Como evitar golpes no cartão de crédito em compras físicas
PROTESTE alerta que as fraudes mais comuns acontecem quando o consumidor entrega o cartão na mão de um comerciante mal intencionado
Quem já não ouviu falar de golpes de cartão de crédito dados por vendedores ambulantes ou taxistas mal intencionados? A PROTESTE, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, organizou algumas dicas para você evitar golpes no cartão de crédito. Afinal, todo cuidado é pouco na hora de entregar seu cartão nas mãos de outra pessoa.
Índice:
Atenção contra os golpes no cartão de crédito
De acordo com Henrique Lian, Diretor de Relações Institucionais e Mídia da PROTESTE, é importante que as pessoas estejam sempre atentas com o manuseio do cartão.
“As fraudes mais comuns acontecem quando o consumidor entrega o cartão de crédito na mão do ambulante ou comerciante mal intencionado e deixa de prestar atenção nas ações do golpista. Nesse momento é preciso ficar atento à localização do cartão, evitando que haja uma troca, e no valor na maquininha, impedindo que seja cobrado um valor errado”, afirma Lian.
Veja as dicas da PROTESTE para você não ter dor de cabeça com golpes no cartão de crédito:
As fraudes mais comuns acontecem quando o consumidor entrega o cartão de crédito na mão do ambulante ou comerciante mal intencionado e deixa de prestar atenção nas ações do golpista.
Troca de cartões
É recomendável que o consumidor fique atento ao que está sendo feito com o cartão. Muitos comerciantes mal intencionados trocam o cartão do cliente por um outro semelhante. E no tumulto de um bloquinho de carnaval, por exemplo, esse tipo de ação pode passar despercebida.
Para evitar casos assim, além de muita atenção, vale a pena colocar algum tipo de adesivo no seu cartão. Assim, você consegue identificá-lo com mais facilidade.
É preciso ficar atento à localização do cartão, evitando que haja uma troca, e no valor na maquininha, impedindo que seja cobrado um valor errado.
Valor errado na maquininha
Outro golpe muito praticado é o de marcar o valor errado na maquininha. Na maior parte das vezes em que isso ocorre, o golpista insere um número semelhante visualmente ao valor cobrado. Por exemplo: o consumidor comprou algo de R$ 10 e o golpista insere mais um 0, passando o valor para R$ 100.
Por isso, é fundamental ficar atento aos valores inseridos na máquina. Especialmente se você usar um cartão de crédito de contato, em que não é necessário o uso da senha para autorizar a compra.
Código de Segurança
Uma dica valiosa para evitar golpes é apagar o número do código de segurança do cartão. Sem ele é impossível fazer qualquer compra via internet. Dessa forma você dificulta a ação dos golpistas. Especialmente caso perca o cartão e demore a perceber, e consequentemente a realizar seu cancelamento.
Mas não se esqueça de decorar o código, para que você não tenha problemas depois ao fazer compras pela internet. E lembre-se: não adianta apenas colocar um adesivo por cima. É preciso apagar o código, o que é bem fácil de ser feito.
Aplicativo
Além de tudo, sempre vale a pena ter o aplicativo do cartão de crédito instalado no seu celular. Assim, é possível ver em tempo real todas as compras que estão sendo feitas. E também acionar rapidamente o cartão de crédito e o banco caso algo pareça suspeito.