar, editar e salvar a imagem.

Ctrl + P

A junção das teclas Crtl e P é o atalho para impressão. Portanto, ele pode ser utilizado caso você queira imprimir a imagem capturada ou salvar o arquivo como PDF. Basta apertar as duas teclas ao mesmo tempo e, na janela que vai abrir, configurar a impressão da forma que você deseja.

Banner

Onde ficam salvos os prints no Windows

Em cada um dos modos para printar a tela do seu pc apresentados acima, a imagem será salva em um local diferente — às vezes de forma automática, às vezes não. Então, se você quer saber onde ficam salvos os prints no Windows, a resposta é: depende de qual caminho você seguiu para fazer o print da tela.

Como tirar print no Mac

Se o seu computador for da Apple, o jeito de tirar print da tela é diferente do Windows, mas assim como no sistema operacional anterior, existem alguns atalhos diferentes que você pode usar na hora de capturar a tela.

Shift + Command + 3

Esse é o atalho para capturar a tela inteira. Basta apertar Shift + Command + 3, ao mesmo tempo, e a imagem da tela será salva, automaticamente, na sua área de trabalho.

Command + Control + Shift + 3

Com esse atalho, você também captura a tela inteira do Mac. A diferença para o comando anterior é que, ao apertar as teclas Command, Control, Shift e 3 ao mesmo tempo, a imagem capturada não será salva automaticamente e será copiada para a área de transferência e você precisará colá-la em um documento, e-mail ou ferramenta de edição.

Shift + Command + 4

Esse é o atalho utilizado para capturar apenas uma parte da tela. Basta apertar as teclas Shift + Command + 4 ao mesmo tempo e selecionar a área que você deseja printar. A imagem também será salva automaticamente na sua área de trabalho.

Command + Control + Shift + 4

Com esse atalho, você também printa apenas a área selecionada da tela.  A imagem será copiada para a área de transferência e você precisará colocá-la em algum documento, e-mail ou ferramenta de edição.

Dica: PC Gamer: 4 dicas para montar o seu

Onde ficam salvos os prints no Mac

Os prints que você fizer no seu Mac sempre serão salvos automaticamente na sua área de trabalho (mesa) ou copiados para a área de transferência — e é você que vai decidir onde salvá-los.

Como tirar print no Linux

Usuários do sistema operacional Linux também precisam saber os caminhos para tirar prints da tela do pc. Assim como nos demais sistemas operacionais, as opções são bem simples.

Tecla Print Screen

Assim como no Windows, o Linux também oferece a opção de printar a tela pela tecla Print Screen. Basta apertar o botão no seu teclado e colar a imagem copiada para a sua área de transferência em alguma ferramenta de edição.

Alt + Print Screen

Esse é o atalho utilizado para printar uma janela específica, mesmo que não seja a que você está utilizando no momento. Basta apertar as teclas Alt e Print Screen ao mesmo tempo e colocar a imagem copiada para a sua área de transferência em algum programa de edição.

Windows + Shift + S

Assim como o Windows, o Linux também conta com uma ferramenta de captura que já vem instalada no pc. Para acessá-la, basta apertar as teclas Windows, Shift e S. Você escolhe se quer capturar toda a tela, a janela atual ou uma área específica. Depois, basta clicar em “fazer uma captura” (ou “take a screenshot” se o seu programa estiver em inglês) e escolher a pasta na qual você deseja salvar a imagem.

Onde ficam salvos os prints no Linux?

Os prints feitos no Linux ficam automaticamente salvos na pasta “Imagens” do drive do seu pc. Mas, se você utilizar a ferramenta de captura, você vai poder escolher, na hora do print, em qual pasta deseja salvar a imagem.

Guia do consumidor

Conheça o curso de Tecnologia na palma da mão: 60+

Por mais que capturar a tela pareça ser um processo simples, não é o que algumas pessoas acham. Pessoas de gerações anteriores podem ter dificuldades para realizar algumas atividades no pc ou no celular, visto que, no geral, elas não possuem as mesmas habilidades tecnológicas dos mais jovens.

Foi pensando nisso que a PROTESTE, por meio da Escola do Consumo, desenvolveu o curso Tecnologia na palma da mão: 60+. Trata-se de um curso didático, que ensina o bê-a-bá do uso da tecnologia móvel, respondendo às perguntas básicas que podem ajudar os mais velhos no dia a dia.

O curso é dividido em quatro módulos, tem duração aproximada de duas horas e é 100% gratuito.

Dica: Descubra como evitar o superaquecimento do notebook

Conheça outros serviços da PROTESTE para você

A PROTESTE desenvolve artigos informativos para ajudar você a tomar as melhores decisões. Continue no ConectaJá para acompanhar as novidades do universo da tecnologia. Visite os blogs MinhaSaúde e SeuDireito para saber mais sobre saúde e bem-estar e direitos do consumidor.

A PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, realiza testes comparativos com os principais produtos e serviços presentes no mercado. As avaliações apresentam dados para que consumidores possam escolher produtos e serviços de maneira consciente, de acordo com o custo-benefício.

Conheça o canal Reclame, você pode registrar reclamações contra fornecedores de produtos e serviços. A sua mensagem é encaminhada para a empresa, em busca de uma solução para o seu problema. A resposta chega na própria plataforma. Nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor da PROTESTE. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.