Como saber o horário do ônibus? Não perca seus compromissos

Como saber o horário do ônibus? Não perca seus compromissos

Além de acompanhar o horário do ônibus, você pode usar a tecnologia para ver a localização do veículo em tempo real e até mesmo receber notificações sobre atrasos ou condições do trânsito.

Quem nunca perdeu tempo na parada de ônibus esperando o transporte que atire a primeira pedra. O pior é ficar esperando sem ter ideia do horário do ônibus e, logo, por quanto tempo mais vai ser necessário aguardar.

Assim como em muitas outras áreas da vida, a tecnologia também tem ajudado os cidadãos nesse sentido. Você sabia que já existem aplicativos de celular para conferir o horário do ônibus e até mesmo acompanhar a localização do veículo em tempo real?

Sem solução para o seu problema com uma empresa? Nós podemos ajudar. Faça a sua reclamação agora!

É exatamente sobre isso que nós vamos falar neste artigo, saiba quais são os principais apps e como escolher a melhor ferramenta para você e conheça dicas para facilitar o uso desses aplicativos e melhorar o seu dia a dia.

É só seguir a leitura para conferir!

Conheça os principais apps para saber o horário do ônibus

Essa história de ficar na parada de ônibus sem ter ideia de quanto tempo você vai precisar esperar é coisa do passado. Atualmente, existem diversos aplicativos para conferir o horário dos ônibus da sua cidade, bem como acompanhar a localização do veículo e saber quando ele está se aproximando.

Vale ressaltar que apesar de existir muitas opções de aplicativos com esse propósito no mercado, a disponibilidade e o funcionamento deles pode variar de região para região. Ou seja, o caminho é você conhecer as opções disponíveis e testar cada uma delas para saber qual funciona melhor na sua cidade, mas nós podemos ajudar. Confira as principais:

Moovit

Aplicativo de horário de transporte público Moovit

O Moovit é um dos aplicativos de mobilidade urbana mais utilizados no mundo e você pode baixá-lo gratuitamente na loja de aplicativos do seu smartphone (Google Play Store | Apple Store). A ferramenta mostra informações como horários e itinerários de ônibus, trens, metrô e até mesmo outros transportes específicos de algumas cidades, como barcas e teleféricos.

O recurso de mapas é um dos diferenciais deste aplicativo, uma vez que ele mostra opções para você fazer seu trajeto em diferentes meios de transporte, inclusive a pé. Além disso, é possível ativar as notificações e pedir que o app avise em caso de atrasos dos veículos ou de paralisações no seu trajeto.

Outra grande vantagem do Moovit é sua área de cobertura. O aplicativo está presente em mais de 150 cidades brasileiras e você pode conferir a disponibilidade da ferramenta na sua região clicando aqui.

Google Maps

Aplicativo Google Maps

O Google Maps já é uma ferramenta bastante comum entre os usuários de Android e você também pode utilizá-la para saber informações sobre itinerários e horários dos ônibus. O sistema, inclusive, também fornece informações sobre outros meios de transporte, como metrôs, trens e carros.

Para saber sobre o melhor ônibus para o seu trajeto e o horário que ele vai passar na sua parada, basta digitar o seu endereço de destino e clicar em cima do ícone do ônibus. A ferramenta vai mostrar as melhores opções de linha, o tempo de trajeto de cada uma delas e o período que você vai esperar na parada.

Vale dizer que o Google Maps também é gratuito e o aplicativo está disponível para smartphones Android ou iOS (Google Play Store | Apple Store).

Dica: Entenda as diferenças entre smartband e smartwatch

CittaMobi

Aplicativo de horário de transporte público Cittamobi

O CittaMobi é mais um aplicativo que vem ganhando espaço no mercado brasileiro quando o assunto é mobilidade urbana. Por meio da ferramenta, é possível conferir o horário do ônibus, checar as melhores rotas para chegar ao seu destino e até mesmo receber notificações sobre atrasos na sua linha de preferência.

Uma das vantagens mais atrativas do CittaMobi é que, ao informar seus locais de partida e destino, é possível combinar meios de transporte para o seu trajeto. Além disso, a ferramenta também permite a recarga do cartão de transporte público das cidades que ele está presente.

Atualmente, o aplicativo já está presente em mais de 300 cidades e mais de 50 mil ônibus são monitorados por meio dele. Você pode fazer o download do app gratuitamente, na sua loja de aplicativos (Google Play Store | Apple Store).

Tenha acesso a descontos em mais de 5.000 lojas e comece a economizar já. Clique agora.

Como escolher o melhor app para saber o horário do ônibus?

Os três aplicativos que mencionamos acima são apenas algumas das opções disponíveis para acompanhar o horário do ônibus. Mas, entre tantas alternativas, você pode ficar na dúvida sobre qual é a melhor. A resposta, a gente já adianta, é depende. É preciso levar alguns fatores em conta para tomar essa decisão.

Disponibilidade na sua cidade

Como dissemos mais acima, nem todos os aplicativos funcionam em todas as cidades brasileiras. Por isso, antes de fazer o download de uma ferramenta, é preciso conferir a disponibilidade dela na sua região. Essa informação, geralmente, pode ser checada no site da empresa.

Cobertura de transporte público

A sua necessidade de mobilidade no dia a dia inclui apenas o uso de ônibus ou você também precisa utilizar outros meios de transporte? Essa é uma informação que precisa ser levada em conta na hora de escolher o melhor aplicativo para você. Isso porque enquanto algumas ferramentas disponibilizam informações apenas sobre ônibus, outras entregam um serviço mais completo, fornecendo dados sobre outros meios de transporte, como metrô, trem e barcas.

