O que é VPN? Saiba como transferir dados com segurança

O que é VPN? Saiba como transferir dados com segurança

A VPN criptografa os seus dados para evitar que eles sejam captados por hackers. Saiba como esse serviço funciona e como escolher a melhor opção para proteger sua navegação.

Virtual private network, ou VPN. Essa sigla pode parecer estranha a muitos usuários, mas representa um recurso que traz mais privacidade e segurança para você navegar tranquilamente pela internet.

A VPN é uma rede que criptografa os seus dados e, assim, previne que eles sejam captados por hackers, protegendo as suas operações online de golpes virtuais, principalmente ao acessar sites a partir de redes Wi-Fi públicas.

Problemas com uma empresa? A PROTESTE pode te ajudar. Envie aqui sua reclamação!

Quer entender melhor como funciona essa ferramenta e quais fatores considerar ao contratá-la? Continue lendo este artigo!

O que é VPN? 

VPN nada mais é que uma rede virtual privada, ou “virtual private network” em inglês. Também conhecida como proxy, ela pode ter diferentes funcionalidades e graus de importância, de acordo com quem a utiliza.

Para alguns, a VPN pode oferecer mais privacidade para trabalhar online. Para outros, pode ajudar a acessar séries e serviços de streaming restritos a outros países.

Isso porque ela cria um túnel criptografado para seus dados, o que acaba por proteger a sua identidade online e ocultar o seu endereço de IP.

Como funciona uma VPN? 

Quando você acessa um site a partir de um browser, é pedida, primeiro, uma permissão de acesso. Ela é enviada a partir do seu computador, celular ou tablet, através do router, para o fornecedor de serviços de internet (ou Provedor de Serviços de Internet, ISP), e depois para o site propriamente dito.

Após, acontece o processo inverso: os dados do site são enviados para o fornecedor de serviços, para o router e, por fim, para o seu dispositivo. A página da internet é, então, carregada.

Quando o usuário possui uma VPN instalada, a informação do dispositivo transmitida ao router e ao fornecedor de serviço é encriptada, e só é possível identificar que há um pedido feito a partir de um serviço de VPN. A informação é enviada então ao serviço de VPN, que a decodifica e faz o envio ao site.

O mesmo ocorre no processo inverso: o site envia a informação solicitada, que é primeiro encriptada pelo serviço de VPN e depois enviada ao fornecedor de serviço e ao router. Após isso, é decodificada e enviada ao utilizador final.

Esse recurso é bastante utilizado para quem deseja acessar filmes e séries que apenas estão disponíveis em outros países, mas muitos serviços de streaming já possuem mecanismos contra a prática. A Netflix e a Amazon Prime Video são capazes de detectar a presença de uma VPN e bloqueiam a visualização do usuário até que ele desconecte a ligação.

Dica: Como a inteligência artificial consegue criar voz?

Por que você precisa proteger seus dados durante o uso da internet? 

Há uma série de perigos cibernéticos aos quais você está vulnerável quando navega na internet, e uma VPN pode te proteger de boa parte deles. Afinal, navegar na web ou fazer transações em uma rede Wi-Fi não segura pode significar expor informações pessoais e dados de navegação.

Se você acessa sua conta bancária a partir de uma rede Wi-Fi pública, como a de um hotel ou de uma cafeteria, por exemplo, pode estar sujeito a golpes, já que é possível interceptar os seus dados pessoais e histórico de navegação.

Com a VPN ativada, esses dados ficam criptografados e, portanto, protegidos. O recurso também esconde o seu endereço de IP para que ninguém saiba o que você está acessando na rede: quais sites você está navegando ou quais arquivos está baixando.

Quais são os benefícios de uma VPN? 

O uso da VPN pode, em primeiro lugar, evitar que você sofra golpes, já que torna seu tráfego na internet mais seguro, possibilitando que você navegue de forma anônima e aumentando a sua segurança online.

O recurso também é utilizado para acessar conteúdos bloqueados no seu país, como sites de streaming e redes sociais.

Tenha acesso a descontos em mais de 5.000 lojas e comece a economizar já. Clique agora.

Como usar uma VPN? 

Antes de qualquer coisa, é importante verificar qual é a melhor VPN para você, procurando avaliações de outros usuários.

Optou por contratar um serviço de VPN e quer começar a utilizá-lo agora mesmo? Confira esse breve passo-a-passo.

  1. Baixe o aplicativo da VPN contratada;
  2. Configure a VPN no seu dispositivo inserindo seus dados;
  3. Conecte a VPN no seu dispositivo.

Viu como é fácil? Grande parte dos serviços oferece aplicativos intuitivos e que não exigem grandes conhecimentos tecnológicos.

Os serviços de internet security possuem VPN? 

Alguns deles, sim. Isso porque antivírus e VPN têm funções bastante diferentes. Enquanto o primeiro visa proteger o seu dispositivo de ser infectado por um malware, o segundo protege os seus dados de hackers.

Acontece que muitos serviços de internet security possuem VPNs não tão boas: não muito seguras nem rápidas, ou então que servem apenas para atividades online básicas. 

