Teve o cartão clonado? Saiba o que fazer

Teve o cartão clonado? Saiba o que fazer

Em caso de clonagem, é crucial contestar e bloquear imediatamente o cartão

Se notar uma compra suspeita na fatura do seu cartão de crédito, fique atento, pois pode ser um sinal de clonagem, um temor para 78% dos brasileiros, de acordo com uma pesquisa da Silverguard em 2023.

A clonagem envolve o uso não autorizado dos dados do cartão para compras virtuais, obtidos por vazamentos de dados em compras online ou presenciais, inclusive por maquininhas infectadas.

O IDCiber identifica indícios de clonagem, como compras não reconhecidas, transações em outras cidades, várias compras consecutivas, erros inesperados em transações online ou em maquininhas, e o uso inesperado do limite. Em caso de clonagem, é crucial contestar e bloquear imediatamente o cartão para evitar o uso indevido, conforme orienta o IDC.

Como contestar uma compra não reconhecida no Santander: 

  1. Acesse o app Santander
  2. Acesse o menu
  3. Navegue até a seção de cartões
  4. Acesse a opção de fatura
  5. Identifique a compra a ser contestada
  6. Selecione “não reconheço essa compra”
  7. Após a contestação, o sistema perguntará se deseja bloquear o cartão. Decida se deseja bloqueá-lo ou não
  8. Alternativamente, você pode realizar o serviço ligando para o Santander pelos números 4004-3535 ou 0800-702-3535.

Como contestar uma compra de cartão clonado no app cartões Caixa: 

  1. Acesse o aplicativo cartões caixa
  2. Navegue até o histórico de compras
  3. Abra os detalhes da compra a ser contestada
  4. Selecione a opção “contestar”
  5. Informe o motivo da contestação
  6. Bloqueie temporariamente o cartão
  7. Após a contestação, opte por efetuar o bloqueio temporário do cartão. Na tela inicial do app, escolha a opção “Liga/Desliga”
  8. Se preferir, o atendimento também está disponível por telefone ligando para 4004-0104 ou 0800-104-0104

Como contestar uma compra no Itaú:

  1. Abra o aplicativo Itaú em seu dispositivo
  2. Vá para a seção de “Produtos” e, em seguida, clique em “Cartões”
  3. Escolha “Contestar Compra”
  4. Selecione a compra a ser contestada
  5. Bloqueie o cartão de crédito
  6. Vá para o Menu principal, clique em “Atendimento” e, em seguida, toque em “Chat”. Escolha a opção “Cartão de Crédito” para seguir as instruções e bloquear o cartão.
  7. Se encontrar dificuldades no aplicativo, entre em contato com a central de atendimento de cartões pelos números 4004-4828 ou 0800-790-4828.

Como contestar uma compra no app Bradesco:

  1. Inicie o aplicativo Bradesco Cartões em seu dispositivo
  2. Selecione o cartão relacionado à compra a ser contestada
  3. Navegue até a transação que deseja contestar e clique em “Não reconheço essa compra”
  4. Decida bloquear ou não o cartão
  5. Se preferir, entre em contato com o atendimento pelo telefone: 4002-0022 ou 0800-570-0022

Diego Moreira, diretor de segurança da informação do IDCiber, destaca a importância de entrar em contato imediato com o banco, comunicar o ocorrido detalhadamente, solicitar o bloqueio e contestar as transações, sempre documentando o atendimento.

Renata Abalém, do Instituto de Defesa do Consumidor, explica que o estorno das compras é analisado caso a caso pelos bancos, considerando o histórico do titular e incentivando a comprovação da fraude, que pode envolver Boletim de Ocorrência. Atualmente, os bancos têm sido mais flexíveis em relação a contestações e estornos. As informações são do portal Tilt, do UOL.