Comunicação via satélite para celulares: o que esperar?

Comunicação via satélite para celulares: o que esperar?

A comunicação via satélite é uma das novidades tecnológicas que prometem revolucionar nosso dia a dia. Mas você sabe o que é e para que ela funciona? Confira agora!

Não tem jeito: hoje em dia, não dá para ficar desconectado do mundo digital. É possível conversar, trabalhar e até mesmo pagar contas na palma da mão, com um smartphone. Por isso, é essencial ter uma boa cobertura, não é mesmo? Nesse sentido, a comunicação via satélite para celulares está sendo cada vez mais discutida quando o assunto é tecnologia. Mas você sabe como ela funciona?

Sem solução para o seu problema com uma empresa? Nós podemos ajudar. Faça a sua reclamação agora!

Confira tudo sobre a comunicação via satélite, como funciona e quais aparelhos possuem essa tecnologia. Acompanhe a leitura!

O que é comunicação via satélite para celulares?

O satélite é uma espécie de objeto que orbita em torno de um grande astro no espaço. Lembra da escola, quando aprendemos que a Lua é um satélite natural, girando ao redor da Terra? Isso também pode acontecer de forma artificial, com aparelhos criados pelo homem e enviados ao espaço para determinado objetivo. 

O satélite pode ser geoestacionários, que ficam parados no espaço, ou não-geoestacionários, quando movimentam-se constantemente em volta do corpo físico no espaço. O satélite, então, emite ondas eletromagnéticas que podem, entre outras finalidades, ser usadas para comunicação, como para a rede telefônica de celulares.

Dica: Entenda como funciona a tecnologia eSIM: prós e contras

Como funciona a comunicação via satélite para celulares?

De forma geral, é preciso de uma rede de satélites ao redor da Terra que emitem ondas que se comunicam com celulares compatíveis com essa tecnologia. Com isso, toda vez que o usuário faz uma ligação, o aparelho envia um sinal ao satélite que, por sua vez, transmite as ondas para o celular de destino da ligação. Dessa forma, é dada a comunicação de forma completa e abrangente.

Como a comunicação via satélite para celulares pode ser usada?

A comunicação via satélite é revolucionária e pode ser muito útil para o usuário em várias situações. Em casos de emergência, como um problema de saúde ou acidente, é possível pedir ajuda de forma rápida e eficaz, mesmo quando não há sinal, em áreas remotas, de difícil acesso ou sem cobertura da sua operadora.

Se você mora ou trabalha em um local que, por algum motivo, possui dificuldade de serviço via cabo, fibra óptica ou tenha sinal de baixa qualidade, a comunicação via satélite pode fazer a diferença na experiência do usuário.

A Apple, por exemplo, já está inserindo essa tecnologia nos modelos iPhone 14, iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max, que podem fazer comunicações via satélite em situações de emergência com envio de alertas. O serviço de SOS enviará uma mensagem via satélite com ficha médica, contatos de emergência, localização do usuário e nível de bateria para o pronto socorro ou serviço de emergência mais próximo, caso a pessoa tente enviar um pedido de socorro ou fizer uma ligação emergencial e não conseguir. 

A Samsung também está acenando para a comunicação via satélite e visa utilizar a tecnologia nos seus próximos aparelhos.

Tenha acesso a descontos em mais de 5.000 lojas e comece a economizar já. Clique agora.

Quais são os principais desafios da comunicação via satélite para celulares?

Apesar de útil e funcional, a comunicação via satélite também possui suas desvantagens. Para começar, é preciso levar em conta que ela tem limitações no quesito cobertura: como não funciona com as torres de telefonia que conhecemos, é preciso que você ache um local com céu aberto ou, no mínimo, uma visão clara do céu para que ocorra o envio e a recepção do sinal.

Os celulares que possuem comunicação via satélite também são bem mais caros do que os tradicionais, além do custo de serviço bem alto também, pesando no bolso do consumidor médio. Atualmente, a tecnologia possui velocidade de internet e dados defasada em relação ao sinal das operadoras, não é possível assistir uma série ou fazer download de arquivos maiores com a mesma velocidade e qualidade do que uma franquia de internet ou Wi-Fi.

As desvantagens também incluem a dificuldade de regulamentação da comunicação por satélite, resultando em restrições legais para a sua utilização de forma ampla. Por isso, estabelecer-se no mercado fica mais difícil. Além do custo elevado para colocar um satélite em órbita na Terra, ainda é preciso enfrentar os desafios de regulamentar o serviço, o que pode tornar o processo ainda mais longo e desvantajoso.

Dica: Pós, pré ou controle, qual o melhor plano de celular?

O que esperar da comunicação via satélite para celulares no futuro?

Mesmo com os desafios, a comunicação por satélite está dando todos os indícios de que veio para ficar e revolucionar o mercado de telefonia celular. Os avanços tecnológicos estão crescendo e gigantes como Apple e Samsung mostram cada vez mais incentivos inclusive financeiros para oferecer ao usuário a experiência de outro tipo de sinal.

Para o consumidor, entretanto, os preços devem demorar a baixar de vez. A comunicação via satélite ainda é um artigo de luxo e deve compor a tecnologia apenas dos aparelhos de primeira linha das grandes marcas. Porém, tudo indica que a concorrência deve aumentar o que pode favorecer o usuário.

Tire todas as suas dúvidas no Guia do Direito do Consumidor. Acesse aqui!

O que a SpaceX planeja com a Starlink?

A SpaceX, empresa do empresário Elon Musk, anunciou que iniciará testes em seu serviço de celular via satélite ainda em 2023, durante um painel na Satellite Conference and Exhibition 2023. 

A empresa já havia divulgado uma parceria com a T-Mobile para fornecer serviços telefônicos aos usuários móveis por meio dos satélites da Starlink, eliminando áreas sem cobertura ao redor do mundo. O serviço tem a promessa de levar conectividade de alta velocidade para locais remotos e melhorar a qualidade da internet em todo o mundo. A iniciativa é vista como uma revolução na forma como as pessoas se comunicam.

Dica: O que você precisa saber sobre as permissões de aplicativos?

PROTESTE: sempre conectada com você!

Estar conectado nos dias de hoje é fundamental para quase tudo. A PROTESTE está sempre em busca de manter você informado sobre os assuntos que mais importam! Estamos há 21 anos no Brasil apoiando a população a fazer melhores escolhas de consumo e ter ciência dos seus direitos enquanto consumidor.

Por meio do nosso canal no Telegram e do App da PROTESTE, você fica informado sobre as novidades da tecnologia, direitos do consumidor, economia doméstica, finanças, saúde, bem-estar, alimentação saudável, meio ambiente e muito mais! Tudo na palma da sua mão e com linguagem acessível.

Para quem é associado da PROTESTE, os benefícios são ainda maiores! Podemos destacar os testes comparativos, que ajudam a escolher os produtos e serviços com o melhor custo-benefício, e o canal Reclame, que encaminha o seu problema de consumo para a empresa, além do apoio de nossos especialistas em direito do consumidor e intervenção extrajudicial. Gostou? Clique aqui para se associar à PROTESTE agora mesmo!