Dica: Como transferir uma playlist de um streaming para outro?

Facilidade de uso

Ferramentas deste tipo, no geral, costumam ser intuitivas, mas é possível que você tenha mais facilidade de usar uma ou outra. Por isso, vale a pena fazer o download de mais de uma opção e começar a usar. Verifique qual oferece uma interface mais amigável para você, em qual você tem mais facilidade de navegar e em qual é mais simples encontrar as informações sobre os transportes.

Recursos adicionais

Como você pôde ver nos exemplos de apps que trouxemos acima, alguns aplicativos oferecem recursos que vão além das informações sobre horário de ônibus. Por isso, vale a pena checar os recursos adicionais oferecidos por cada uma das ferramentas e avaliar qual deles pode ser útil para você. Notificações em tempo real sobre atrasos, informações sobre condições de trânsito e sugestão de rotas mais rápidas são alguns bons exemplos nesse sentido.

Avaliações de usuários

A loja de aplicativos do seu smartphone funciona de um jeito parecido com uma loja online, onde você consegue ver a avaliação de quem já comprou o produto — ou, nesse caso, de quem já baixou o aplicativo. Por isso, não deixe de conferir as avaliações dos demais usuários, visando identificar possíveis problemas ou limitações da ferramenta que não são divulgadas pelo fornecedor.

Tire todas as suas dúvidas no Guia do Direito do Consumidor. Acesse aqui!

Dicas para usar os apps de horário de ônibus

Você já sabe quais são os melhores aplicativos de mobilidade urbana disponíveis no mercado e o que levar em conta para escolher a opção ideal para você. Agora, falta saber o que você precisa fazer para aproveitar o máximo possível dessas ferramentas. Vamos conferir!

Mantenha o aplicativo atualizado

Para garantir que você terá acesso a todos os recursos da ferramenta, mantenha o aplicativo sempre atualizado. Para isso, basta ir à loja de aplicativos do seu smartphone, buscar pelo app em questão e verificar se aparece a opção de atualizar. É importante dizer que a maioria dos smartphones envia notificações para os usuários quando há alguma atualização disponível.

Configure notificações

As notificações enviadas pelos aplicativos são, sem dúvida, um grande diferencial desse tipo de ferramenta. Portanto, faça um bom proveito dele! Ative as notificações do aplicativo que escolher e mantenha-se informado sobre as condições do trânsito, o horário do seu ônibus e as alterações nas linhas.

Experimente diferentes rotas

Muitos aplicativos de horário de ônibus oferecem diferentes rotas e horários para chegar ao seu destino. Faça bom proveito disso e não se apegue ao caminho que você está acostumado. Experimente diferentes trajetos para encontrar aquele que melhor atende às suas necessidades. Lembre-se: a rota mais curta nem sempre é a mais rápida e é por isso que sempre vale a pena testar.

Planeje com antecedência

Como a ferramenta está na palma da sua mão por meio do seu smartphone, você não precisa esperar chegar na parada para ter informações sobre o ônibus. Acesse o aplicativo antes de sair de casa e verifique os horários dos ônibus com antecedência. Não se esqueça que planejar sua viagem com calma e tempo pode ser o segredo para que você chegue ao seu destino no horário desejado.

Compartilhe sua localização

Assim como tecnologia, segurança também é um tópico importante quando o assunto é mobilidade urbana. Por isso, é importante você saber que alguns aplicativos permitem que você compartilhe sua localização com amigos ou familiares para que eles possam acompanhar sua viagem em tempo real e saber quando você chegará ao seu destino. Faça uso dessa funcionalidade para aumentar sua segurança durante o deslocamento.

Tenha sempre um plano B

Os aplicativos de horários de ônibus, com certeza, vão tornar o seu dia a dia mais fácil, mas eles não vão garantir que você chegue ao seu destino no horário desejado. Por isso, é fundamental ter sempre um plano B em mãos, como um aplicativo de transporte compartilhado ou táxi. Assim, você se resguarda caso tenha atrasos e garante que você não vai perder a hora mesmo que haja imprevistos com o transporte público.

Dica: Comunicação via satélite para celulares: o que esperar?

Facilite a sua vida com a ajuda da tecnologia e da PROTESTE

Se você chegou até aqui, certamente já sabe o quanto a tecnologia pode ser uma aliada também no quesito mobilidade urbana, não é mesmo? A verdade é que as inovações tecnológicas, no geral, facilitam bastante a nossa vida e é bom ficar de olho nelas para não perder nenhuma oportunidade.

Sabe um bom jeito de ficar por dentro de ferramentas que tornam o seu dia a dia mais fácil? Acompanhar os conteúdos produzidos pela PROTESTE, por meio do nosso canal exclusivo do Telegram ou do App da associação, que você pode baixar gratuitamente na loja de aplicativos do seu smartphone.

A PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, é uma instituição sem fins lucrativos que visa apoiar os consumidores brasileiros em suas decisões de compra. Além dos conteúdos relevantes e de qualidade, a associação também oferece outros serviços, como o Reclame (para registrar reclamações contra empresas dos mais diversos segmentos).

Associados da organização também podem ter acesso ao resultado de diversos testes comparativos de produtos e serviços disponíveis no mercado, ao serviço de intervenção extrajudicial e ao auxílio de especialistas em defesa do consumidor em caso de problemas com empresas. Quer todos esses benefícios? Clique aqui e associe-se agora!