Tecnologia assistiva para PcD: o que é e como funciona?

Tecnologia assistiva para PcD: o que é e como funciona?

Tecnologia assistiva é uma área interdisciplinar que promove autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social para pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida. Conheça os principais recursos disponíveis.

Com os avanços tecnológicos das últimas décadas, diversos recursos foram criados para melhorar a vida de pessoas com deficiência (PcDs). Essas ferramentas são conhecidas como tecnologia assistiva e podem atuar tanto para o auxílio da mobilidade quanto para a qualificação da habilidade visual ou auditiva.

Sem solução para o seu problema com uma empresa? Nós podemos ajudar. Faça a sua reclamação agora!

As ferramentas estão presentes em objetos do nosso dia a dia, como aparelhos celulares, mas também em próteses e órteses, adequação em veículos e projetos arquitetônicos.

Conheça alguns desses recursos a seguir.

O que é tecnologia assistiva? 

Tecnologia assistiva, ou TA, é uma área interdisciplinar do conhecimento que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que promovem a autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida. 

Não se trata apenas de um dispositivo tecnológico, mas de metodologias e práticas inclusivas que podem e devem ser implementadas em diversos espaços da vida social, a fim de promover a comunicação e o exercício de atividades para pessoas com deficiência.

O termo foi criado nos Estados Unidos em 1988, e instituído no Brasil em 2016, a partir da portaria nº 142 do Comitê de Ajudas Técnicas (CAT). As tecnologias assistivas tornam-se, então, itens obrigatórios em empresas e escolas que possuam em seu quadro pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Como a tecnologia assistiva pode melhorar o dia a dia de PcD? 

As tecnologias assistivas são divididas em 12 classes, de acordo com sua utilidade para ajudar pessoas com deficiência. São elas:

  1. Auxílio para a vida diária e prática;
  2. Comunicação aumentativa e/ou alternativa;
  3. Recursos de acessibilidade ao computador;
  4. Sistemas de controle de ambiente;
  5. Projetos arquitetônicos para acessibilidade;
  6. Órteses e próteses;
  7. Adequação de postura;
  8. Auxílio de mobilidade;
  9. Auxílios para qualificação da habilidade visual e recursos que ampliam a informação para pessoas com baixa visão ou cegas;
  10. Auxílios para ampliação da habilidade auditiva e para autonomia na comunicação de pessoas com déficit auditivo, surdez ou surdocegueira;
  11. Adequação em veículos e em ambientes de acesso ao veículo;
  12. Esporte e lazer.

Dica: Saiba como usar o Google Maps

Quais são os tipos de tecnologia assistiva? 

Alguns tipos de tecnologia assistiva são mais conhecidos e de uso mais comum. Conheça os principais:

Leitores de tela

softwares de leitura que auxiliam pessoas com deficiência visual na leitura de documentos e relatórios. Além disso, muitos telefones são adaptados para esse público, com dígitos maiores e sinalização por luz nas chamadas, ou até dígitos em braille.

Outros recursos bastante comuns são lentes, lupas, telelupas, ampliadores de tela e hardwares com impressoras braille.

Órteses e Próteses

Esse tipo de tecnologia assistiva auxilia pessoas com algum tipo de deficiência motora. Enquanto a órtese é colocada junto a uma parte do corpo, garantindo melhor posicionamento ou estabilidade à pessoa, a prótese substitui, corrige ou amplia partes de uma função natural.

Teclados em braille

O teclado em braille é um recurso fundamental para que pessoas com perda parcial ou total de visão possam acessar computadores e dispositivos móveis. No sistema Android, ele pode ser acessado a partir do Talkback, que realiza a leitura de todas as informações presentes na tela.

Recursos de acessibilidade do smartphone Android para PcDs

Print configurações acessibilidade no Android

O sistema operacional Android oferece algumas funcionalidades para pessoas com deficiência. O Menu de Acessibilidade, por exemplo, é acessado ao deslizar dois dedos para cima. Ali, é possível aumentar e diminuir o volume, abrir o Google Assistente para comandos de voz e realizar captura de tela, entre outras funções.

Outra funcionalidade do Android é a transcrição instantânea e as notificações sonoras, que é nativa desses dispositivos. Ela permite utilizar o microfone do aparelho para capturar mensagens de voz e transcrevê-las para texto.

Para pessoas com deficiências auditivas, o aparelho tem a funcionalidade de amplificar o som ambiente quando conectado a um fone de ouvido, e ainda tem a possibilidade de exibir notificações de acordo com os respectivos sons na casa. 

No aplicativo Transcrição Instantânea, ele avisa, por exemplo, quando uma campainha toca. Além disso, os dispositivos contam com suporte para aparelhos auditivos, que podem ser facilmente pareados com Android 10 ou posterior.

Pessoas com daltonismo, por outro lado, podem usufruir da correção de cores, disponível nos dispositivos em três modos: deuteranomalia (vermelho-verde), protanomalia (vermelho-verde) e tritanomalia (azul-amarelo).

Já quem tem baixa ou nenhuma visão pode utilizar o recurso selecionar para ouvir, para ouvir descrições ou textos marcados; ampliar a tela e alterar o tamanho da fonte; ou ainda configurar as fontes do teclado para alto contraste. 

Todas as funcionalidades citadas podem ser ativadas em Configurações > Acessibilidade.

Tenha acesso a descontos em mais de 5.000 lojas e comece a economizar já. Clique agora.

Recursos de acessibilidade do smartphone iOS para PcDs 

Print configurações acessibilidade no iOS

O iOS também possui as suas funcionalidades para PcDs. As pessoas com deficiência visual podem utilizar, por exemplo, o VoiceOver, em que o iPhone lê em voz alta tudo o que aparece na tela e ajuda na navegação. Também é possível acionar a fala de um conteúdo exibido na tela, seja um e-mail, mensagem ou página web, e ainda ajustar a velocidade da fala e idioma.

