Teve o cartão clonado? Saiba o que fazer
Em caso de clonagem, é crucial contestar e bloquear imediatamente o cartão
Se notar uma compra suspeita na fatura do seu cartão de crédito, fique atento, pois pode ser um sinal de clonagem, um temor para 78% dos brasileiros, de acordo com uma pesquisa da Silverguard em 2023.
A clonagem envolve o uso não autorizado dos dados do cartão para compras virtuais, obtidos por vazamentos de dados em compras online ou presenciais, inclusive por maquininhas infectadas.
O IDCiber identifica indícios de clonagem, como compras não reconhecidas, transações em outras cidades, várias compras consecutivas, erros inesperados em transações online ou em maquininhas, e o uso inesperado do limite. Em caso de clonagem, é crucial contestar e bloquear imediatamente o cartão para evitar o uso indevido, conforme orienta o IDC.
Índice:
Como contestar uma compra não reconhecida no Santander:
- Acesse o app Santander
- Acesse o menu
- Navegue até a seção de cartões
- Acesse a opção de fatura
- Identifique a compra a ser contestada
- Selecione “não reconheço essa compra”
- Após a contestação, o sistema perguntará se deseja bloquear o cartão. Decida se deseja bloqueá-lo ou não
- Alternativamente, você pode realizar o serviço ligando para o Santander pelos números 4004-3535 ou 0800-702-3535.
Como contestar uma compra de cartão clonado no app cartões Caixa:
- Acesse o aplicativo cartões caixa
- Navegue até o histórico de compras
- Abra os detalhes da compra a ser contestada
- Selecione a opção “contestar”
- Informe o motivo da contestação
- Bloqueie temporariamente o cartão
- Após a contestação, opte por efetuar o bloqueio temporário do cartão. Na tela inicial do app, escolha a opção “Liga/Desliga”
- Se preferir, o atendimento também está disponível por telefone ligando para 4004-0104 ou 0800-104-0104
Como contestar uma compra no Itaú:
- Abra o aplicativo Itaú em seu dispositivo
- Vá para a seção de “Produtos” e, em seguida, clique em “Cartões”
- Escolha “Contestar Compra”
- Selecione a compra a ser contestada
- Bloqueie o cartão de crédito
- Vá para o Menu principal, clique em “Atendimento” e, em seguida, toque em “Chat”. Escolha a opção “Cartão de Crédito” para seguir as instruções e bloquear o cartão.
- Se encontrar dificuldades no aplicativo, entre em contato com a central de atendimento de cartões pelos números 4004-4828 ou 0800-790-4828.
Como contestar uma compra no app Bradesco:
- Inicie o aplicativo Bradesco Cartões em seu dispositivo
- Selecione o cartão relacionado à compra a ser contestada
- Navegue até a transação que deseja contestar e clique em “Não reconheço essa compra”
- Decida bloquear ou não o cartão
- Se preferir, entre em contato com o atendimento pelo telefone: 4002-0022 ou 0800-570-0022
Diego Moreira, diretor de segurança da informação do IDCiber, destaca a importância de entrar em contato imediato com o banco, comunicar o ocorrido detalhadamente, solicitar o bloqueio e contestar as transações, sempre documentando o atendimento.
Renata Abalém, do Instituto de Defesa do Consumidor, explica que o estorno das compras é analisado caso a caso pelos bancos, considerando o histórico do titular e incentivando a comprovação da fraude, que pode envolver Boletim de Ocorrência. Atualmente, os bancos têm sido mais flexíveis em relação a contestações e estornos. As informações são do portal Tilt, do UOL.