Por isso, é importante procurar por serviços de qualidade, que ofereçam a você segurança, rapidez e praticidade. Para te ajudar nisso, a PROTESTE realizou um teste com 28 serviços de internet security, e indicou aqueles com melhor qualidade, de acordo com critérios como instalação e remoção do programa, facilidade de uso, uso dos recursos do PC, desempenho do firewall e desempenho do Anti Malware.

Seja um associado para ter acesso ao resultado do teste.

Dica: Entenda como funciona a tecnologia eSIM: prós e contras

Cuidado com VPNs gratuitas 

Existem serviços pagos e gratuitos de VPN, ligados a diferentes tipos de software. Mas há uma diferença a que devemos ficar atentos: os serviços de VPN pagos costumam ser mais robustos e proporcionar a proteção e a confidencialidade que o usuário procura, além de serem mais difíceis de hackear.

As redes gratuitas, por outro lado, podem enganar. Para não cobrarem nenhum encargo, boa parte delas coleta dados de navegação do usuário e depois vende essas informações a grupos interessados. Por mais que você pense que está protegendo os seus dados, não está garantindo a sua privacidade.

Como escolher uma VPN? 

Há uma série de perguntas que você pode fazer na hora de contratar um serviço de VPN. Confira algumas delas.

Ela respeita a sua privacidade?

Essa é a principal função de uma VPN e, portanto, o mínimo a exigir do serviço, não é mesmo? Ao contratá-la, garanta que ela adote uma política sem registros, ou seja, que a marca nunca rastreará ou registrará as suas atividades online.

Qual protocolo ela utiliza?

O melhor é que a sua VPN contenha o protocolo mais atualizado que, na publicação deste artigo, é o OpenVPN. Ele fornece uma maior segurança que o PPTP, por exemplo, e é um software de código aberto disponível nos principais sistemas operacionais.

É possível acessar a VPN em diversos dispositivos?

A maior parte das VPNs possibilita que você conecte três a cinco dispositivos, e o ideal é que você consiga fazer isso de forma simultânea. É possível conectar a VPN em quaisquer dispositivos que se conectam à internet: notebooks, tablets, smartphones e até assistentes de voz.

Tire todas as suas dúvidas no Guia do Direito do Consumidor. Acesse aqui!

Quais são os países disponíveis?

Defina as localizações de servidor que importam para você e confira se a VPN que você quer contratar oferece a opção de acessar aquela região.

A VPN oferece suporte ao sistema operacional?

Parece básico, mas você precisa de uma VPN que funcione no sistema operacional do seu notebook, smartphone ou tablet. Os serviços pagos tendem a funcionar em todos os sistemas operacionais, mas é importante atentar-se a essa questão.

A VPN estabelece limite de dados?

Dependendo de como você utiliza a internet, a largura da banda pode ser uma característica importante a se considerar. Confira se os serviços oferecidos atendem às suas necessidades.

A VPN bloqueia anúncios?

Não é regra, mas algumas VPNs bloqueiam anúncios pop-up. Isso pode aumentar ainda mais a sua segurança de navegação, além de tornar a sua experiência mais agradável e aumentar a velocidade da internet. Felizmente, a maior parte dos serviços pagos oferece esse recurso.

A VPN tem desligamento de emergência?

Já parou para pensar o que acontece se a conexão com a VPN cair? Na maior parte dos casos, sua navegação volta ao protocolo público, e seus dados voltam a estar vulneráveis a quem queira rastrear a sua atividade online.

Alguns serviços de VPN, no entanto, oferecem um serviço de desligamento de emergência: quando a VPN desconecta, a sua internet é cortada imediatamente. Assim, você fica ciente do que está acontecendo e consegue resolver o problema de forma segura, sem expor o seu IP e nem a sua atividade online.

Quanto custa?

Há algumas opções de VPN gratuitas que podem atender às suas necessidades, mas é importante ficar atento para a forma como elas utilizam os seus dados. Muitas vezes, em serviços gratuitos como esse, você acaba pagando de outra forma: com seus dados.

Além disso, VPNs gratuitas não oferecem os protocolos mais atuais e gratuitos, não possuem tantos servidores ao redor do mundo e não garantem suporte ou maior largura de banda larga e velocidade.

Dica: Compras online: direitos do consumidor e dicas de segurança

Saiba como a PROTESTE ajuda você

Agora que você tem as informações corretas, pode contratar o melhor serviço de VPN e acessar dados em qualquer lugar, com segurança.

Ter acesso a conteúdo de qualidade é fundamental para conhecer e exercer os seus direitos enquanto consumidor, e a PROTESTE atua diariamente para garantir isso a você.

A partir do nosso canal do Telegram e do App PROTESTE, é possível acessar artigos sobre tecnologia, direitos do consumidor, saúde e bem-estar, para ficar cada vez mais informado sobre assuntos importantes para o seu dia a dia.

A PROTESTE ainda oferece diversos recursos para seus associados, como o Reclame, um canal de envio de reclamações de consumo, serviços de intervenção extrajudicial, testes comparativos de produtos e serviços e auxílio de especialistas em defesa do consumidor em caso de problemas com empresas. Clique aqui para se tornar um associado da PROTESTE agora.