Como transferir uma playlist de um streaming para outro?

Como transferir uma playlist de um streaming para outro?

Existe uma forma de transferir sua playlist de um serviço de streaming para outro automaticamente, sem que você precise ficar salvando música por música. Saiba como fazer!

A música faz parte da nossa vida desde que a gente se entende por gente. Mas, é fato que, assim como muitas outras coisas, ela também passou por inúmeras transformações nos últimos anos. Se antes precisávamos gravar fitas K7 com as nossas músicas preferidas e acumular pilhas e pilhas de CDs para ter por perto todas as canções que gostávamos, hoje uma playlist resolve nossa vida e facilita demais a nossa relação com a música.

As playlists vieram junto com os serviços de streaming de música, como YouTube, Spotify, Deezer entre outros. Junto com elas, veio a oportunidade de ter nossas músicas ao alcance das nossas mãos, podendo ser acessadas em apenas alguns cliques ou toques na tela do smartphone. E mais: além de criar nossas próprias playlists, os serviços de streaming permitem que a gente usufrua de seleções musicais criadas por outras pessoas.

Banner canal Reclame

Mas, toda essa história tem um porém. Se você cria uma playlist no Spotify, por exemplo, ela fica vinculada ao sistema e, caso você decida mudar de serviço de streaming, será preciso encontrar uma forma de levá-la para a nova plataforma. É quase como quando você mudava de aparelho de celular e precisava ficar transferindo contato por contato da sua agenda para o novo aparelho, lembra?

A boa notícia é que, assim como aconteceu com os smartphones, esse processo também passou por inovação e existe a possibilidade de transferir sua playlist de um serviço de streaming para outro de forma mais automática, sem que você precise ficar salvando música por música novamente. É exatamente sobre isso que nós vamos falar neste artigo, ensinando um passo a passo de como transferir suas playlists preferidas para seu novo serviço de streaming. Vamos lá?

Por que transferir uma playlist?

Se você acha que esse processo de transferir uma playlist não vai ser útil, pare e imagine que você gostaria de testar um novo serviço de streaming. Só de pensar que na nova opção vai ser preciso buscar música por música das suas preferidas e organizar as canções que você gosta, como já havia feito no outro serviço, pode dar preguiça de experimentar, não é mesmo?

Pois o fato é que a possibilidade de transferir uma playlist oferece mais liberdade de transitar de um serviço de streaming para outro, sem precisar ficar refém de nenhum deles. Saiba que as soluções que permitem que você faça a transferência de músicas dá a oportunidade não só de transferir as playlists que você criou, mas também as seleções criadas por outras pessoas.

Além disso, a transferência de playlists é uma ótima forma de checar se todas as suas músicas preferidas estão disponíveis no novo serviço de streaming que você escolheu. Ao invés de ficar buscando música por música, você transfere a playlist e o streaming já mostra se alguma daquelas canções não está no banco de dados da plataforma. Bem prático, né?

Dica: O que você precisa saber sobre as permissões de aplicativos?

Como transferir uma playlist de um streaming para outro?

Então vamos para a parte que mais interessa: aquela em que você aprende como transferir uma playlist de um streaming para outro. Para isso, você vai precisar utilizar uma ferramenta chamada Tune My Music, criada especificamente para transferir a sua biblioteca de músicas de qualquer serviço de música para outro.

É importante dizer que, antes mesmo de você acessar a ferramenta, a primeira coisa que você precisa para transferir sua playlist de um streaming para outro é ter assinatura nos dois serviços, o antigo e o novo. Depois, basta conferir se os dois serviços estão entre as plataformas suportadas pelo Tune My Music. Já adiantamos que o portfólio da ferramenta é bem amplo: Spotify, Deezer, Apple Music, YouTube Music, Google Music, Amazon Music, SoundCloud, Tidal, iTunes e outras ferramentas estão incluídas nessa lista.

Se você já dá check nesses requisitos, é só seguir o passo a passo abaixo para transferir suas playlists.

  1. Acesse o site do Tune My Music e clique em “Vamos começar”;
  2. Selecione a fonte da sua playlist. Ou seja, o serviço de streaming onde está a playlist que você deseja transferir;
  3. Na janela que abrir, aceite os termos de uso da ferramenta e faça login na plataforma escolhida, fornecendo seus dados de acesso à ferramenta;
  4. Selecione a playlist que você quer transferir. Você pode fazer isso de duas maneiras: carregando uma playlist direto da sua conta no streaming ou copiando a URL da playlist a ser transferida;
  5. Ao escolher carregar uma playlist direto da sua conta no streaming, o site vai abrir uma janela com todas as suas playlists salvas na plataforma e basta você selecionar, por meio das caixas de seleção que ficam do lado esquerdo, quais delas você quer transferir. É possível transferir todas as playlists de uma vez;
  6. Depois de selecionar as playlists que você quer transferir ou inserir a URL da playlist na etapa anterior, basta você escolher para qual serviço de streaming você quer fazer a transferência;
  7. Ao selecionar o streaming de destino, você também vai precisar fazer o login nessa plataforma, na janela que abrirá;
  8. Depois, basta clicar em “Começar a mover a minha música” e aguardar a transferência das suas playlists;
  9. Depois de concluídas as transferências, a tela vai apresentar duas opções: compartilhar suas músicas ou converter novamente. Caso você não queira fazer nenhuma das duas coisas, basta fechar a janela. Atenção: é nessa última tela que o Tune My Music mostra quantas das suas músicas foram transferidas. Se alguma delas ficou de fora é porque, possivelmente, a música em questão não está disponível no serviço de streaming de destino.

Vale ressaltar que o plano gratuito da ferramenta permite que você transfira até 500 faixas. Caso você opte por pagar o plano premium, o valor é 4,50 dólares por mês no plano mensal ou 2,00 dólares por mês no plano anual.

