Pós, pré ou controle, qual o melhor plano de celular?

Pós, pré ou controle, qual o melhor plano de celular?

Qual é a diferença entre o plano de celular pré-pago, pós-pago e controle? Saiba como escolher o melhor plano para você!

Você consegue sair de casa sem o seu celular? Isso pode até ser possível, mas torna o seu dia a dia muito mais difícil. Afinal, o smartphone serve não só para fazer ligações, mas também fazer compras, ajudar a chegar nos lugares e até pagar contas. Para fazer tudo isso, no entanto, é necessário ter um bom plano de celular, com pacote de dados que suporte as suas necessidades.

Sem solução para o seu problema com uma empresa? Nós podemos ajudar. Faça a sua reclamação agora!

A PROTESTE vai ajudar você a escolher o melhor plano de celular, a partir dos serviços oferecidos pelas operadoras no mercado. Vem com a gente!

Por que os planos de celular merecem sua atenção?

Atualmente, não há como estar atento e conectado com a sociedade sem um smartphone. Isso porque o avanço da tecnologia colocou boa parte das tarefas do dia a dia na palma da mão, otimizando e agilizando cada vez mais a nossa vida.

É possível, por exemplo, evitar uma fila de banco que tomaria horas do seu dia com apenas alguns cliques em um aplicativo. Você está perdido? Um app de localização pode ajudar. Quer viajar? É possível comprar passagens, conferir hotéis e comparar preços em poucos minutos. Além disso, as redes sociais tornam próximo até quem está mais longe e possibilitam uma comunicação instantânea com qualquer pessoa no mundo. Também é possível ouvir suas músicas preferidas e se divertir com vários jogos.

Para aproveitar todos esses benefícios, entretanto, é essencial que você tenha um plano de celular que ofereça um bom serviço de internet móvel e seja ideal para tudo o que você precisa.

Dica: O que você precisa saber sobre as permissões de aplicativos?

Quais são os planos de celular disponíveis no mercado?

Há diferentes tipos de plano de celular oferecidos pelas operadoras, visando atender todos os gostos e bolsos. Conheça mais sobre eles:

Pré-pago

O plano de celular pré-pago é uma modalidade na qual o usuário faz recargas de crédito do valor que pretende usar, que pode variar de R$10 a R$100 reais, dependendo da operadora. Esse crédito possui validade determinada pelo fornecedor do serviço, o mais comum é de 1 a 3 meses, e pode ser usado tanto para ligações e SMS como para a franquia de internet.

Pós-pago

O plano de celular pós-pago é aquele no qual você faz uso livre do seu pacote de dados para internet, bem como para ligações e SMS, além de outros benefícios. Ao final do mês, o que você usou é computado e cobrado na fatura. Os serviços não possuem data de validade, mas podem ser suspensos caso a conta não seja paga.

Tenha acesso a descontos em mais de 5.000 lojas e comece a economizar já. Clique agora.

Controle

O plano de celular controle tenta mesclar as vantagens do plano pós-pago com a praticidade do pré-pago. Nesse caso, você contrata a franquia com valor fixo a ser pago todo mês, que oferece uma quantidade predeterminada de minutos para ligações, SMS e internet.

Dica: Como editar fotos e vídeos? Conheça alguns aplicativos

Qual é o seu perfil de consumidor?

Escolher o plano de celular deve levar em conta não só o valor que você pode pagar, mas também as suas necessidades diárias com relação ao uso do seu smartphone. Mas você sabe qual é o seu perfil de consumidor? A gente ajuda a descobrir! Dá uma olhada:

Conectado

Você usa o pacote de dados para se comunicar pelos apps de mensagens, mas para uma conversa mais longa, prefere ligar? Então, o seu perfil é conectado. Apesar de utilizar os aplicativos, você ainda preza pelo bom e velho telefonema para alguns assuntos, seja pessoal ou profissionalmente. Por isso, uma boa quantidade de minutos de ligação no seu plano de celular é fundamental. 

Muito conectado

“Ligação? Deus me livre!”. Se identificou com essa frase? Então muito provavelmente você se encaixa no perfil muito conectado. Aqui ficam os verdadeiros heavy users de aplicativos de mensagens, redes sociais e outras plataformas. Por isso, mesmo com minutos para ligar, não dá para ficar sem conexão. Assim, o pacote de dados de internet é a sua prioridade.

Tire todas as suas dúvidas no Guia do Direito do Consumidor. Acesse aqui!

Como escolher o plano de celular com melhor custo-benefício?

Para escolher o melhor plano de celular para você, alguns pontos devem ser levados em conta antes de bater o martelo. Um motorista de aplicativo, por exemplo, trabalha diretamente com internet móvel e precisa dela para uso profissional. Já um estudante tem outras necessidades e pode ter um pacote de dados mais flexível. Se você, no entanto, costuma fazer muitas ligações para outro estado ou até mesmo para outro país, sua necessidade muda e, consequentemente, as melhores opções de plano de celular.

Preço e cobertura bons também precisam ser considerados antes da escolha do plano de celular. Algumas operadoras não possuem sinal em alguns lugares, muitas vezes importantes na vida do consumidor. É importante verificar a cobertura na sua cidade, no seu bairro e no local de trabalho antes de decidir.

Pensando nisso, qual é a operadora que oferece o plano de celular com melhor custo-benefício, de acordo com o perfil de consumidor? A Revista PROTESTE de abril fez uma pesquisa elaborada com as três principais operadoras do Brasil (Claro, Tim e Vivo) e respondeu essa pergunta. O material está disponível para associados PROTESTE.

Dica: Como transferir uma playlist de um streaming para outro?

PROTESTE te ajuda a fazer as melhores escolhas de consumo

Ter boas decisões de consumo é fundamental não só para escolher o melhor plano de celular, mas também para vários momentos do dia a dia. Para isso, a PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, está no Brasil há 21 anos ajudando os brasileiros a reivindicar seus direitos como consumidores, com informação de qualidade e serviços que melhoram as relações entre clientes e fornecedores.

Através do nosso canal do Telegram e do App da PROTESTE, você tem acesso a vários conteúdos incríveis não só sobre consumo e direito do consumidor, mas também sobre finanças, tecnologia, saúde, bem-estar e muito mais! Incrível, né? Com nossos artigos, você se mantém informado sobre os principais assuntos e pode evitar muitos prejuízos com o conhecimento adequado.

Quem é associado da PROTESTE ainda conta com mais benefícios: testes comparativos com diversos produtos e serviços, canal Reclame (para envio de reclamações de consumo diretamente para a empresa), auxílio de especialistas e intervenção extrajudicial, além de muitas outras vantagens. Clique aqui para se associar à PROTESTE agora mesmo!