Quem tem visibilidade reduzida pode utilizar ainda o zoom na tela, ajuste no tamanho das fontes, inversão de cores e escalas de cinza. Os dispositivos contam também com o serviço de mensagens de vídeo e voz FaceTime e a compatibilidade com mais de 40 monitores braille.

Para pessoas com deficiência auditiva, há as opções de legendas ocultas, que permitem assistir vídeos com legendas; o áudio mono, que permite ajustar o balanço dos canais direito e esquerdo do áudio, evitando a perda de conteúdo; e compatibilidade com aparelhos auditivos.

Os alertas visíveis e vibratórios, por sua vez, são uma funcionalidade em que o iPhone avisa seu usuário sobre novas chamadas, mensagens recebidas, e-mails e eventos, por exemplo, a partir de alertas visuais como uma luz LED que pisca, foto de quem liga e padrão de vibração para cada tipo de notificação.

Pessoas com mobilidade reduzida podem utilizar ainda o Assistive Touch, que permite a configuração dos toques a serem utilizados na tela do dispositivo. Assim,  toques únicos, movimentos personalizados e movimentos como chacoalhar ou girar o dispositivo podem ser configurados para realizar alguma ação específica, de acordo com a necessidade motora do usuário.

Dica: Como saber meu número de celular de forma simples

Aplicativos com tecnologia assistiva 

Alguns aplicativos ainda oferecem recursos de tecnologia assistiva, que auxiliam pessoas com deficiência a realizarem atividades. Conheça alguns deles.

HandTalk 

Print Play Store App Hand Talk tradutor para Libras

Disponível para os sistemas Android e iOS, o HandTalk é um tradutor de linguagem de sinais para celulares. Nele, o usuário pode solicitar a tradução por digitação ou identificação de voz, que é feita por dois personagens, para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e para a Língua Americana de Sinais (ASL).

O avatar mostra os gestos, e o usuário pode alterar a velocidade da reprodução ou ainda acessar a sessão educativa Hugo Ensina, com uma série de vídeos que ensinam expressões e sinais em Libras para crianças e adultos. 

Be My Eyes 

Print Play Store App Be My Eyes

Já pensou em ajudar uma pessoa com deficiência visual em uma tarefa cotidiana sem sair de casa? Pois essa é a proposta do Be My Eyes, disponível para dispositivos Android e iOS.

Com ele, você se voluntaria para ajudar pessoas em tarefas visuais, como descobrir a cor de uma camiseta ou a validade de um produto. Tudo isso pode ser feito por áudio ou vídeo.

Assim, os usuários cegos solicitam ajuda quando precisam, e os usuários com visão são chamados. Quando o primeiro usuário com visão aceita a solicitação, uma chamada de áudio ou vídeo é iniciada.

CittaMobi Acessibilidade

Print Play Store App Cittamobi Acessibilidade

Com o CittaMobi, você consegue saber em tempo real a que horas o seu ônibus vai chegar. Disponível para Android e iOS, esse aplicativo é baseado na localização atual do ônibus e oferece ao usuário uma previsão, e não uma estimativa.

Guiaderodas Acessibilidade

Print Play Store App Guiaderodas Acessibilidade

Presente em diversos países, o Guiaderodas possui informação de diversos lugares em relação à acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção. Ele funciona por geolocalização para encontrar comércios, pontos turísticos e outros lugares próximos que sejam acessíveis.

A acessibilidade é avaliada pelos próprios usuários, de forma colaborativa. O aplicativo está disponível para os sistemas Android e iOS.

Guia do Direito do Consumidor. Conheça seus principais direitos. Leia aqui!

Quais são as perspectivas para o desenvolvimento de mais tecnologia assistiva? 

O desenvolvimento de tecnologias assistivas ainda passa por diversas dificuldades. Uma delas é o acesso, já que nem todas as pessoas com deficiência têm condições financeiras para adquirir esses produtos, que muitas vezes ainda exigem manutenção ou troca para a readaptação do aparelho ao corpo do usuário.

Mas, mesmo quando as PcDs têm poder de compra para adquirir esses aparelhos, eles, muitas vezes, não estão adaptados às necessidades específicas da pessoa, já que os produtos costumam ser padronizados.

Ainda há casos em que as necessidades do usuário mudam ao longo do tempo, por causa da falta de treinamento do usuário para utilizar o produto e a falta de motivação dessa pessoa.

Por isso, o maior desafio enfrentado atualmente é a falta de participação dos usuários no desenvolvimento dos produtos, o que poderia trazer mais funcionalidade a eles.

Dica: Como a inteligência artificial consegue criar voz?

Torne seu dia a dia mais prático com a PROTESTE

Com informação de qualidade, você descobre produtos e ferramentas que podem melhorar a sua vida, como os dispositivos e aplicativos de tecnologia assistiva para pessoas com deficiência.

Por isso, é importante ter acesso a conteúdos com informações relevantes para melhorar sua qualidade de vida. É o que a PROTESTE oferece a partir de seu canal do Telegram e do App PROTESTE, onde o leitor pode acompanhar artigos e ficar cada vez mais informado sobre assuntos importantes do seu dia a dia, como tecnologia, direitos do consumidor, economia doméstica, saúde e bem-estar. 

A maior associação de consumidores da América Latina ainda oferece outros recursos para seus associados, como acesso completo ao Reclame, canal de envio de reclamações de consumo para tentar solucionar seus problemas com fornecedores, e serviços como intervenção extrajudicial, testes comparativos de produtos e serviços e auxílio de especialistas em defesa do consumidor em caso de problemas com empresas. Clique aqui para se tornar um associado da PROTESTE agora.