Relembre os 5 golpes virtuais que marcaram o ano de 2023

Relembre os 5 golpes virtuais que marcaram o ano de 2023

Esse ano foi marcado por muitos golpes, que mostram como os criminosos estão criando novas maneiras de burlar a segurança

Em 2023, o Brasil foi palco de uma onda de golpes online que geraram preocupação e apreensão entre os cidadãos. Marina Ciavatta, especialista em segurança da informação, ressalta a notável criatividade e diversidade dessas práticas, delineando um cenário onde os criminosos buscam constantemente inovações para lesar as vítimas. Esses golpes evidenciam a importância de uma vigilância constante e de medidas preventivas para proteger a população contra ameaças virtuais.

Utilizando anúncios maliciosos no Google, os criminosos infectam computadores com um vírus chamado GoPIX, que intercepta códigos de pagamento por PIX, substituindo a chave da loja pela do criminoso. A empresa de cibersegurança Kaspersky destaca a sofisticação desse ataque.

Outro golpe significativo é a falsa central telefônica “0800”, onde golpistas se passam por funcionários bancários para induzir vítimas a clicarem em links ou baixarem aplicativos, concedendo acesso às contas. 

O programa “Desenrola Brasil”, destinado à renegociação de dívidas, também foi alvo de criminosos. Links fraudulentos no YouTube e Facebook direcionavam usuários a chatbots que prometiam descontos irreais e induziam a transferências via PIX. 

Criminosos também desenvolveram um esquema para bloquear pagamentos por aproximação, visando principalmente dispositivos móveis. Eles contatam lojistas, fingindo serem técnicos de empresas de pagamentos eletrônicos, e induzem a instalação de um vírus nos computadores ligados às máquinas de cartão, forçando os consumidores a inserirem cartões físicos, ficando vulneráveis a fraudes.

Além disso, um site falso de venda de ingressos para shows, como o da Taylor Swift, foi identificado. Os golpistas utilizaram um endereço semelhante ao legítimo, induzindo compradores a instalarem um vírus que possibilitava acesso remoto ao sistema das máquinas de cartão, impedindo pagamentos por aproximação e expondo as vítimas a possíveis fraudes. As informações são do G1.