Saiba como usar o Google Maps

Saiba como usar o Google Maps

Saiba como o Google Maps funciona, quais são suas principais funcionalidades e como usá-las corretamente.

O nosso dia a dia está cada vez mais tecnológico, contamos com a tecnologia para nos comunicar com as pessoas, para trabalhar e até mesmo para nos guiar com rotas orientadas por aplicativos como o Google Maps

Não há como negar, essas inovações são grandes aliadas da nossa vida, por isso, saber utilizá-las da forma correta é necessário para desfrutar dos seus benefícios. 

No artigo, você aprenderá tudo sobre como usar o Google Maps, um desses recursos tecnológicos que podem transformar a nossa rotina com suas diversas funcionalidades. Continue a leitura do artigo para entender tudo sobre esse recurso.

Banner canal Reclame

O que é Google Maps?

O Google Maps é uma plataforma desenvolvida pelo Google a partir das informações oferecidas pelo GPS, no qual o usuário encontra mapas do mundo inteiro, com a possibilidade de visualizar rotas, estimar a distância e o tempo de viagem entre dois pontos, encontrar estabelecimentos, entre outras opções. 

O principal objetivo dessa tecnologia é orientar o usuário a partir da geolocalização, no qual é usado como um software em diferentes equipamentos.

O app do Google Maps é compatível com diversos sistemas operacionais, como Android e iOS, e conta ainda com uma versão para desktop. O usuário pode acessar a ferramenta por meio de um navegador de internet

Portanto, o Google Maps pode ser usado em smartphones, tablets, computadores e em outros aparelhos compatíveis com essa tecnologia. 

Dica: Airbnb ou Booking: saiba como funciona cada opção

Funcionalidades do Google Maps

Por ser um recurso com muitas funcionalidades diferentes, reunimos as principais funções do Google Maps para que você entenda como essa tecnologia pode ser útil no dia a dia. Confira a seguir como funcionam as principais funcionalidades desta plataforma:

Rotas

Criar rotas é uma das principais funcionalidades do Google Maps, já que essa tecnologia foi desenvolvida a partir de um GPS. Essa funcionalidade é muito útil para conhecer lugares novos ou traçar a melhor rota para um determinado destino.

Pela plataforma, o usuário só precisa inserir o endereço de partida e o endereço de destino. Dessa forma, o próprio sistema do Google Maps dá várias opções de caminhos, incluindo opções de rota com os diferentes meios de transporte, como a pé, de carro ou por meio de algum transporte público.

E sabe o que é melhor? É possível acompanhar a rota no Google Maps ao vivo. Enquanto você se desloca até o destino, a ferramenta acompanha você pelo mapa e dá orientações através de texto e áudio sobre como obstáculos no caminho, congestionamentos, radares e muito mais.

Medir distância entre dois lugares

Com o Google Maps também é possível medir a distância entre dois lugares. Ao definir uma rota com ponto de partida e local de destino, você tem a informação da distância entre dois lugares e opções de percursos mais longos ou mais curtos para o mesmo destino.

Nesta análise, você também pode descobrir o tempo estimado para concluir aquele trajeto

Informações sobre congestionamento

Essa tecnologia também é muito útil para descobrir informações sobre congestionamento. É uma grande aliada do motorista, pois é capaz de identificar pontos de lentidão no mapa para que o motorista possa escolher a melhor rota para seu destino. 

Portanto, se você é daqueles que prefere um trajeto mais longo ao congestionamento, essa é uma funcionalidade que pode te ajudar a fugir das filas de trânsito

Informações sobre limite de velocidade e radar

O uso do Google Maps ao dirigir também possibilita obter informações sobre limite de velocidade e radar ao longo do trajeto. Essas são funcionalidades muito úteis, pois ajudam o motorista a não ultrapassar o limite de velocidade e a identificar radares pelo caminho. 

Nesse caso, o motorista é notificado através do aplicativo sobre qual é o limite de velocidade da via em que ele se encontra e se há um radar próximo, podendo ser por meio de texto ou áudio.

Transporte público: itinerários, horários, rotas

Quem usa o serviço de transporte público também pode usufruir de várias funcionalidades do Google Maps. É possível descobrir itinerários, horários e rotas para seu destino através do transporte público. A tecnologia utiliza informações de diferentes meios de transporte e oferece dados úteis como rotas para determinado destino utilizando trem, metrô e ônibus.

O usuário também pode se informar sobre o itinerário e os horários para realizar a sua viagem. 

Banner

Localização em tempo real

Outro recurso muito interessante do Google Maps é a localização em tempo real. Ele permite saber onde você se encontra no mapa ou na rota definida para um determinado destino. À medida que você se move em direção ao ponto final, a ferramenta acompanha a sua localização e dá orientações sobre como chegar da melhor maneira, evitando imprevistos. 

Essa funcionalidade é útil para que você possa acompanhar o seu progresso ao longo do caminho e consiga se guiar com o GPS para chegar ao destino com segurança e tranquilidade. 

Google Street View

O Google Street View também é uma funcionalidade bastante útil do Google Maps. Trata-se de um recurso oferecido pela plataforma que permite ao usuário visualizar as ruas com imagens reais. 

Esse recurso dá uma visão em 360º do ponto que se deseja observar, podendo ainda percorrer trajetos e avistar pontos específicos da rua, estabelecimentos, placas e muito mais. 

Embora o recurso não ofereça uma visão em tempo real, essa é uma ótima forma de avistar pontos de referência úteis para se localizar em um determinado lugar.  