Dica: Pinterest: conheça a rede social e saiba como funciona

Conheça outras plataformas de transferência de playlists

Por mais que a Tune My Music seja a plataforma mais conhecida para a transferência de playlists e que o uso dela seja bem simples, como você pôde conferir no passo a passo acima, existem outras opções disponíveis no mercado. Você pode testar e ver qual delas funciona melhor para sua necessidade.

Soundiiz

A Soundiiz é uma ferramenta bem parecida com a Tune My Music e você também pode transferir suas playlists por lá. Uma das vantagens dessa plataforma é que ela oferece a opção de sincronizar as playlists automaticamente. Ou seja, você pode ativar a sincronização e transferir uma playlist de um serviço de streaming para outro assim que salvá-la em um dos dois serviços. A plataforma possui um plano gratuito e também planos pagos, que variam entre 3,00 a 9,50 dólares mensais.

FreeYourMusic

O FreeYourMusic é mais uma opção interessante para você transferir suas playlists. A grande diferença para o Tune My Music, neste caso, é que o FreeYourMusic está disponível em formato de aplicativo e você pode baixar em computadores de sistema operacional macOS, Windows ou Linux e em smartphones Android ou iOS. No plano gratuito, você consegue transferir até 100 músicas ou uma playlist. Caso opte por pagar os planos premium, vai precisar desembolsar a partir de R$ 18,80 por mês.

SongShift

SongShift é uma ferramenta disponível apenas para dispositivos iOS e pode ser uma alternativa caso você seja usuário desse sistema operacional. O funcionamento da ferramenta é muito semelhante aos seus principais concorrentes e você pode transferir playlists de diversos serviços de streaming. Assim como as demais plataformas, o SongShift também oferece plano gratuito e pago, com valor que chega, no máximo, a 4,99 dólares por mês.

banner-guia-do-direito-do-consumidor

Como montar uma playlist de música?

Se você ainda não é muito adepto das playlists, saiba que essa é uma excelente forma de facilitar seu acesso às suas músicas preferidas. Mas, para que elas realmente agreguem valor para sua experiência musical, vale a pena levar algumas dicas em consideração na hora de montar suas playlists.

Defina o tema da playlist

Por mais que a gente goste de muitas músicas, em alguns momentos a gente curte mais ouvir umas do que outras, não é mesmo? Suas playlists precisam levar isso em consideração e, por isso, é tão importante definir o tema. Pode ser playlist para trabalhar, para treinar na academia, para um churrasco com os amigos etc. O importante é levar em conta que tipo de música você gosta de ouvir em cada momento da sua vida.

Escolha artistas variados para compor sua playlist

Uma das vantagens de criar uma playlist é ter a oportunidade de ouvir vários artistas diferentes, sem ficar trocando de CD, como a gente precisava fazer antigamente. Por isso, diversifique sua playlist e garanta que ela seja composta por artistas diversos que estejam alinhados ao tema escolhido.

Tenha atenção às primeiras músicas da playlist

Sabe aquela história de que a primeira impressão é a que fica? Pois é a partir dela que torna-se tão importante caprichar nas primeiras músicas da sua playlist. São elas que vão ditar o tom da lista de músicas e despertar o interesse de quem tem a oportunidade de ouvir as canções que você selecionou.

Mantenha sua playlist atualizada

Para que a sua lista de músicas seja sempre interessante, é fundamental que você a atualize com frequência. Busque novos artistas, retire músicas que já não são tão atrativas para os seus ouvidos e altere a ordem das canções. O importante é manter sons que sejam do seu interesse e que te motivam a sempre buscar novidades ainda mais interessantes.

Dica: Carregador portátil: calcule a eficiência do seu power bank

Qual streaming de áudio escolher?

Spotify, Deezer, Amazon Music, YouTube Music, iTunes ou outra plataforma? A oferta de serviços de streaming não para de crescer e é por isso que você pode ter chegado até aqui com a dúvida de qual é, de fato, a melhor opção de streaming de áudio. A resposta para essa pergunta é que depende e que você precisa levar alguns critérios em consideração para acertar na escolha.

Para ajudar você nessa escolha, listamos abaixo alguns desses requisitos:

  • Variedade do catálogo de música;
  • Preço da assinatura;
  • Funcionalidades extras (como playlists personalizadas ou possibilidade de ouvir música offline, por exemplo);
  • Qualidade do áudio;
  • Experiência do usuário na navegação.

Comparar te ajuda a acertar na escolha

Como quase todos os serviços oferecem um plano gratuito, vale a pena você testar mais de uma das plataformas para descobrir qual é a melhor opção para você. Comparar os serviços disponíveis no mercado é um comportamento que deveria ser adotado por todos os consumidores, visto que essa é uma forma de conhecer os produtos e serviços que mais suprem as nossas necessidades.

Por isso, a PROTESTE criou os testes comparativos, por meio do qual são comparados produtos e serviços dos mais diversos segmentos presentes no mercado. A maior associação de consumidores da América Latina também ajuda os brasileiros em suas decisões de compra por meio da oferta de informações relevantes e atualizadas. Para ficar por dentro das novidades que vão facilitar o seu dia a dia, basta você fazer parte do nosso canal exclusivo do Telegram ou baixar o App da PROTESTE.

A PROTESTE oferece ainda aos consumidores o Reclame, canal por meio do qual podem registrar problemas que tiveram com fornecedores de produtos e serviços dos mais diversos segmentos. Para quem não conseguiu resolver seu caso diretamente com a empresa envolvida, a associação oferece intermediação extrajudicial aos consumidores, que podem ter acesso ao serviço tornando-se um associado PROTESTE. Clique aqui e associe-se agora mesmo!