Coordenadas geográficas

A ferramenta também permite usar coordenadas geográficas para encontrar determinados lugares no mapa ou ainda descobrir as coordenadas de determinado endereço. É uma funcionalidade útil principalmente para localizações que não possuem um endereço disponível. Dessa forma, é possível fazer marcações no mapa de lugares que você queira visitar ou conhece, mas que não possuem a localização descrita disponível. 

Caso você queira procurar uma localização no Google Maps a partir de coordenadas, é importante utilizar o formato padrão de coordenadas: DD (graus decimais), DMM (graus e minutos decimais) e DMS (graus, minutos e segundos). 

Dica: Chromecast vale a pena comprar?

Histórico de localização

O Google Maps também possui uma funcionalidade para quem gosta de conferir todos os lugares visitados. Por meio de uma timeline, a ferramenta informa ao usuário todos os estabelecimentos, ruas, bairros e cidades onde esteve. Dessa forma, a pessoa tem a oportunidade de descobrir o nome de determinado estabelecimento que visitou ou lugar que conheceu, mas que tinha se esquecido. 

Mas é importante lembrar que o histórico de localização também levanta questionamentos sobre a privacidade do usuário, já que os dados coletados pelo app apontam muitas informações, como todos os lugares visitados, o tempo gasto em cada lugar, o meio de transporte utilizado, entre outras informações. 

Modo noturno

Para aqueles que preferem o conforto de navegar utilizando o modo noturno, saiba que o Google Maps também conta com esse recurso muito interessante. Por ser um aplicativo com cores claras, é comum que algumas pessoas se sintam desconfortáveis ao navegar pelo Google Maps no modo tradicional. 

Google Maps modo noturno

Modo anônimo 

E se você ficou preocupado com a questão da privacidade, saiba que o Google Maps também oferece a possibilidade de navegação em modo anônimo, caso você não queira que suas pesquisas e trajetos fiquem salvos na plataforma. Mas é importante saber que ao ativar essa função, você também não poderá compartilhar a sua localização pelo aplicativo.

Guia do consumidor

Como usar o Google Maps sem internet?

Algo bem legal sobre o Google Maps é que você pode acessar o aplicativo sem internet e ter acesso a diversos mapas da cidade. Essa é uma funcionalidade muito útil para quando você está usando o app e de repente sua internet acaba ou perde o sinal. Com os mapas offline você ainda pode se orientar pelas ruas sem conexão. 

Mas para ter acesso a esses mapas, é preciso baixá-los no seu celular. Com os mapas em seu dispositivo, você ainda tem acesso a localizações, informações de trajeto, opções de meio de transporte e duração do percurso, mesmo offline. 

Se você quiser usar esse recurso em seu celular, veja a seguir o passo a passo para baixar o mapa do app:

  • Abra o Google Maps no celular ainda conectado à internet e faça o login;
  • Clique em “Pesquise aqui” e digite a região que você deseja baixar o mapa (pode ser uma cidade, por exemplo);
  • Quando a região aparecer na busca, toque no nome da cidade e encontre a opção “Download” no menu de opções;
  • Selecione a área que deseja baixar, aumentando ou diminuindo o quadrado e depois clique em “Download”.

Pronto, agora você já poderá desligar a internet do seu dispositivo e usar os recursos do Google Maps de forma offline.

Conheça o Waze

O Waze é outro aplicativo muito similar ao Google Maps que pode ser utilizado para se localizar, encontrar estabelecimentos e muito mais. Essa opção é focada principalmente em rotas e oferece muitos dados aos usuários. 

Além disso, a sua dinâmica é um pouco diferente do Google Maps, já que o Waze funciona como uma rede social, onde o usuário pode informar dados ao aplicativo, como buraco na via, radares, congestionamento, acidente, entre outros. 

Os benefícios do Waze estão na variedade dos dados que são compartilhados entre os usuários, sendo uma opção bastante completa para os motoristas

O Google Maps também conta com algumas informações disponibilizadas pelo Waze, como as situações de congestionamento e até informações sobre radares nas ruas.

Dica: Saiba tudo sobre o metaverso

Conheça os serviços oferecidos pela PROTESTE 

Vimos no artigo que o Google Maps é um importante aliado no nosso dia a dia, assim como diversas tecnologias. É por isso que nos preocupamos em levar informações sobre novas tecnologias para todas as pessoas.

Conheça o curso Tecnologia na Palma da Mão – 60 +, oferecido pela plataforma de cursos da PROTESTE, Escola do Consumo, e veja mais dicas de como utilizar o Google Maps e outros recursos para facilitar o dia a dia. O objetivo das aulas é ajudar na inclusão de pessoas com mais de 60 anos no ambiente digital, com tutoriais de como utilizar as principais ferramentas e dicas de segurança. 

Continue no ConectaJá para acompanhar as novidades sobre tecnologia. Acesse os blog MinhaSaúde e SeuDireito para saber mais sobre saúde e direitos do consumidor.

Conheça os testes comparativos da PROTESTE, realizados pelos nossos especialistas para ajudar você a escolher qual produto levar para sua casa. Nós testamos de eletrônicos a itens de alimentação em laboratórios credenciados pelos órgão fiscalizadores. 

Utilize o canal Reclame para enviar sua reclamação contra um fornecedor de produto ou serviço. A sua mensagem é encaminhada diretamente para a empresa em busca de uma resposta para o seu problema. Nossos associados ainda contam com a ajuda de especialistas em direitos do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.